You are on page 1of 4

Sistematização das propostas de Movimento Estudantil, baseadas nos Grupos de Discussão

:
Organização Interna do DCE 1. Ampla divulgação das atividades e reuniões da diretoria do DCE; 2. Maior comunicação para garantirmos a estruturação da rede do M.E. e a sua interação; 3. Boletim eletrônico do DCE pelo menos uma vez por mês e jornais bimestrais; 4. Construção de um banco de dados dos e-mails dos estudantes da Universidade, renovando a cada calourada; 5. Por Assembléia Geral pelo menos uma vez por semestre e por conselhos de DAs periódicos; 6. Pela prestação de contas a cada jornal do DCE e no site; 7. UFF na praça: fazer, agregando todos os cursos, com maior regularidade a cada semestre no período da calourada. Integrar os sindicatos e mobilizar todos os DA’s e CA’s para que organizem e construam o movimento; 8. Pelas Olimpíadas da UFF como forma de integração dos estudantes para alcançar os estudantes em geral 9. Criar um grupo de estudo e trabalho para aprimorar o presente estatuto do DCE. 10. Encontro no interior no primeiro semestre de 2007. Movimento Estudantil 11. Buscar novos meios de avançar nas nossas lutas para além das disputas partidárias; 12. Privilegiar ações diretas no Movimento Estudantil 13. Que os próximos fóruns do movimento discutam o PDI (plano de desenvolvimento institucional). 14. Unificar a oposição de esquerda à direção majoritária da UNE, atuando tanto dentro quanto fora da entidade.

1

Universidade e Educação 16. 23. Garantir a discussão sobre UNE e alternativas até o próximo Congresso Estudantil. 20. Que o DCE faça discussões sobre a Reforma Universitária. Promover e ampliar o debate dentro dos cursos sobre a Reforma Universitária e conjuntura.15. para que lá se tire a posição do DCE com relação ao tema. 26. Pela unidade do movimento da educação contra os tubarões de ensino e a elite conservadora no debate sobre a reforma. Defesa da democracia nas Universidades Públicas e Pagas. Pela ampliação do debate sobre projetos da educação pública 29. 17. Defesa da universidade pública. gratuita. Que o DCE promova debates sobre os temas relacionados a Universidade e Sociedade. o DCE deve dar apoio para sua realização. Pela regulamentação do ensino superior privado. 28. 19. de qualidade e socialmente referenciada. Barrar essa reforma universitária do governo Lula. Combate à privatização das universidades públicas. 31. 27. 22. Não aos cursos pagos. 25. 24. Por uma campanha de mais verbas públicas para a educação. Que o DCE defenda melhorias nos estabelecimentos públicos de ensino médio e fundamental. 18. Ampliação da vagas nas universidades públicas. UFF 30. Priorizar a luta pela Moradia Estudantil na UFF 2 . 21. Que a UFF busque mais verbas públicas junto ao governo federal para a interiorização e a construção de novos pólos.

Oposição a atual gestão da Reitoria. Prazo: 6 meses . digna de uma instituição federal de qualidade 36. 3 . 38. Pelo fim da FEC e luta por mais verbas públicas para Universidade 34. Lutar por recursos do interior implantados com qualidade.Melhoria da infra-estrutura da Universidade. . .Bandejão a custo zero: Estudamos numa federal. Prazo: 8 meses.Moradia: Prazo de 1 ano para ser construída. aumentando o número de livros e abertura de novas unidades no interior.U da gestão universitária. Organizar a luta da seguinte forma: exigir que o Reitor planeje os gastos e cobrar dele que vá conosco exigir a verba do Governo Federal. composta por Cícero e Peçanha (1998/2006).32. Pela democracia no campus da Praia Vermelha 33. .Creche Universitária: vinculação da creche à estrutura da Universidade. Em defesa do HUAP! Contra a desvinculação do H. como ocorre na UFRJ e UERJ.Trabalhos de Campo: Diárias de campo já. Por um novo projeto de interiorização da UFF 37. alimentação. 40. inclusive aos sábados. aumentando sua infra-estrutura. . 39. com qualidade e uma filial em cada campus.Ampliação do horário de funcionamento das bibliotecas das 08:00 às 22:00 h. queremos bandejão a custo zero. Voto nulo no segundo turno das eleições para reitor 41. Compra de ônibus para atender a demanda dos cursos. Que o DCE participe e estimule a ocupação da grade de programação da TV Universitária da UFF. ampliando o número de vagas e abrindo concursos públicos. Entregar ao próximo reitor a seguinte lista de reivindicações baseadas nas resoluções do IV Congresso da UFF: . Retomar a luta pela construção da rádio universitária da UFF. cobrindo despesas como hospedagem. 35. Pelo fim dos convênios com Universidades e empresas privadas.

Garantia de uma sala em cada curso para funcionamento dos Diretórios e Centros Acadêmicos. . Como DCE.Fim das fundações. . . incluindo o teatro. Não ao PL 25/02 que regulamenta o Ato Médico. . .Laboratório de Informática em todos os cursos.Ar condicionado em todas as salas de aula . .Ônibus universitários interligando os diversos campi . defendemos uma regulamentação única do SUS para os profissionais de saúde em conjunto 44. com valor indexado ao salário mínimo.Que não haja mais cursos pagos na UFF . . assim como a sua estrutura (computador. prisão e confisco dos bens dos corruptos. nas atividades e mobilizações pela 45.Garantir aos Centros Acadêmicos material e outros para realização das calouradas e atividades. Que o DCE esteja presente Democratização da Comunicação. Prazo: 2 meses. Comissão de Meio-Ambiente no DCE. Autonomia do DCE-UFF frente às eleições * Carta a ser entregue aos candidatos com as resoluções do IV Congresso e os seguintes pontos (carta de exigências): revogação da reforma da previdência. contra a reforma universitária. 43. reforma agrária já com controle dos trabalhadores sem terra. para votação. O segundo passo é se reunir com o reitor e entregar nossas reivindicações O terceiro passo é exigir do Governo Federal a verba necessária para cada reivindicação e que o reitor vá conosco fazer essa cobrança. Prazo: 5 meses. Assuntos diversos 42.Mais bolsas de pesquisa e extensão. pela suspensão do pagamento da dívida (auditoria já!).Pelo encaminhamento imediato do novo estatuto da UFF ao Conselho Universitário. Internet e Telefone).Coleta seletiva em todos os campus da Universidade. 4 ..Reforma do espaço do DCE.