You are on page 1of 8

Curso: Resolução de Questões– TJ/MG Prof.

Julio Marqueti Disciplina: Direito Administrativo

1. De acordo com a Lei Complementar n. 59 de 18/01/2001, NÃO representa requisito para a criação de comarca A) edifício público de domínio do Estado com capacidade e condições para a instalação de fórum, delegacia de polícia, cadeia pública e quartel do destacamento policial. B) população mínima de dezoito mil habitantes na comarca. C) número de eleitores superior a treze mil na comarca. D) movimento forense anual, nos municípios que compõem a comarca, de, no mínimo, quatrocentos feitos judiciais, conforme estabelecer resolução da Corte Superior do Tribunal de Justiça. 2.Nos termos da Lei Complementar n. 59 de 18/01/2001 sobre a jurisdição de primeiro grau, é CORRETO afirmar A) que a investidura inicial na magistratura far-se-á pela posse no cargo de Juiz de Direito Substituto, depois da nomeação pelo Conselho Superior do Tribunal de Justiça. B) que a jurisdição de primeiro grau é exercida por Juiz de Direito, Tribunal do Júri e Juizado Especial Cível ou Criminal. C) que o Juiz de Direito da comarca fiscalizará a direção do foro da Comarca onde atua. D) que, durante as férias coletivas, o Juiz de Direito será substituído por outro de mesma competência,nos termos da Lei de Organização Judiciária. 3.São órgãos auxiliares da administração da justiça no Tribunal de Justiça, EXCETO A) os Auxiliares de Encargo. B) a Secretaria do Tribunal de Justiça. C) a Secretaria da Corregedoria-Geral de Justiça. D) a Secretaria do Tribunal de Justiça Militar. 4. Sobre as licenças do Servidor do Poder Judiciário previstas na Lei Complementar n. 59 de 18/01/2001, é CORRETO afirmar que A) a licença para tratar de interesses particulares, requerida por servidor, somente poderá ser concedida após a aquisição de estabilidade pelo servidor e terá a duração máxima de dois anos, vedada a prorrogação e a renovação dentro dos três anos seguintes ao seu término. B) o requerente aguardará a concessão da licença para tratar de interesses particulares no exercício do cargo. C) a licença para tratar de interesses particulares poderá ser revogada no interesse da justiça, vedando-se ao servidor licenciado retornar ao serviço antes de findo o prazo da licença. D) cabe ao 2o Vice-Presidente do Tribunal de Justiça conceder licença aos servidores da Justiça de Primeira Instância, ouvindo previamente, sempre que possível e necessário, o Diretor do Foro. 5.Nos termos da Lei Complementar n. 59 de 18/01/2001, são deveres dos servidores dos órgãos auxiliares dos Tribunais, EXCETO A) exercer com acuidade, dedicação e probidade as atribuições do cargo, mantendo conduta compatível com a moralidade administrativa.

pode-se concluir que A) apenas as afirmativas I e III estão corretas. 8. D) realizar atividades ou trabalhos comunitários. IV. multiplicado pelo número de dias da punição. . é o criado por lei em número certo. para os efeitos do estatuto do servidor público do Estado de Minas Gerais.A respeito da competência para aplicar as penas disciplinares previstas na Lei Complementar n. a pena de suspensão poderá ser convertida em multa. B) apenas as afirmativas II e IV estão corretas. cessando os efeitos da penalidade uma vez regularizada a situação ou cessada a atividade III. com a denominação própria e pago pelos cofres do Estado. Incontinência pública e conduta escandalosa no serviço são punidas com advertência escrita. ressalvadas as protegidas por sigilo. C) apenas as afirmativas II e III estão corretas. sem prévia autorização do superior imediato é causa de advertência. C) atender com presteza e urbanidade os magistrados. Analise as seguintes afirmativas a respeito das penas previstas na Lei Complementar n. ou vincular-se a escritório de advocacia é punido com pena de suspensão até o prazo de 90 dias. assinale a alternativa INCORRETA. cotista ou comanditário. Quando houver conveniência para o serviço. Cargo público. prestando as informações requeridas e dando recibo de documentos ou outros papéis que lhes forem entregues em razão do ofício. exceto como acionista. II. advogados e o público em geral. Julio Marqueti Disciplina: Direito Administrativo B) ser leal ao órgão a que servir. 59 de 18/01/2001. Ausentar-se do serviço durante o expediente. correspondente a 50% (cinqüenta por cento) do vencimento diário. II. I. representantes do Ministério Público. A partir dessa análise.Curso: Resolução de Questões– TJ/MG Prof. 59 de 18/01/2001. 7. B) O Presidente do Tribunal de Justiça aplicará a pena de advertência ou suspensão quando impostas a servidor da Secretaria do Tribunal de Justiça. Participar de gerência ou administração de empresa privada ou de sociedade civil. D) O Diretor do Foro aplicará pena de advertência ou suspensão impostas a servidor dos Órgãos Auxiliares da Justiça de Primeira Instância lotado em sua comarca. D) todas as afirmativas estão corretas. I. obrigado o punido a permanecer em serviço. C) O Corregedor-Geral de Justiça aplicará pena de suspensão impostas a servidor da Secretaria da Corregedoria-Geral de Justiça e dos Órgãos Auxiliares do Tribunal de Justiça.Analise as afirmativas abaixo. A) O Presidente do Tribunal de Justiça aplicará a pena de demissão e suspensão aos servidores das Secretarias do Tribunal de Justiça e da Corregedoria-Geral de Justi-ça. exercer comércio. Funcionário público é a pessoa legalmente investida em cargo público. 6.

pode-se concluir que A) apenas a afirmativa I está correta. A pena de advertência será aplicada por escrito ou oralmente. pode-se concluir que A) apenas a afirmativa I está correta. Sobre as licenças previstas na Lei Estadual n. em outro ponto do Estado ou do território nacional ou no estrangeiro. As atribuições inerentes a uma carreira funcional podem ser indistintamente cometidas aos funcionários de suas diferentes classes. A pena de suspensão não poderá exceder a 90 dias III. C) apenas as afirmativas II e III estão corretas. B) apenas a afirmativa II está correta.Curso: Resolução de Questões– TJ/MG Prof. D) todas as afirmativas estão corretas. A partir dessa análise. . De acordo com a disciplina do Estatuto dos Funcionários Públicos do Estado de Minas Gerais. 869 de 05/07/1952. II. Classe é um agrupamento de cargos da mesma profissão e de igual padrão de vencimento. 11.Considerando o que dispõe a Lei de Organização e Divisão Judiciárias do Estado de Minas Gerais sobre o regime disciplinar dos servidores do Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais. O servidor inativo não é passível de punição disciplinar. federal ou militar. é INCORRETO afirmar que A) o funcionário não poderá permanecer em licença por prazo superior a 24 meses. isolados. analise estas afirmativas: I. II. independentemente de solicitação. dependendo da gravidade da infração cometida e dos danos que provierem para o Serviço Público. terá direito a licença. pode-se concluir que A) apenas as afirmativas I e III estão corretas. durante a licença para tratamento de saúde. C) apenas as afirmativas II e III estão corretas. IV. Julio Marqueti Disciplina: Direito Administrativo III. III. A partir dessa análise. D) as três afirmativas estão corretas. B) o servidor licenciado para tratamento de saúde não poderá dedicar-se a qualquer atividade remunerada. Os cargos isolados não integram classes. quando o marido for mandado servir. 10. A criação de cargo público depende sempre de lei. 9. A partir dessa análise. analise estas afirmativas: I. Os cargos de carreira são aqueles que se integram em classes e correspondem a uma profissão. sob pena de lhe ser suspenso o pagamento de vencimento ou remuneração. B) apenas as afirmativas II e IV estão corretas. D) a funcionária casada com funcionário estadual. C) o funcionário. os que não se podem integrar em classes e correspondem a certa e determinada função. obriga-se a seguir rigorosamente o tratamento médico adequado à doença. sem vencimento ou remuneração.

D.Segundo o que dispõe a Lei de Organização e Divisão Judiciárias do Estado de Minas Gerais sobre o Tribunal do Júri. D) as três afirmativas estão corretas.Curso: Resolução de Questões– TJ/MG Prof. . Julio Marqueti Disciplina: Direito Administrativo B) apenas a afirmativa II está correta.São de carreira os cargos que não se podem integrar em classes e correspondem a certa e determinada função e isolados os que se integram em classes e correspondem a uma profissão e isolados os cargos que se integram em classes e correspondem a uma profissão.Funcionário público é a pessoa legalmente investida em função pública. B – A disposições da lei não se aplica ao Ministério Público e ao Magistério.As atribuições de cada carreira serão definidas em Lei.Cargo público. os deveres e responsabilidades de todos os agentes públicos do Estado.Assinale a alternativa correta levando em consideração o disposto na lei 869/52: A . com a denominação própria e pago pelos cofres do Estado.Os vencimentos dos cargos públicos obedecerão a padrões previamente fixados em regulamento. independentemente da existência de processo a ser julgado.Assinale a alternativa correta levando em consideração o disposto na lei 869/52: A . 12. escalonadas segundo suas funções.Não haverá equivalência entre as diferentes carreiras. D . B . D) será convocado o Tribunal do Júri a se reunir. C .Esta lei regula as condições do provimento dos cargos públicos. D. 13.Carreira é um conjunto de classes da mesma profissão. para os efeitos deste estatuto. 15. é o criado por lei em número certo. de cargos isolados somente. na comarca de Belo Horizonte e. bimestralmente. aos funcionários de suas diferentes classes. C) apenas as afirmativas II e III estão corretas. as atribuições inerentes a uma função podem ser cometidas. C . B. C) funciona o Tribunal do Júri em qualquer dos Municípios que componham a Comarca. 14. C. mensalmente. Assinale a alternativa correta levando em consideração o disposto na lei 869/52: A . nem entre cargos isolados ou funções gratificadas. B) é de primeiro grau a jurisdição exercida pelo Tribunal do Júri.Quadro é um conjunto de carreiras. é CORRETO afirmar que A) compete aos jurados aplicar o direito. nas demais.Classe é um agrupamento de cargos da mesma profissão e de igual padrão de vencimento.Respeitada a lei. os direitos e as vantagens. a partir dos quesitos que lhes forem formulados. indistintamente.

18. os últimos quarenta e cinco dias da gestação e o puerpério.para tratamento de saúde. C .A competência para a concessão de licença para tratamento de saúde será definida em Lei.quando convocado para serviço militar. ainda que verbalmente. no prazo de 15 dias. Julio Marqueti Disciplina: Direito Administrativo De acordo com o disposto na Lei 869/52.Quando licenciado para tratamento de saúde. . B .O funcionário poderá gozar licença onde lhe convier. D . C . na residência do funcionário. 16. o exercício do cargo.Assinale a alternativa correta levando em consideração o disposto na lei 869/52: A . D . o funcionário NÃO poderá ser licenciado: A . B . acidente no serviço de suas atribuições. C . ou doença profissional.Assinale a alternativa correta levando em consideração o disposto na lei 869/52 a respeito da licença gestante: A – À funcionária gestante será concedida.O funcionário acidentado no exercício de suas atribuições terá assistência hospitalar.A licença poderá ser requerida até o oitavo mês da gestação. tanto quanto possível. com vencimento ou remuneração e demais vantagens. licença.O funcionário jamais poderá permanecer em licença por prazo superior a 24 meses. C . 19. por seis meses. ficando obrigado a comunicar. o funcionário receberá parcialmente o vencimento ou a remuneração e demais vantagens.por motivo de doença em pessoa de sua família.Num e noutro caso de que cogita este artigo é dispensável a inspeção médica. o funcionário deverá reassumir. o seu endereço ao chefe a que estiver imediatamente subordinado. C – quando comissionado. B . para tratar de interesses particulares.Assinale a alternativa correta levando em consideração o disposto na lei 869/52: A – Somente aos funcionários em comissão não será concedida licença para tratar de interesses particulares.As licenças concedidas dentro de sessenta dias contados da terminação da anterior serão consideradas como prorrogação. competindo à junta médica fixar a data do seu início.Finda a licença. sempre que necessária. médica e farmacêutica dada a custa do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais.A licença para tratamento de saúde será concedida a pedido do funcionário ou "exofficio". que deverá realizar-se.Curso: Resolução de Questões– TJ/MG Prof. B .O funcionário licenciado para tratamento de saúde não poderá dedicar-se a qualquer atividade. D .O funcionário será submetido a inspeção médica e colocado em disponibilidade se for considerado definitivamente inválido para o serviço público em geral.Assinale a alternativa correta levando em consideração o disposto na lei 869/52: A. mediante inspeção médica. 17. B – A licença só poderá ser concedida para o período que compreenda. D .

20. o Poder Judiciário de Minas Gerais é exercido pelos seguintes órgãos.A licença não poderá ser negada.Será concedida licença para tratar de interesses particulares ao funcionário nomeado. de demissão. a critério do Juiz de Direito da Vara. D . removido ou transferido. nas causas que versem sobre direitos que admitam transação.Depois de três anos de exercício. o chefe da repartição ou serviço a que tiver de se apresentar o funcionário poderá conceder-lhe o prazo de quinze dias para reassumir o exercício. C .Ao funcionário que for convocado para o serviço militar e outros encargos de segurança nacional. por abandono do cargo. D . C . promover a prévia conciliação entre as partes. e população igual ou superior a cento e trinta mil habitantes. B .As comarcas classificam-se como de entrância especial quando tiverem cinco ou mais varas instaladas.Curso: Resolução de Questões– TJ/MG Prof. antes de assumir o exercício. para tratar de interesses particulares.Juízes de Direito. sem perda de vencimento ou remuneração. sem vencimento ou remuneração. C. Julio Marqueti Disciplina: Direito Administrativo D .São instituídas nas comarcas do Estado as Centrais de Conciliação. C – Superior Tribunal de Justiça. se a ausência exceder a trinta dias.Assinale a alternativa correta levando em consideração o disposto na lei 869/52 a respeito da para serviço militar: A . D – O funcionário cuja incorporação tenha perdurado pelo menos dois anos. será concedida licença sem vencimento ou remuneração.Tribunal de Justiça Militar.De acordo com a LC 59/2001 assinale a alternativa INCORRETA: A .O funcionário poderá aguardar em exercício a concessão da licença. que se reduzirá dos dias correspondentes ao atraso na formulação do pedido. independentemente de estar acompanhada de documento oficial de que prove a incorporação. B .O pedido de licença encaminhado depois do nono mês da gestação será prejudicado quanto à duração da licença. o funcionário poderá obter licença.A licença será concedida mediante comunicação do funcionário ao chefe da repartição ou do serviço. .As Centrais de Conciliação funcionarão sob a coordenação de Juiz de Direito designado pelo Presidente do Tribunal de Justiça. 22.Assinale a alternativa correta levando em consideração o disposto na lei 869/52 a respeito da licença pra tratar de assuntos particulares: A . sob pena de perda do vencimento ou remuneração e. às quais competirá.O funcionário desincorporado reassumirá imediatamente o exercício. exceto: A . B . B .De acordo com a LC 59/2001. nelas compreendidas as dos Juizados Especiais. 23.Tribunal de Justiça. 21.

escolhidos entre pessoas de reconhecida capacidade e reputação ilibada.Atuarão nas Centrais de Conciliação conciliadores.O acesso ao cargo de Desembargador dar-se-á mediante promoção por antigüidade e por merecimento. de Serviço Social e de Relações Públicas. II – os Juízes Auxiliares Corregedores. C . os de Vice-Presidentes. apurados entre os Juízes de Direito integrantes da instância especial. em conformidade com o disposto na Constituição Federal. 26. Juiz de Direito de Entrância Especial. pela maioria de seus membros.Os Juízes Auxiliares da Corregedoria exercerão. De acordo com a LC 59/2001 assinale a alternativa CORRETA: A . B .Um quinto dos lugares do Tribunal de Justiça será preenchido por advogados e membros do Ministério Público. dos quais um será o de Presidente.Curso: Resolução de Questões– TJ/MG Prof.De acordo com a LC 59/2001.Poderá concorrer aos cargos de Presidente. Secretaria de Padronização. B – O Corregedor-Geral de Justiça fica dispensado das funções jurisdicionais. e.O Tribunal de Justiça. Juiz de Direito de Primeira Entrância. C – É obrigatória a aceitação do cargo. D .De acordo com a LC 59/2001 assinale a alternativa INCORRETA: . os Serviços Auxiliares do Diretor do Foro. as Secretarias de Juízo Militar. três. os Vice-Presidentes e o Corregedor-Geral de Justiça terão mandato de dois anos.São cento e trinta os cargos de Desembargador do Tribunal de Justiça. exceto em declaração de inconstitucionalidade. se votado. Suporte ao Planejamento e à Ação Correicional. 24. B – a Secretaria do Tribunal de Justiça. não permitida a escolha entre estagiários dos cursos de Direito. A magistratura da justiça comum compreende: A – Cargos de Juiz de Direito Substituto. de Psicologia. os de Vice-Presidente e o de CorregedorGeral de Justiça e Vice-Corregedor.São auxiliares do Corregedor-Geral de Justiça: I – os Juízes Auxiliares da Corregedoria. D . B . Juiz de Direito de Segunda Entrância. 26.De acordo com a LC 59/2001 assinale a alternativa CORRETA: A – A Corregedoria-Geral de Justiça tem funções administrativas somente de orientação e de fiscalização. D . por delegação. de Vice-Presidente e de CorregedorGeral de Justiça o Desembargador que não estiver com o serviço em dia.O Presidente. e um. D – os Auxiliares de Encargo. alternadamente.São cargos de direção o de Presidente. permitida uma recondução. o de Corregedor-Geral de Justiça. o voto será considerado nulo. Julio Marqueti Disciplina: Direito Administrativo D . C . tem sede na Capital e jurisdição em todo o território do Estado. órgão supremo do Poder Judiciário da União. salvo recusa manifestada antes da eleição. e serão eleitos entre os Desembargadores mais antigos do Tribunal. 25. as atribuições do Corregedor-Geral de Justiça relativamente somente aos servidores da Justiça.De acordo com a LC 59/2001 assinale a alternativa CORRETA: A . C – as Secretarias do Juízo.

São Serviços Auxiliares da Justiça os Serviços Auxiliares do Diretor do Foro. B – Os quadros de lotação dos Serviços Auxiliares da Justiça serão fixados pela Corte Superior do Tribunal de Justiça. atender-se-á aos requisitos constantes na especificação da função respectiva. C . . mediante resolução. D – Em qualquer modalidade de provimento de cargo.Curso: Resolução de Questões– TJ/MG Prof. ou de provas e títulos.O provimento efetivo dos cargos far-se-á por ato do Presidente do Tribunal de Justiça e dependerá de aprovação prévia em concurso público de provas. Julio Marqueti Disciplina: Direito Administrativo A .