You are on page 1of 3

PROTOCOLO DE ATENDIMENTO Á BEBÊS (0-2 ANOS

)

A atenção á saúde bucal da criança tem seu início durante o período de gestação, com orientações á gestante, nas consultas individuais ou nos grupos operativos. Isso favorece o cuidado precoce com a saúde bucal do bebê,antes mesmo da erupção dos dentes.

ORIENTAÇÕES 1) ALEITAMENTO MATERNO
-Previne problemas ortodônticos (exercita os músc.faciais) -Evita a respiração bucal, deglutição atípica e dificuldades de fonação. -Deve ser feito com exclusividade até os seis meses, após esta idade incentivar o uso de colheres e copos para a alimentação. -Se tiver que usar a mamadeira, fazer um furo pequeno no bico.

2) HIGIENE BUCAL
-Mesmo antes dos dentes irromperem devem-se limpar as gengivas, bochecha e língua com fralda úmida (ou gaze) após as mamadas. -Após o irrompimento dos 1º dentes, fazer a limpeza dos dentes com fralda ou gaze umedecida com água filtrada. -Não beijar o bebê na boca. (para evitar contaminação). -Não colocar na boca objetos do bebê (chupeta, mamadeira, colheres, brinquedos, etc.) -A partir de mais ou menos 18 meses deixar a criança “brincar com a escova’’ para criar a hábito de escovação. (escova pequena e macia).

introduzir outros alimentos de acordo com orientação médica . . nódulos de Bohm e pérolas de Epstein .aleitamento materno. -Cisto de lâmina dentária. nem as papinhas de fruta (o leite e as frutas já têm açúcar natural-lactose e frutose). -Após os 6 meses . 3) ERUPÇÃO DENTÁRIA -6/7 meses: incisivos centrais -Mais ou menos12 meses : 4 incisivos superiores e 4 incisivos inferiores -Mais ou menos 18 meses molares decíduos -SINAIS E SINTOMAS: -Algumas crianças podem apresentar a gengiva inchada e arroxeada. -Não adoçar o leite.e usar colher e copo. duas vezes ao dia) -Ensinar a criança a não engolir o creme dental. nervosismo e sono agitado e diarréia (pesquisar outras coisas). -Dentes natais e neonatais: podem soltar-se e serem deglutidos ou aspirados pelo bebê e ferir o peito da mãe. na maioria das vezes evoluem e desaparecem. -Cárie de mamadeira: cárie precoce e de evolução rápida associada á dieta cariogênica e má higienização.-Podem-se usar creme dental com flúor em pequena quantidade (grão de arroz. 4) DIETA -Até os 6 meses . -Salivação abundante.

tapetes. .flúor liquido ou complexos vitamínicos) -Usar pouca quantidade de creme dental (grão de arroz) 2 vezes ao dia . água fluoretada. mel ou outros produtos açucarados na chupeta.chupeta) -Até os 2 anos não causam alterações irreversíveis . desníveis.-Orientar para não oferecer mamadeira durante a noite. musculatura. -Não agredir ou ameaçar a criança para deixa o hábito. -A partir dos 12 meses. -Cuidado com traumatismo dentário: objetos na boca escadas. -Não passar açúcar. mastigação e fala). introduzir alimentação mais consistente (auxilia no desenvolvimento da face. 5) FLUOROSE -Ingestão excessiva de flúor (creme dental. etc. -Orientar para não engolir (supervisão dos pais) 6) HÁBITOS DELETÉRIOS(chupar dedo.(quando começar a andar).de preferência a noite.