You are on page 1of 6

Grande Serto: Veredas o tom do narrador sob a perspectiva da experincia na narrativa de Guimares Rosa

Clvis Habibe

Grande Serto: Veredas o tom do narrador sob a perspectiva da experincia na narrativa de Guimares Rosa

Anlise, na narrativa de Grandes Sertes: Veredas, de Joo Guimares Rosa, das lembranas do narrador e o que se depreende do relato dessas lembranas, marcadas por um tom de reminiscncias tomadas como perspectiva de uma trajetria de vida.

Palavras chave: narrador; tom; lembranas; experincias

Clvis Habibe Mestre em Literaturas de Lngua Portuguesa pela Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais PUC/MG. Professor de Lngua Portuguesa nos Ensinos Fundamental e Mdio. Revisor-Chefe do Setor Grfico do Colgio Loyola de Belo Horizonte MG.

Revista Interlocuo, v.5, n.5, p.3-12, publicao semestral, maro/2012.

Grande Serto: Veredas o tom do narrador sob a perspectiva da experincia na narrativa de Guimares Rosa

Clvis Habibe

[...] decifrar a vida no espelho do texto. Paul Ricouer A leitura de Grande Serto: Veredas apresenta-nos um personagemnarrador, Riobaldo, que conta, por meio de lembranas, sua estria a um senhor que nunca aparece com clareza na narrativa. Esse narrador sente dificuldades em narrar os fatos e organiz-los face desordem do seu discurso, como se ordenar os fatos escapasse de sua possibilidade. (MORAIS, 2001, p.151) Nesse sentido, as lembranas do personagem-narrador Riobaldo vo sendo retomadas na narrativa desordenadamente, como requer o prprio fluxo da memria e da vida, [...] numa dialtica de lembrana pura e memria social; de fantasia criadora [...] (BOSI, 2003, p. 467), mediadas por um tom de vivncia pessoal. Essas lembranas podem constituir-se em exemplos de experincia vividas por esse narrador nas inmeras manifestaes de sua vida. Trata-se, pois, do narrador da existncia, o perplexo narrador Riobaldo, a perguntar-se a si mesmo e a seu interlocutor, insistentemente, pelo sentido da vida [...]. (MORAIS, 2006, p.205).
A lembrana da vida da gente se guarda em trechos diversos, cada um com seu signo e sentimento, uns com os outros [...]. [...] De cada vivimento que eu real tive, de alegria forte ou pesar, cada vez daquela hoje vejo que eu era como se fosse diferente pessoa. Sucedido, desgovernado. (ROSA, 2001, p. 114-115). [...] por ateno no que contei, remexer vivo o que vim dizendo. Porque no narrei nada -toa: s apontao principal, ao que crer posso. No esperdio palavras. [...] O senhor pense, o senhor ache. O senhor ponha enredo. [...] Do jeito que retoro meus dias: repensando. (ROSA, 2001, p. 325).

Se considerarmos que o tom revela o sujeito-narrador em Grande Serto: Veredas, o narrador Riobaldo relata sua mocidade, sua entrada no cangao, do jaguno Tatarana ao chefe Urutu-Branco e, no final da narrativa, estabelece-se s margens do rio So Francisco como um pacato fazendeiro. Por meio de suas rememoraes, expressase poeticamente no contando simplesmente os fatos da sua vida, mas revivendo esses fatos por meio de uma expresso de afetividade que imprime s suas lembranas: Ah, a gente, na velhice, carece de ter sua aragem de descanso. (ROSA, 2001, p. 26). No s no escuro que a gente percebe a luzinha dividida? Eu quero ver essas guas, a lume de lua... (ROSA, 2001, p. 325). Partindo, pois, dos relatos do narrador vivido e experiente, que se revela pelo tom de suas reminiscncias, aventuremo-nos na travessia com Riobaldo, personagem-narrador: Travessia, Deus no meio. (ROSA, 2001 p. 325). Assim, esse narrador vai percorrendo uma caminhada, trazendo consigo suas lembranas e apontando ao leitor, potica e filosoficamente, uma trajetria de vida: Mestre no quem sempre ensina, mas quem de repente aprende. (ROSA, 2001, p. 326).
Revista Interlocuo, v.5, n.5, p.3-12, publicao semestral, maro/2012.

Grande Serto: Veredas o tom do narrador sob a perspectiva da experincia na narrativa de Guimares Rosa

Clvis Habibe

Benedito Nunes, no ensaio A Matria Vertente, afirma que o refro do viver perigoso demarca a instncia do questionamento filosfico do extraordinrio romance de Guimares Rosa. (NUNES, 1983, p. 23). Esse viver perigoso intriga tambm o leitor, porm o instiga e o desafia, como o narrador, a querer compreender a vida e a extrair dela certos saberes, pois [...] tudo vai vivendo demais, se remexendo. [...] Viver muito perigoso; e no no. Nem sei explicar essas coisas. (ROSA, 2001, p. 328). Examinando, pois, como o narrador lida com os viveres, sentimos que apreendemos a vida com ele:
Vivi puxando difcil de difcel, peixe vivo no moqum: quem mi no aspro, no fantaseia. (ROSA, 2001, p. 26). A vida muito discordada. Tem partes. Tem artes [...] (ROSA, 2001, p. 520). Porque aprender-a-viver que o viver, mesmo. (ROSA, 2001, p. 601).

Sensibiliza o leitor a narrativa que trata dos filhos do Aleixo trs meninos e uma menina todos cegados. (ROSA, 2001, p.28). [...] Se sendo castigo, que culpa das hajas do Aleixo aqueles meninozinhos tinham?! (ROSA, 2001, p. 29). O narrador, nesse trecho, no conta simplesmente o fato de as crianas do Aleixo sofrerem pelas falhas do pai, mas, pelo tom como o faz todos cegados e pelo emprego do diminutivo meninozinhos e pelo questionamento que se observa no trecho emociona o leitor e este parece arrebatar para si o tom sentencioso do narrador ao afirmar vem o po, vem a mo, vem o so, vem o co. (ROSA, 2001, p. 28). As mximas empregadas pelo narrador so denotadoras de situaes de vida e constituem-se em reflexes existenciais: Deus pacincia. O contrrio, o diabo. (ROSA, 2001, p. 33). Deus come escondido, e o diabo sai por toda parte lambendo o prato... (ROSA, 2001, p. 72). [...] a colheita comum, mas o capinar sozinho... (ROSA, 2001, p. 74). Esta ltima reflete um trecho do Evangelho de Lucas, 10, 2: a colheita grande, mas os trabalhadores so poucos. Uma aluso aos anunciadores do Reino de Deus que, assim como o narrador Riobaldo, aventuram-se em travessias anunciando a proximidade desse Reino de Deus. No , contudo, propsito do personagem-narrador instalar-se do alto de sua experincia visando repass-la ao leitor, mas preciso que se reconhea a interao narrador / leitor em um clima de ntima cumplicidade em que o narrador, performaticamente, apresenta ao leitor uma estratgia de vida: [...] por todo o mal, que se faz, um dia se repaga, o exato. (ROSA, 2001 p. 38). A gente nunca deve de declarar que aceita inteiro o alheio essa que a regra do rei! (ROSA, 2001 p. 39). E, sem dvida, o mais significativo de todos os saberes: [...] o mais importante e bonito, do mundo, isto: que as pessoas no esto sempre iguais, ainda no foram terminadas mas que elas vo sempre mudando. Afinam ou desafinam. Verdade maior. (ROSA, 2001 p. 39).
Revista Interlocuo, v.5, n.5, p.3-12, publicao semestral, maro/2012.

Grande Serto: Veredas o tom do narrador sob a perspectiva da experincia na narrativa de Guimares Rosa

Clvis Habibe

Ainda, quando o narrador afirma que o que a vida me ensinou. (ROSA, 2001, p. 39), pode-se reescrever o trecho substituindo-se o pronome me pelo nos numa relao de proximidade narrador / leitor: o que a vida nos ensinou. Em outra passagem: Em hora de desnimo, voc lembra de sua me; eu lembro de meu pai... No fales nesses, Diadorim... Ficar calado que falar nos mortos... (ROSA, 2001, p. 62). Entendemos, pela sutileza das palavras de Riobaldo, que, em muitos momentos da vida, devemos guardar silncio, optar pela reflexo silenciosa. Nada nos comove mais do que pensar nos pais j idos no silncio da alma, do corao. Inmeros outros exemplos, pelo tom como so expostos, sintetizam o viver: Vivendo, se aprende; mas o que se aprende mais, s a faze r outras maiores perguntas. (ROSA, 2001, p. 500). Assim, o narrador demonstra sua experincia que no se fecha nele, mas se abre para todas as pessoas, para o viver de cada um: Viver um descuido prosseguido. (ROSA, 2001, p. 86). A morte, to inexorvel para o ser humano, tambm se faz presente na narrativa de Guimares Rosa. preciso que rememoremos o dilogo estabelecido entre o Dr. Jos Loureno e Miguilim em Campo Geral:
Deus te abenoe, pequeninho. Como teu nome? Miguilim. Eu sou irmo do Dito. E seu irmo Dito o dono daqui? No, meu senhor. O Ditinho est em glria. (ROSA, 2001, p. 148-149)

O tom de delicadeza do eufemismo est em glria semelhante a foi dormir em rede branca (ROSA, 2001, p. 95) em Grande Serto: Veredas. Mais ainda: no dilogo, o emprego dos diminutivos pequeninho, Miguilim, Ditinho pelo efeito carinhoso que encerram sensibilizam o leitor pelo modo como foram usados no texto. Assim, vida e morte, bem e mal: Isso como jogo de baralho, verte, reverte. (ROSA, 2001, p. 114). So numerosos e inesgotveis os apontamentos que se pode depreender da narrativa de Grande Serto: Veredas deflagrando no leitor um processo de inquietao em relao vida, uma vez que o narrador exemplifica, em diversas situaes, que Viver muito perigoso. Assim, o leitor envolvido pelas estratgias da narrativa, pelos acidentes da vida e pelas dificuldades em saber como viv -la. (CANDIDO, 1991, p. 307). Acaba compreendendo, contudo que [...] viver etctera... (ROSA, 2001, p. 110). Essa reflexo do narrador desliza para a vida, pois A vida inventa! A gente principia as coisas, no no saber por que, e desde a perde o poder de continuao porque a vida um mutiro de todos, por todos remexida e temperada. (ROSA, 2001, p. 477).

Revista Interlocuo, v.5, n.5, p.3-12, publicao semestral, maro/2012.

Grande Serto: Veredas o tom do narrador sob a perspectiva da experincia na narrativa de Guimares Rosa

Clvis Habibe

Nesse sentido, pois, o viver no linear e escapa a qualquer explicitao metdica e esquemtica e isso est presente na narrativa de Grande Serto: Veredas pela mediao de um narrador que expe suas lembranas no como um ensinamento para o leitor, tambm no em um tom nostlgico, de tristeza, de saudade do passado, mas em um tom de perplexidade diante das incertezas dos fatos da vida. Performtico, chega a afirmar [...] por tanto que refiro tudo nestas fantasias. (ROSA, 2001, p. 304). Mas no se isenta de afirmar que [...] a vida assim: esquenta e esfria, aperta e da afrouxa, sossega e depois desinquieta. (ROSA, 2001, p. 334) Grande Serto: Veredas apresenta, portanto, questes que nunca tero respostas, pois inmeras e diferentes sero as perspectivas de leituras da obra, mas a cada percurso de leitura experimenta-se um novo tempo de travessia na companhia de um narrador que encena [...] me retiro, o senhor est cansado de ouvir narrao. (ROSA, 2001, p. 319). O leitor pode at, ingenuamente, deixar-se envolver pela encenao do narrador, mas no poder ignorar a dor do narrador diante do desencanto de Diadorim [...] tapei foi um soluar, e enxuguei as lgrimas maiores. Uivei! [...] como eu solucei meu desespero. (ROSA, 2001, p. 615) E me cerro, aqui [...] [...] Contei tudo. [...] Conto o que fui e vi no levantar do dia. Auroras. (ROSA, 2001, p. 623). Na perspectiva da experincia, na percepo do fluxo da vida, vai-se, como o narrador, contando auroras, numa navegao que jamais ter um po(r)(n)to final...

Revista Interlocuo, v.5, n.5, p.3-12, publicao semestral, maro/2012.

Grande Serto: Veredas o tom do narrador sob a perspectiva da experincia na narrativa de Guimares Rosa

Clvis Habibe

REFERNCIAS BOSI, Alfredo. Cu, inferno. A interpretao da obra literria. So Paulo: Duas Cidades. Editora 34, 2003. p.461-469. CANDIDO, Antonio. O homem dos avessos. In: COUTINHO, Eduardo. Guimares Rosa. Fortuna Crtica. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1991. p.294-309. LUCAS, 10 -2. In: A Bblia. Traduo: Ivo Storniolo; Euclides Martins Balancin. So Paulo: Paulus, 1990. p.1326. MORAIS, Mrcia Marques de. Outras margens. In: DUARTE, Llia Parreira; ALVES, Maria Theresa Abelha (Org.). Estudo das obras de Guimares Rosa. Belo Horizonte: Ed Autntica / PucMinas, 2001. p.151-172. MORAIS, Mrcia Marques. O romance se fez letra a metaliteratura em Grande Serto: Veredas. O eixo e a roda: revista de literatura brasileira, v. 12, Faculdade de Letras da UFMG. Belo Horizonte: 2006. p.203-214. NUNES, Benedito. A matria vertente. In:Seminrio de fico minissrie II: de Guimares Rosa aos nossos dias. Belo Horizonte: Conselho Estadual de Cultura, 1983. p.9 -29. RICOUER, Paul. Potica e Simblica. In LAURET, B; REFOUL, F. Iniciao prtica da teologia. So Paulo: Loyola, 1992. p.29 -64. V.1 ROSA, Joo Guimares. Campo Geral. 11. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. ROSA, Joo Guimares. Grande Serto: Veredas. 19 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

Revista Interlocuo, v.5, n.5, p.3-12, publicao semestral, maro/2012.

You might also like