You are on page 1of 1

Av. Deputado Lus Eduardo Magalhes, Km 523, s/n Feira de Santana/BA Telefax: (75) 2101.

7171

www.saisnordeste.com.br

NUTRIENTE LQUIDO SN-233-NHP


APRESENTAO
O nutriente lquido SN-233-NHP um blend de nutrientes orgnicos e inorgnicos contendo 27 a 30% de nitrognio amoniacal (NH4+) e, diferentemente do seu contratipo granulado, este contm 5% de fsforo e tem a funo incrementar e estimular a multiplicao e o crescimento das clulas de leveduras, ativar a sntese das protenas, enzimas, cidos nuclicos e vitaminas e aumentar o rendimento e a velocidade de fermentao. O nutriente lquido SN-233-NHP tambm indicado para levantar fermento e como nutriente para tratamentos aerbicos e anaerbicos de efluentes. das. Recomenda-se o uso de EPIs como luvas, culos de segurana e mscara antip.

EMBALAGEM
O nutriente lquido SN-233-NHP embalado em bombonas de 50 Kg ( 40L) e 250 Kg ( 200 L) ou container de 1.250 kg (1.000 L).

ARMAZENAMENTO E MANUSEIO
O nutriente SN-233-NHP um produto seguro, atxico, no oferece nenhum risco aos operadores e possui baixo impacto ambiental. Observar as recomendaes contidas na FISPQ em relao ao uso de EPIs. um produto de uso industrial e seus componentes qumicos so considerados seguros pelo FDA para o uso como auxiliares de fabricao, ingredientes ou aditivos conforme disposies e limitaes l citados, permitindo a recuperao das leveduras tratadas para o uso em rao animal. O armazenamento deve ser em locais cobertos, ventilados e longe de fontes de calor. As embalagens devem ser mantidas sempre fechadas.

CARACTERSTICAS
O nutriente SN-233-NHP um lquido escuro de carter levemente cido, pH entre 2 e 4, densidade 1,25 g/mL, solvel em gua e totalmente assimilvel pelas leveduras.

MECANISMO DE AO
O NITROGNIO absorvvel pelas leveduras nas formas amoniacais, amdicas ou amnicas e o nutriente SN-233-NHP contempla em sua frmula essas trs formas e faz parte dos aminocidos e protenas, das enzimas e dos cidos nuclicos, sendo o NH4+ um ativador enzimtico. 25% do nitrognio so utilizados pelas leveduras para a fermentao e 75% para a multiplicao auxiliando na soltura da clula filha, incrementando a multiplicao e diminuindo do tempo de fermentao e aumentando de rendimento. O FSFORO integra as molculas de DNA, RNA membrana fosfolipdica participando ativamente nos processos de transformao e transferncia de energia qumica sendo necessrio multiplicao e fermentao. O nutriente SN-233-NHP substitui o uso de sulfato de amnio e ureia com enormes vantagens de desempenho e economia.

REGISTROS
FDA 21CFR 184.1143 e 184.1923 NCM: 31021090 A fabricao deste produto segue s normas tcnicas ambientais, no entanto isentamo-nos diante da utilizao, aplicao e manuseio inadequado do mesmo. O nutriente SN-233-NHP um produto de uso industrial. As recomendaes includas em sua FISPQ devem ser observadas. Os compostos do nutriente SN-233-NHP so considerados pelo FDA como substncias seguras para o uso como auxiliares de produo de etanol e de bebidas alcolicas conforme disposies e limitaes nos registros, o que permite, dessa forma, a recuperao das leveduras para o uso em rao animal. O uso nutriente SN-233-NHP no altera as propriedades organolpticas do meio tratado (mosto e destilado), podendo ser usado em processos fermentativos de produo de lcool neutro e/ou bebidas alcolicas destiladas (cachaa, rum, vodca, etc...).

OUTRAS INFORMAES

DOSAGEM E APLICAO
O nutriente SN-233-NHP pode ser aplicado dissolvido em gua na proporo de 1:10 diretamente no mosto, na cuba ou dornas de fermentao. Recomendamos uma anlise peridica do perfil quantitativo de NH4+ do mosto para definir dosagens que complementem 150 ppm desse on. Uma dosagem orientativa varia de 5,0 a 30,0 Kg/100m de p de cuba.

MANUSEIO E ARMAZENAMENTO:
Armazenar em local coberto e ventilado, longe de fontes de calor e manter as embalagens sempre fecha-

Arquivo: BTESPECIALIDADES.PDF

Autor: Boletim N

Flvio Pimentel 14 N revises:

1 Edio: Ult. reviso:

09/11/12 17/09/13

Aprovado por: Ult. reviso por:

Henrique Manzini Flvio Pimentel

You might also like