You are on page 1of 6

COMPACTAO

Compactao o processo pelo qual se obtm mecanicamente o aumento de resistncia do solo. Os solos so geralmente divididos em trs grupos: granulares, coesivos e orgnicos. Para fins de compactao, consideraremos separadamente os granulares e os coesivos. Em qualquer deles, apenas no teor de umidade timo se atinge o mximo peso especfico seco, que corresponde maior resistncia do solo. So raras as excees, principalmente com argilas muito plsticas, que adensadas com rolos mdios ou leves, um pouco acima da umidade tima, atingem resultados comparveis aos obtidos com rolos pesados na umidade tima. Nesses casos, apenas testes em pistas experimentais permitem argumentao. Tambm nos solos muito arenosos o efeito de variaes no teor de umidade real na compactao menos sensvel, e pequenas variaes no chegam a causar densidade real abaixo das especificaes de projeto. Para o adensamento de areias e materiais granulares, prefervel o efeito dinmico da vibrao. At presses de 0,5 a 1 kg/cm2 (na profundidade mais desfavorvel), aplicadas com placas vibratrias, so suficientes, trabalhando em camadas de at 50 cm. Nos solos argilosos, a compactao obtida principalmente pelo efeito da compresso e cisalhamento, com a vibrao exercendo pouco efeito sobre o aumento de densidade, tanto menor quanto maior for a coeso do material. Vale dizer que quanto maior a coeso do solo, maior dever ser a presso aplicada pelo rolo . Estas variam, geralmente, de 3 a 5 kg/cm 2 na profundidade mais desfavorvel da camada. O equipamento ideal de compactao o rolo p-de-carneiro, de elevado peso prprio, que produz efeito de amassamento aliado grande presso esttica. Nestes solos, uma compactao feita fora da umidade tima desastrosa.

Rolo p-de-carneiro

Nos solos misturados, ou misturas de solos, mais difcil prever com segurana qual o equipamento de compactao que dar os melhores resultados. Os rolos combinados, como ps-de-carneiro vibratrios, autopropelidos e de grande peso atingem ampla faixa de solos, como os argilosiltosos, siltosos, silto-arenosos, etc., o mesmo acontecendo com os rolos de pneus pesados, e com grande presso nos pneus, ou os rolos mais leves com pneus oscilantes (estes ltimos so melhores quando predomina a areia nas misturas).

Rolo pneumtico (oscilante) Por essa razo se executam PISTAS EXPERIMENTAIS para testar o equipamento ideal para cada solo, e obter os outros parmetros que influem no processo, como ESPESSURA DA CAMADA SOLTA, NMERO DE PASSADAS, VELOCIDADE DO EQUIPAMENTO, UMIDADE, PESO DO LASTRO, etc. O grfico e a tabela que se seguem so apenas indicaes, uma orientao geral para os tipos de compactadores mais frequentemente usados conforme os tipos de solo.

Escolha do rolo compactador

TIPO DE ROLO

PESO MXIMO

ESPESSURA MXIMA APS

UNIFORMIDADE DA CAMADA

TIPO DE SOLO

(toneladas)

COMPACTAO

P de carneiro esttico

20

40 cm

Boa

Argilas e siltes

P de carneiro vibratrio

30

40 cm

Boa

Misturas de areia com silte e argila

Pneumtico leve

15

15 cm

Boa

Misturas de areia com silte e argila

Pneumtico pesado

35

35 cm

Muito boa

Praticamente todos

Vibratrio com rodas metlicas lisas

30

50 cm

Muito boa

Areias, cascalhos, material granular

Liso metlico esttico, 3 rodas

20

10 cm

Regular

Materiais granulares, brita

Rolo de grade ou malha

20

20 cm

Boa

Materiais granulares ou em blocos

Combinados

20

20 cm

Boa

Praticamente todos

Compactador de grade

compactadores manuais vibratrios FATORES QUE INFLUEM NA COMPACTAO ENERGIA DE COMPACTAO: E = f ( P. N / ( v . e ))

Para obter maiores graus de adensamento, deve-se PELA ORDEM, tentar: a. aumentar o peso (P) do rolo; b. aumentar o nmero (N) de passadas ; c. diminuir a velocidade (v) do equipamento de compactao ; d. reduzir a espessura (e) da camada . NUMERO DE PASSADAS: O grau de compactao aumenta substancialmente nas primeiras passadas, e as seguintes no contribuem significativamente para essa elevao. Alm disso, resultados experimentais indicam que um nmero excessivo de passadas produz super compactao superficial, principalmente em se tratando de rolo vibratrio. Isto : insistir em aumentar o nmero de passadas pode produzir perda no grau de compactao, por destruio de uma estrutura que acabou de ser formada, alm de perda de produo e desgaste excessivo do equipamento, principalmente por impacto em superfcie j endurecida. Geralmente prefervel aumentar o peso e/ou diminuir a velocidade, e adotar nmero de passadas entre 6 e 12 . ESPESSURA DA CAMADA: Razes econmicas fazem preferir que a espessura seja a maior possvel. Mas caractersticas do material, tipo de equipamento e finalidade do aterro so fatores que devem predominar. Equipamentos diversos exigem espessuras de camada diferentes. A tabela "Escolha do rolo compactador", vista anteriormente, uma orientao inicial, devendo a escolha levar em considerao os demais fatores. Geralmente se adotam espessuras menores que as mximos, para garantir compactao uniforme em toda a altura da camada. Em obras rodovirias, fixa-se em 30 cm a espessura mxima compactada de uma camada, aps compactao, aconselhando-se como normal 20 cm, para garantir a homogeneidade. Para materiais granulares, recomenda-se no mximo 20 cm compactados. Resultados obtidos com aterros experimentais podem modificar tais especificaes. HOMOGENEIZAO DA CAMADA: Feita com motoniveladoras, grades e arados especiais, a camada solta deve estar bem pulverizada, sem torres muito secos, blocos ou fragmentos de rocha, antes da compactao, principalmente se for necessrio aumentar o teor de umidade.

VELOCIDADE DE ROLAGEM: A movimentao dos p-de-carneiro em baixa velocidade acarreta maior esforo de compactao, mas a medida que a parte inferior da camada se adensa, a velocidade aumenta naturalmente. A velocidade de um rolo compactador funo da potncia do trator, j que so necessrios cerca de 250 kg de fora tratora por tonelada de peso para vencer a resistncia rolagem, no caso de material solto. Ao incio, usar 1 marcha, mas a medida que o solo se adensa, passamos segunda marcha. Rolos pneumticos admitem velocidades da ordem de 10 a 15 km/h, rolos p-de-carneiro 5 a 10 km/h e vibratrios de 3 a 4 km/h. Aos primeiros so recomendadas essas velocidades maiores, porque as aes dinmicas oriundas do seu grande peso acusam os pontos fracos de compactao, principalmente quando esta feita em umidade superior tima (aparecem borrachudos). A baixa velocidade recomendada para o equipamento vibratrio permite a compactao com menor nmero de passadas, pelo efeito mais intenso das vibraes. INFLUNCIA DA AMPLITUDE E FREQUNCIA DAS VIBRAES (ROLOS VIBRATRIOS) A freqncia recomendada de 1500 a 3000 vibraes por minuto, mas alterao entre esses valores altera pouco o efeito da compactao. J a amplitude aumentada causa sensvel aumento no grau de compactao, para todas as freqncias pois acrescenta ao peso do rolo vibratrio o efeito de impacto. INFLUNCIA DA FORMA DAS PATAS (VARIAES DO P-DECARNEIRO)

A observao sobre o efeito da amplitude, no caso anterior, levou ao desenvolvimento de novos desenhos de patas para produzir impacto(tamping), em compactadores autopropelidos com velocidades maiores. A experimentao permite definir a velocidade que produza melhor compactao para o conjunto formado pelo solo e pelo rolo propulsor. Para alguns solos e usos, podem ser obtidas caractersticas indesejveis, principalmente com respeito homogeneizao da camada. Outros desenhos de patas tambm alteram a produo do rolo compactador. PRODUO DE UM ROLO COMPACTADOR: O rendimento de um rolo pode ser avaliado por

R ( m3 / h ) =10. L.E.V.N onde L = largura do rolo compressor em metros; E = espessura da camada em cm; V = velocidade do rolo em km/h N = nmero de passadas do rolo Sujeito, claro, ao fator de eficincia.

You might also like