You are on page 1of 7

1- Objetivo Redução das emissões de gases na atmosfera, substituindo a energia proveniente das fontes fósseis pela energia das

ondas.

é uma energia renovável e limpa. deve-se às interacções gravitacionais entre a Terra e outros astros (principalmente a Lua e o Sol).  Energia cinética – pelas correntes marítimas.2. . Traduz-se pelas variações periódicas do nível do mar associadas às correntes.hipotese A energia das marés. também chamada de energia maremotriz. O fenómeno de maré tal como já foi referido. A energia correspondente pode ser captada sob duas formas:  Energia potencial – pelas variações do nível do mar.

o aproveitamento desta energia pode provocar impactos adversos. responsável pela renda de grande parcela da população litorânea. comportas e turbinas hidráulicas. como por exemplo . além disso essa energia é frequentemente disponível em áreas distantes dos grandes centros de consumo. exigindo a utilização de materiais especiais na fabricação de determinados equipamentos. a água salgada possui alto poder de corrosão. como barragens. modificando o ecossistema marinho. trazendo assim reflexos econômicos negativos no que diz respeito à pesca comercial. Quanto ao aspecto ambiental. . encarecendo ainda mais o projeto.3. a utilização de aço inoxidável ou outra liga metálica na fabricação das turbinas .problema Os principais problemas que dificultam a implantação dessa fonte de energia alternativa são: altos custos para a realização de obras semelhantes à uma hidrelétrica.

Já existe uma unidade na França em funcionamento de forma produtiva há alguns anos. . nos EUA (Estados Unidos da América) e Escócia estão sendo feitos investimentos importantes nesta forma de energia.1 obejitos gerais A utilização da força das ondas e das marés poderá vir a ser uma das melhores formas de produzir as chamadas “energias limpas”.objetivos 4.4.2 objetivos especifcicos  construçao de usinas maemotrizes. 4.

. o aproveitamento da energia do mar é apenas experimental e raro. das correntes marinhas e ainda dos gradientes de temperaturas existentes nas camadas de água dos oceanos.5. das marés. Este tipo de aproveitamento ainda pode ser considerado recente e ainda em fase de desenvolvimento. modelos e protótipos de vários tipos e de várias formas de converter a energia do mar em energia elétrica. Apesar da energia das ondas e marés possuir diversas vantagens na sua utilização conta também com importantes desvantagens. os mais avançados são aqueles que estudam a força das marés e a das ondas. Basicamente é possível converter energia a partir das ondas do mar. nos EUA (Estados Unidos da América) e Escócia estão sendo feitos investimentos importantes nesta forma de energia. Existem estudos. Já existe uma unidade na França em funcionamento de forma produtiva há alguns anos. as quais estão atrasando e mesmo a bloqueando novos projetos e investimentos. Figura 1: Câmara de ar utilizada no Estado de Oregon (EUA) Neste momento. A utilização da força das ondas e das marés poderá vir a ser uma das melhores formas de produzir as chamadas “energias limpas”. De todos os projetos.introdução e motivação Os oceanos podem ser uma fonte de energia para iluminar as nossas casas e empresas.

O estudo da energia proveniente das marés de grande importância para um desenvolvimento sustentável devido as suas características. Características estas que proporcionam produção limpa de energia. para isso foi necessário uma demanda infindável de energia.Fundamentações teóricas Com o passar dos anos o ser humano buscou cada vez mais comodidade e qualidade de vida. afetando ao mínimo o meio ambiente sem causar modificações e danos ao local de implantação do projeto. . Logo a humanidade se viu forçada a buscar formas limpa de energia. Com o desenvolvimento intelectual o homem percebeu que era preciso utilizar as forças da natureza sem degredar aquela que lhe proporciona a vida. beneficiando assim comunidades carentes e até mesmo indústrias que se utilizam de energia proveniente de combustíveis fósseis.6.

7-cronograma .