You are on page 1of 9

1a Avaliação a Distância – 2013/2 Disciplina: Educação em Saúde Data limite para postagem da AD1 pelos alunos na plataforma: 22/08/2013

Nome: Cínthia Siess Portugal Carvalho Roselene Maria Linden Vinicius Antonio Alvares Souza Pólo: Petrópolis A AD pode ser realizada em grupos de ATÉ TRÊS alunos. Neste caso, não se esqueçam de incluir os nomes completos de cada um dos alunos que realizaram a tarefa. Além disto, cada aluno deve enviar sua prova no prazo recomendado. 1ª. Questão Leia o trecho a seguir, extraído da Revista Pesquisa Rio, editada pela Faperj (junho 2013): Tecnologia sustentável ao alcance de todos Vinícius Zepeda Um trabalho de educação ambiental e de transferência de tecnologia sustentável em duas escolas da zona oeste do Rio tem contribuído para modificar a maneira como os estudantes enxergam a utilização dos recursos naturais do planeta. O projeto permitiu aos alunos participarem da criação e manutenção de uma horta agroecológica (cultivada sem o uso de produtos químicos) e de participar de oficinas teóricas e práticas de construção e instalação de sistemas de captação de água da chuva e de aquecimento solar de água de baixo custo.[...] O sistema de coleta de água da chuva funciona por meio de calhas colocadas nos telhados das edificações, levando a água a tubulações que a transportam até um reservatório. Esta reserva acumulada em dias de chuva vem sendo utilizada na irrigação da horta agroecológica. O reservatório conta com monitoramento contínuo da qualidade da água de chuva. [...] Já com a instalação de painéis solares, de baixo custo, as duas instituições de ensino passaram a contar com um sistema que permite o aquecimento de até mil litros de água. A ONU declarou 2013 como o Ano Internacional da Cooperação pela Água, a fim de incentivar o mundo a agir de forma colaborativa no acesso e na conservação desse recurso. a) Faça um levantamento sobre a situação da água doce líquida no planeta e no Brasil. (Valor: 5,0 pontos) Mat. 11111020165

A água é essencial à sobrevivência de todos os organismos vivos.04 % se encontra na atmosfera (16 Km³) e apenas 0.380. 0.35% se encontra nos lagos e pântanos (128 km³). 0. Figura1 – Fonte: http://www.org.000 km³).288 Km³).20% se encontra em forma de gelo nas calotas polares (28.3% é água salgada e apenas 2.000 km³).01% da água doce está nos rios (4 km³).7% água doce. 22. 97.007% com uma .40% se trata de água subterrânea (8. a parcela efetivamente disponível ao uso humano é muito pequena. De toda água existente na Terra (1. Ela é um dos principais componentes da biosfera e cobre a maior parte da superfície do planeta. 77.br/questao-agua/importncia-para-a-vida-e-distribuio-noplaneta/ Observa-se que. Da água doce disponível na terra (37.3%.564 km³).ÁGUA DOCE LÍQUIDA NO PLANETA Um dos principais fatores que possibilitaram o surgimento e a manutenção da vida na Terra é a existência da água. apenas 0.rededasaguas. mesmo tendo a Terra um volume total de água da ordem de 97.

br Os contrastes existentes em relação ao clima. . entre outros fatores. são muito grandes. Egito e Arábia Saudita. fazendo com que os países apresentem diferenças marcantes quanto a seus recursos hídricos disponíveis. ao desenvolvimento econômico e social.sinpro-rs. Líbano. o mais grave é vivenciado por israelenses e palestinos cujos mananciais disponíveis dependem de acordos entre Jordânia. sob controle de Israel desde 1967. Síria. a produção de alimentos para atender a crescente demanda populacional mundial ocasionando conflitos bélicos entre países cujo interesse é dominar regiões de mananciais. à distribuição populacional.org. corresponde às áreas de recarga dos aqüíferos dessa região tão escassa em recursos hídricos. O território Palestino.distribuição desigual no planeta dependendo do ciclo hidrológico que reflete de forma diferenciada em diferentes regiões. Figura 2 – Distribuição da água no mundo. Atualmente. Fonte: www. A escassez de água compromete principalmente.

ÁGUA DOCE LÍQUIDA NO BRASIL De toda água doce líquida do planeta. o potencial hídrico do país está mal distribuído. esse percentual representa o dobro de todos os rios da Austrália e da Oceania. mas é uma das regiões menor concentração populacional do Brasil. Apesar de abundante. Fonte:http://www. Figura 3 – Distribuição dos recursos hídricos no Brasil.Um grande desafio mundial atual é como gerenciar o consumo consciente e a distribuição igualitária da água uma vez que. há um enorme desperdício com a agricultura.rededasaguas.br/bacias-hidrograficas/bacias-brasileiras/ A Amazônia detém a maior bacia fluvial do mundo. 90% do território brasileiro recebe chuvas abundantes durante o ano favorecendo a formação de uma extensa e densa rede de rios. é 42% superior ao da Europa e 25% maior do que os do continente africano. No Centro-Oeste. haja vista que a agricultura gasta 73% do total de . cerca de 12% da água corre nos rios brasileiros. No Nordeste. apesar de ser um recurso renovável não é inesgotável. a falta de água tem contribuído para o abandono das terras e para a migração aos centros urbanos.org. as maiores concentrações populacionais encontram-se nos estados do Sul e Sudeste acarretando em escassez decorrente da poluição da água. Segundo a FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations). Em contrapartida.

liga o Sudeste. pela urbanização e pelo reflorestamento. canalização. O Brasil também possui reservatórios subterrâneos citando a Bacia do Paraná. onde foi descoberto mais recentemente o Aquífero do Alter do Chão. Infelizmente todo esse reservatório está ameaçado pela crescente urbanização e industrialização impactando diretamente no aumento da poluição consequentemente contribuindo para a escassez significante de água. As hidrelétricas da bacia do São Francisco abastecem grande parte da Região Nordeste. Porto Primavera e Marimbondo. O Rio São Francisco: conhecido como rio da integração social. erosão seguida de alteração da paisagem pela agricultura. A área é banhada por seis importantes rios: Grande. . mas sua bacia alcança também Goiás e o Distrito Federal. Nessa região estão localizadas as usinas de Itaipu. podendo chegar a 80% em decorrência do uso inadequado de técnicas de irrigação. Ele atravessa cinco estados brasileiros: Minas Gerais. A Bacia do Tocantins-Araguaia: ocupa 11% do território nacional e tem como principais rios o Tocantins e o Araguaia. a população de baixa renda fica vulnerável a diferentes patologias associadas a escassez e poluição decorrentes da má gestão desses recursos . o Centro-Oeste e o Nordeste.água consumida no país. Tietê e Paraná – o segundo rio em extensão da América do Sul.A solução desses problemas passa pela adoção de políticas públicas eficazes quanto ao manejo da água proporcionando melhor qualidade de vida. Paranaíba. a produção de efluentes domésticos. Iguaçu. onde está localizado o Aquífero Guarani. drenagem e inundações de áreas alagáveis e dragagem para navegação. a Bacia Sedimentar do Maranhão. onde temos uma série de aquíferos (como o Cabeças e o Serra Grande) e a Bacia Sedimentar do Amazonas. Bahia. Podemos citar como principais ações antrópicas. uso de fertilizantes e agrotóxicos além do desperdício. Alagoas e Sergipe. Furnas. Paranapanema. A Bacia hidrográfica do Paraná: ocupa o primeiro lugar em produção hidrelétrica do país. Pernambuco. alteração de canais de rios e margens de lagos por meio de diques. Diante desse quadro de degradação dos recursos hídricos. que abriga a maior ilha fluvial do mundo – a Ilha do Bananal.

Pode ser uma escola. uma fazenda.b)Monte um esquema de um imóvel que utilize tecnologia sustentável.0 pontos) ESQUEMA CASA SUSTENTÁVEL . uma casa. (Valor: 5. um hotel.

reduz a velocidade da água e também seu impacto geral. melhora as condições termo-acústicas do imóvel. As perdas de calor para o exterior reduzem-se em 45% com uma janela de vidro duplo. formadas nos centros urbanos pela presença excessiva de estruturas de concreto. Tem a aparência semelhante à . bem-estar e beleza para os moradores e/ou ocupantes da fazenda. dispensando ou minimizando o uso de sistemas de ar condicionado ou climatização. aumenta o tempo de detenção da água da chuva. contribui no combate ao aquecimento global. 3 . contribui para formação de um mini-ecossistema.1 . joaninhas e pássaros. melhorando a qualidade de vida no imóvel e vizinhança. no inverno e no verão. ajuda no combate às enchentes em locais onde o solo é asfaltado e impermeabilizado. 2 .PAINEL SOLAR FOTOVOLTAICO: A utilização de painéis solares fotovoltaicos permite converter a energia solar em elétrica. contribui para a manutenção da umidade relativa do ar no entorno e para formação de microclima. utiliza como matéria-prima resíduos de plásticos jogados no lixo e madeira. 4 – PAREDES DE MADEIRA BIOSSINTÉTICA FEITA COM PLASTICO RECICLADO: É um Produto sustentável. A instalação destes sistemas leva à redução do consumo de energia elétrica. aumentando a área verde e o sequestro de carbono da atmosfera pela vegetação. evitando desmatamento das florestas tropicais. contribui no combate às chamadas ‘ilhas de calor’. enquanto os coletores solares têm a vantagem de usála para aquecer água. atraindo borboletas.JANELAS DE VIDRO DUPLO: A utilização de vidros duplos protege a casa do calor e do frio. traz mais harmonia. As duas camadas de vidro são separadas por uma câmara de gás inerte. de maior efeito isolante.TELHADO-VERDE: Contribui reduzindo a poluição ambiental.

Esses projetos são voltados fundamentalmente para aliar o conforto. reduz o consumo de água potável na propriedade. pode ser cortada. Utiliza adubo orgânico que pode ser produzido a partir do lixo orgânico.CISTERNA: É utilizada na captação da água da chuva. 5 . parafusada. Facilidade de escoamento da água. Esse é um esquema com uma proposta de recursos básicos de sustentabilidade cujas finalidades principais são: o bom uso e a economia de recursos não renováveis como água e energia elétrica. não necessita aplicação de verniz. resistente a abrasão e elevadas cargas entre os vãos de apoio. 7 – HORTA ORGÂNICA: São cultivados sem agrotóxicos e outros produtos químicos. é imune a pragas como cupins e fungos. não solta farpas e aplicada corretamente não empena. antifungo e selador. 6 – BANHEIRO COM TORNEIRA INTELIGENTE: Ajuda na conservação da água. pregada e colada como a madeira convencional. Baixa absorção de água e umidade. é resistente à corrosão natural e pode ser lavada com água e sabão. Irrigada com reserva de água de chuva. a redução da poluição e a melhoria da qualidade do ar no ambiente interno e o conforto de seus moradores. Não racha. a praticidade e a conscientização ambiental podendo ser aplicados em diferentes tipos de construção. . 100% reciclável e reciclada.madeira e com a resistência do plástico. auxiliam na preservação do meio ambiente e faz bem à saúde. não precisa de manutenção. ajuda a conter as enchentes e a erosão. evitando assim o desperdício.

Disponível em: http://ainfo. MEDEIROS.br/bacias-hidrograficas/bacias-brasileiras/ Acessado em 17 de Agosto de 2013. Acessado em 17 de Agosto de 2013.Carlos J.com. Acessado em 15 de Agosto de 2013. Referências bibliográficas: EMBRAPA. pisos externos que permitam a drenagem da água além da utilização de ecoprodutos já disponíveis no mercado. Recursos Hídricos e Cidadania no Brasil: Limites.embrapa. Construção sustentável. Bacias Hidrográficas Brasileiras.pdf. construção com pé direito alto para melhor ventilação. lâmpadas de LED. Disponível em: http://www. Alternativas e Desafios.sengemg.pdf. Acessado em 20 de Agosto de 2013. madeira e tecidos reciclados. REDE DAS ÀGUAS.scielo. Disponível em: http://www.br/downloads/21-08-2012_construcao_sustent.br/digital/bitstream/CPAC-2010/23443/1/doc-33. S. mas também podem ser utilizados para construção de um imóvel sustentável como: Estação de Tratamento de Esgoto. .rededasaguas.br/pdf/asoc/v6n2/a08v06n2.cnptia. Recursos hídrigos no Brasil e no Mundo. Disponível em: http://www.pdf.org. MACHADO. matéria prima como tijolos.Alguns recursos não foram sinalizados no esquema. A.V.