You are on page 1of 3

OBEDIÊNCIA ÀS AUTORIDADES

1.

Autoridade

a) Estabelecida por Deus:  Rom 13.1 “Obedeçam às autoridades, todos vocês. Pois nenhuma autoridade existe sem a

permissão de Deus, e as que existem foram colocadas nos seus lugares por ele.”
b) Não deve ser difamada:  2Pe 2.10-11 “Ele castigará especialmente os que seguem os seus próprios desejos imorais

e desprezam a autoridade dele. Esses falsos mestres são atrevidos e orgulhosos. Eles não têm nenhum respeito pelos gloriosos seres celestiais e os insultam. Ora, até mesmo os anjos, sendo muito mais fortes e poderosos do que esses falsos mestres, não os acusam com insultos na presença do Senhor.”
c) Não falar mal dela:  At 23.5 “Paulo respondeu: — Meus irmãos, eu não sabia que ele é o Grande Sacerdote.

Pois as Escrituras Sagradas dizem: 'Não fale mal de nenhuma das autoridades do seu povo.'”
d) Deve-se orar por ela:  1Tm 2.1-2 “Em primeiro lugar peço que sejam feitos orações, pedidos, súplicas e ações

de graças a Deus em favor de todas as pessoas. Orem pelos reis e por todos os outros que têm autoridade, para que possamos viver uma vida calma e pacífica, com dedicação a Deus e respeito aos outros.”

2.

Rebelião

a) É pecado grave  1Sm 15.23 – “Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da

idolatria. Assim como você rejeitou a palavra do Senhor, ele o rejeitou como rei”
b) O rebelde se opõe a Deus  Rm 13.2 – “Assim quem se revolta contra as autoridades está se revoltando contra o que

Deus ordenou, e os que agem desse modo serão condenados.”
c) O fim do rebelde  Pv 17.11 - “As pessoas revoltadas estão sempre criando problemas; por isso a morte virá

para elas como um mensageiro cruel.”

3.

Exortação à Obediência

a) Toda autoridade procede de Deus

todos vocês.” c) Pelo testemunho de Cristo  Tt 2.“Obedeçam aos seus líderes e sigam as suas ordens. mas. e isso não ajudará vocês em nada. nem roubem os seus donos! Pelo contrário. Se vocês obedecerem. mas que sejam calmos e pacíficos e tratem todos com educação. Não obedeçam aos seus donos só quando eles estiverem vendo vocês. ele nos salvou porque teve compaixão de nós. por causa das coisas que eles fizerem.” f) Obedecer aos padrões e chefes  1Pe 2.”  1Pe 2. Desse modo.1-5 . mostrou a sua bondade e o seu amor por todos. Pois antigamente nós mesmos não tínhamos juízo e éramos rebeldes e maus.” e) Obedecer aos líderes espirituais  Hb 13. eles trabalharão com tristeza.” b) Obedecer como a Cristo  Ef 6. sejam obedientes a toda autoridade humana: ao Imperador. Pois nenhuma autoridade existe sem a permissão de Deus. todos falarão bem da doutrina a respeito de Deus. obedeçam com medo e respeito àqueles que são seus donos aqui na terra.13-14 “Por causa do Senhor. que são escolhidos por ele para castigar os criminosos e elogiar os que fazem o bem. e as que existem foram colocadas nos seus lugares por ele. quando Deus. Os outros tinham ódio de nós. empregados. Rom 13. e não porque nós tivéssemos feito alguma coisa boa. o nosso Salvador.” . não somente os que são bons e compreensivos. se vocês não obedecerem. Éramos escravos das paixões e dos prazeres de todo tipo e passávamos a nossa vida no meio da malícia e da inveja.18 . E façam isso com sinceridade. que sejam obedientes e estejam prontos a fazer tudo o que é bom. façam de todo o coração o que Deus quer.“Que os escravos obedeçam aos seus donos e os agradem em tudo! Que não sejam respondões. que é a mais alta autoridade. Porém.“Vocês. Aconselhe que não falem mal de ninguém. pois eles cuidam sempre das necessidades espirituais de vocês porque sabem que vão prestar contas disso a Deus. que eles mostrem que são sempre bons e fiéis em tudo o que fazem. como se estivessem servindo a Cristo.5-6 . Ele nos salvou por meio do Espírito Santo. fazendo com que nascêssemos de novo e dando-nos uma nova vida. e aos governadores.17 .9-10 . e nós tínhamos ódio deles. como escravos de Cristo. sejam obedientes aos seus patrões e os respeitem. somente para conseguir a aprovação deles.1 “Obedeçam às autoridades. o nosso Salvador. Mas. mas também aqueles que os tratam mal. eles farão o trabalho com alegria.“Escravos.“Recomende aos irmãos que respeitem as ordens dos que governam e das autoridades. que nos lavou.” d) Evidência de nova vida  Tt 3.

g) Obedecer aos mais velhos  1Pe 5.12 . Que todos prestem serviços uns aos outros com humildade. sejam obedientes aos mais velhos. pois as Escrituras Sagradas dizem: 'Deus é contra os orgulhosos. jovens.5 .” . mas é bondoso com os humildes!'” h) Obedecer aos pais  Ex 20. para que você viva muito tempo na terra que estou lhe dando.“Respeite o seu pai e a sua mãe.“E vocês.