You are on page 1of 3

Nome: ______________________________ Data: ________________________________

Lngua Portuguesa 6. ano Inf. ______________

Sete Pares de Sapatos


Um rei tinha uma filha que rompia sete pares de sapatos todas as noites. Disse que quem descobrisse porque que isso acontecia casaria com a princesa e ganharia metade do seu reino; mas quem tentasse e falhasse morreria. Muitos tentaram, mas sem sucesso. Certo dia, um rapazinho pobre da cidade pediu me que lhe cozesse trs pes para a viagem e partiu para tentar a sua sorte. A me ps veneno nos pes, pensando: "Prefiro que ele morra no caminho a que seja cruelmente morto pelo rei". No caminho encontrou um homem que lhe pediu um po e em agradecimento deu-lhe a bno de Deus. Era Santo Antnio. Depois encontrou uma mulher que lhe pediu um po e em agradecimento lhe deu uma capa que o tornava invisvel. Era a Virgem Maria. E, por fim, encontrou um velhinho que lhe pediu o ltimo po e que em agradecimento lhe deu um chicote. Era Deus. O rei disse-lhe que dormisse nessa noite num quarto ao lado do da princesa. Em vez disso, ele vestiu a capa que o tornava invisvel e em bicos de ps entrou no quarto da princesa. Viu-a tirar seis pares de sapatos do guarda-fatos e sair, sorrateiramente, do quarto. Seguiu-a pela escadaria abaixo e depois saram para a rua. Em seguida, viu-a dirigir-se a um arbusto de ouro. - Boa noite, arbusto de ouro!!, cumprimentou ela. - Boa noite, princesa, e boa noite para o teu amigo! respondeu o arbusto. - Eu estou sozinha, disse a princesa. Apanhou uma flor, prendeu-a ao casaco e o rapaz invisvel fez o mesmo. A seguir chegou a um arbusto de prata, depois a um de cobre e todas as vezes repetia que estava sozinha e em cada arbusto, primeiro ela e depois o companheiro invisvel, apanhavam uma flor. Saltou ento para um cavalo branco e atravessou um rio. O rapaz fez estalar o seu chicote e chegou outra margem antes dela. Chegaram a um palcio com vrios monstros que danavam pela noite fora. A princesa danou uma valsa e gastou o primeiro par de sapatos; depois danou uma mazurca, uma msica escocesa, uma morna, uma contradana, um tango e uma sarabanda at gastar os sete pares de sapatos. Depois voltou a montar o cavalo branco e regressou ao palcio do pai. O rapaz fez estalar o chicote e chegou primeiro que ela. Correu para o quarto e deitou-se. A princesa espreitou para dentro do quarto, viu o rapaz a dormir e pensou que o seu segredo estava bem guardado. De manh, o rei perguntou ao seu hspede se sabia porque a princesa gastava sete pares de sapatos todas as noites. Para seu espanto, o rapaz respondeu: - Sei sim! e para provar o que dizia mostrou-lhe as flores dos arbustos de ouro, de prata e de cobre. O rei prometeu que o casaria com a princesa. - No me caso com raparigas que danam com monstros, respondeu o rapaz "mas d-me metade do seu reino e a minha me e eu viveremos felizes o resto dos nossos dias!".
Uma histria clssica de Cabo Verde, publicada no "Terra do Nunca", Ano IV, n 296 03NOV2002

Grupo I 1 Indica as personagens do texto, explicitando a sua importncia.

2 Localiza a aco no tempo e no espao. 3 Identifica o tipo de narrador neste texto e transcreve uma expresso que o justifique.

4 L o seguinte excerto retirado do texto e explica o procedimento do prncipe. (Diz porque agiu deste modo.) ele vestiu a capa que o tornava invisvel e em bicos de ps entrou no quarto da princesa.

5 A princesa apanhou trs flores antes de chegar ao palcio dos monstros. Onde apanhou cada uma delas?

6 Enumera as danas que a princesa danou no palcio dos monstros.

7 - Substitui as expresses sublinhadas por outras com o mesmo valor. a)O rapaz fez estalar o seu chicote. b) a minha me e eu viveremos felizes o resto dos nossos dias!".

8 Assinala com um (X) o expresso com significado equivalente seguinte: deu-lhe a bno de Deus

deu-lhe a palavra de Deus deu-lhe a cruz de Deus deu-lhe graa de Deus


9 Faz a correspondncia de acordo com o texto deu-lhe a bno de Deus deu uma capa que o tornava invisvel deu um chicote. Deus Virgem Maria Santo Antnio

10 Aponta os recursos expressivos nas seguintes frases.


a) A princesa era bela como uma flor.

b) c) d) e)

O rapaz era generoso, bondoso e inteligente. Os monstros eram ferozes troves. O rapaz mostrou as flores que colhera dos arbustos de ouro, prata e cobre. O arbusto de outro cumprimentou a princesa.

Funcionamento da Lngua 1 Divide as palavras em slabas e classifica-as quanto ao respectivo nmero: a) velhinho b) cruelmente c) correu d) sim 2 Classifica os nomes sublinhados indicando a sua classe e subclasse: a) O rei disse-lhe que dormisse nessa noite b) Seguiu-a pela escadaria abaixo. c) encontrou uma mulher que lhe pediu um po () Era a Virgem Maria

3 Classifica morfologicamente as palavras sublinhadas no texto. a) b) c) d) e) sete metade Muitos Certo vrios

4 Faz a anlise sintctica da seguinte frase: O rapaz fez estalar o seu chicote Produo de texto O prncipe descobriu o que a princesa fazia todas as noites mas no descobriu a razo daquelas sadas misteriosas. Imagina que leste o dirio da princesa. Conta o segredo dela num pequeno texto cuidado.

Boa Sorte!

You might also like