You are on page 1of 4
Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Curso de Pedagogia para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Licenciatura em Pedagogia UERJ /CEDERJ Avaliação a Distância 1 ALFABETIZAÇÃO 1 Coordenadora: Marta Cardoso de Lima da Costa Rego 2013.2 ( data limite de entrega da AD1 27/08)

Aluno: PATRICIA ALVES DE ALMEIDA RODRIGUES DA FONSECA Polo : 13212080396

Caro aluno Para a realização de sua avaliação a distância 1 (AD1), sugerimos que você releia o conteúdo das aulas de 1 a 9. As atividades sugeridas nas aulas ajudam muito na organização de seus estudos. Lembre-se que as suas respostas devem ser escritas em forma de texto argumentativo científico, ou seja, cada explicação dada deve ser fundamentada teoricamente. Você deve responder tomando por base o estudo do material e não redigir respostas que sejam apenas uma opinião pessoal ou superficial sobre os assuntos tratados. Afinal, o objetivo da formação deve ser o crescimento e o aprofundamento dos conhecimentos construídos.

ATENÇÃO: A Avaliação a Distância 1 é obrigatória e deverá ser realizada em casa. O aluno que não entregá-la até a data limite (27/08), receberá zero em sua pontuação. A AD1 poderá ser entregue na secretaria de seu Polo ou enviada por correio. A AD1 enviada pelo correio só será aceita se for postada até 5 (cinco) dias antes do prazo de entrega estipulado no cronograma. Esta avaliação tem peso 4.

Questão 1

Assim, como todo conceito, também o de Alfabetização tem sofrido transformações ao longo dos

tempos: dos ideais humanistas da Reforma Protestante no século XVI à concepção de alfabetização como liberdade que fundamenta a Década das Nações Unidas para a Alfabetização, da Unesco (2003- 2012). Verificam-se mudanças significativas no conceito e na forma de praticar a alfabetização, e tais

transformações articulam e refletem as complexas relações entre educação e sociedade.”

(Apostila CEDERJ, volume 1, Alfa 1 página 18)

A partir das leituras realizadas por você das aulas 1, 2 e 3 do Volume 1, Módulo 1 de Alfa 1, faça a leitura do trecho destacado e identifique sobre qual momento histórico se refere e a concepção de alfabetização de cada período.

Trecho

Período histórico

Concepção de alfabetização

Com o inicio da industrialização, a burguesia se

Revolução Francesa

A escola se torna universal e gratuita e esta sob o controle do estado com o intuito de inclusão social.

fortaleceu e passou a pretender o poder político e a discutir os privilégios da nobreza.

Com tudo, quem possuísse a cultura letrada teria mas condições de exercer o poder sobre o que pouco ou nada sabiam, assim sendo a burguesia era classe predominante.

Os educadores liberais organizaram um movimento renovador da educação nacional que teve como marco histórico a publicação do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.

Escolanovista

É a concepção teórica da pedagogia da alfabetização, que acabou por ser tradição, seguida até hoje nos moldes de aprendizagem ativa e ensino aprendiz, estão presentes ainda hoje nas escolas dos brasileiros.

A separação entre educação do povo e educação da elite resultou no total descaso pela educação pública. Caracterizou- se o século XIX por uma política turbulenta e efervescência cultural.

Positivismo

A busca do melhor método é à base de uma alfabetização cientificamente fundamentada.

Foi a reação da Igreja Católica as novas religiões cristãs.

Contra-Reforma

A alfabetização esta ligada à catequese e tinha por finalidade maior recrutar fieis para Igreja Católica.

Lutero foi um dos responsáveis pela chamada reformulação dos ensinamentos teológicos comportamentais da Igreja.

Reforma Protestante

A alfabetização ainda está ligada a igreja que acaba por valorizar mas a leitura do que a escrita

Questão 2

A aula 4 do vol 1 de Alfabetização1 – “Alfabetização: uma questão política” traz uma discussão acerca do fracasso escolar e interdição do ato de ler. Busque em um dicionário o significado da palavra “interdição” ou do verbo “interditar”. Após sua pesquisa, transcreva em sua avaliação a definição que você encontrou. A partir do significado da palavra e da leitura da aula, redija um breve texto, de aproximadamente 10 linhas, que descreva a sua compreensão acerca da interdição do ato de ler como um elemento determinante para o fracasso escolar e aponte possibilidades para a superação desse fracasso, numa perspectiva contrária da interdição.

R: Significado de Interditar Proibição perpetua ou temporária de exercer certos atos.Vetar/ Inibir.

De fato é nas classes desfavoráveis que se encontra o maior numero de analfabetos,acarretando assim em exclusão ou interdição social do individuo.Quando as classes populares começaram a ter acesso a educação o estado encontrou um grande problema que era a desigualdade cultural com características locais e/ou regionais,como a mesma nunca tinha sido alfabetizada encontrou dificuldades de adaptação se mostrando para os professores arredios , indisciplinados e ao ver dos tutores com dificuldades linguísticas e culturais, mas o que não foi levado em consideração na década 70 e que hoje já se faz ou melhor tenta-se fazer é a inclusão dos menos favorecidos respeitando suas diversidades culturais e linguísticas, mostrando-lhes o seu próprio mundo com um olhar diferenciado, introduzindo assim tanto a leitura como a escrita dando como ponto de partida sua realidade e pouco a pouco incluindo-o a sociedade sem agredir o seu eu.

Questão 3

As aulas 6 e 7 de nossa disciplina, apresentam uma reflexão sobre a problemática do preconceito lingüístico, presente nas práticas alfabetizadoras, que tendem a desvalorizar a cultura oral dos alunos oriundos das classes populares. Para sistematizar, argumentar e fundamentar teoricamente a reflexão sobre este importante ponto de nossa disciplina transcreva e realize a atividade 3 da pág. 85, aula 7 do módulo 1.

OBS.: Na atividade há menção ao desenho do personagem “Chico Bento”. Você poderá utilizar textos de revistas em quadrinhos, acessar vídeos na internet, ou desenhos animados do personagem citado.

Atividade 3 Procure identificar como o personagem enfrenta as situações de preconceito linguístico no cotidiano escolar.

O personagem possui conhecimento linguístico intuitivo prático,tal conhecimento foi produzido por suas experiências, isto significa não adquirido na escola e nunca o impediu de se comunicar ou seja de se fazer entender.A pratica de alfabetização vai incorporar diversas variedades de falares e reconhecer a existência de normas e organização linguística estabelecida como padrão incorporando o uso dos saberes.

Atividade 3.1 E,você como enfrentaria \enfrenta a questão do preconceito linguístico em seu cotidiano?

A variação linguística é um aspecto comum e encarado por mim com certa naturalidade sendo que se faz necessária prestar mas atenção para se entenda a real forma ,pois uma mesma palavra pode ter varias significados de acordo com a cultura da região.