You are on page 1of 6

M.A.C.S.

Escola Secundária Dona Luísa de Gusmão Ficha de trabalho – Modelos de Probabilidades Lisboa, 23 de Janeiro de 2008

Probabilidade condicionada do acontecimento B sabendo que o acontecimento A se verificou é: P ( B ∩ A) P ( B | A) = ⇔ P ( B ∩ A) = P ( B | A) × P ( A) P ( A) Acontecimentos Independentes – são independentes entre si se a realização de um deles não modifica a probabilidade do outro, ou seja: P ( A | B ) = P ( A) ou P ( B | A ) = P ( B ) e P ( A ∩ B) = P ( A) × P ( B)

Teorema da Probabilidade Total – se os acontecimentos A1 , A2 ,..., An são incompatíveis e a sua reunião é Ω , então para qualquer acontecimento B tem-se: P ( B ) =∑ P ( B ∩ A i ) =∑ P ( A i ) × P ( B | Ai ) Regra de Bayes – sejam A1 , A2 ,..., An acontecimentos incompatíveis e cuja reunião é Ω . Então: P ( Ai | B ) = P ( A i ) × P ( B | Ai )

∑ P ( A i ) × ∑ P ( B | Ai )

1. Dois dados equilibrados são lançados, registando-se o resultado como ( a, b ) , em que a é o valor da face de um dos dados (dado 1) e b o valor da face do outro dado (dado 2). 1.1. Qual a probabilidade da soma das pintas nas faces dos dois dados ser igual a 10? 1.2. Qual a probabilidade do número de pintas na face do dado 1 ser superior ao número na face do dado 2? 1.3. Sabendo que ao lançar os dois dados se obteve soma 10, qual a probabilidade do número de pintas na face do dado 1 ser superior ao número da face do dado 2? 2. O João tem numa gaveta oito meias pretas e duas meias brancas, todas iguais, só distintas na cor. Supondo que tira duas meias à sorte, uma de cada vez sem reposição. 2.1. Qual a probabilidade da primeira meia ser branca? 2.2. Qual a probabilidade da segunda meia ser branca? 3. A Matilde chega muitas vezes atrasada à primeira aula da semana. Foi chamada à atenção pela professora e desculpou-se dizendo que também não eram assim tantas vezes, ao que a professora explicou: - Pensa Matilde. Em 40% dos dias chove nesta cidade. 30% dos dias em que chove chegas atrasada e 10% dos dias em que não chove chegas também atrasada. Tenho razão ou não? A Matilde nunca tinha pensado quantificar os seus atrasos, pelo que ficou um pouco embaraçada. 3.1. Sabendo que para a próxima segunda-feira, está previsto chover, qual a probabilidade da Matilde chegar, mais uma vez, atrasada à primeira aula da semana? 3.2. Calcula a probabilidade da Matilde chegar atrasada daqui a duas semanas, sabendo que ainda não existem previsões quanto ao estado do tempo.

5. A direcção avaliou em 15% a percentagem de homens que estão capacitados para desempenhar uma certa tarefa.3. Na seguinte tabela. Qual a probabilidade de sair uma bola vermelha? 7. Social-Democratas e Ambientalistas.3. P ( abs | Sim ) . Efectuou-se um referendo para decider se certo dia será declarado feriado local. Lança-se uma moeda ao ar. 5.1.7. 5. nas quantidades que se indicam na seguinte tabela. estão registados os resultados percentuais obtidos em função da força política em que cada munícipe votou nas últimas eleições: Socialistas (S) Social-Democratas (D) Ambientalistas (A) Abstenção (abs) Sim Não 15% 25% 25% 5% 12% 8% 8% 2% 5. Caso saia face europeia.3.3. 5.3. ela tenha votado Sim no referendo? 5. 5. P ( Sim | S ) .2. 6. Num município existem 3 forças políticas activas: Socialistas.4. 4. 5. construindo um diagrama de árvore. Qual a probabilidade de.8. Os computadores vão ser distribuídos pelos 100 melhores alunos. que . Que percentagem de munícipes votou em cada força política nas últimas eleições? 5.2. 6.3.3. P ( Sim | D ) .4.1.2. Será que o ter votado em algum dos partidos é independente de votar Sim ou Não no referendo? 6. P ( D | Sim ) . Calcula as seguintes probabilidades : P ( S | Sim ) .6. A Comissão de Pais de uma escola vai premiar os melhores alunos da escola com 100 computadores que conseguiu angariar.1. 5. w p np 40 20 nw 30 10 A Assembleia de Escola decidiu que a melhor forma seria sortear os computadores pelos 100 alunos escolhidos. 5. Qual a probabilidade de ser atribuído um computador com ligação wireless? 4.1.Quiz ABC Junior High School 1234 Main Street City/region and Postcode page 2 of 6 4.3. tomando uma pessoa ao acaso. P ( A | Sim ) . A probabilidade de vir a ter um computador wireless aumentou? Justifica? 5. Os 100 computadores não são todos iguais e dividem-se em portáteis (p) e não-portáteis (np). retiramos uma bola da urna B. retiramos uma bola da urna A. 5. P ( Sim | A ) .3.5. Ilustra o problema. Numa empresa os funcionários são 60% homens e 40% mulheres. com ligação wireless (w) e sem ligação wireless (nw). Antes de um aluno receber o computador fica a saber que lhe tinha saído um portátil. Se sair face nacional. designados por uma comissão especializada para o efeito. P ( Sim | abs ) .2.3.

Uma empresa decidiu abrir uma nova filial. De experiências anteriores sabe-se que: P (“escolher A”) = P (A) = 0.1. sabendo que se trata de um homem? 8. Qual a probabilidade de ao seleccionar um funcionário ele seja competente para desempenhar as funções em questão? 7.Quiz ABC Junior High School 1234 Main Street City/region and Postcode page 3 of 6 exige responsabilidade e competência.1.1. o Conselho de Escolas sorteou de entre as escolas do concelho aquelas que terão de ser representadas por rapazes e as que terão de ser representadas por raparigas. Qual a probabilidade de escolher um aluno do 11º ano? E do 12º ano? 8. 9. recrutar um gerente com o perfil de um funcionário competente – nível bom.2. 9. e em 17% a percentagem de mulheres capacitadas para desempenhar as mesmas funções. Qual a probabilidade de não ser competente. foram registados os seguintes dados: .6. 8. Qual a probabilidade de falhar no primeiro lançamento? Qual a probabilidade de acertar? Qual a probabilidade de obter dois pontos? Qual a probabilidade de pontuar? É mais provável obter 1 ponto ou 0 pontos? É mais provável obter 1 ponto ou 2 pontos? Qual a probabilidade de acertar no segundo lançamento sabendo que falhou no primeiro? 10.2. Um jogador de basquetebol encesta 70% dos seus lançamentos livres.3.Um rato foge de um gato. assim.4.5. 9. 1 ou 2 pontos no lançamento . Na última avaliação do desempenho. É chamado a fazer dois lançamentos livres. 9. Por questões de equidade de sexo.2. por sorteio. por sexo e por ano. Pretende.3. P (“ser caçado tendo escolhidos B”) = P (+|B) = 0.3. P (“ser caçado tendo escolhidos C”) = P (+|C) = 0. 9. Portanto. B ou C.falhando os dois lançamentos (0 pontos).1. qual a probabilidade de esta ser do 11º ano? E do 10º ano? 8.2.8.7. acertando um deles (1 ponto) ou acertando as duas tentativas (2 pontos). P (“ser caçado tendo escolhidos A”) = P (+|A) = 0. Sabendo que a escola vai ser representada por um rapaz qual a probabilidade de este ser do 12º ano? E do 11º ano? 9. P (“escolher C”) = P (C) = 0. Em cada um deles o gato pode alcançá-lo ou não. 9. um aluno que irá representar a escola num evento municipal e que terá a seu cargo a entrega de um diploma ao Presidente da Câmara. Uma escola Secundária tem exactamente 1000 alunos. como se segue na seguinte tabela: 12º ano 11º ano 10º ano Total Masculino 156 168 196 520 (52%) Feminino 144 172 164 480 (48%) Total 300 (30%) 340 (34%) 360 (36%) 1000 (100%) Pretende-se escolher. 9. distribuídos. Pode seguir qualquer um dos caminhos: A. 9. Qual a probabilidade de o gato caçar o rato? 11.6. 7. Representa a situação num diagrama de árvore. Sabendo que esta escola deverá ser representada por rapariga.4. é possível que consiga 0. P (“escolher B”) = P (B) = 0.5.

Os resultados foram: Nº de filhos Carenciadas Não carenciadas 1 10 20 2 50 10 3 60 16 4 ou mais 20 14 14. as suas identificações de cor estão correctas em 80% dos casos. 13. 100 fichas. Na bolsa B1.4. cada uma. se “sair 3. não viciado. Temos duas bolsas. qual a probabilidade de ser promovido a futuro gerente? 12. Um estudo social foi efectuado num determinado bairro.5. B1 e B2.2. qual a probabilidade de ter três filhos? 14. Escolheu-se uma família ao acaso. Escolhendo uma das famílias ao acaso. cuja população se compõe por 85% de residentes designados por azul e 15% de residentes designados por verde. Escolhendo uma família ao acaso e sabendo que não é carenciada. cada uma com dez bolas. qual a probabilidade de não pertencer a uma família carenciada? 14. qual é a probabilidade de ela ter razão. extraímos uma bola de B2. Lançamos um dado.1.1. qual a probabilidade de ter quarto ou mais filhos? 15.Quiz ABC Junior High School 1234 Main Street City/region and Postcode page 4 of 6 Sexo Competência Razoável (R) Bom (B) Homem (H) 40 11 Mulher (M) 17 7 Devido à zona de implementação da filial. a gerência decidiu que o cargo de gerente seria para uma mulher. Foram questionadas 200 famílias com um ou mais filhos. as caixas foram fechadas – o que torna impossível distingui-las. temos duas bolas amarelas.3. onde se detectaram algumas carências.2. Sabe-se que a primeira caixa tem 70 fichas vermelhas e 30 azuis e que a segunda caixa tem 70 azuis e 30 vermelhas.1. Qual é a probabilidade de que seja a número 2? 14.2. cinco pretas e três vermelhas. “Ser uma família com dois filhos”? 14. Numa experiência psicológica. A testemunha diz que o assaltante era verde e os testes científicos sugerem que. Sabendo que tem três filhos. Escolhido um funcionário ao acaso. . Se “sair 1 ou 2”. Feito isto. extraímos uma bola de B1. Qual é a probabilidade da caixa escolhida ser a número 1? 13. quando diz que o assaltante era verde? 13. Assim. temos sete bolas amarelas. são mostradas às pessoas duas caixas contendo.1. 4. constata-se que a ficha é vermelha. qual a probabilidade de ter um filho? 14. de acordo com o seu testemunho. 5 ou 6”. “Ser uma família carenciada”? 14. Escolhida agora uma das duas caixas ao acaso e extraída dela uma ficha. na bolsa B2. nas condições verificadas na altura do assalto. Escolhendo uma família ao acaso e sabendo que não é carenciada. e três pretas.1. qual a probabilidade de: 14. Uma mulher testemunha um assalto numa determinada cidade. Escolhendo uma família ao acaso e sabendo que é carenciada.

17. Os acontecimentos A1 e A2 são independentes? 20.1. Numa banca. A: obter múltiplo de 2.1. qual a probabilidade de ter sido retirada do 2º cesto? 17. 16.1. um grupo de alunos fez rifas que dividiu por três pequenos cestos:  1º cesto – 30 rifas. Sabendo que tenho uma rifa premiada.1. Qual a probabilidade de: 17. escolheram-se ao acaso 1000 pessoas e observaram-se os seguintes resultados: Feminino Daltónico Normal Totais 2 518 520 Masculino 24 456 480 Totais 26 974 1000 18. Acerca de uma vacina para uma determinada doença que surge nos cães.2.3. das quais 25 têm prémio. 16.2. Qual a probabilidade de tirar uma rifa premiada? 16. das quais 15 têm prémio. C: obter número primo. 18.2.2. Seja A1 o acontecimento em que a primeira moeda fica com a face voltada para cima e seja A2 o acontecimento em que a segunda moeda fica com o verso voltado para cima. organizou-se uma feira.2. sabendo que não foi vacinado”? 17.4.1.3. sabendo que a pessoa é daltónica? 18. Prova que os acontecimentos V: “estar vacinado” e D: “estar doente” não são independentes. Qual é a probabilidade de uma pessoa ser do sexo feminino.2. sabendo que a pessoa é do sexo masculino? 18. dado que não está doente”? 17.Quiz ABC Junior High School 1234 Main Street City/region and Postcode page 5 of 6 15.2. Os acontecimentos daltonismo e sexo masculino são independentes? 18. Duas moedas são lançados.1 uma bola vermelha? 15.  3º cesto – 30 rifas. Estuda a dependência ou a independência dos seguintes acontecimentos relativos ao lançamento de um mesmo dado. Numa escola.1. das quais 20 têm prémio.1. um veterinário sabe que. Representa a situação num diagrama de árvore. .1. dos 80% dos cães vacinados. 15. B: obter múltiplo de 3.3. “ter sido vacinado.2. Qual é a probabilidade de uma pessoa ser daltónica. 10% contraem a doença e que 30% dos cães não vacinados contraem a referida doença. Qual a probabilidade de extrairmos: 15. Considera a experiência: “escolher um cesto ao acaso e retirar uma rifa ao acaso”. “não ser doente e ter sido vacinado”? 17. Num estudo para determinar a frequência e a dependência do daltonismo em relação ao sexo. Indica dois acontecimentos dependentes.  2º cesto – 40 rifas. uma bola preta? 16. Os acontecimentos daltonismo e sexo feminino são independentes? 19. Escolheu-se um cão ao acaso. “estar doente.

Quiz ABC Junior High School 1234 Main Street City/region and Postcode page 6 of 6 .

Related Interests