You are on page 1of 5

INDICE

1)Responsabilidades 2)Riscos Ambientais (físicos) 3)Prevenção de riscos 4)Definição 5)Revisão 6)Fluxograma 7)Mapa/Rotas de fuga

1)Responsabilidades:

-Setor de Segurança no Trabalho:Responsabilidade de elaborar e coordenar a implementação,manutenção e divulgação deste plano de emergência.

Diretoria: -Conhecer o plano de forma detalhada,avisar sobre mudanças de pessoal,mudança de
procedimentos administrativos ou operacionais e fornecer os recursos necessários para o plano.

Brigadistas:
-Conhecer detalhadamente o plano de emergência.

Funcionários:
-Participar do plano de emergência,em todas as etapas,bem como informar ao setor de segurança sobre qualquer irregularidade ou risco observado.

Treinamentos:
O Técnico Em Segurança No Trabalho(TST) é responsavel pelos treinamentos dos: -Funcionarios em como utilizar EPI’s,higiene no trabalho,segurança no trabalho em geral, primeiros socorros em geral e como proceder em caso de sinistros(extitores,...). Brigadistas em combate a incêndio,primeiros socorros e evacuação.

Aprovação: 2)Riscos Ambientais (físicos):
-Incendio -Serra circular(amputação de membros ou choque elétrico) -Projeção de partículas -Contusões,escoriações e arranhões -Animais peçonhentos

3)Prevenção de riscos:
3.1)Incêndio: -Todos os pavimentos da empresa possuem 02 saidas de lados opostos,com no mínimo 1.60m de largura,sinalizadas por meio de placas e abertura das portas para o exterior das mesmas. -Existem avisos por meios de placas nos interruptores de todas as máquinas e aparelhos elétricos que não podem ser desligados em caso de incêndio. -Há em cada pavimento da empresa extintores sinalizados por um círculo vermelho,sendo eles periodicamente inspecionados,livres de quaisquer obstáculos e colocados em locais estratégicos onde dificilmente o fogo bloquearia seu acesso. -As mangueiras e os pontos de captação de água sobre pressão estão presentes em todos os pavimentos da empresa,afim de combater quaisquer início de fogo de classe A(que tem como combustível madeira,papel,tecido...)tendo os equipamentos inspeções periódicas. -O sistema de alarme é capaz de emitir um som distinto em tonalidade e altura perceptíveis em todos os locais,sendo que em cada pavimento possuem pontos de acionamento em locais visíveis,sem nenhum tipo de obstrução,com as botoeiras encontradas no interior de caixas lacradas com tampas de vidro facilmente quebráveis e assinaladas com a palavra EMERGENCIA. -Telefones estão presentes em todos os pavimentos para uma comunicação rápida,situados ao lado das caixas de alarme. IMPORTANTE: no caso de identificar um sinistro de incêndio,nunca abrir portas e janelas.O ar penetrando trará oxigênio e este aumentará o fogo.Para saber se há incêndio do outro lado de uma porta,coloque a mão na mesma,se estiver quente não abrir de forma alguma.Molhe suas roupas e use um lenço no nariz ,afim de evitar respirar a fumaça.

-Pessoal treinado para uso correto dos equipamentos de combate e para ações cabíveis em cada situação. 3.2)Serra Circular: -A serra circular é dotada de mesa estável,tem a carcaça do motor aterrada elétricamente,o disco é mantido afiado,travado e substituído quando danificado,possui dispositivo empurrador e guia de alinhamento,provida de coifa protetora do disco, e coletor de serragem.As transmissões de força mecânica estão protegidas adequadamente e são atendidas todas as especificações do fabricante. -Só funcionários qualificados e dotados dos EPI’s podem utilizar a serra circular. -Pessoal treinado para uma rápida ação em caso de acidente. 3.3)Projeção de Partículas: -As lâmpadas das áreas de trabalho da carpintaria estão protegidas contra impactos provenientes das projeções de madeiras. -Todos os funcionários da área de carpintaria possuem dentre seus EPI’s,protetores faciais resistentes ao impacto de partículas e óculos de segurança. -Pessoal treinado para uma rápida ação em caso de acidente. 3.4)Contusões,escoriações e arranhões: -Disposição por parte da empresa de EPI’s e ferramentas que não apresentam nenhuma irregularidade,sendo elas inspecionadas regularmente. -Todos os pavimentos da empresa possuem piso antiderrapante,resistente e nivelado sem qualquer obstrução em suas vias de acesso. -O telhado de toda a empresa é resistente para proteger os trabalhadores contra queda de materiais e intempéries. -Todos os funcionários são treinados para o uso correto das ferramentas e EPI’s. -Pessoal treinado para uma rápida ação em caso de acidente, 3.5)Animais peçonhentos: -Uso de luvas e botas de aparas de couro para pegar em toras de madeira. -A empresa procura deixar os locais de trabalho limpos,sem qualquer acumulo de entulhos. -Pessoal treinado para uma rápida ação em caso de acidente.

4)Definição:
4.1)A brigada é formada por 02 grupos: Grupo SAPE(formado por 01 lider e 06 brigadistas) Grupo SENAI(formado por 01 lider e 08 brigadistas) 4.2)Atribuições das equipes e equipamentos de combate: Grupo SAPE-primeiros socorros e evacuação Grupo SENAI:combate a incêndios e primeiros socorros Equipamentos de combate: -Extintores portáteis(classe A e C) -Extintores com rodas(classe A e C) -Sistema de alarme -Disposição de água sob pressão -Sistema de comunicação -Kits de primeiros socorros. 4.4)Comunicação:

Qualquer pessoa que for testemunha de um sinistro de incendio ou de acidente grave,pegue o telefone mais próximo e digite o ramal (2) para se comunicar com a central situada na secretaria e passar para um dos secretarios todos os detalhes do ocorrido. 4.5)Sinal Sonoro: Qualquer pessoa que for testemunha de um sinistro de incêndio ou acidente grave,procure a caixa de emergência mais próxima,quebre o vidro com o martelo situado ao lado da mesma e acione a botoeira. 4.6)Comunicação Externa: Em caso de auxilio externo ligue para: Bombeiros:193 Policia:190 Defesa Civil:199 Hospital/Ambulancia Caso o sistema de comunicação esteja inoperante,um orelhão esta situado em frente ao portão principal da empresa. 4.7)Procedimento de emergência: -Em caso de toque da sirene de botoeira,todos os brigadistas,o TSTe o diretor, devem se dirigir ao ponto de encontro dos brigadistas. -Ponto de encontro dos brigadistas é em frente a sala do TST. -Evacuaçao. No procedimento de evacuação os brigadistas levarão todo o pessoal das áreas atingidas para o estacionamento. 4.8)Acionamento da brigada de emergência: -Inicio:Qualquer pessoa que detectar um sinistro de incêndio ou acidente grave. -Toque a botoeira de sirene. -Ligue para o ramal(2) e informe o local e o tipo da ocorrência(se tem feridos e a gravidade da situação).Retire os feridos se houver,combata o principio do sinistro dentro de sua limitação,desligue a chave geral de energia elétrica. -O secretario que recebe a ocorrência ,pede auxilio de recurso externo(se houver necessidade),e se dirige ao ponto de encontro para passar as informações aos, brigadistas ,aoTST e ao diretor, retornando a secretaria a espera de novas informações. -Os lideres dos dois grupos de brigadistas avaliam a situação no local da ocorrência. -Decidem pelo procedimento de evacuação(se houver necessidade). SIM - Grupo Sape inicia o processo de retirada do pessoal para o estacionamento e da os primeiros socorros as vitimas se houver. Grupo Senai inicia o combate ao sinistro dentro de suas limitações. -Decidem chamar recurso externo(se houver necessidade) SIM - Líder do Grupo Senai se comunica com o secretario pelo ramal(2),imformando a gravidade do sinistro e quais recursos externos deve solicitar.O secretario ao receber a chamada entra em contato pedindo auxilio(ambulância, Bombeiros,Policia). Recurso externo inicia o combate ao sinistro. NÃO - Grupo Senai inicia o combate ao sinistro e o Grupo Sape da os primeiros socorros as vitimas (se houver).Caso não tenha feridos Grupo Sape inicia o combate ao sinistro.

-Houve o controle do sinistro? Sim - Lider do grupo Senai define com a gerencia da unidade o cronograma e ações de liberação da área e relata a ação da brigada em formulário próprio. Não - Líder do Grupo Senai reavalia situação e instrui as brigadas.

5) Revisão:
A revisão deve ser efetuada anualmente ou sempre que ocorrer as seguintes alterações: - Componentes da Brigada. - Números de telefones. - Localização dos equipamentos de emergência ou desligamento de emergência e sistemas de comunicação.