You are on page 1of 3

16/03/2011 Crime Conceito Crime - Fato tpico e antijurdico, apesar de ser polemico No confundir com fato punvel: fato

tpico + antijurdico + punibilidade (sendo esta a ameaa da pena se no tiver pena, ser irrelevante para o direito penal). Ex. historicamente, as leis dos crimes previdencirios, s os 3 primeiros tinham pena. Fato culpvel o fato tpico + antijurdico + culpabilidade do agente.(metade dos autores dizem ser este o conceito do crime). Fato punvel e culpvel fato tpico + antijurdico + punibilidade + culpabilidade.

FATO TPICO Teoria da tipicidade


Causalismo Sc XIX 1906 criada por Von Liszt e Beling Tipo penal a descrio abstrata do crime (nada mais do que o art. que se l) Antigo direito Penal Neokantismo 1 tero do sc XX Mezger escreveu seu Tratado em 1930 Tipo penal- a descrio do crime valorado negativamente pelo legislador (por isso neokantismo, pq recuperou a teoria dos valores de Kant) Requisitos do fato tpico: 1- conduta humana voluntria; 2-resultado naturalstico; 3- nexo de causalidade 4- adequao tpica ( o fato adequado lei); 5- tipicidade esta objetiva ou formal e valorativa (s muda este ultimo conceito em relao ao item anterior) Finalismo Dcada de 30 a 60, tendo como seu mximo exponente Welzel Tipo penal para Welzel os requisitos do crime so de duas ordem objetivos e subjetivos: Funcionalismo Roxin sistematiza teoria imputao objetiva ; Zafaroni com teoria tipicidade conglobante Novo Direito Penal - Ps modernidade Teoria constitucional do delito a sistematizao dos delitos (sistematizou o funcionalismo do delito) A tipicidade passou a ser formal, material e subjetiva (3 dimenses)

a da e a da

Requisitos do fato tpico: 1- conduta humana voluntria; 2-resultado naturalstico; 3- nexo de causalidade 4- adequao tpica ( o fato adequado lei); 5- tipicidade sendo esta objetiva, formal e neutra

Requsitos do fato tpico: Objetivos: Os mesmos dos itens 1 a 5 dos anteriores (este tudo que no est na cabea do agente) Subjetivos: dolo e culpa ( o que est na cabea do juiz sendo que para os doutrinadores mais modernos a culpa valorativa, que depende de um juzo de valor do juiz)

Formal: conduta, resultado, nexo de causalidade e imputao objetiva (adequao tipica). Material: 2 valoraes feitas pelo juiz, sendo: 1- valorao da conduta teoria do risco proibido 2- valorao do resultado jurdico HC 84.412 STF o resultado precisa ser concreto, transcedental, significante, intolervel, se o resultado objetivamente imputvel ao risco criado

Resultado naturalstico s est num grupo de crimes, os crimes materiais Teoria da imputao objetiva de Roxin: 1. Imputao objetiva do resultado: responsabilidade objetiva imputado ao resultado

2. Imputao objetiva da conduta: para Roxin, a conduta precisa ter um risco que seja proibido e no permitido

Teoria da tipicidade conglobante de Zafaroni

Se existe uma norma no ordenamento jurdico que autoriza, fomenta, ou determina uma conduta, a conduta autorizada ou fomentada ou determinada no tpica. Ex. a mulher pode abortar no Brasil: estado de necessidade, estupro (art. 128, II obs. Sem limite temporal).

Teoria Constitucional do Delito

A tipicidade passou a ser formal, material e subjetiva (3 dimenses) Formal: conduta, resultado, nexo de causalidade e imputao objetiva (adequao tipica). Material: 2 valoraes feitas pelo juiz, sendo: 1- valorao da conduta teoria do risco proibido 2- valorao do resultado jurdico HC 84.412 STF o resultado precisa ser concreto, transcedental, significante, intolervel, se o resultado objetivamente imputvel ao risco criado. A ex. do furto de uma cebola; a conduta formalmente penal, mas no esto presentes os aspectos materiais da conduta, e a insignificncia da conduta exclui a tipicidade. Obs. No confundir o furto insignificante (exclui a tipicidade pela irrelevncia da conduta), com o furto famlico, quando o sujeito por necessidade ( uma causa excludente da ilicitude estado de necessidade) subtrai alimentos por estar com fome. Dependendo do valor que se subtrai, o furto famlico e insignificante, por estar com fome (estado de necessidade) e pela insignificncia do valor da coisa furtada. Ex. Arma de fogo quem vendeu a arma no responde, por este gerar um risco permitido (vender uma arma de fogo em uma loja e com nota fiscal). Sujeito chega numa padaria e pede po dizendo que vai matar a sogra envenenada o dono da padaria no responde, por ser uma conduta permitida. Taxista leva uma pessoa at a S e mata uma pessoa quem pratica uma conduta normal e incua no responde e no punido.

Assassino pergunta o local onde uma pessoa mora ao taxista e este afirma que sabe, levando-o at l aqui houve o auxilio material e o taxista responde. Roleta russa um risco proibido, e todos respondem por induzimento ou auxilio ao suicdio (exceto a vtima, claro)

Conhecimentos especiais do agente Quem tem conhecimentos especiais, respondem pelo delito. A ex. deu uma passagem para a sogra, e o avio cai no responde, por ser o risco, de dar uma viagem, um risco permitido. Mas, se souber que aquele avio tem um problema, o genro responde, por ter o conhecimento especial da possibilidade da queda. Ex. hemoflico leva uma agulhada e morre de acordo com o CP atual condenado, mas pelo novo direito penal ser absolvido se o agente no sabia da hemofilia, mas se souber ser condenado pelo conhecimento especial do agente. HC 46525 STJ primeiro acrdo que reconheceu a imputao objetiva.

Principio da confiana Quem segue as regras de uma atividade pode confiar que os outros tambm vo segula. Ex. estar a 50km por hora numa rua, seguindo as placas de transito, um pedestre com o p na faixa, o motorista continua seu trajeto confiando que este pedestre no avanaria a faixa estando o sinal verde para o motorista, se o pedestre avana e o motorista o atropela, o motorista agiu conforme o principio da confiana, e exclui-se a tipicidade pelo seu aspecto material.

Risco permitido no aspecto esportivo A partir do momento que no for permitido o risco no ser permitido

Ofendculas ( a defesa preordenada) Se seguido todas as especificaes, no responde. Se houver os abusos desta ser responsabilizado (pode variar conforme o municipio)

Obs. Todas as situaes que Zafaroni chama de tipicidade conglobante, so todas as situaes de risco permitido, que exclui a tipicidade material.

You might also like