You are on page 1of 3

UFRJ Seminrio em Educao Musical I Professor: Sergio lvares Aluno: Tiago Vidal Corra.

Dez referencias para minha dissertao: 1- Google, Youtube e sites em geral. Estes sites mundialmente conhecidos permitem aos seus usurios encontrarem vdeos de todas as partes do mundo com material diversificado e com qualidade. Contudo, seu uso precisar atender a um cuidado: estes sites informam, eles no formam. Assim, o contedo encontrado neles precisa estar sem garimpado e comparado ao conhecimento j adquirido pelo pesquisador, de formar a somar para sua pesquisa. Um exemplo bastante interessante para mim poder observar aulas de musicalizao ao redor do mundo com uma visita ao youtube, perceber que existem vrias formas de trabalhar com os conhecimentos tericos abstrados ao longo da carreia acadmica. Cito aqui um vdeo com o professor John Colman, aluno de Dalcroze: http://www.youtube.com/watch?v=bD1E1SwZXpQ 2- Alunos. Ter alunos ter a oportunidade de aprender na prtica o que se aprendeu na teoria. Desta forma, encontrar o caminho entre o conhecimento e a forma de transmitir este conhecimento um grande passo para o desenvolvimento do prprio campo do saber. Assim, para uma carreira acadmica onde necessrio uma produo textual consistente e relevante, poder falar das prprias experincias de forma a somar ao conhecimento j abstrado, permitir o prprio desenvolvimento. 3Charles Sanders Peirce. O tema de minha dissertao : O papel da percepo frente construo do conhecimento musical. Durante minha graduao, quando entrei na fase de escrevera monografia, o meu orientador, Prof. Dr. Marcus Wolff, ao me ouvir falar sobre quais eram as intenes de meu projeto, me disse: Bem, tudo o que voc est me falando tem haver com a Semitica. Voc conhece a Semitica de Peirce?. Nesse momento fui apresentado a Semitica e desde ento continuei a pesquisar sobre o tema. Cheguei ao mestrado com a inteno de desenvolver ainda mais o tema proposto, entendendo o funcionamento da percepo frente construo do conhecimento musical, usando como uma das ferramentas para este trabalho a Semitica Peirciana. 4- Michael Polanyi. Com os estudos de Semitica, acabei por me esbarrar com a epistemologia de Michael Polanyi, e assim percebi a oportunidade de convergir os dois tericos, mostrando atravs

de Peirce como se d a abstrao deste conhecimento, e com a Polanyi como o indivduo se utiliza deste conhecimento para ao de sua cognio as tarefas propostas, seja esta tarefa qual for, como, por exemplo, fazer Msica. 5- Minhas composies. Sempre gostei de compor. Desde minhas primeiras aulas de piano, j gastava mais tempo brincando com as teclas do piano tentando tirar melodias, e por vezes criar melodias, do que com os exerccios propostos pela minha professora na poca. Creio que a contribuio de minhas composies para minha dissertao a oportunidade que tenho de conhecer a Msica que habita em mi, na minha conscincia, at certo ponto, na minha inconscincia. Entendo que compor deixar fluir experincias musicais, e dessa forma, este fluir contribui para todo o campo terico ao qual tenho me proposto. 6- Professores. Professores so seres iluminados, as vezes estressados, contudo, em grande parte, pessoas que tem o seu prazer em ajudar outras pessoas a encontrar seus objetivos. Para a minha dissertao, com toda certeza a influncia de todos os professores que tive estar presente, uma vez que sou em parte o resultado do trabalho dos mesmos, e tenho certeza que ainda vou precisar muito desses professores, os j conhecidos por mim e os que eu ainda vou conhecer ao longo da vida. Cabe lembrar que professor no so apenas aqueles seres que encontramos em escolas ou faculdades que sentam a frente da sala, mas sim todos aqueles que de forma direta ou indireta emprestam um pouco de suas vidas para o benefcio filosfico, psicolgico, social, etc, dos outros seres vivos. 7- Msicas repertrio. Como j dito, compor algo que me permitir evoluir como pessoa e como acadmico, contudo, todas as msicas que j tive a oportunidade de saborear me permitiram crescer como sujeito, me levando a refletir, a dialogar com meus sentimentos, a observar fatores at ento no despertados em mim. Minha dissertao certamente ter o tempero de todo repertrio musical que venho saboreando ao longo dos anos, e isso prova que a percepo essencial para a construo do conhecimento musical. 8- Pedagogos Musicais e tericos. Por certo, muitos dos tericos que sero assinalados em minha dissertao so tericos que esto entrelaados com outras reas de conhecimento, entretanto, seus trabalhos se tornaram relevantes para a comunidade acadmica musical. Nomes como Dalcroze, Kodaly, Suzuki, S Perreira, Gazzi de S, Gramani, Koellreutter, Willems, Orff, Piaget, Ausubel, Vygotsky, Gardner, dentre tantos outros aqui no citados, so tericos de referencia para o trabalho ora proposto.

9- Tecnologia. Penso como seria muito mais difcil a realizao deste trabalho sem o auxlio da tecnologia. Como j citado, sites so usados para a busca de informao, assim, nos referimos a internet, que esta ligada ao uso de computadores e assim por diante. Certamente seria possvel a realizao de uma dissertao sem o uso da tecnologia, como j fora feito por muitos antes de mim, porm, as facilidades encontradas atravs da tecnologia e as oportunidades que a mesma abre para o melhor aproveitamento de toda informao gerada realmente relevante para este trabalho. 10- Tocar um instrumento. Certa vez li em um livro que para ser professor de msica, o professor no necessariamente precisaria tocar algum instrumento, ou seja, no necessariamente precisaria ser msico, onde se usava no mesmo livro o argumento de estudar cincias com um professor que no necessariamente era um cientista, ou portugus com um professor que no necessariamente fosse um catedrtico. Bem, no concordo com tal afirmao. Creio que para o melhor entendimento da mquina nada melhor do que saber manusear a mquina alm da teoria. Assim, ser msico contribui em todos os nveis para o entendimento do uso da percepo frente construo do conhecimento musical.

You might also like