You are on page 1of 34

Ingesto Diettica de Referncia (IDR) Dietary Reference Intakes (DRI)

Profa. Profa . Natana S Mota

Necessidade Nutricional

(...) quantidades de nutrientes e de energia disponveis nos alimentos que um indivduo deve ingerir para satisfazer suas necessidades fisiolgicas normais e prevenir sintomas de deficincias. (...)

Cuppari, 2002.

Histrico - Recomendaes de Nutrientes


1938
RNI (Recommended Nutrient Intakes) Revises peridicas at 1990

1941 Food and Nutrition Board/ National Research Council


RDA (Recommended Dietary Allowance) Desde 1974 (8 edio): nveis de ingesto de
nutrientes essenciais que, com base nos conhecimentos cientficos, so julgados pelo Food and Nutrition Board como adequados para cobrir as necessidades de nutrientes especficos de praticamente todos os indivduos saudveis

Histrico - Recomendaes de Nutrientes

1990 Sociedade Brasileira de Alimentao e Nutrio (SBAN)


Adaptou as recomendaes nutricionais vigentes populao brasileira

A partir de 1997 - DRIs


Substituiu as RDAs e RNIs

Cuppari, 2002; Cozzolino, 2005; Dutra-de-Oliveira, 2008.

DRIs

So valores de referncia para ingesto de nutrientes, quantitativamente estimados, para serem usados no planejamento e na avaliao de dietas individuais ou para grupos de pessoas saudveis.

National Academy Of Sciences, 2001.

DRIs
DRIs RDA e RNI
Consideram 4 valores de referncia para consumo de nutrientes Objetivos incluem:
Preveno de deficincias nutricionais + doenas crnicas no-transmissvei (DCNT) Estabelecimento de limite superior de tolerncia (Tolerable Upper Intake Level - UL)

Cuppari, 2002; Cozzolino, 2005; Dutra-de-Oliveira, 2008.

DRIs 4 Valores de Referncias

Estimated Average Requirement (EAR) Necessidade mdia estimada

Recommended Dietary Allowances (RDA) Quota Diria Recomendada

Adequate Intake (AI) Ingesto Adequada

Tolerable Upper Intake Levels (UL) Nvel de Ingesto Mxima Tolervel

EAR Necessidade Mdia Estimada


Valor mdio da ingesto de um nutriente estimado para cobrir as necessidades de 50% dos indivduos saudveis de determinado estgio de vida, estado fisiolgico e gnero.

Base para estabelecer a RDA.

No usar como meta de ingesto de indivduos. Base para avaliar a adequao e o planejamento da ingesto diettica de grupos populacionais.
Cuppari, 2002; Cozzolino, 2005; Dutra-de-Oliveira, 2008.

RDA Quota Diria Recomendada


Ingesto diettica de nutrientes suficiente para atender a recomendao de quase todos (97 a 98%) indivduos saudveis em determinado estgio de vida, estado fisiolgico e gnero. Ingesto < RDA: no necessariamente inadequada Ingesto = RDA: baixa probabilidade de inadequao Valor a ser usado como meta de ingesto diettica de indivduos saudveis. No usar para avaliao ou planejamento da dieta de indivduos ou grupos.

AI Ingesto Adequada
Recomendao baseada na mdia do consumo de nutrientes, observada ou determinada em experimentos, por um grupo (ou grupos) de indivduos saudveis. Alcana ou excede as necessidades de quase todos os indivduos em determinado estgio de vida e gnero. Substitui a RDA na ausncia de dados cientficos suficientes para determinar a EAR. Usada como meta de ingesto de nutrientes para indivduos quando no h RDA.
Cuppari, 2002; Cozzolino, 2005; Dutra-de-Oliveira, 2008.

UL Nvel de Ingesto Mxima Tolervel


Valor mdio mais alto de ingesto diria de um nutriente que no implica em riscos de efeitos adversos sade para quase todos os indivduos de uma populao. No deve ser usada para estabelecer recomendaes, pois os benefcios do consumo de nutrientes acima das RDAs e AIs so incertos. Quando a ingesto encontra-se acima do UL o risco de efeito adverso aumenta. Pode ser usado como parmetro em alimentos fortificados e para o uso de suplementos alimentares.
Cuppari, 2002; Cozzolino, 2005; Dutra-de-Oliveira, 2008.

UL Nvel de Ingesto Mxima Tolervel


Refere-se ingesto do nutriente a partir de: fontes dietticas; alimentos fortificados; gua; e suplementos se o efeito adverso estiver associado ingesto total. Mas, se os efeitos adversos estiverem associados apenas ingesto de suplementos ou de alimentos fortificados, o valor do UL ser baseado na ingesto do nutriente destas fontes, no na ingesto total.
Cuppari, 2002; Cozzolino, 2005; Dutra-de-Oliveira, 2008.

Parmetros para determinar a UL

NOAEL (No Observed Adverse Effect Level)


Maior nvel de ingesto (ou dose experimental) de um nutriente que no resultou em efeito adverso observado nos indivduos estudados

LOAEL (Low Observed Adverse Effect Level)


Usado quando o NOAEL no pode ser determinado.

Cozzolino, 2005.

DRIs

50%

2,5%

Cuppari, 2002.

INDIVIDUAL PLANEJAMENTO de dietas EAR no usar como meta de ingesto (50% de inadequao). RDA meta de ingesto. AI meta de ingesto (RDA ausente). UL guia para limitar o consumo de nutrientes. Risco de efeitos adversos.

GRUPO EAR usar em conjunto com a medida de variabilidade da necessidade e da ingesto do grupo p/ estabelecer metas para o consumo. RDA no usar p/ planejar mdia de ingesto de grupos. ingesto = : prevalncia de inadequao. AI meta de ingesto / UL IDEM. EAR estimar a frequncia de ingestes inadequadas em determinado grupo (ingesto <EAR). RDA no usar p/ avaliar ingesto de grupos. AI ingesto mdia : frequncia de inadequao. Ingesto < : no se pode avaliar. UL IDEM.

AVALIAO de dietas EAR usar em conjunto com a medida de variabilidade da necessidade e da ingesto do grupo p/ avaliar possibilidade de inadequao. RDA ingesto : probabilidade de inadequao. AI ingesto : provavelmente adequada; ingesto <: no se pode avaliar. UL verificar a possibilidade de consumo excessivo; ingesto >: risco efeitos adversos.

DRIs
Podem ser usadas para: Avaliao e planejamento de dietas para grupos e indivduos Rotulagem de alimentos Desenvolvimento de novos produtos

National Academy Of Sciences, 2001.

DRIs
Consideram toda informao disponvel sobre: Balano e metabolismo de nutrientes. Diminuio do risco de DCNT. Deficincia de nutrientes. Biodisponibilidade dos nutrientes e erros associados aos mtodos de avaliao do consumo alimentar.
National Academy Of Sciences, 2001; Cozzolino, 2005.

Aplicao das DRIs no Brasil


Requer avaliao crtica considerando as peculiaridades do indivduo e da populao. Quando possvel, considerar o perfil nutricional bioqumico e clnico do indivduo. Enfim, avaliar se o valor da DRI pode ser aplicado para o indivduo ou grupo em questo.

Recomendaes nutricionais

Exerccio de Fixao

Com base nas DRIs responda quais so as recomendaes e o limite mximo tolervel de 5 vitaminas e 5 minerais para: Paciente do sexo masculino, 55 anos. Paciente do sexo feminino, 30 anos, gestante. Paciente do sexo feminino, 18 anos. Paciente do sexo masculino, 5 anos. Paciente do sexo feminino, 15 anos, lactante.

Biodisponibilidade de Nutrientes
Profa. Natana S Mota

HISTRICO
Termo proposto pela Food and Droug Administration (FDA-USA) para rea de farmacologia para determinar: Proporo em que a substncia ativa da droga alcanava a circulao e tornava-se disponvel no stio de ao. Estabelecer a razo em que este mecanismo ocorria Tamanho da partcula Forma qumica da substncia Absoro (adm. via oral)

Cozzolino, 2005.

HISTRICO

Dcada de 1980: termo usado na rea de nutrio Noo de que... ...a ingesto do nutriente presente no alimento ou na dieta no garantia sua utilizao pelo organismo!

Cozzolino, 2005.

HISTRICO
Utilizao do nutriente dependeria:
forma qumica (ocorrncia natural no alimento) quantidade ingerida presena de fatores anti-nutricionais interao entre nutrientes

No caso dos micronutrientes, acresce-se:


mecanismos homeostticos (regulao da absoro prevenindo toxicidade)

Cozzolino, 2005.

DEFINIO histrico
INCIO.... proporo do nutriente que digerido, absorvido e metabolizado pelo organismo, capaz de estar disponvel para uso ou armazenamento. Falhas: alguns nutrientes no precisam ser digeridos p/ serem absorvidos; alguns nutrientes digeridos podem no ser absorvidos; algumas substncias podem ser absorvidas, mas no metabolizadas excreo.
Cozzolino, 2005.

DEFINIO histrico

Novos termos!
Absorvveis Metabolizveis

Logo, proporo doo nutriente que realmente utilizada pelo organismo.

Cozzolino, 2005.

DEFINIO histrico
1984: ODell bioqumico da Universidade de Missouri (Colmbia) proporo do nutriente nos alimentos que absorvida e utilizada nos processos de transporte, assimilao e converso forma biologicamente ativa. Absoro verdadeira: proporo dos nutrientes nos alimentos que se move do lmen intestinal atravs da mucosa. Absoro aparente: diferena entre o contedo de nutriente dos alimentos ingeridos e das fezes.
Cozzolino, 2005.

DEFINIO histrico
At 1997:
idia de utilizao da frao do nutriente absorvido para funes fisiolgicas ou de armazenamento.

1997: Conferncia Internacional de Biodisponibilidade (Holanda) frao de qualquer nutriente ingerido que tem o potencial para suprir demandas fisiolgicas em tecidos-alvos.

Cozzolino, 2005.

DEFINIO histrico
2001: Congresso de Biodisponibilidade (Sua)
Estudos sobre biodisponibilidade devem considerar 3 aspectos: Bioconverso: proporo do nutriente ingerido que estar biodisponvel p/ converso em sua forma ativa (ex.: quanto de betacaroteno vit. A?) Bioeficcia: eficincia com a qual os nutrientes ingeridos so absorvidos e convertidos sua forma ativa (ex.: quanto de betacaroteno absorvido vit. A?) Bioeficincia: proporo da forma ativa que atingir o tecido-alvo.
Cozzolino, 2005.

DEFINIO
Ainda complexa, principalmente para micronutrientes... acessibilidade para processos metablicos e fisiolgicos normais. Ou seja, a eficincia com que um componente da dieta utilizado sistematicamente atravs de vias metablicas normais. Enfim, a alimentao adequada que permite a ingesto de todos os nutrientes que o organismo precisa em quantidade e qualidade um dos principais fatores para a promoo da boa sade (excessos e carncias)!
Cozzolino, 2005; 2009.

Consideraes
Estudos de biodisponibilidade referem-se :
Biodisponibilidade quantitativa: utilizao do nutriente pelo teor da fonte na dieta. Biodisponibilidade qualitativa: extenso de utilizao do nutriente em funo da capacidade bioqumica e estrutural do organismo.

O suprimento das necessidades nutricionais depende da ingesto, logo, a biodisponibilidade de nutrientes depende do estado nutricional e, este, da dieta.
Cozzolino, 2005.

Consideraes

A biodisponibilidade de nutrientes tambm depende dos hbitos alimentares e culturas de cada pas. A manuteno da sade depende de fatores ambientais e individuais (hormnios, gentica), logo, dificulta os estudos de disponibilidade

Cozzolino, 2005.

Consideraes

Nutrientes mais estudados: Protenas Minerais e Vitaminas A e C

Maior avano: Minerais (desde 1970) Atualmente: Carboidratos (inclui fibras), Lipdeos e demais Vitaminas, Compostos Bioativos
Cozzolino, 2005.

Consideraes
Finalidade primordial dos estudos de biodisponibilidade correlacionar a quantidade dos nutrientes e/ou nonutrientes com o estado de sade do indivduo.

A determinao da biodisponibilidade depende da: preciso da coleta e clculo de dados do consumo alimentar; avaliao da biodisponibilidade do nutriente especfico; utilizao de biomarcadores sensveis para avaliao do estado nutricional de indivduos e grupos.
Cozzolino, 2005.

You might also like