You are on page 1of 1

Universidade Federal da Bahia Disciplina QUIA17 Qumica Orgnica Prtica

Produo de Biodiesel
Drio Rodrigues do Nascimento Junior, Lucas Danilo Nascimento.
Universidade Federal da Bahia (IC), Salvador, BA, Brasil Palavras Chave: biodiesel, transesterificao.

Introduo
Entende-se como biodiesel um combustvel verde obtido pelo processo de transesterificao, em que transforma-se triacilglicerdeos em molculas de steres metlicos ou etlicos (a depender do lcool utilizado) de cidos graxos. No experimento foram utilizados o leo de soja para a produo do biodiesel, e o OH como catalisador (derivado de uma soluo de hidrxido de potssio), de acordo com a reao abaixo:

A segunda lavagem foi realizada com 50 mL de uma soluo saturada de NaCl para retirar o excesso de gua presente no biodiesel. Verificou-se o pH e obtivemos pH bsico 9, ento foi feita outra lavagem com HCl e obtivemos pH 7. Aps esse procedimento, foram obtidos 87 mL de biodiesel, e assim pudemos calcular o rendimento da produo do mesmo da seguinte forma. 100% 64,4% Para finalizar, realizou-se um teste de chama, em que embebeceu-se um algodo com o biodiesel produzido e ento queimamos. O combustvel foi queimado por um perodo de tempo razovel, o que comprova que o produto foi realmente o biodiesel.

Aps a produo do biodiesel, calculou-se seu rendimento e para verificar a sua eficincia e realizou-se um teste de chama.

Concluses
O rendimento obtido foi de 64,4%, o que mostra que ocorreram perdas, seja por erro de separao de fase, ou por erros experimentais, principalmente pela fase extra de leo no reagido que obtivemos no funil de separao. No entanto, o produto final foi de fato o combustvel e podemos concluir, ento, que o experimento foi bem sucedido.

Resultados e Discusso
Inicialmente, a soluo metanlica de KOH foi preparada dissolvendo aproximadamente 1,5g de hidrxido de potssio em aproximadamente 35mL de metanol. Em um erlenmeyer de 250mL, adicionou-se cerca de 100mL de leo de soja aquecido em banhomaria at 45 C. Em seguida, adicionou-se a soluo de KOH recentemente preparada e o sistema reacional foi agitado por 10 minutos temperatura de aproximadamente 45C. Aps a agitao, a mistura foi transferida para um funil de separao e aps 20 minutos de repouso, aproximadamente, verificou-se a formao de trs fases: uma fina camada de cor amarelada, que basicamente o leo que no reagiu, provavelmente pela agitao ineficaz da mistura; uma fase contendo o biodiesel a ser lavado; e uma fase inferior que continha glicerina. A fase inferior foi retirada do funil, obtendo-se cerca de 15mL, e o que sobrou no funil foi lavado com 50mL de uma soluo de HCl 0,5% para obter uma maior separao do biodiesel e recuperao do catalisador, atravs da reao: KOH + HCl -> KCl + H2O

Agradecimentos
Agradecemos a Universidade Federal da Bahia. ____________________
1

Vogel, A. I. Qumica organica: anlise orgnica qualitativa. 2 ed. Rio de Janeiro. Ao Livro Tcnico S.A. 1981. V. 1. <http://www.chemblink.com/products/50-78-2.htm>

You might also like