You are on page 1of 2

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

PMR 2202 – INTRODUÇÃO À MANUFATURA MECÂNICA

PROJETO Nº 2 DE MANUFATURA MECÂNICA
1. INTRODUÇÃO

Envolvendo diferentes aspectos da manufatura mecânica e com a integração das aulas teóricas e de laboratório, será desenvolvido o Projeto 2 – Fabricação de uma Caneca por Conformação e Soldagem; O projeto 2 será desenvolvido pelos grupos já estabelecidos e com parte do pedaço de chapa já adquirido. Deve-se procurar planejar a utilização do material de forma criteriosa, para não prejudicar o desenvolvimento do projeto nº 3.

2.

FUNDAMENTOS DA TRABALHABILIDADE EM PROCESSOS DE FABRICAÇÃO

Os processos de fabricação visam, principalmente, a conferir à peça a forma e as dimensões finais antes de sua aplicação direta para qual foi fabricada. Os ensaios estudados até momento objetivaram verificar o comportamento de componentes ou materiais sujeitos a esforços específicos e os limites físicos desses tipos de esforços nas estruturas e estabilidade, como por exemplo, a ruptura e a formação de trincas, além de determinar características mecânicas inerentes dos componentes e material envolvido, tais como módulo de elasticidade, limite de resistência mecânica sob tração e sob compressão e a dureza. Já nos processos de fabricação, surgem ensaios, que ao contrário, objetivam determinar o comportamento dos materiais diretamente envolvidos na fabricação e sua interação com o ferramental e as condições de processos, no caso deste projeto, nos processos de conformação mecânica de chapas, tiras, tubos e outros, e através destes resultados determinar ou alterar os processos, equipamentos e/ou ferramentais envolvidos. Basicamente, o segundo projeto constará da realização de ensaios de fabricação, visando determinar a estampabilidade e soldagem de uma caneca, comparando diferentes materiais. Para tanto, as seguintes atividades deverão ser desenvolvidas.

l

FABRICAÇÃO DO CORPO DA CANECA POR ESTAMPAGEM PROFUNDA (SWIFT) 1 – LEVANTAMENTO E ANÁLISE DA NORMA DO ENSAIO “SWIFT”; 2 – PREPARAÇÃO DOS “BLANKS” (RECORTE CIRCULAR DA CHAPA); 3 – REALIZAÇÃO DA OPERAÇÃO DE ESTAMPAGEM PROFUNDA; 4 – INSPEÇÃO VISUAL E REGISTRO DE EVENTUAIS IRREGULARIDADES; 5 – OPERAÇÃO DE ACABAMENTO NA OFICINA;
1

3. 4 – INSPEÇÃO VISUAL E REGISTRO DE IRREGULARIDADES.4 Resultados: apresentação dos valores obtidos (medidas e cálculos com as formulações utilizadas). o nome do projeto. nomes e nºs USP dos membros do grupo. 2 – PREPARAÇÃO DE UMA TIRA A PARTIR DA CHAPA METÁLICA. materiais e procedimentos utilizados. coeficiente de atrito. As páginas deverão ser grampeadas do lado esquerdo. deverá soldada uma tira do mesmo material. tempo e pressão necessárias para este processo de soldagem ser bem sucedido. RELATÓRIO TÉCNICO O Relatório Técnico deverá ser apresentado em folha de papel tamanho A4. Nesta etapa.1 Capa (papel comum): deverá conter a sigla e nome da disciplina.2 Introdução: breve descrição do projeto 2. mês e ano de desenvolvimento do projeto. 5 – OPERAÇÃO DE ACABAMENTO DA ASA DA CANECA. tensão de escoamento do blank. o melhor processo de soldagem que permita a junção da tira ao corpo da caneca formando uma asa. estimativas da força no prensa chapas e do esforço para dobrar e endireitar o “blank”. Fim 2 . identificar: o esforço para cortar a tira metálica por cisalhamento.8 Anexo ao trabalho. Solicita-se estimar corrente. 3. identificar e apresentar em separado as seguintes propriedades: estimativa prévia do tamanho do blank necessário. Na fabricação da caneca por estampagem profunda (Ensaio de Swift). estimativa da carga total no punção. redigido em espaço simples. deverá ser entregue a caneca identificada com o número do grupo e o nome de guerra.7 Referências Bibliográficas: 3. na forma de tabelas e/ou gráficos no formato usual apresentado nas referências bibliográficas. objetivo do projeto e resumo das normas. espessura do blank. 3. diâmetro do punção. O “nome de guerra” do grupo trata de palavra com 5 letras. 3. escolhida pelos membros do grupo para identificá-lo. 3.6 Discussão e Conclusões: comparação com valores esperados.5 Processo de acabamento. 3 – REALIZAÇÃO DO PROCESSO DE JUNÇÃO & SOLDAGEM. 3. junção e solda: visando facilitar o manuseio da caneca produzida por estampagem profunda através do ensaio de “Swift”. formando uma asa. O relatório deverá conter obrigatoriamente as seguintes informações 3. justificativas das eventuais discrepâncias. 3.l OPERAÇÃO DE JUNÇÃO & SOLDAGEM DA ASA 1 – LEVANTAMENTO E ANÁLISE DA NORMA. caractere ARIAL 12. etc. número e “nome de guerra” do grupo. dificuldades experimentais. sem a utilização de qualquer tipo de capa plástica. em um saco plástico.3 Materiais e Métodos: descrição dos equipamentos.