You are on page 1of 20

UniEVANGÉLICA – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS CURSO DE _____(nome do curso)__________________

TÍTULO DO TRABALHO: subtítulo do trabalho (se tiver subtítulo)

Nome(s) do autor(es) do trabalho

Cidade, ano.

Nome(s) do autor(es) do trabalho

TÍTULO DO TRABALHO: subtítulo do trabalho (se tiver subtítulo)

Trabalho apresentado ao Curso de ____(Nome do Curso)______ da UniEvangélicaCentro Universitário, para avaliação parcial da disciplina _____(nome da disciplina)______ sob orientação do(a) Prof.(a) ____(nome completo do professor)____. (fazer
adaptações conforme necessidade)

Cidade, ano.

(essa parte é opcional) Dedicatória Dedicatória Dedicatória Dedicatória Dedicatória Dedicatória Dedicatória Dedicatória. Dedicatória Dedicatória Dedicatória Dedicatória Dedicatória Dedicatória Dedicatória Dedicatória Dedicatória Dedicatória Dedicatória Dedicatória Dedicatória Dedicatória Dedicatória Dedicatória Dedicatória Dedicatória Dedicatória Dedicatória Dedicatória .

Agradecimentos Agradecimentos Agradecimentos Agradecimentos Agradecimentos Agradecimentos Agradecimentos Agradecimentos Agradecimentos Agradecimentos Agradecimentos Agradecimentos Agradecimentos Agradecimentos Agradecimentos Agradecimentos Agradecimentos Agradecimentos .AGRADECIMENTOS (essa parte é opcional) Agradecimentos Agradecimentos Agradecimentos Agradecimentos Agradecimentos Agradecimentos Agradecimentos Agradecimentos Agradecimentos Agradecimentos.

............. ................................................................... 15 ...LISTA DE FIGURAS (se tiver) Figura 1 – Título da figura......................

.............................LISTA DE TABELAS (se tiver) Tabela 1 – Título da tabela: ........... 154 .............................................................

. . . . . . . . . . . . . . 1. . . . . . . . . . . . .1 Seção do primeiro capítulo . . . . . . . . . . . . . . . . .1. . . . 1.. . . . . . . . . . . . . . . . .1 Seção de subseção do primeiro capítulo . . . . . .1.1. . .2 Seção do primeiro capítulo 2 TÍTULO DO SEGUNDO CAPÍTULO 2. . . . . . . . . . . . . . . 1.1 Subseção do primeiro capítulo 2. . . . . . . . . . .2 Seção do primeiro capítulo 3 TÍTULO DO TERCEIRO CAPÍTULO 4 REFERÊNCIAS ANEXO A – TÍTULO DO ANEXO A X X X X X X X X X (essa divisão dependerá do trabalho a ser executado e pode sofrer alterações conforme a necessidade) . .1 Seção do primeiro capítulo 2. . . . . . . . . . . . . 1 TÍTULO DO PRIMEIRO CAPÍTULO (OU PARTE DO TRABALHO) . . . .1 Subseção do primeiro capítulo . . . .1. .7 SUMÁRIO INTRODUÇÃO . . . . . . . . . . . 1. . . . . . . . .

Texto da introdução. Texto da Texto da introdução. Texto da introdução. Texto da introdução. Texto da Texto da Texto da introdução. Texto da introdução. Texto da introdução. Texto da introdução. introdução. Texto da introdução. Texto da introdução. Texto da introdução. Texto da introdução. Texto da introdução. Texto da introdução. introdução. Texto da Texto da introdução. Texto da Texto da Texto da introdução. Texto da introdução. introdução. Texto da introdução. Texto da Texto da Texto da introdução. Texto da introdução. Texto da introdução. Texto da . introdução. Texto da introdução. introdução. fica centralizado) Texto da introdução. introdução. Texto da introdução. Texto da introdução. Texto da introdução. introdução. Texto da Texto da Texto da introdução. Texto da introdução. introdução. introdução. introdução. Texto da introdução.8 INTRODUÇÃO (sem número. Texto da introdução. Texto da introdução. Texto da introdução. introdução. Texto da introdução. Texto da introdução.

Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho.9 1 TÍTULO DO PRIMEIRO CAPÍTULO (OU PARTE DO TRABALHO) (com número. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. fica alinhado à esquerda) (parágrafo de dois centímetros e entrelinhas 1. .5)Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho.1 Seção do primeiro capítulo Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. 1. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho.

Texto do trabalho. . Texto do trabalho.1 Subseção do primeiro capítulo Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho.10 1. Texto do trabalho. Texto do trabalho.1. Texto do trabalho.1 Seção de subseção do primeiro capítulo Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. 1. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho.1. Texto do trabalho. Texto do trabalho.1. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho.

Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho.11 2 TÍTULO DO SEGUNDO CAPÍTULO Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. . Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho.

Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho.12 3 TÍTULO DO TERCEIRO CAPÍTULO Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. . Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho.

22). Texto da conclusão. Texto da conclusão. Texto da conclusão. Texto da conclusão. Texto da conclusão. Texto da conclusão. texto da citação curta texto da citação curta texto da citação curta texto da citação curta texto da citação curta texto da citação curta . Texto da conclusão. Texto da conclusão. Texto da conclusão. Texto da conclusão. texto da citação curta texto da citação curta texto da citação curta texto da citação curta texto da citação curta texto da citação curta texto da citação curta texto da citação curta texto da citação curta texto da citação curta”. Texto da conclusão. p. Texto da conclusão. Texto da conclusão. Texto da conclusão. Texto da conclusão. Texto da conclusão.13 CONCLUSÃO (OU CONSIDERAÇÕES FINAIS) Texto da conclusão. Ou Texto do trabalho “texto da citação curta. Texto da conclusão. Texto da conclusão. “texto da citação curta. ================================================================== Exemplo de citação direta curta – no máximo três linhas (deve ficar entre aspas quando se copia literalmente o que o autor disse): Conforme esclarece Fulano (2006. Texto da conclusão.

Texto da citação longa. Texto da citação longa. p. Texto da citação longa (SOBRENOME. Texto da citação longa. Texto da citação longa. Texto da citação longa. Texto da citação longa. XX). 22). texto da citação indireta texto da citação indireta texto da citação indireta texto da citação indireta texto da citação indireta texto da citação indireta texto da citação indireta texto da citação indireta texto da citação indireta texto da citação indireta. p. (Recuado em 4 centímetros. Texto da citação longa. p. texto da citação indireta texto da citação indireta texto da citação indireta texto da citação indireta texto da citação indireta texto da citação indireta texto da citação indireta texto da citação indireta texto da citação indireta texto da citação indireta (FULANO. ano. Texto da citação longa. Texto da citação longa.14 texto da citação curta texto da citação curta texto da citação curta texto da citação curta” (FULANO. (Recuado em 4 centímetros. Texto da citação longa. Texto do trabalho. Texto da citação longa. Texto da citação longa. Ou Texto do trabalho. Texto da citação longa. Texto da citação longa. Texto do trabalho. Exemplo de citação indireta ou paráfrase aspas): (deve-se “traduzir” o que o autor disse. Texto do trabalho. não se usa Conforme esclarece Fulano (2006. Texto da citação longa. p. XX). Texto da citação longa. 2006. 22). texto da citação indireta. Texto do trabalho. 22). Exemplo de citação direta longa (deve-se copiar literalmente o que o autor disse): Texto do trabalho. Texto da citação longa. p. texto da citação indireta. Texto da citação longa. Texto da citação longa. Texto da citação longa. Texto do trabalho Texto da citação longa. tamanho 10 ou 11 e entrelinhas simples) . Texto da citação longa. Texto da citação longa. 2006. tamanho 10 ou 11 e entrelinhas simples) Ou De acordo com Fulano (2007.

200 Exemplo 1.200 1. ano.15 Exemplo de uso de figuras: Figura 1 – Título da figura. página) Exemplo de legenda para tabelas: Tabela 1 – Título da tabela. Tipos de formação Texto de tabela à esquerda Texto de tabela à direita Texto de tabela centralizado Texto de tabela justificado Fonte: (idem à figura) 1.200 . Fonte: Dados do autor (ou coloca-se de onde foi retirado: autor.200 1.

Texto do trabalho. Texto da nota de rodapé. 1 Texto da nota de rodapé. Texto do trabalho2. Texto do trabalho. Texto da nota de rodapé.16 Exemplo de um texto com uma nota de rodapé: Texto do trabalho1. Texto da nota de rodapé. Texto da nota de rodapé. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto da nota de rodapé. Texto da nota de rodapé. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto da nota de rodapé. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto da nota de rodapé. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. . Texto do trabalho. Texto da nota de rodapé. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto da nota de rodapé. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto da nota de rodapé. (tamanho 10 e entrelinhas simples) 2 Texto da nota de rodapé. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto da nota de rodapé. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto do trabalho. Texto da nota de rodapé. Texto da nota de rodapé. Texto do trabalho.

Lisboa: Sá da Costa.. Paris: Presses Universitaires de France. 1974. São Paulo: Herder. 1965. Jena. Paris: Gallimard. Willian J. 2. Les conditions de l’esprit scientifique. Edição (somente a partir da 2ª = Ex. Local (dois pontos): Editora (vírgula). São Paulo: McGraw-Hill do Brasil. FERNANDES. 1961. Alfonso Trujillo. 1966. Pré-nome/Nome do Autor (ponto). Curso de bibliografia geral. ed. Vrin. Estrutura e apresentação de publicações científicas. Métodos em pesquisa social. ed. 2. (em ordem alfabética. GOODE. BOAVENTURA. 1967. São Paulo: Melhoramentos. Técnicas de estudo: como estudar sozinho. Gaston. entrelinhas simples e espaço dupla entre as referências) BACHELARD. HACKETT. Rio de Janeiro: Record. 1969. ed. São Paulo: Ed. BRECHT. DESCARTES. Diretrizes do pensamento filosófico. Arnold. FIGUEIREDO. 1977. A prática da pesquisa. Teoria política. 1969. Nacional. Lélia Galvão Caldas da. Maria Nilza de Oliveira. Paul K. ______. CUNHA. Pesquisa da informação e elaboração do trabalho intelectual. New York: Harcourt. G. HATT. René. ) (ponto).obra com um autor: ÚLTIMO SOBRENOME DO AUTOR EM CAIXA ALTA (vírgula). Eurialo.. J. BÉNÉZÉ. Salvador: Estuário. Ordenamento de idéias. Gilles Gaston. 1976. coloque dois pontos entre o título e o subtítulo . FOURASTIÉ. Laura Maia de. ano (ponto).17 REFERÊNCIAS Referências mais simples . 1967. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil. 6. Laura. WILLIAMSON. Brace & World. 1966. 1979. Rio de Janeiro: Kennedy. Metodologia da ciência. Edivaldo. Míriam Mara Dantur de La Rocha. ed. 1954. 1955. Título da obra em itálico ou em negrito (se tiver subtítulo. 1977. CASTRO. BOCHENSKI. Richard. Lógica e filosofia das ciências. 1956. Porto Alegre: Mecanografia Sudesul. ed. Design for a composition.. M. São Paulo: EPU. Discurso do método. La méthode expérimentale. CANNABRAVA.subtítulo sem destaque) (ponto). . La formation de l’esprit scientifique. Nacional. Paris: J. Rio de Janeiro: Zahar. 1956. São Paulo: Ed. BIASOTTI. FERRARI. Cláudio de Moura. 17. 24. Introdução à filosofia científica. GRANGER.

A conduta na pesquisa. Herbert.. A pesquisa em ciências humanas. C. 1991. Porto Alegre: Lima. JOLIVET. La lógica de la investigación científica. ed. 7. LUFT. Curso moderno de filosofia. 1969. Pedro. Abraham. MORGAN. KNELLER. Rio de Janeiro: Zahar. São Paulo: Perspectiva. Clifford T. Rio de Janeiro: Mestre Jou. 1970. 1982. 1980. 1970. Manual de filosofia. Caxias do Sul: UCS. NOGUEIRA. NAGEL. 2. Fundamentos de metodologia científica. Abraham A. 1967. JAPIASSU.18 HEIMANN. 1969. 1965. 1967. 1969. HOUAISS. 1971. James. Denis. 1967. São Paulo: Cultrix. Metodologia de elaboração de teses. 4. ed. A criação científica. NÉRICE. 6. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura. José Alfredo A. Rio de Janeiro: Lidador. O mito da neutralidade científica. Álvaro Vieira. Introdução à filosofia da educação. Nacional. ed. 1959. Rio de Janeiro: Zahar. Nacional. Oracy. 1981. POPPER. Como estudar. Rio de Janeiro: Zahar. MARCONI. 1968. Régis. São Paulo: Ed. LAKATOS. 1965. História das doutrinas econômicas. VERGEZ. Metodologia do ensino superior. Rio de Janeiro: Agir. MOLES. ed. Karl. George E. PINTO. 1966. José Carlos. MIRA Y LOPES. LEITE. Peter H. 2. Pesquisa social. 1969. Métodos de investigação sociológica. MARINHO. LAHR. 1978. HYMAN. 2. Hilton. São Paulo: Herder. História das doutrinas econômicas. São Paulo: Atlas. L. HUGON. Madrid: Tecnos. São Paulo: Ed. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro. 1958. KÖCHE. Lógica. ed. Trabalho científico: sua estrutura e apresentação. LIARD. E. Técnicas de pesquisa. Antônio. André. Marina de Andrade. MANN. Rio de Janeiro: Imago. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil. 1968. Ciência e existência. As paixões da ciência. Celso Pedro. 1978. . 1967. DEESE. Eduard. Paul. Emílio. Rio de Janeiro: Freitas Bastos. 1957. Petrópolis: Vozes. São Paulo: Atlas. Rio de Janeiro: Freitas Bastos. Curso de filosofia. Elementos de bibliografia. São Paulo: Letras & Letras. Como estudar e como aprender. 1971. HUISMANN. ______. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. ed. Planejamento e análise de pesquisa. Eva Maria. KAPLAN. Porto: Apostolado da Imprensa. Filosofia da ciência. Imídeo Giuseppe.

. Métodos e técnicas de pesquisa bibliográfica. Monografia e tese. SALVADOR. RUDIO. São Paulo: Herder. Gládis Knak..19 REHFELDT. Introdução ao projeto de pesquisa científica. S. Lógica. M. 1976. Ângelo Domingos. SALMON. Metodologia científica. São Paulo: Atlas.. Rio de Janeiro: Zahar. Métodos de pesquisa nas relações sociais. 1978. DEUTSCH. RUIZ. SELLTIZ. ed. Petrópolis: Vozes. 1969. 2. João Álvaro. Porto Alegre: Sulina. Porto Alegre: Sulina. Wesley C. COOK. . 1980. 1980. M. C. Franz Victor. 1970. JAHODA.

.20 ANEXO A – TÍTULO DO ANEXO A Texto do Anexo A.