You are on page 1of 35

Este capítulo abrange as práticas básicas de segurança no local de trabalho, as ferramentas de hardware e software e o descarte de materiais perigosos.

As diretrizes de segurança ajudam a proteger as pessoas contra acidentes e ferimentos e os equipamentos contra danos. Algumas dessas diretrizes foram criadas para proteger o ambiente da contaminação por materiais descartados. Fique atento às situações que poderiam resultar em avarias ou danos aos equipamentos. Os sinais de alerta foram projetados para alertá-lo sobre o perigo. Mantenha-se sempre atento a esses sinais e tome as medidas apropriadas de acordo com o alerta fornecido. Após a conclusão deste capítulo, você estará apto a:    Explicar a finalidade das condições e procedimentos de trabalho com segurança. Identificar as ferramentas e o software utilizados com os componentes do computador pessoal e suas finalidades. Implementar o uso da ferramenta adequada.

As condições de trabalho com segurança ajudam a evitar que as pessoas se machuquem e que ocorram danos aos equipamentos de computador. Um local de trabalho seguro é limpo, organizado e iluminado adequadamente. Todos devem compreender e seguir os procedimentos de segurança. Siga os procedimentos adequados quando manusear equipamentos de computador a fim de diminuir o risco de ferimentos, danos aos bens e perda de dados. Danos ou perdas podem resultar em ações por danos movidas pelo proprietário dos bens e dos dados. O descarte ou reciclagem adequada de componentes perigosos de computador é um problema global. Não deixe de cumprir as regulamentações que regem a maneira de descartar determinados itens. As organizações que violam essas regulamentações podem ser multadas ou enfrentar onerosas batalhas jurídicas. Após a conclusão desta seção, você estará apto a:    Identificação dos procedimentos de segurança e os possíveis riscos aos usuários e técnicos. Identificação dos procedimentos de segurança para proteger o equipamento de danos e de perda de dados. Identificação dos procedimentos de segurança para proteger o ambiente contra contaminação.

Diretrizes gerais de segurança Siga as diretrizes básicas de segurança para evitar cortes, queimaduras, choques elétricos e danos à visão. De acordo com as melhores práticas, certifique-se de que há extintor de incêndio e kit de primeiros socorros disponíveis em caso de incêndio ou ferimentos. A Figura 1 descreve uma lista de diretrizes gerais de segurança. CUIDADO: a voltagem de fontes de energia e monitores é muito alta. Não use a pulseira antiestática quando consertar fontes de energia ou monitores. CUIDADO: algumas peças da impressora podem ficar muito quentes durante o funcionamento e outras peças podem conter alta voltagem. Antes de fazer os reparos, verifique se a impressora teve tempo de esfriar. Consulte o manual da impressora para saber onde ficam os componentes que podem conter alta voltagem. Alguns componentes podem reter alta voltagem mesmo depois que a impressora foi desligada. Diretrizes de segurança em caso de incêndio Siga as diretrizes de segurança em caso de incêndio para proteger vidas, estruturas e equipamentos. Para evitar choque elétrico e evitar danos ao computador, desligue-o e tire-o da tomada antes de iniciar os reparos. O fogo pode se alastrar rapidamente e causar muitos estragos. O uso adequado do extintor de incêndio pode impedir que um pequeno incêndio fuja do controle. Ao trabalhar com componentes do computador, sempre considere a possibilidade de ocorrer um incêndio acidental e saiba como reagir. Em caso de incêndio, siga os seguintes procedimentos de segurança:     Nunca tente combater um incêndio que está fora de controle ou não foi contido. Sempre tenha uma rota de fuga de incêndio planejada antes de iniciar qualquer trabalho. Saia do prédio rapidamente. Chame os serviços de emergência para pedir ajuda.

Localize as instruções de uso do extintor de incêndio no local de trabalho e leia-as antes de haver necessidade de usá-lo. O treinamento de segurança pode estar disponível em sua organização. Nos Estados Unidos, existem quatro classificações para extintores de incêndio. Letras, cores e formas diferentes identificam cada categoria de extintor, como mostra a Figura 2. Cada tipo de extintor de incêndio possui produtos químicos específicos para combater tipos diferentes de incêndios:     Classe A – Papel, madeira, plástico e papelão Classe B – Gasolina, querosene e solventes orgânicos Classe C – Equipamentos elétricos Classe D – Metais inflamáveis

Quais são os tipos de classificações de extintores de incêndio em seu país? É importante saber como usar um extintor de incêndio. Use a sigla de memorização P-D-A-M para ajudá-lo a lembrar as instruções básicas da operação de um extintor de incêndio: P - Puxe a trava. D - Direcione à base do fogo, não às chamas. A - Aperte o gatilho. M - Mova o jato de um lado para o outro.

ambos recebem um choque. Se o nível de umidade estiver alto demais. Se a descarga causar dor ou produzir ruído. Siga as diretrizes de manuseio adequado. Siga as recomendações a seguir para ajudar a evitar os danos da ESD:     Mantenha todos os componentes em sacos antiestáticos até estar pronto para instalá-los. Os circuitos de computador necessitam de voltagem e corrente para operar componentes eletrônicos. A ESD pode ser destrutiva aos componentes eletrônicos de um sistema de computador. Em termos comparativos. Se o nível de umidade estiver baixo demais. é possível que se forme eletricidade estática em você enquanto caminha sobre um piso acarpetado. descarga eletrostática). Recomendações de proteção contra a ESD A ESD pode provocar danos permanentes em componentes elétricos. Utilize malhas metálicas no piso para aterramento elétrico nas áreas de trabalho. a probabilidade é de que a ESD aumente. menos de 30 volts de eletricidade estática bastariam para danificar um componente do computador. Clima O clima afeta o equipamento de computador de diversas maneiras:    Se a temperatura ambiente estiver alta demais. . Utilize pulseiras antiestáticas quando trabalhar nos computadores.ESD (Electrostatic discharge.000 volts. Para que uma pessoa consiga sentir a ESD. O movimento de elétrons é denominado corrente. o equipamento pode sofrer superaquecimento. é preciso que se tenham formado no mínimo 3. conscientize-se das questões referentes ao ambiente e utilize equipamentos que estabilizem a energia para evitar danos ao equipamento e perda de dados.000 volts de eletricidade estática. Utilize malhas metálicas de aterramento elétrico nas bancadas. Ao tocar outra pessoa. climas extremos e fontes de eletricidade com qualidade precária podem causar danos ao equipamento do computador. significa que provavelmente foi superior a 10. Quando a voltagem em um computador não é exata nem constante. Voltagens instáveis são denominadas oscilações de energia. Por exemplo. A Figura 1 mostra como as condições do ambiente aumentam ou reduzem o risco de ESD. O blecaute pode ser causado por fusível queimado. transformador danificado ou queda na rede de energia elétrica. seus componentes podem não funcionar corretamente. Esse depósito pode destruir um componente e provocar danos. ESD Eletricidade estática é a formação de uma carga elétrica depositada sobre uma superfície. Os tipos de oscilações de energia CA a seguir podem provocar perda de dados ou falha de hardware:  Blecaute – perda total de energia CA. Tipos de oscilação de energia Voltagem é a força que movimenta os elétrons em um circuito. o equipamento pode sofrer os danos com essa umidade.

a bateria fornece energia CD a um inversor de energia. O supressor de surto desvia a voltagem elétrica extra na rede para o fio terra. fonte de energia ininterrupta) – ajuda na proteção contra possíveis problemas de energia elétrica fornecendo-a para um computador ou outro dispositivo. Quando a voltagem diminui. Surto de energia – aumento drástico na voltagem acima do fluxo normal da corrente elétrica. Os cortes parciais de energia ocorrem quando a voltagem da rede de energia elétrica cai para menos de 80% do nível de voltagem normal. . Se houver falha no dispositivo de acionamento. Muitos dispositivos de UPS conseguem se comunicar diretamente com o sistema operacional de um computador. mas também podem ocorrer quando o sistema elétrico volta a funcionar após um blecaute. SPS (Standby Power Supply. que pode provocar erros no sistema de computador. a bateria não conseguirá fornecer a energia para o computador. A UPS é capaz de fornecer uma qualidade de energia consistente quando ocorrem blecautes e cortes parciais de energia. UPS (Uninterruptible Power Supply. Ruído – interferência de geradores e raios. A bateria é constantemente recarregada enquanto a UPS está funcionando. A bateria fica em standby durante as operações normais. Pico – aumento repentino na voltagem que se estende por um período bem curto e ultrapassa 100% da voltagem normal de uma rede.  CUIDADO: nunca conecte uma impressora a um dispositivo UPS. Os picos podem ser causados por relâmpagos. Esse dispositivo não é tão confiável quanto a UPS devido ao tempo que demora para acionar a bateria. fonte de energia de reserva) – ajuda na proteção contra possíveis problemas de energia elétrica fornecendo uma bateria de backup para fornecer energia quando a voltagem recebida cai ficando abaixo do nível normal. O ruído resulta em uma energia desordenada.    Corte parcial de energia – nível de voltagem da energia CA reduzido que se estende por um período de tempo. que a transforma em energia AC para o computador. use dispositivos de proteção para preservar os dados e o equipamento de computador:   Supressor de surto (Surge Suppressor) – ajuda na proteção contra danos causados por surtos e picos. A Figura 2 mostra alguns exemplos de supressores de surto e dispositivos UPS e SPS. Dispositivos de proteção da energia Para ajudar a se proteger contra problemas ligados à oscilação de energia. Essa comunicação permite que a UPS desligue o computador com segurança e salve os dados antes que a UPS perca toda a energia elétrica. Os fabricantes de UPS recomendam não conectar uma impressora a uma UPS devido ao risco de queimar o motor da impressora. O corte parcial de energia pode ser causado pela sobrecarga dos circuitos elétricos. O surto de energia se estende por alguns nanossegundos ou por um bilionésimo de segundo.

.

consulte a MSDS do fabricante. é fundamental considerar o descarte seguro de cada componente separado. riscos de incêndio e necessidades de primeiros socorros. O computador se torna obsoleto para os aplicativos a que se destinava em princípio. No Reino Unido. .Os computadores e periféricos. O OSHA também exige que os funcionários sejam informados sobre os materiais com que estão trabalhando e que recebam informações de segurança do material. Qual órgão controla o uso de produtos químicos perigosos em seu país? As planilhas MSDS são obrigatórias? A MSDS possui informações extremamente importantes. Materiais perigosos também podem ser chamados de resíduo tóxico. entre em contato com as autoridades locais responsáveis pela reciclagem ou pela remoção do lixo em sua comunidade. Nos EUA. Para identificar se um material é classificado como perigoso. informações e embalagem de produtos químicos perigosos para comercialização) controla o manuseio de materiais perigosos. A CHIP3 exige que os fornecedores de produtos químicos embalem e transportem produtos químicos perigosos com segurança e incluam uma planilha de dados com o produto. Na Figura 2. Inclui ainda medidas de proteção para o manuseio e o armazenamento seguro dos materiais. Sempre verifique as leis locais referentes aos métodos aceitáveis de descarte antes de descartar qualquer equipamento eletrônico. Antes de descartar um computador ou algum de seus componentes. Modelos mais novos possuem recursos aprimorados. vazamento e descarte. Esses materiais podem conter elevadas concentrações de metais pesados como cádmio. o OSHA (Occupational Safety and Health Administration. contêm materiais que podem ser nocivos ao meio-ambiente. como mostra a Figura 1. Para obter informações sobre os procedimentos e serviços de descarte. a planilha MSDS contém informações sobre incompatibilidade e reatividade química que incluem procedimentos para derramamento. incluindo ingredientes perigosos que podem afetar a saúde pessoal. como dados sobre incêndio e explosão Procedimentos para derramamentos e vazamentos Precauções especiais Perigos à saúde Necessidades de proteção especial Os computadores e outros dispositivos de computador acabam sendo descartados devido a um dos seguintes motivos:    Peças ou componentes começam a apresentar falhas mais freqüentes à medida que o dispositivo fica mais antigo. MSDS A MSDS é uma planilha que resume as informações sobre a identificação do material. departamento de segurança e saúde ocupacional) exige que todos os materiais perigosos sejam acompanhados por uma MSDS quando transferidos para um novo proprietário. a lei de 2002 CHIP3 (Chemicals Hazard Information and Packaging for Supply. As informações da MSDS incluídas com produtos adquiridos para reparos ou manutenção de computadores podem ser relevantes aos técnicos de computadores. As regulamentações referentes ao descarte de materiais perigosos variam conforme o estado ou o país. OBSERVAÇÃO: a MSDS é muito importante para determinar como descartar materiais potencialmente perigosos da maneira mais segura possível. chumbo ou mercúrio. tais como:         O nome do material As propriedades físicas do material Qualquer ingrediente perigoso que componha o material Dados de reatividade.

lítio. nem descarte-os em fossos que tenham ligação com o esgoto público. As latas ou garrafas que contêm solventes e outros materiais de limpeza devem ser manuseadas com cuidado. Todas as baterias. Nunca jogue produtos químicos ou solventes na pia. os CRTs podem conter aproximadamente 1. Descarte adequado de kits de toner. Verifique se foram identificadas e consideradas como lixo perigoso especial. agência norte-americana de proteção ambiental). Essa opção pode ser ainda mais dispendiosa porque usar cartuchos de jato de tinta reabastecidos também pode anular a garantia da impressora. incluindo as de íon de lítio. estão sujeitas aos procedimentos de descarte que cumprem as leis ambientais locais. se o conteúdo não foi usado completamente. Descarte adequado de solventes químicos e latas de aerossol Entre em contato com a empresa de saneamento local para saber como e onde descartar os produtos químicos e solventes usados para limpar os computadores.8 kg de chumbo. níquel-cádmio. algumas latas de aerosol podem explodir quando expostas ao calor. Esses metais não se decompõem e permanecerão no meio-ambiente durante muitos anos. mas não são recomendados porque a tinta pode vazar dentro da impressora causando danos irreversíveis. O mercúrio é muito usado na fabricação de baterias e é extremamente tóxico e prejudicial às pessoas. . Segundo a EPA (U. A reciclagem de baterias deve ser uma prática padrão dos técnicos. Alguns fornecedores e fabricantes de cartuchos de toner aceitam cartuchos vazios para serem reabastecidos. Há também empresas especializadas em reabastecer cartuchos vazios. Os CRTs contêm vidro. Os monitores devem ser descartados cumprindo as leis ambientais. bário e metais terrosos raros. plástico. As baterias de sistemas de computador portáteis podem conter chumbo. Descarte adequado de monitores ou CRTs Manuseie monitores e CRTs com cuidado.S. Há kits para reabastecer cartuchos de impressora jato de tinta disponíveis. metal. Uma voltagem extremamente alta pode ser armazenada nos monitores e CRTs. mesmo depois de terem sido desconectados da fonte de energia. cartuchos e reveladores Kits de toner e cartuchos de impressoras usados devem ser descartados adequadamente ou reciclados. manganês alcalino e mercúrio. Environmental Protection Agency. Por exemplo. níquel-metal hidrido e ácido-chumbo. chumbo.Descarte adequado de baterias As baterias muitas vezes contêm metais terrosos raros que podem ser nocivos ao meioambiente. cádmio.

.

Para cada trabalho existe a ferramenta certa. Após a conclusão desta seção. você estará apto a:    Identificação das ferramentas de hardware e suas finalidades. ser usada como material de referência para problemas que venham a ocorrer no futuro ou para outros técnicos que talvez nunca tenham enfrentado o mesmo problema antes. então. O uso de ferramentas e softwares de modo hábil facilita o trabalho e assegura que as tarefas sejam realizadas de modo adequado e com segurança. Identificação das ferramentas organizacionais e suas finalidades. O técnico deve documentar todos os reparos e problemas dos computadores. porém os formatos eletrônicos são mais recomendados porque são meios mais fáceis de pesquisar problemas específicos. Use essas ferramentas para identificar qual dispositivo de computador não está funcionando corretamente. As ferramentas de software existem para ajudar a diagnosticar problemas. A documentação pode ser feita em papel. A documentação poderá. Certifique-se de que você está familiarizado com o uso correto de cada ferramenta e que a ferramenta correta está sendo usada para a tarefa que está em andamento. . Identificar as ferramentas de software e suas finalidades.

qualidade e preço. Ferramentas de limpeza Ter as ferramentas de limpeza adequadas é fundamental para a manutenção ou o reparo de computadores. À medida que ganhamos experiência. aprendemos quais ferramentas devemos ter disponíveis para diferentes tipos de trabalhos. Elas são vendidas separadamente ou como parte de um kit de ferramentas de reparos de computador. Clique nos itens da Figura 3 para saber mais sobre as ferramentas de limpeza. A pulseira antiestática protege os equipamentos de computador quando estão aterrados em um chassi de computador. Ferramentas de diagnóstico O multímetro digital e o adaptador loopback são usados para testar o hardware.O kit de ferramentas deve conter todas as ferramentas necessárias para concluir reparos de hardware. O uso dessas ferramentas garante que os componentes do computador não serão danificados durante a limpeza. A manta antiestática protege o equipamento de computador evitando que a eletricidade estática se acumule no hardware ou no técnico. Clique nos itens da Figura 2 para saber mais sobre as ferramentas manuais. Ferramentas manuais A maioria das ferramentas usadas no processo de montagem do computador são pequenas ferramentas manuais. Clique nos itens da Figura 1 para saber mais sobre as ferramentas ESD. Clique nos itens da Figura 4 para saber mais sobre as ferramentas de diagnóstico. . As ferramentas de hardware são agrupadas nas quatro categorias a seguir:     Ferramentas ESD (descarga eletrostática) Ferramentas manuais Ferramentas de limpeza Ferramentas de diagnóstico Ferramentas ESD Existem duas ferramentas ESD: a pulseira e a manta antiestáticas. Os kits de ferramentas variam muito em tamanho.

.

.

.

.

.

.

.

.

Os computadores infectados podem até mesmo apresentar problemas de desempenho do hardware ou de falha de componentes. aplicativos e dados. e que realiza tarefas como inicialização de discos. ele garante que atualizações automáticas sejam definidas para download e instalação automáticos. preparar discos para o armazenamento de dados e remover arquivos indesejados. na manutenção de hardware e na proteção dos dados armazenados no computador. Clique em cada um dos botões na Figura 1 para ver imagens das seguintes ferramentas de gerenciamento de disco:        Fdisk ou Gerenciamento de disco – usada para criar e excluir partições do disco rígido Format – usada para preparar o disco rígido para o armazenamento de informações Scandisk ou Chkdsk . As ferramentas de gerenciamento de disco ajudam a detectar e corrigir erros do disco. spyware e outros tipos de ataques maliciosos infectam milhões de computadores todos os anos. restaurar arquivos danificados ou perdidos. O Centro de segurança faz verificações contínuas para certificar-se de que os programas antivírus e firewall de software estão em execução. Vários tipos de software são usados para proteger hardware e dados. Para garantir a segurança dos dados e a integridade do sistema operacional e hardware. Ferramentas de gerenciamento de disco É importante que você identifique o software a ser usado nas diversas situações. Spyware pode ser instalado sem o conhecimento ou a permissão do usuário. O disco de inicialização do Windows XP destina-se a reparar arquivos de sistema do Windows. Há ferramentas de software de terceiros disponíveis para ajudar na solução de problemas.usada para limpar espaço no disco rígido procurando os arquivos que podem ser excluídos com segurança Disk Management (Gerenciamento de disco) .utilitário do sistema usado para gerenciar discos rígidos e partições. Clique em cada botão na Figura 2 para ver imagens dessas ferramentas de software de proteção:  Windows XP Security Center (Centro de segurança do Windows XP) – permite que você verifique o status de configurações essenciais do computador. Defrag – usada para otimizar o espaço no disco rígido de forma a agilizar o acesso a programas e dados Disk Cleanup (Limpeza de disco) . Spyware Remover (Removedor de spyware) – protege contra software que envia informações sobre hábitos de navegação na Web a um invasor. criação e formatação de partições System File Checker (SFC) – utilitário de linha de comando que verifica os arquivos críticos do sistema operacional e substitui os que estiverem corrompidos Use o disco de inicialização do Windows XP para solucionar problemas e reparar arquivos corrompidos. Ferramentas de software de proteção Vírus.usada para verificar a integridade de arquivos e pastas no disco rígido examinando a superfície do disco em busca de erros físicos.O técnico deve estar apto a utilizar diversas ferramentas de software para ajudar no diagnóstico de problemas. Esses ataques podem danificar o sistema operacional. Antivírus Program (Programa antivírus) – protege o computador contra ataques de vírus. e reinstalar o sistema operacional. Além disso. use software elaborado para oferecer proteção contra ataques e remover programas maliciosos.    . Firewall – programa executado continuamente para proteger contra comunicações não autorizadas enviadas e recebidas no computador.

.

.

.

.

.

Certifique-se de anotar toda alteração realizada na configuração do equipamento e as peças substituídas durante o reparo. ser usada como material de referência para problemas semelhantes que ocorram futuramente. Um computador de trabalho também é um recurso valioso a ser utilizado em reparos locais de computador.  Ferramentas de referência na Internet A Internet é uma fonte excelente de informações sobre problemas específicos de hardware e possíveis soluções:       Mecanismos de pesquisa na Internet Grupos de notícias Perguntas freqüentes do fabricante Manuais on-line de computador Fóruns e bate-papo on-line Sites técnicos A Figura 1 mostra um exemplo de site técnico. Consulte essas notas para evitar a repetição de etapas anteriores e determinar as etapas seguintes. Ferramentas diversas Com a prática. que inclua a data. . Certifique-se de anotar toda alteração realizada na configuração do equipamento e as peças substituídas durante o reparo. A Figura 3 mostra os tipos de peças de substituição de computador a serem incluídas em um kit de ferramentas. caso não haja um organizador de peças disponível. Esses documentos precisam ser armazenados em local central e estar disponíveis a todos os outros técnicos. manuais do fabricante. Essa documentação será valiosa se você se deparar com situações semelhantes no futuro. O seu diário e suas anotações poderão ser valiosos se você se deparar com situações semelhantes no futuro. então. A documentação no diário deve incluir descrições do problema. o técnico mantém um diário das atualizações e dos reparos executados. O computador de trabalho pode ser usado para pesquisar informações. O histórico permite ao técnico determinar o trabalho que já foi realizado em um computador. A documentação poderá. Além da fatura. possíveis tentativas de soluções para corrigir o problema e as etapas para repará-lo. A utilização de componentes de trabalho em bom estado para a substituição de componentes danificados nos computadores o ajudará a determinar rapidamente qual componente não funciona bem. A Figura 2 mostra como um rolo de fita crepe pode ser usado para etiquetar as peças que foram removidas de um computador.   Anotações – faça anotações durante o processo de investigação e reparo. você descobrirá vários outros itens que poderão ser adicionados ao kit de ferramentas. Verifique se as peças estão em boas condições antes de usá-las. Diário – documente as atualizações e os reparos realizados. as peças de substituição e as informações do cliente. Histórico de reparos – faça uma lista detalhada dos problemas e reparos. guias de referência rápida e um diário de reparos. A documentação deve incluir descrições do problema. fazer download de ferramentas ou drivers ou comunicar-se com outros técnicos. possíveis tentativas de soluções para corrigir o problema e as etapas para repará-lo.É importante que o técnico documente todos os serviços e reparos. Um bom serviço inclui uma descrição detalhada do problema e da solução para o cliente. Ferramentas de referência pessoal As ferramentas de referência pessoal incluem guias de solução de problemas.

.

. você estará apto a:     Demonstração do uso adequado de uma pulseira antiestática. repare ou substitua todos os itens que não funcionem corretamente. É bem menos provável que você se machuque ou danifique componentes se usar a ferramenta adequada para o trabalho. Limpe. Após a conclusão desta seção. Demonstração do uso adequado de várias ferramentas manuais. Antes de limpar ou reparar equipamentos. verifique se suas ferramentas estão em boas condições.A segurança no local de trabalho é responsabilidade de todos. Demonstração do uso adequado de materiais de limpeza. Demonstração do uso adequado de uma manta antiestática.

Quando a eletricidade estática se acumula em seu corpo. O metal na parte traseira da pulseira deve permanecer em contato com a pele o tempo inteiro. . a pulseira tem duas partes e é fácil de usar: 1.Como informado anteriormente. colares e outras bijuterias ou jóias soltas estão bem presas. A estrutura metálica do gabinete é um bom local para conectar o fio. Coloque a pulseira ao redor do seu punho e prenda-a com o fecho ou o velcro. um exemplo de descarga eletrostática é o choque suave que alguém sente ao atravessar uma sala acarpetada e tocar na maçaneta de uma porta. a mesma descarga elétrica que passar de você para o computador causará danos aos seus componentes. A pulseira antiestática é um condutor que conecta seu corpo ao equipamento no qual você está trabalhando. poliéster ou lã. OBSERVAÇÃO: conecte o fio ao equipamento. e prender as camisas dentro da calça para evitar interferência de suas roupas. retirar lenços ou gravatas. 2. a conexão estabelecida entre a pulseira e o equipamento (ou terra) canaliza a eletricidade através do fio conectado à pulseira. Verifique se brincos. Como indica a Figura 1. Para conectar o fio ao equipamento no qual você está trabalhando. Superfícies pintadas não conduzem a eletricidade tão bem quanto as de metal sem pintura. você pode reduzir ainda mais os riscos se não usar roupas de seda. no mesmo lado do braço com a pulseira antiestática. Esses tecidos são mais propensos a gerar descarga estática. CUIDADO: nunca use a pulseira antiestática ao reparar monitores ou CRTs. o fio não o atrapalhará enquanto você trabalha. Embora esse choque não lhe cause problemas. O objetivo de uma pulseira antiestática é equilibrar a descarga elétrica entre você e o equipamento. Assim. O uso da pulseira antiestática pode evitar danos por descarga elétrica aos componentes do computador. OBSERVAÇÃO: os técnicos devem dobrar as mangas. Embora a pulseira antiestática ajude a evitar a descarga eletrostática. Prenda o conector à extremidade do fio da pulseira e conecte a outra extremidade ao equipamento ou ao mesmo ponto de aterramento ao qual a esteira antiestática está conectada. escolha uma superfície metálica sem pintura.

OBSERVAÇÃO: sempre segure os componentes pelas bordas. Os carpetes podem acumular descarga eletrostática. o que reduzirá as chances de descarga eletrostática. Disponha a manta no espaço de trabalho ao lado ou por baixo do gabinete do computador. aterre a bancada e a manta antiestática do piso. 2. Manta antiestática A manta antiestática é levemente condutora. A redução do potencial de energia eletrostática diminui a probabilidade de danos a circuitos ou componentes delicados. Bancada Ao trabalhar em uma bancada. seu corpo terá a mesma carga do equipamento. Se você tiver controle sobre o ambiente. Prenda a manta ao gabinete para ter uma superfície aterrada sobre a qual você poderá colocar as peças removidas do sistema. Ela retira a eletricidade estática de um componente e a transfere para um ponto de aterramento. procure manter seu espaço de trabalho longe de áreas acarpetadas. Com a manta e a pulseira. Se você não puder evitar os tapetes. como mostra a Figura 1: 1.Nem sempre você tem a opção de trabalhar em um computador em um espaço bem equipado. . crie um ponto de aterramento na parte sem pintura do gabinete do computador no qual você está trabalhando antes de tocar em qualquer componente.

alicates de ponta fina ou pinças Como mostra a Figura 6. Campos magnéticos podem ser prejudiciais aos dados armazenados em mídia magnética. como indica a Figura 2. O chumbo do lápis pode atuar como condutor e danificar componentes do computador. Não utilize esse tipo de chave de fenda para furações. Se você não conseguir remover um componente. CUIDADO: não insira lápis no computador para alterar a configuração de botões ou remover jumpers. Quando trabalhar perto de dispositivos eletrônicos. verifique se as ferramentas em uso não foram magnetizadas. Isso irá danificar a cabeça da chave de fenda. Para testar sua ferramenta. use uma chave de fenda Phillips com parafusos de cabeça flangeada. Não use a chave de fenda como alavanca. Chave de fenda Phillips Como mostra a Figura 4. Parafusos Utilize a chave de fenda apropriada para cada parafuso. Não arranhe ou atinja qualquer componente ao usar essas ferramentas.O técnico tem que saber usar corretamente todas as ferramentas do kit. pode ficar emperrado ou não prender com firmeza. Se a ferramenta atrair o parafuso. Posicione a ponta da chave de fenda na cabeça do parafuso. Não use chave de fenda com cabeça chata para remover parafusos Phillips. Chave de fenda de cabeça chata Como mostra a Figura 3. Os parafusos podem ficar deformados se você os apertar demais com a chave de fenda. Este tópico aborda muitas das diversas ferramentas manuais usadas para o reparo de computadores. CUIDADO: se for necessário usar excesso de força para remover ou adicionar um componente. verifique se há algum clipe ou trinco que prenda o componente. Descarte os parafusos deformados. CUIDADO: algumas ferramentas são magnetizadas. Não use chaves de fenda hexagonais que sejam grandes demais para o parafuso. os alicates de ponta fina e as pinças podem ser utilizados para prender e retirar peças difíceis de alcançar com as mãos. Chave de fenda hexagonal Como mostra a Figura 5. . Um parafuso deformado. Recuperador de peças. pois isso pode deformar seus filamentos. use uma chave de fenda hexagonal para afrouxar ou prender parafusos de cabeça hexagonal (sextavada). toque-a com o parafuso. use uma chave de fenda de cabeça chata ao trabalhar com parafusos com fenda. Gire a chave de fenda em sentido horário para apertar o parafuso e em sentido anti-horário para soltá-lo. Verifique mais uma vez para certificar-se de que você não se esqueceu de algum parafuso ou não destravou algum clipe que mantém o componente preso. o recuperador de peças. como mostra a Figura 1. Consulte o manual ou o diagrama do dispositivo para obter informações adicionais. provavelmente há algo errado. não a utilize. Os parafusos hexagonais não devem ser apertados demais.

.

Nos componentes elétricos. portanto. A poeira pode causar problemas relacionados ao funcionamento físico de ventoinhas. A Figura 1 mostra um grande acúmulo de poeira em componentes do computador. a não ser que o produto seja específico para esse fim. Misture uma gota de detergente de cozinha em aproximadamente 150 ml de água para criar uma solução de limpeza. Se a água respingar dentro do gabinete. Essas telas não são protegidas por vidro. espere o líquido secar antes de ligar o computador. sem pressioná-las com força. umedeça um pano macio e limpo com água destilada e limpe a tela de cima para baixo. Produtos químicos abrasivos danificarão a cobertura da tela. use um pano macio e seco para remover manchas após a limpeza do monitor. O isolamento impedirá que os dissipadores de calor e as ventoinhas mantenham a temperatura dos componentes. o que causará o superaquecimento e a falha de chips e circuitos. . CUIDADO: antes de limpar qualquer dispositivo. Telas CRT Para limpar as telas de monitores CRT. o acúmulo de poeira agirá como um isolador e impedirá a dispersão do calor.A limpeza interna e externa dos computadores é uma tarefa importantíssima do programa de manutenção. desligue-o e desconecte-o da fonte de energia. limpe-as com suavidade. Telas LCD Não use produtos de limpeza para vidro à base de amônia ou qualquer outra solução em telas LCD. Em seguida. Gabinetes de computador e monitores Limpe os gabinetes de computador e a parte externa dos monitores com um pano umedecido em solução de limpeza não abrasiva. botões e outros componentes mecânicos.

Mantenha a ventoinha imóvel. remova a esfera e limpe-o com produto de limpeza para vidro e um pano macio. Não borrife líquidos dentro do mouse. Nunca incline ou vire o spray de ar comprimido de cabeça para baixo. Certifique-se de que não ficaram fiapos do pano ou do cotonete nos contatos. Você talvez precise de uma lixa de unha para limpar os roletes. Remova a poeira com jatos rápidos do spray. Mouse Use um produto de limpeza para vidro e um pano macio para limpar o exterior do mouse. É recomendável usar uma máscara para evitar a inspiração de partículas de poeira. Limpe os roletes no interior do mouse com o mesmo pano. Os seus motores podem ser danificados se girarem enquanto não estão ligados. Ao limpar um mouse com esfera. Teclado Limpe o teclado com ar comprimido ou com um pequeno aspirador de mão que tenha uma escova acoplada. pois ele contém impurezas que podem danificar os contatos. Remova os fiapos com ar comprimido antes de reinstalar os contatos. O ar comprimido não provoca o acúmulo de energia eletrostática nos componentes. As pás da ventoinha não devem girar com a força do ar comprimido. .Remova a poeira dos componentes com um spray de ar comprimido. Contatos dos componentes Limpe os contatos dos componentes com álcool isopropílico. Use somente um aspirador aprovado para componentes eletrônicos. As peças de plástico do aspirador podem acumular eletricidade estática e descarregá-la nos componentes. Verifique se você está em uma área bem ventilada antes de remover a poeira do computador. Não borrife o produto de limpeza para vidro diretamente no mouse. CUIDADO: nunca use um aspirador comum dentro do gabinete do computador. O gráfico da Figura 2 indica os itens do computador que devem ser limpos e os materiais de limpeza a serem usados em cada caso. Não aplique álcool de uso tópico.

Usar as ferramentas corretas para a tarefa. Familiarizar-se com folhas MSDS sobre questões de segurança e restrições de descarte para proteger o meio ambiente.Este capítulo abordou os procedimentos seguros de laboratório. você se familiarizou com diversas ferramentas usadas para criar. reparar e limpar o computador e os componentes eletrônicos. Seguir todas as diretrizes de segurança para evitar ferimentos em você e em outros. Informar-se sobre como evitar problemas de energia que podem danificar os equipamentos e causar a perda de dados. No laboratório. Saber quais produtos e suprimentos exigem procedimentos especiais de descarte. Aprender a limpar os componentes com segurança. A seguir estão alguns dos conceitos mais importantes deste capítulo:          Trabalhar com segurança para proteger usuários e equipamentos. Você também aprendeu a importância das ferramentas organizacionais e como elas o ajudam a ser mais eficaz. Usar ferramentas organizacionais ao reparar computadores. Saber como proteger um equipamento de danos por descarga eletrostática. . a utilização correta de ferramentas e o descarte apropriado de componentes e suprimentos de computador.