You are on page 1of 27

A montagem de computadores é uma das grandes tarefas do técnico.

Como um técnico, você precisará utilizar lógica e método ao trabalhar com componentes de computador. Como em qualquer função, as habilidades para a montagem de computadores melhorarão drasticamente com a prática. Após a conclusão deste capítulo, você estará apto a:          Abrir o gabinete. Instalar a fonte de energia. Conectar os componentes à placa-mãe e instalá-la. Instalar unidades internas. Instalar unidades nos compartimentos externos. Instalar adaptadores. Conectar todos os cabos internos. Recolocar os painéis laterais e conectar os cabos externos ao computador. Inicializar o computador pela primeira vez.

Os gabinetes de computador são produzidos em diversos formatos. Os formatos referem-se ao tamanho e à forma do gabinete. Prepare o espaço de trabalho antes de abrir o gabinete do computador. Deve haver iluminação adequada, boa ventilação e temperatura ambiente confortável. Todos os lados da bancada ou da mesa de trabalho devem estar livres. Evite acumular ferramentas ou componentes de computador sobre a superfície da bancada ou da mesa. Uma manta antiestática sobre a mesa ajudará a evitar danos por descarga eletrostática aos equipamentos. Pequenos recipientes podem ser usados para guardar parafusos e outras peças à medida que são removidos. Existem diversos métodos para abrir gabinetes. Para saber como abrir determinado gabinete de computador, consulte o manual do usuário ou o site do fabricante. A maioria dos gabinetes é aberta de uma das seguintes maneiras:    A tampa do gabinete pode ser retirada como um todo. Os painéis superior e laterais do gabinete podem ser removidos. A parte superior do gabinete pode ser removida antes dos painéis laterais.

O técnico pode ser solicitado para substituir ou instalar uma fonte de energia. A maioria das fontes de energia se encaixa apenas de uma forma no gabinete do computador. Há três ou quatro parafusos que conectam a fonte de energia ao gabinete. As fontes de energia têm ventoinhas que vibram e podem soltar os parafusos que não estejam bem presos. Ao instalar uma fonte de energia, verifique se todos os parafusos estão em uso e bem fixos. Estas são as etapas de instalação da fonte de energia: 1. Insira a fonte de energia no gabinete. 2. Alinhe os furos da fonte de energia com os furos do gabinete. 3. Fixe a fonte de energia ao gabinete usando os parafusos corretos.

Esta seção detalha as etapas para instalar componentes na placa-mãe e, em seguida, instalar a placa-mãe no gabinete do computador. Após a conclusão desta seção, você estará apto a:    Instalar uma CPU e um dissipador de calor/ventoinha. Instalar a RAM. Instalar a placa-mãe.

A CPU e o dissipador de calor/ventoinha podem ser instalados na placa-mãe antes da inserção da placa-mãe no gabinete do computador. CPU A Figura 1 mostra a imagem amplificada da CPU e da placa-mãe. A CPU e a placa-mãe são sensíveis à descarga eletrostática. Ao manusear a CPU e a placa-mãe, tenha o cuidado de posicioná-las sobre uma manta antistática aterrada. Use uma pulseira antistática ao trabalhar com esses componentes. CUIDADO: Nunca toque nos contatos da CPU ao manuseá-la. A CPU é fixada ao soquete da placa-mãe por uma trava. Os soquetes de CPU atuais são soquetes ZIF. Familiarize-se com a trava antes de tentar fixar uma CPU ao soquete da placamãe. O composto térmico ajuda a manter a temperatura da CPU. A Figura 2 mostra o composto térmico sendo aplicado à CPU. Se você instalar uma CPU usada, use álcool isopropílico para limpar a CPU e a base do dissipador de calor. Esse procedimento remove todos os resquícios de compostos térmicos antigos. Assim, as superfícies estarão prontas para uma nova camada de composto térmico. Siga as instruções do fabricante sobre como aplicar o composto térmico. Dissipador de calor/ventoinha A Figura 3 mostra o dissipador de calor/ventoinha. Trata-se de um dispositivo de resfriamento dividido em duas partes. O dissipador de calor dispersa o calor da CPU. A ventoinha afasta o calor do dissipador de calor. Em geral, o dissipador de calor/ventoinha tem um conector de energia de 3 pinos. A Figura 4 mostra o conector e o cabeçote da placa-mãe para o dissipador de calor/ventoinha. Siga estas instruções para instalar a CPU e o dissipador de calor/ventoinha: 1. Alinhe a CPU para que o indicador da Conexão 1 se alinhe com o Pino 1 no soquete da CPU. Esse procedimento garante que os entalhes da CPU se alinhem às travas no soquete da CPU. 2. Encaixe a CPU cuidadosamente no soquete. 3. Feche a placa de carregamento da CPU e prenda-a no lugar, fechando a alavanca de carregamento e movendo-a sob a lingüeta de retenção da alavanca.

Aperte os retentores do dissipador de calor/ventoinha para que fiquem bem presos. 8. . Siga as instruções de aplicação fornecidas pelo fabricante. Alinhe os retentores do dissipador de calor/ventoinha com os furos na placa-mãe: 6.4. Conecte o cabo de energia do dissipador de calor/ventoinha ao cabeçote da placamãe. 7. Aplique uma pequena quantidade de composto térmico à CPU e espalhe-o uniformemente. 5. Insira o dissipador de calor/ventoinha no soquete da CPU cuidadosamente para não prender os fios da ventoinha.

Certifique-se de que as guias laterais prenderam o módulo de RAM. Siga estas etapas para a instalação da RAM: 1. consulte a documentação ou o site do fabricante da placa-mãe para verificar se a RAM é compatível com a placa-mãe. RAM é memória volátil.A exemplo da CPU e do dissipador de calor/ventoinha. Antes de instalar o módulo de memória. a RAM é instalada na placa-mãe antes da inserção da placa-mãe no gabinete do computador. o uso de mais RAM melhora o desempenho do computador. Alinhe os entalhes do módulo de RAM às travas do slot e pressione o módulo para baixo até suas guias laterais se encaixarem. Normalmente. 2. Verifique se há contatos expostos. e isso significa que seu conteúdo se perde quando o computador é desligado. A RAM fornece armazenamento de dados temporário à CPU enquanto o computador está em funcionamento. .

2. Insira todos os parafusos da placa-mãe. Instale suportes no gabinete do computador. 5. Aperte todos os parafusos da placa-mãe. Alinhe os furos do parafuso da placa-mãe com os suportes. 3. Alinhe os conectores de E/S na parte traseira da placa-mãe com as aberturas na parte traseira do gabinete. Suportes de plástico e metal são usados para a montagem da placa-mãe e para evitar que ela toque as partes metálicas do gabinete. A instalação de suportes adicionais pode impedir o bom posicionamento da placa-mãe no gabinete do computador.Repita essas etapas para módulos de RAM adicionais. 4. . Siga estas etapas para a instalação da placa-mãe: 1. A placa-mãe está pronta para ser instalada no gabinete do computador. Instale somente os suportes que se encaixam aos furos da placa-mãe.

As unidades instaladas em compartimentos internos chamam-se unidades internas. Insira a unidade de disco rígido no compartimento de forma que os furos da unidade se alinhem aos do parafuso do gabinete. você estará apto a:   Instalar a unidade óptica. Fixe a unidade de disco rígido ao gabinete usando os parafusos corretos. Após a conclusão desta seção. A unidade de disco rígido (HDD) é um exemplo de unidade interna. As unidades ópticas e as unidades de disquete armazenam dados em mídia removível. Instalar a unidade de disquete. Siga estas etapas para a instalação da unidade de disco rígido:    Posicione a unidade de disco rígido para que se encaixe no compartimento de unidade de cerca de 9 cm. Unidades ópticas e unidades de disquete são instaladas em compartimentos que podem ser alcançados pela frente do gabinete. . As unidades nos compartimentos externos permitem acesso à mídia sem necessidade de abrir o gabinete.

Um conector de energia Berg fornece energia da fonte de energia à unidade de disquete. Posicione a unidade óptica para que se encaixe no compartimento da unidade de cerca de 13. Insira a unidade óptica no compartimento de forma que os furos da unidade se alinhem aos do parafuso do gabinete. Siga estas etapas para a instalação da unidade óptica: 1.A unidade óptica é um dispositivo de armazenamento que lê e grava informações em CDs e DVDs. 2.4 cm. A unidade de disquete (FDD) é um dispositivo de armazenamento que lê e grava informações em disquetes. Siga estas etapas para a instalação da unidade de disquete:    Posicione a unidade de disquete para que se encaixe no compartimento de unidade de cerca de 9 cm. 3. Um cabo específico conecta a unidade de disquete à placa-mãe. Insira a unidade de disquete no compartimento de forma que os furos da unidade se alinhem aos do parafuso do gabinete. Fixe a unidade óptica no gabinete usando os parafusos corretos. Fixe a unidade de disquete ao gabinete usando os parafusos corretos. . Um cabo PATA conecta a unidade óptica à placa-mãe. A unidade de disquete se encaixa no compartimento de aproximadamente 9 cm na frente do gabinete do computador. Um conector de energia Molex fornece energia da fonte de energia à unidade óptica.

. Esta seção enfoca a instalação de três tipos de adaptadores. você estará apto a:    Instalar a placa de rede. Instalar a placa de rede sem fio.    Placa de rede PCIe x1 Placa de rede PCI sem fio Placa de vídeo PCIe x16 Após a conclusão desta seção. Os adaptadores devem ser compatíveis com o slot de expansão. Instalar a placa de vídeo.Os adaptadores são instalados para conferir funcionalidade extra ao computador.

A placa de rede sem fio permite que o computador se comunique com uma rede sem fio. Prenda o suporte de montagem da placa de rede do PC ao gabinete com o parafuso correto. 2. Siga estas etapas para a instalação da placa de rede sem fio: 1. As placas de rede usam slots de expansão PCI e PCIe na placa-mãe. 3.A placa de rede permite que o computador se comunique com a rede. . Siga estas etapas para a instalação da placa de rede: 1. Pressione cuidadosamente a placa de rede para baixo até encaixá-la totalmente. Algumas placas de rede sem fio são instaladas externamente com um conector USB. Encaixe a placa de rede sem fio no slot de expansão apropriado na placa-mãe. 2. Prenda o suporte de montagem da placa de rede sem fio do PC ao gabinete com o parafuso correto. As placas de rede sem fio usam slots de expansão PCI e PCIe na placa-mãe. Encaixe a placa de rede no slot de expansão apropriado na placa-mãe. Pressione cuidadosamente a placa de rede sem fio para baixo até encaixá-la totalmente. 3.

Pressione cuidadosamente a placa de vídeo para baixo até encaixá-la totalmente. Prenda o suporte de montagem da placa de vídeo do PC no gabinete com o parafuso correto. Encaixe a placa de vídeo no slot de expansão apropriado na placa-mãe. Siga estas etapas para a instalação da placa de vídeo: 1. Uma placa de vídeo atualizada pode oferecer melhores recursos gráficos para jogos e programas gráficos. 3. . 2. As placas de vídeo usam slots de expansão PCI. AGP e PCIe na placa-mãe.A placa de vídeo é a interface entre o computador e o monitor.

Conectores de energia Molex Unidades de disco rígido e unidades ópticas que não têm conectores de energia SATA usam o conector de energia Molex. CUIDADO: Não utilize o conector Molex e o conector de energia SATA na mesma unidade simultaneamente. A fonte de energia também pode ter um conector de energia auxiliar (AUX) de 4 ou 6 pinos que se encaixa na placa-mãe. Após a conclusão desta seção. Conectores de energia SATA são usados em unidades de disco rígido. 2. [Figura 2] Pressione cuidadosamente o conector para baixo até encaixá-lo. Conectores de energia SATA Os conectores de energia SATA usam um conector de 15 pinos. Cabos adicionais conectam os botões e os leds dos links na parte frontal do gabinete do computador à placa-mãe. você estará apto a:   Conectar os cabos de energia. Conectar os cabos de dados.Os cabos de energia são usados para distribuir eletricidade da fonte de energia para a placamãe e para outros componentes. a placa-mãe requer energia para funcionar. Encaixe o conector de energia ATX de 20 pinos no conector da placa-mãe. unidades ópticas ou outros dispositivos que tenham um conector de energia SATA. Encaixe o conector de energia AUX de 4 pinos no conector da placa-mãe. 4. Siga estas etapas para a instalação do cabo de energia da placa-mãe: 1. Os cabos de dados transmitem dados entre a placa-mãe e os dispositivos de armazenamento. [Figura 1] Pressione cuidadosamente o conector para baixo até encaixá-lo. O principal conector de energia ATX (Advanced Technology Extended) tem 20 ou 24 pinos. . Um conector de 20 pinos funcionará na placa-mãe com um conector (soquete) de 24 pinos. Conexões de energia da placa-mãe Assim como outros componentes. Conectores de energia Berg O conector de energia Berg de 4 pinos fornece energia à unidade de disquete. 3. como os discos rígidos.

como indica o manual da placa-mãe.Siga estas etapas para a instalação do conector de energia: 1. 3. [Figura 5] Encaixe o conector de energia da ventoinha de 3 pinos na cabeça da ventoinha apropriada da placa-mãe. [Figura 6] 5. Encaixe os cabos adicionais do gabinete nos conectores apropriados. 2. [Figura 4] Encaixe o conector de energia Berg de 4 pinos na unidade de disquete. 4. Encaixe o conector de energia SATA à unidade de disco rígido. [Figura 3] Encaixe o conector de energia Molex na unidade óptica. como indica o manual da placa-mãe. .

.

.

O cabo PATA pode ter 40 ou 80 condutores. Os tipos de cabos de dados são: PATA. [Figura 5] 6. a unidade mestre será encaixada no conector da extremidade. Reinicie o computador. Para solucionar esse problema. Uma extremidade do cabo é conectada à placa-mãe. Se várias unidades de disco rígido forem instaladas. Muitas placas-mães têm um controlador de unidade de disquete. Encaixe a extremidade da placa-mãe do cabo da unidade de disquete no conector da placa-mãe. o cabo de dados da unidade de disquete tem uma faixa que denota o local do pino 1. O indicador do pino 1 no conector da unidade em geral fica mais próximo ao conector de energia da unidade. A falta de alinhamento não danificará a unidade. A unidade a ser conectada determina o tipo de cabo de dados que será usado. [Figura 4] 5. Como o cabo de dados PATA. Conecte o cabo de dados da unidade de disquete à unidade com o indicador do pino 1 no cabo alinhado ao indicador no conector da unidade. Os outros dois conectores encaixam-se nas unidades. Os outros dois conectores encaixam-se nas unidades. [Figura 6] . A outra extremidade é conectada a qualquer unidade que tenha um conector de dados SATA. Cabos de dados de disquete O cabo de dados da unidade de disquete tem um conector de 34 pinos. Cabos de dados SATA O cabo de dados SATA tem um conector de sete pinos. mas sua luz de atividade permanecerá continuamente acesa. que aceitam no máximo quatro unidades PATA. que aceita no máximo duas unidades de disquete. Um conector na extremidade do cabo encaixa-se na placa-mãe. OBSERVAÇÃO: Se o pino 1 no cabo de dados da unidade de disquete não estiver alinhado ao pino 1 no conector da unidade.As unidades conectam-se à placa-mãe por meio de cabos de dados. [Figura 2] 3. o cabo PATA tem três conectores de 40 pinos. Encaixe a extremidade da placa-mãe do cabo PATA no conetor da placa-mãe. [Figura 1] 2. desligue o computador e reconecte o cabo de dados de forma que o pino 1 no cabo e o pino 1 no conector estejam alinhados. [Figura 3] 4. alinhado ao indicador do pino 1 no conector da unidade. Normalmente. a unidade A: se encaixará no conector da extremidade. Cabos de dados PATA O cabo PATA também é conhecido como cabo fita por ser largo e achatado. Siga estas etapas para a instalação do cabo de dados: 1. Normalmente. a unidade de disquete não funcionará. Uma faixa no cabo de dados denota o pino 1. o cabo da unidade de disquete tem três conectores de 34 pinos. Encaixe uma extremidade do cabo SATA no conector da placa-mãe. Um conector na extremidade do cabo encaixa-se na placa-mãe. SATA e disquete. Conecte o cabo PATA à unidade. Muitas placas-mães têm dois controladores de unidade PATA. Encaixe o conector na extremidade do cabo PATA na unidade óptica. A unidade B: se encaixará no conector do meio. A unidade escrava se encaixará no conector do meio. com o indicador de pino 1 no cabo. Se várias unidades de disquete forem instaladas. Encaixe o conector na extremidade do cabo da unidade de disquete na unidade de disquete. Encaixe a outra extremidade do cabo SATA à unidade de disco rígido.

.

.

.

consulte a documentação ou o site do fabricante para obter mais informações. você estará apto a:   Recolocar os painéis laterais no gabinete. Alguns gabinetes têm uma tampa com três lados que se encaixa sobre a estrutura do gabinete. verifique se os parafusos estão bem presos. Depois que a tampa estiver encaixada. Conectar os cabos externos ao computador. Há tampas de gabinetes cujas bordas são afiadas ou pontudas. um em cada lado. Os gabinetes de computador em geral têm dois painéis.Agora que todos os componentes internos estão instalados e conectados à placa-mãe e à fonte de energia. Outros gabinetes têm parafusos do tipo porca que podem ser colocados manualmente. Após a conclusão desta seção. Se você não tiver certeza sobre como remover ou substituir o gabinete do computador. CUIDADO: Manuseie as peças do gabinete com cuidado. Certos gabinetes usam parafusos que são inseridos com uma chave de fenda. A próxima etapa será conectar os cabos de todos os periféricos do computador e o cabo de energia. . os painéis laterais são recolocados no gabinete do computador.

8. Conecte o cabo do monitor à porta de vídeo. [Figura 2] Conecte o cabo do mouse à porta do mouse PS/2. [Figura 6] Conecte o cabo de energia à fonte de energia. CUIDADO: Nunca force os cabos ao conectá-los. [Figura 7] A Figura 8 mostra todos os cabos externos conectados novamente ao computador. Por exemplo. 7. [Figura 4] Conecte o cabo de rede à porta de rede. alguns cabos de mouse e de teclado usam o mesmo tipo de conector PS/2. . 3. conecte os cabos externos novamente ao computador. 4. [Figura 1] Aperte os parafusos do conector para prender o cabo. 2. Conecte o cabo do teclado à porta do teclado PS/2.Depois de recolocar os painéis do gabinete. [Figura 3] Conecte o cabo USB a uma porta USB. OBSERVAÇÃO: Conecte o cabo de energia depois de ter conectado todos os outros. 6. Siga estas etapas para a instalação de cabos externos: 1. 5. [Figura 5] Encaixe a antena sem fio no conector da antena. Estas são algumas conexões comuns de cabo externo:       Monitor Teclado Mouse USB Ethernet Energia Verifique se os cabos estão conectados aos locais corretos no computador.

.

.

.

.

Quando o computador é inicializado. uma mensagem de erro ou um código de bipe alertará o técnico sobre a existência de um problema. A Figura 1 mostra uma tabela de códigos de bipes. O POST verifica se todos os hardwares do computador estão funcionando corretamente. Se houver algum problema de hardware. teste automático de ativação). Normalmente. Essa verificação chama-se POST (Power-on Self Test. você estará apto a:   Identificar códigos de bipes. . sistema de entrada/saída básico) da rede realiza uma verificação em todos os componentes internos. Pode ser que os códigos de bipes do seu computador sejam diferentes. Se houver algum dispositivo com falha de funcionamento. Cada fabricante de BIOS usa códigos diferentes para indicar problemas de hardware. Consulte a documentação da placa-mãe para informar-se sobre os códigos de bipes do seu computador. o BIOS (Basic Input/Output System. um bipe único indica que o computador está funcionando corretamente. Após a conclusão desta seção. o computador poderá emitir uma série de bipes. Descrever a configuração da BIOS.

A BIOS contém um programa de instalação para definir as configurações dos dispositivos de hardware. bipe do sistema. tipo de unidade de disco rígido. pressione a tecla ou a seqüência de teclas apropriadas durante o POST. e outras Boot (Inicializar) – ordem de inicialização do computador Exit (Sair) – sair do utilitário de instalação . e outras Advanced (Avançado) – configurações de porta de infra-vermelho. Estas são algumas opções comuns do menu de instalação da BIOS:       Main (Principal) – hora e data do sistema. substitua a bateria e redefina as configurações da BIOS. Para entrar no programa de instalação da BIOS. como mostra a Figura 1. A maioria dos computadores usa a tecla DEL. O CMOS é mantido pela bateria do computador. semicondutor metal-óxido complementar). Se essa bateria descarregar. todos os dados de configuração da instalação da BIOS serão perdidos. e outras Security (Segurança) – configurações de senha do utilitário de instalação Others (Outras) – alarme de bateria insuficiente. A Figura 2 mostra um exemplo de um programa de instalação de BIOS. Se isso ocorrer. Os dados de configuração são salvos em um chip de memória especial chamado CMOS (Complementary Metal-Oxide Semiconductor. Seu computador talvez use outra tecla ou combinação de teclas. porta paralela.

Os adaptadores são instalados em slots de expansão PCI e PCIe localizados na placamãe. A CPU é instalada na placa-mãe com um dissipador de calor/ventoinha. As unidades de disco rígido são instaladas em compartimentos de aproximadamente 9 cm dentro do gabinete.Este capítulo detalhou as etapas para montar um computador e inicializar o sistema pela primeira vez. As unidades ópticas são instaladas em compartimentos de aproximadamente 14 cm que podem ser alcançados pela parte externa do gabinete. . Os cabos da fonte de energia são conectados a todas as unidades e à placa-mãe. A RAM é instalada em slots de RAM localizados na placa-mãe. As unidades de disquete são instaladas em compartimentos de aproximadamente 9 cm que podem ser alcançados pela parte externa do gabinete. Os cabos externos conectam dispositivos periféricos ao computador. Os cabos de dados internos transferem dados para todas as unidades. O programa de instalação da BIOS é usado para exibir informações sobre os componentes do computador e permite que o usuário altere as configurações do sistema. Muitos componentes do computador devem corresponder ao formato do gabinete. Estes são alguns pontos importantes:             Os gabinetes de computador são fornecidos em diversos tamanhos e configurações. Os códigos de bipes indicam a existência de problemas de funcionamento do hardware.