You are on page 1of 7

Asterisk e Freeswitch

Leibny Almeida Costa1.


1

Sistema de Informao Fundao Universidade do Tocantins (UNITINS) Caixa Postal: 77.024.002 Palmas - TO - Brasil leibyalme@hotmail.com Resumo. Este artigo tem por objetivo fazer uma explanao atravs de conceitos sobre o Asterisk e o Freeswitch, utilizado para interligar rotas e protocolos de comunicao populares usando udio, vdeo, texto ou qualquer outra forma de mdia. O Freeswitch proporciona uma plataforma de telefonia estvel, no qual muitas aplicaes de telefonia podem ser desenvolvidas utilizando uma ampla variedade de ferramentas. J o Asterisk um framework de cdigo aberto para construo de aplicaes de comunicao, transformando um computador comum em um servidor de comunicaes. PALAVRAS-CHAVES: VoIP, Asterisk, FreeSwitch. Abstract.This article aims to make a through explanation of concepts about Asterisk and FreeSWITCH, used to route and interconnect popular communication protocols using audio, video, text or any other form of media. FreeSWITCH telephony provides a stable platform on which many telephony applications can be developed using a variety of tools. Already Asterisk is an open source framework for building communication applications, transforming an ordinary computer into a communications server. KEYWORDS:VoIP, Asterisk, FreeSwitch.

1. Introduo
Para entender o que o Asterisk e Freeswitch primeiramente necessrio entender os conceitos de VoIP. Com o crescimento da internet, veio o surgimento de novas tecnologias, como o VoIP. A Sigla VoIP tem origem em Voz sobre IP, ou seja, uma tecnologia que permite que chamadas telefnicas sejam feitas por meio de uma conexo de banda larga, no lugar dos servios de telefonia convencionais. O VoIP um protocolo de redes, isto , trata-se de normas e regras implementadas para que a voz saia de uma origem, seja dividida em pacotes, trafegue pro redes de dados atravs do TCP/IP, chegue ao destino, os pacotes sejam reunidos e

reorganizados, reconstruindo assim a voz para que esta seja reproduzida para o destino.( Alexandre Keller, 2011). Com o aumento de banda para acesso Internet, o VoIP foi introduzido em grandes empresas, com o objetivo principal de reduzir o valor das contas telefnicas. Para conseguir esse objetivo, elas passaram a utilizar duas estratgias: uma delas foi terminar suas chamadas DDD e DDI via provedores VoIP; outra foi interligar as unidade da empresa e completar as chamadas, evitando assim a realizao das chamadas de maior custo. A utilizao do VoIP simples, assim como na telefonia convencional no importa se o numero de destino utilizado VoIP ou no, o seu provedor de servios VoIP que gerencia toda essa comunicao. O nico requisito para sua utilizao o uso de uma conexo Internet de alta velocidade, como DSL ou a cabo. O VoIP utilizar at 90 Kbps da sua largura de banda de rede, dependendo da compresso de voz utilizada pelo seu provedor VoIP.

2. Asterisk
O Asterisk a implementao de uma central telefnica Private BrancheXchange (PBX) em software. Criado por Mark Spencer em dezembro de 1999 e distribudo livremente pela Digium, seguindo a licena GPL (GNU General PublicLicense). O nome Asterisk vem do smbolo *, muito comum no mundo da telefonia. ( Alexandre Keller, 2011). Pela sua distribuio GPL, programadores contribuem para o desenvolvimento do produto, seja adicionando novas funcionalidades ou testando e reportando eventuais bugs do sistema. O Asterisk foi desenvolvido originalmente para Linux, mas atualmente pode ser instalado e executado em uma grande variedade de sistemas operacionais, incluindo NetBSD, OpenBSD, FreeBSD, Mac OS, entre outros. 2.1 Caractersticas do Asterisk O Asterisk um software com base na licena GLP que executa todas as

funes de uma central telefnica convencional utilizando as principais tecnologias de comunicao existentes no mercado: linhas telefnicas analgicas, links de telefonia digitais via placas de comunicao TDM (TimeDivisionMultiplexing multiplexao por diviso de tempo), VoIP (Voice over IP, ou Voz sobre IP), por meio dos protocolos SIP, H.323,IAX2,MGCP,Skinny, GoogleTalk, Skype, entre outros. O Asterisk possui toda as funcionalidade das chamadas centrais telefnicas convencionais, como URAs, correios de voz, conferencia, distribuio automtica de chamadas, entre outras, e, caso seja necessrio, possvel acrescentar novas funcionalidade ao sistema pelo prprio plano de discagem do Asterisk, mdulos customizados escritos em linguagem C ou ainda por meio de scripts escritos em Asterisk Gateway Interface (AGI). 2.2 Funcionamento Todo o funcionamento e operao do Asterisk tm como base quatro componentes de funcionamento: Protocolo: formas com os clientes se comunicam com o servidor Asterisk. Podemos, por exemplos, ter um cliente falando SessionInitiatedProtocol (SIP) e outro falando Inter-AsteriskeXchange (IAX2). O servidor Asterisk far a sinalizao e o transporte da mdia entre os clientes, sempre se colocando entre eles. Canal de comunicao: todo cliente possui uma identificao para o sistema, ramal 4000, por exemplo, assim como todo cliente usa um protocolo para se comunicar com o servidor Asterisk. Juntando as duas informaes, protocolo SIP e identificao 4000, temos o que chamamos de canal de comunicao: SIP/4000. Codecs: modo como o udio foi digitalizado para o seu transporte dentro da rede. Aplicao: todo o processamento do Asterisk tem como base seu plano de discagem, ou seja, a organizao da regra de discagem, formando por aproximadamente 180 aplicaes. Um exemplo clssico a aplicao Dial(), que conecta dois clientes; em outros termos, inicia uma chamada.

2.3 Verso do Asterisk Em 21 de outubro de 2010, foi lanada a verso 1.8 do Asterisk, em substituio verso 1.6.2, at ento considerada a sua verso mais estvel. A tabela abaixo mostrao ciclo de desenvolvimento e continuidade do suporte e manuteno pela Digium, das diversas verses do Asterisk. As verses chamadas LongTermSupport (LTS) possuem ciclo de vida de 5 anos; as demais de, no mximo, 2 anos.

Verso

Modo de suporte e Manuteno

Data de lanamento

Data para inicio de apenas atualizao de segurana

Fim da vida da verso

1.2.X 1.4.X 1.6.0.X 1.6.1.X 1.6.2.X 1.8.X LTS Standard Standard Standard LTS

21/11/2005 23/12/2006 01/10/2008 27/04/2009 18/12/2009 21/10/2010

07/08/2007 23/12/2010 01/05/2010 01/05/2010 18/12/2010 21/10/2014

21/11/2010 23/12/2011 01/10/2010 27/04/2011 28/12/2011 21/10/2015

2.4 Pacotes do Asterisk O Asterisk composto pelos seguintes mdulos: Asterisk: contm aplicaes, funes, canais de comunicao e todas as funcionalidades que formam o Asterisk. o software propriamente dito. Asterisk-AddOns: so os mdulos adicionais ao Asterisk. Todas as aplicaes e funcionalidades que no seguem a licena GPL, como as funes de conectividade com o servidor MySQL, formato de udio MP3 e o canal de comunicao para o protocolo H.323. A partir da verso 1.8, o AddOns foi incorporado ao pacote principal do Asterisk. Zaptel/DAHDI: contm os drivers para todas as placas de comunicao da Digium, ou seus clones. Desde agosto de 2008, o Zaptel foi

renomeado para Digium Asterisk Hardware Device Interface (DAHDI) em decorrncia de problemas com a patente do nome Zaptel. LibPRI: biblioteca responsvel pela sinalizao ISDN/PRI. S necessria a sua instalao caso seja utilizada uma placa de comunicao digital E1/T1 e sinalizao ISDN/PRI. LibSS7: biblioteca responsvel pela sinalizao ISUP/SS7. Foi incorporada ao cdigo do Asterisk em 2010, a partir da verso 1.6.2. LibOpenR2: biblioteca responsvel pela sinalizao MFC/R2. Foi incorporada ao cdigo do Asterisk em 2010, a partir da verso 1.6.2. At ento era necessria a aplicao de patches de correo ao Asterisk para ativar as funes associadas a essa sinalizao.

3. Freeswitch
O Freeswitch foi lanado em janeiro de 2006, pelo Antony Minessale com a ajuda de Brian West e Michael Jerris, todos ex-desenvolvedores do Astersik, escrito na linguagem C e Licenciado pela Mozilla PublicLicense. FreeSwitch cresceu e se tornou principal fonte aberto do mundo plataforma de comutao suave. Esta plataforma verstil usado para a voz de alimentao, vdeo e bate-papo comunicaes em dispositivos que vo desde as chamadas individuais no RasbperryPi para grandes clusters de servidor lidar com milhares de chamadas. FreeSWITCH poderes uma srie de produtos comerciais, incluindo Barracuda Networks CudaTel Communications Server. Lanado sob a ideal para negcios MPL 1.1 licena de cdigo aberto, FreeSwitch continua a revoluo de telefonia de fonte aberta que est ocorrendo em todo o mundo.(Antony Minessale, 2010). J existem alguns bindings da API do Freeswitch para algumas linguagem, como: Python, Java, Perl, Lua, JavaScript, alm de alguns frameworks que se conectam o Event Socket e exportam funes para o disparo e controle de chamadas. Sua arquitetura foi cuidadosamente montada para evitar deadlocks, raceconditionse todos os outros problemas enfrentados por usurios e programadores do Asterisk, seu ncleo (core) consistente e no depende de mdulos externos. 3.1. Diviso do Freeswitch em Interface do Mdulo Freeswitch dividido em vrias interfaces do mdulo. Aqui est uma lista deles: Dialplan: Implementar o estado do anel de uma chamada, pegar os dados de chamadas e tomar uma deciso de roteamento. Endpoint: Protocolo especfico de interface SIP, TDM etc. ASR/TTS: O reconhecimento de fala e sntese. Directory: Tipo de pesquisas do banco de dados LDAP. Eventos: Os mdulos podem disparar eventos centrais existentes, bem como registar os seus prprios eventos personalizados. Que pode ser analisado a partir de um consumidor de eventos em um momento posterior.

ManipuladoresdeEventos: O acesso remoto a eventos e CDR. Formatos: Formatos de arquivos comowav. Madeireiros: Console ou o log de arquivos. Idiomas: Linguagens incorporadas tais como Python e JavaScript. Dize-lhes: Mdulos especficos de linguagem para construir declaraes de arquivos de som. Timers: Timers confiveis para intervalo de tempo pacote. Aplicaes: Aplicaes que podem ser executadas na chamada, como correio de voz. FSAPI(interface APIFreeSwitch): Funes de linha de comando, funes XMLRPC, funes do tipo CGI, variveis de funo Dialplan expostos com uma corda em corda, o prottipo. XML: H ganchos para o registro do ncleo XML que tornam possvel fazer em tempo real pesquisas e criar CDRs baseados em XML

Todos os mdulos FreeSWITCH trabalhar em conjunto e se comunicar uns com os outros apenas atravs da API de ncleo e o sistema de eventos internos. Grande cuidado foi tomado para garantir que esta e evitar qualquer comportamento indesejado de mdulos externos. 3.2Verses do Freeswitch
Verses 1.0.0 1.0.1 1.0.2 1.0.3 1.0.4 1.0.5 1.0.6 Dada de Lanamento 26/05/2008 24/07/2008 01/02/2009 19/04/2009 08/06/2009 11/08/2009 20/07/2010

Concluso
Com o presente estudo demonstrou se que essas duas ferramentas so muito utilizadas no meio da telefonia, as duas so de cdigo aberto, sendo basicamente o Freeswitch seqncia do Asterisk. Por serem capazes de agregar todas as redes e oferece uma serie de recursos, como gravao de chamada de voz, URA, rotas de menor custo, bilhetagem de chamadas e ligaes matriz/filias a custo zero. Por esse motivos so muito utilizadas por grandes empresas.

Referncias Bibliogrficas
Rodrigo, Alberto, Asterisk sistema de telefonia open sorce.27/09/2010.Disponivel em: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Asterisk-O-sistema-de-telefonia-opensource.Acessado em 16/05/2013. Comunidade brasileira do P,Apostila_asterisk.Disponvel em: http://www.asteriskbrasil.org/index.php?option=com_openwiki&Itemid=109&id=aposti la_asterisk. Acessado em 19/05/2013. A reference guide to all things VoIP,FreeSwitch. Disponvel em: http://www.voipinfo.org/wiki/view/FreeSwitch. Acessado em 20/05/2013

You might also like