Sementes de...

…Papoila
Propriedades 
Ricas em ácidos gordos, contribuem para o aumento do bom colesterol (HDL) e diminuição do mau colesterol (LDL), prevenindo algumas doenças cardiovasculares. São também uma fonte de fibras, vitaminas do complexo B e de sais minerais.

Como consumir 
São excelentes na confecção de biscoitos, pães doces e tartes.

…Alfafa
Propriedades 
Contêm os 8 aminoácidos essenciais. Ricas em vitaminas A e D, cálcio, ferro, fósforo e potássio, têm propriedades desintoxicantes e digestivas.

Como consumir 
Como condimentos em saladas, por cima do pão ou de outro tipo de massas. Podem também ser germinadas e consumidas em saladas ou outros pratos.

se uma receita pedir 1/3 chávena (chá) de óleo. 

Como consumir 
Podem ser consumidas em iogurtes. fósforo e cálcio.

Também podem substituir o óleo ou a gordura utilizada numa receita. É aconselhada a quantidade de 2 colheres (de sopa) por dia. Contêm também vitaminas do complexo B e minerais como ferro. Muito energizantes. em iogurtes ou nos cereais de pequeno-almoço. ajudam a reduzir o apetite e a regular o trânsito intestinal. sumos ou adicionadas aos cereais de pequeno-almoço. são a fonte vegetal mais rica em ácidos gordos ómega-3. antioxidantes. Recomenda-se a quantidade de duas colheres (de sopa) por dia. zinco. São mais ricas em cálcio que o leite gordo. a pães ou bolos. Por exemplo.

Como consumir 
Por serem de fácil digestão podem ser ingeridas directamente. …Chia Propriedades 
Ricas em fibras. vitaminas e minerais. fibras alimentares e ácidos gordos polinsaturados (ómega 3 e 6). use 1 colher (sopa) de semente de linhaça moída. magnésio. sendo excelentes numa dieta de emagrecimento.…Linhaça Propriedades 
Fonte de proteínas. compostos com propriedades anti-cancerígenos. proteínas. É a maior fonte alimentar de lignanas. …Sésamo . sem terem de ser cozinhadas. saladas. em substituição.

alternativas ao tradicional açúcar branco Sabia que pode continuar a adoçar o seu café ou açúcar. Dietista Silvana Garção Adoçar de forma saudável . Uma dose de 50 g tem a quantidade diária de ácido fólico necessária à alimentação da mulher. com menos calorias e mais valor nutricional? Açúcar Mascavado . São também ricas em fitosteróis. em particular o da mama e da próstata. gorduras insaturadas. mas de forma saudável?
E sabia que pode confeccionar deliciosas sobremesas. ajudando na diminuição do mau colesterol e protegendo contra doenças cardíacas. em saladas ou misturadas na massa do pão ou em biscoitos. podem combater cancros de origem hormonal.Propriedades 
Fonte rica de lignanos.

Como consumir
Cruas ou torradas.

directamente retirado da cana-de-açúcar e que não passa pelo processo de refinação. Stevia Adoçante que é extraído de uma planta de origem sul americana. De origem natural. Adoça cerca de 300 vezes mais que o açúcar e não adiciona calorias à dieta. Mel . preservando as vitaminas e minerais da sua composição. não causa qualquer alteração na glicose (níveis de açúcar no sangue).Açúcar escuro. Pode ser utilizado da mesma maneira que o açúcar branco.

. Pode substituir o açúcar do café ou chá e também ser utilizado em bolos e nos mais variados doces. minerais e vitaminas) e com inúmeros benefícios para a saúde. sendo-lhe atribuído inúmeras propriedades terapêuticas. Devido ao seu poder adoçante. substitui o açúcar em todas as suas utilizações. tem coloração amarela clara e odor agradável.Néctar que é retirado das flores pelas abelhas e que tem uma composição química muito complexa (rico em antioxidantes. É um alimento orgânico. Seiva de Agave Extraída de um cacto oriundo do México. de poder adoçante superior ao do açúcar (3 vezes mais). e de baixo índice glicémico o que permite a sua utilização por diabéticos.

sobremesas e bebidas quentes. Xarope de Malte de Cevada . iogurtes. Pode ser usada como adoçante em bolos. que são absorvidos lentamente.Geleia de Arroz Resulta da germinação do arroz e de uma fermentação enzimática. bolachas. para adoçar os cereais do pequeno-almoço. chá e café. Geleia de Milho Geleia não refinada. isenta de químicos e manipulações genéticas. obtida por processos enzimáticos a partir do grão de milho. o que proporciona saciedade. Pode ser usada em bolachas. Apresenta um grande teor de hidratos de carbono complexos.

Dietista Silvana Garção . não contribuindo para níveis elevados de açúcar no sangue.Resultante da imersão e germinação da cevada. É um adoçante de absorção lenta.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful