You are on page 1of 28

1

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

Angelica Pulga

Trabalho de Refrigerao na Indstria de Alimentos: Parte I

Passo Fundo 2013

Angelica Pulga

Trabalho de Refrigerao na Indstria de Alimentos: Parte I


Projeto apresentado disciplina de Refrigerao como um dos requisitos para aprovao na disciplina. Orientador: Prof. Adriano Barella

Passo Fundo 2013

SUMARIO

INTRODUO REFERANCIA BIBLIOGRAFICA 2.1Mas 2.2Camaras frias

4 5 5 6

2.3Tipos de camaras frias................................................................................................ .6 2.3.1 Cmaras em alvenaria 2.3.2Cmaras pr-moldadas 2.4Fluidos Refrigerantes 2.5Carga trmica 2.6 Sistema de Refrigerao 3 Informaes sobre o sistema 4 Especificao do processo e dimensionamento fisico do sistema 5 Isolamento Trmico 6 Carga trmica 7 Ciclo de refrigerao 8 Paramentros termodinamico na escolha de refrigerantes 9 Refrigerantes CONCLUO REFERNCIA BIBLIOGRAFICA 9 11 11 13 14 18 22 24 26 27 28 6 7 8

1 INTRODUO
O armazenamento deve manter a qualidade interna e externa da fruta, devendo-se assegurar o funcionamento regular das cmaras de conservao, por meio da observao peridica dos equipamentos de refrigerao e controle da atmosfera controlada). Para a construo de uma cmara frigorfica, o primeiro aspecto a ser considerado o planejamento operacional desejado para a instalao, e em seguida, a definio das solues tcnicas baseadas nas condies locais e fatores econmicos. Principalmente nas duas ltimas dcadas as questes ambientais ganharam grande espao nas discusses e prospeces da sociedade global. Inseridos neste contexto, processos de refrigerao industrial e domsticos que utilizam fluidos refrigerantes tipo CFCs, HFCs e HCFCs foram alvo de gradativas restries e regulaes, pelo fato de possurem elevado potencial de ao sobre a camada de oznio e/ou efeito estufa. A busca pela reduo dos custos de energia eltrica em cmaras frigorficas, envolve necessariamente vrios aspectos. Atravs do balano entre a escolha dos materiais construtivos mais adequados, da elaborao de um projeto correto, do cuidado na montagem, e principalmente da superviso da operao, que se pode alcanar este objetivo. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi projetar uma camara fria para o resfriamento de 50000 kg de maa, com 2000kg de movimentao diaria, calculando carga termica, redimensionar espao fisico da camara, e realizao da escolha do fluido refrigerante.

2 REVISO BIBLIOGRAFICA 2.1 Maa um fruto pomceo da macieira, da famlia Rosaceae. um dos frutos de rvore mais cultivados, e o mais conhecido dos muitos membros do gnero Malus que so usado pelos seres humanos. As mas tm sido cultivadas h milhares de anos na sia e Europa, tendo sido trazidas para a Amrica do Norte pelos colonizadores europeus. Existem mais de 7.500 plantaes conhecidas de mas, resultando numa gama de caractersticas desejadas. A ma possui um excelente valor nutritivo, pois em sua casca encontramos a pectina que ajuda a reduzir o colesterol do sangue. Alm disso, um fruto rico em vitaminas B1, B2, niacina, ferro e fsforo. um fruto com propriedade adstringente, sendo excelente para a garganta e cordas vocais. timo tambm para evitar a constipao intestinal. As variedades mais consumidas no Brasil so: fuji, gala, red, verde, melrose e Brasil. Cada 100 gramas de maa possui, em mdia, 55 calorias e 1,5 gramas de fibras.(Maureen, L. ) muito utilizada para a fabricao de sucos, doces e tambm da sidra (bebida alcolica). A polpa da ma branca, possuindo internamente sementes. Cada maa pesa, em mdia, de 100 a 200 gramas. um fruto que a necessita de clima frio para se desenvolver adequadamente. A medida do tamanho da ma (unidade) o seu peso mdio em gramas (peso lquido total dividido pelo nmero total de frutos na embalagem). A diferena de tamanho entre os frutos de maior e menor tamanho na embalagem e o peso mdio da caixa no deve ser superior a 5%. O tamanho da ma pode ser tambm caracterizado pelo nmero de frutos contidos na sua embalagem mais comum de 18 quilos, obedecidos os limites de variao de peso na caixa: Grado, Mdio, Mido e Solto. O tamanho Grado abrange lotes de peso mdio superior a 200 gramas por fruto e de nmero de frutos por caixa de 18 kg entre 72 e 100. O tamanho Mdio abrange lotes de peso mdio entre 133 gramas e 164 gramas e de nmero de frutos por caixa de 18 kg entre 110 e 135. O tamanho Mido abrange lotes de peso mdio superior entre 91 gramas e 120 gramas e de nmero de frutos por caixa de 18 kg entre 150 e 198. O tamanho Solto abrange lotes de peso mdio entre 72 e 83 gramas e de nmero de frutos por caixa de 18 kg entre 68 e 79.

2.2 Cmaras frigorficas So compartimentos refrigerados, fechados, isolados termicamente, no interior dos quais so mantidas as condies termo higromtricas, isto , de temperatura e de umidade, mais adequados para a conservao dos gneros alimentcios. A manuteno das condies termo higromtricas requeridas provida por uma unidade de refrigerao, eventualmente integrada por sistemas de aquecimento e umidificao. Cada cmara frigorfica deve ser projetada para um determinado fim, cuja carga trmica a ser retirada pelo equipamento frigorfico e o perodo de tempo necessrio do processo so calculados criteriosamente.As cmaras frigorficas de temperatura ao redor de 0C e umidade relativa elevada, so utilizadas para a conservao de gneros alimentcios frescos por breves perodos de tempo. As cmaras de baixa temperatura, caracterizadas por um elevado isolamento trmico, mantm no seu interior as baixas temperaturas necessrias para a conservao a longo prazo dos produtos congelados. As cmaras de atmosfera controlada, a temperatura mdia - alta, so caracterizadas pela absoluta estanqueidade e tm equipamentos aptos a produzir no seu interior atmosferas artificiais tais para prolongar a durao da conservao de alguns produtos hortifrutigranjeiros. As cmaras para o controle do amadurecimento dos produtos hortifrutigranjeiros so cmaras de refrigerao a temperatura alta mdia, de estrutura parecida quela das cmaras de atmosfera controlada, no interior das quais tenham as condies termohigromtricas que variam na atmosfera em funo de ciclos preestabelecidos.

2.3 Tipos de cmaras frias 2.3.1 Cmaras em alvenaria As cmaras em alvenaria apiam-se em fundaes perimetrais convencionais, no interior das quais se realiza uma camada de pedras com sucessivo lanamento de concreto para a formao de um primeiro lastro. Nas cmaras de mdia e alta temperatura, as paredes perimetrais so construdas diretamente sobre a fundao e o material isolante colocado entre a primeira e a segunda laje em concreto feita para evitar as solicitaes localizadas produzidas por empilhadeiras. Nas cmaras de baixa temperatura, paredes perimetrais e camada isolante que esto por baixo do piso apiam sobre um lastro suspenso, construdos sobre uma camada de pedras que tem a funo de uma cmara de ar. Este lastro minimiza o risco de resfriamento do solo que est por baixo da cmara, que pode provocar deformaes e rupturas do piso. As paredes em alvenaria tradicional, aps reboco, aplicada a barreira de

vapor, que consiste numa camada impermeabilizadora realizada por espalhamento de material betuminoso, eventualmente armado com um vu de fibrade vidro. Na barreira de vapor, que se estende no teto, so colocadas duas ou trs camadas de material isolante de forma que a espessura total seja adequada temperatura interna da cmara e temperatura externa. Para melhorar a qualidade de isolamento bom que as junes da camada inferior sejam recobertas com placas decamada sucessiva (construo de placas defasadas). Em geral, os isolantes certos so aqueles que garantem impermeabilidade ao vapor, baixo coeficiente de dilatao trmica, ausncia de odores desagradveis, apodrecimento, autoextinguibilidade, resistente a compresso, baixo peso especfico.

2.3.2 Cmaras pr-moldadas As cmaras pr-moldadas, feitas em qualquer dimenso com o uso de painis isolante modulares, permitem tempo breves de construes economia nas fundaes, na ampliao e na remoo. Os longos tempos de construo e o alto custo das obras em alvenaria contriburam para a difuso das cmaras pr-moldadas, construdas por painis isolantes prmoldados, com caracterstica de rigidez estrutural obtida com acoplamento do isolante propriamente dito e camadas de revestimentos. Estes painis so conectados entre eles por meio de junes metlicas. As vantagens desta soluo construtiva so a rapidez da colocao e a possibilidade de sucessivas ampliaes. Com estes tipos de painis possvel tambm construir cmaras frigorficas de grande porte. As caractersticas auto-portante dos painis isolantes mudam segundo o tipo da construo. Ultrapassando determinadas dimenses de painis nascem problemas de envergadura do teto que so solucionados com estruturas metlicas externas ou internas. A ampla disponibilidade de materiais de revestimento do painel (existem painis revestidos nos dois lados com chapa de ao inox), permite a construo de cmaras frigorficas que resistem s intempries com timas caractersticas de isolamento e impermeabilidade.

2.4 FLUIDOS REFRIGERANTES So substncias empregadas como veculos trmicos na realizao dos ciclos de refrigerao. Em ciclos de compresso a vapor, o refrigerante o fluido de trabalho que alternadamente vaporiza e condensa quando absorve e libera energia trmica. Um refrigerante satisfatrio deveria possuir certas propriedades qumicas, fsicas e termodinmicas que faz o seu uso seguro e econmico, no entanto, no existe um refrigerante ideal. As largas diferenas entre as condies operacionais e as exigncias das vrias aplicaes fazem com que o refrigerante ideal seja uma meta impossvel de se alcanar. Ento, um refrigerante s se aproxima das condies ideais somente quando suas propriedades satisfazem as condies e exigncias de uma determinada aplicao. So caractersticas desejveis dos refrigerantes:

O refrigerante deve ser no inflamvel, no explosivo, no txico em seu estado puro ou quando misturado com o ar e tambm, no deve contaminar alimentos ou outros produtos armazenados no espao refrigerado se ocorrer um vazamento no sistema.

As presses correspondentes s temperaturas disponveis com os meios de condensao normais no devem ser excessivas, para assim eliminar a necessidade de construo extremamente pesada.

As presses correspondentes s temperaturas necessrias para maior parte dos processos de condicionamento de ar e refrigerao devem ser acima da presso atmosfrica para assim evitar penetrao de ar e vapor d' gua.

Um calor de vaporizao relativamente grande desejvel para que as capacidades necessrias possam ser obtidas com o menor peso do fluxo de refrigerante.

O vapor deve ter um volume especfico relativamente baixo, porque este volume que estabelece a dimenso necessria ou deslocamento do compressor. Esta propriedade mais importante para o compressor alternativo do que para a mquina centrfuga a qual uma bomba de baixa presso e grande volume.

desejvel que o refrigerante tenha um baixo calor especfico no estado lquido para que menos calor seja necessrio para esfriar o lquido partindo da temperatura de condensao at a temperatura a qual o resfriamento deve ser realizado. O calor necessrio para este resfriamento resulta em "Flash Gs", e diminui o efeito de refrigerao ou capacidade de resfriamento do refrigerante circulado.

Os coeficientes de transferncia de calor e a viscosidade devem contribuir para boas propores de transferncia de calor.

O refrigerante deve ser facilmente detectado por indicadores adequados para localizar vazamentos no sistema.

O refrigerante deve ser compatvel com os leos lubrificantes usuais, e no devem alterar sua efetividade com lubrificantes.

O refrigerante no deve ser corrosivo para os metais usualmente empregados em um sistema de refrigerao e devem ser quimicamente estveis.

O refrigerante deve ser facilmente disponvel, de custo baixo, ambientalmente seguro, no contribuir para a destruio da camada de oznio ou para aumentar o efeito estufa e ser de fcil manuseio. A American Society of Heating, Refrigeration and Air-Conditioning Engineers,

(ASHRAE) lista mais de 100 refrigerantes.

2.5 Carga Trmica Carga trmica de refrigerao a quantidade de calor sensvel e latente que deve ser retirada de um ambiente, de modo a serem mantidas as condies de temperatura e umidade estabelecidas para ele. Geralmente, esta carga trmica est expressa em kcal/h.Esta carga trmica pode ser introduzida no ambiente das seguintes formas:

Transmisso de calor por paredes, tetos e piso: Corresponde a quantidade de calor transmitida por conduo atravs de paredes, tetos e pisos. Esta carga depende da rea de troca, ou seja, a superfcie total submetida troca de calor. importante um cuidado especial na escolha da espessura do isolamento trmico, de forma que a superfcie do lado quente, no atinja um valor baixo, onde poder ocorrer uma condensao de vapor de gua. Conforma j dito, importante a adoo de uma espessura de isolamento para um fluxo de calor de 8 kcal/h . m2.

Infiltrao de ar: a parcela correspondente ao calor do ar que atinge a cmara atravs de suas aberturas. Toda vez que a porta aberta, o ar externo penetra no interior da cmara, representando uma carga trmica adicional. Evidentemente, a determinao exata deste volume muito difcil, sendo valores aproximados para o nmero de trocas por dia, em funo do tipo e volume da cmara. Em cmaras frigorficas com movimentao intensa e com baixa temperatura, este valor aumenta

tremendamente. Neste caso fundamental a utilizao de um meio redutor desta infiltrao, tais como uma cortina de ar ou de PVC (em alguns casos, recomendvel a utilizao das duas solues em conjunto).A infiltrao de ar em demasia acarreta um bloqueio dos evaporadores, devido a formao de gelo em seu redor, o que reduz a capacidade do sistema de refrigerao, e consequentemente, aumenta o consumo de energia eltrica.

Produto a parcela correspondente ao calor devido ao produto que entra na cmara, sendo composto das seguintes parcelas: calor sensvel antes do congelamento (resfriamento), calor latente de congelamento, calor sensvel aps o congelamento (congelamento), calor de respirao (s para frutas). A determinao exata desta parcela de carga trmica determinante para o funcionamento adequado ou no da cmara, especialmente em locais de distribuio, nos quais a movimentao dos produtos intensa. Nas cmaras utilizadas para o resfriamento ou congelamento dos produtos, tem-se um aumento substancial da carga trmica, quando comparado com as cmaras de projetadas para estocagem de produtos resfriados ou congelados. O recebimento de produtos com temperaturas acima das especificadas no Plano Operacional, e que serviram de base para o projeto do sistema, ir ocasionar uma carga trmica adicional que poder inclusive comprometer a operao do sistema, aumentando tambm substancialmente o consumo de energia. Deve-se sempre ter em mente, a necessidade de utilizao das cmaras de acordo com os parmetros considerados no projeto. Outra questo relevante, a correta determinao da carga trmica ocasionada pela respirao de frutas e vegetais, provocada pelo metabolismo dos mesmos.

Cargas diversas: a parcela de carga trmica devido ao calor gerado por iluminao, pessoas motores e outros equipamentos. Os motores dos ventiladores dos foradores de ar so uma fonte de calor e tambm, de consumo de energia eltrica. Dentro do possvel, devero ser previstos meios de variar a vazo de ar em funo da necessidade de carga trmica do sistema. Isto pode ser feito com a utilizao de variadores de frequncia ou de motores de dupla velocidade.

2.6 Sistemas de Refrigerao Um dos fatores principais para a eficincia energtica da instalao frigorfica a definio adequada das temperaturas de evaporao e condensao, bem como, o tipo de refrigerante a ser adotado. Quando a presso de condensao e a presso de evaporao so muito diferentes, a eficincia do sistema muito pequena, ou seja, o consumo de energia alto para uma potncia frigorfica pequena. Uma soluo tcnica adotada para minimizar esta situao, a adoo de um ciclo de duplo estgio. O ciclo duplo estgio caracteriza-se pela compresso em duas etapas, sendo que os compressores que operam no estgio de baixa presso, so denominados de compressores "booster". Como regra bsica, pode ser tido que do ponto de vista da eficincia energtica, sempre melhor operar com o maior nmero possvel de nveis de temperaturas de evaporao, definidas em funo das temperaturas dos ambientes. Em caso de instalaes que operem com diferentes valores de temperatura, como por exemplo, tneis de congelamento a -35 C, cmaras para estocagem de congelados a -20C, cmaras de resfriados e tuneis de resfriamento a 0C e cmaras climatizadas a 10 C, dever ser efetuada uma anlise tcnica e econmica da adoo de quatro nveis de temperatura de evaporao, ou seja por exemplo, -42C , -30C, -10C e 0C.

3 INFORMAES SOBRE O SISTEMA O Sistema tem com finalidade o resfriamento de ma, seu armazenamento, mantendo ao mximo suas propriedades fsicas e qumicas. A cmara ter capacidade para 50000 kg de ma, com fluxo dirio de 2000 kg. O produto ficar armazenado a temperatura de -2C com umidade aproximada de 90%, com atmosfera controlada, por seI tratar de um produto frutfero metablico. O produto fica armazenado avulso, em caixas de plstico (figura 1 ) revestidas com superfcie de papelo a cada base de maa. O produto dever estar acondicionado em embalagem de medidas submltiplas de 1m x 1,20 m (paletizvel), de fcil empilhamento. A embalagem ter a inscrio do nome e do CNPJ do fabricante e a informao da capacidade mxima de empilhamento e do contedo mximo em quilos da embalagem. Externamente a umidade ser aproximadamente 70% com temperaturas maximas em torno de 35C. Ter localidade na cidade de Londrina (PR). Informao meteriologicas na tabela (1). A estocagem set realizada por uma empilhadeira, conduzida por um funcionrio capacitado ada empresa, e lev em torno de 2h.

Tabela 1 Dados meterologicos da cidade de Londrina(PR)

Fonte: ABNT, fevereiro:2008


Figrura 1 Caixa de plastico

A cmara fria um ambiente com baixa temperatura, sendo assim, no qualquer lmpada que trabalha nessas condies. A opo pela fluorescente pode ser descartada, ela queima rapidamente devido a alguns fatores como queima de reatores e congelamento dos gases que ionizam a lmpada. A incandescente era muito utilizada, mas ela esquenta muito o ambiente, exigindo da mquina resfriadora maior potncia e maior gasto energtico;Existem tambm as lmpadas eletrnicas PL, so muito utilizadas mas no mantm o tempo de vida til indicado. Agora, a melhor opo so as lmpadas LED, alm de ter baixa emisso de calor, so fabricadas para trabalhar em ambientes extremos como a cmara fria. A vantagem

de instalar essa lmpada dentro de um ambiente com baixa temperatura, que o esfriamento mximo pode ser antecipado em at 48/72 horas. Com isso, exigir menos do motor, favorecendo a vida til e diminuindo o consumo de energia eltrica. A LED proporciona conforto visual e so muito econmicas. Antes era usada uma lmpada de 60watts e hoje, se consome apenas 18watts. Para este sistema, foi escolhido o nmero de 9 lampadas LED. 4 ESPECIFICAO DO PROCESSO E DIMENSIONAMENTO FISICO DO SISTEMA. O total do estoque de mas de 50000 kg, cada caixa ter 18 kg (72 a 100 unidades) de mas, dividindo o total de estoque pelo peso de cada caixa se obtm o nmero de caixas necessrias para armazenar as maas, que de 2777.8 caixas. As caixas ficaro sob estrados( figrua2 ) de 1m de largura e 1,20 de comprimento, a caixa mede 0,36m de altura, 0,55m comprimento e 0,3m de largura, cada estrado ter 16 caixas, dois cada pilha ter altura de 2,88 m de altura. Sero formados 4 blocos com 5 fileiras 5 colunas de estrados, e um dos bloco com 26 caixas a menos, com espao de 5m entre cada bloco para a passagem da empilhadeira. Os blocos tero espaamento de um metro das paredes, e 0,5m da porta. Somando todos os espaamentos o total de rea da cmara de 342 m2. A altura da camara ser de 3,5m (3m da coluna, 0,10m da lampada).O Volume da camara ser de 1197m3. A seguir uma representao grfica do espaamento do sistema (figura 3).

Figura 2 estrado

Figura 3 Representao grfica do sistema

5 ISOLAMENTO TRMICO Na escolha do material empregado como isolante trmico para a construo da cmara frigorfica, devem-se considerar vrios fatores, alm do econmico, tais como sua resistncia a insetos e microrganismos, riscos de propagar fogo, poeira ou vapores indesejveis, partculas que possam irritar a pele, reteno de odores, resistncia decomposio e resistncia absoro de gua. Os isolamentos mais empregados so os de fixao de placas de isolamento em alvenaria com posterior acabamento da superfcie, ou a utilizao de painis construdos de uma placa interna do isolante na espessura desejada e prensada entre placas metlicas tratadas contra corroso, como descrito em Neves Filho (1994). A propriedade de um material em diminuir o fluxo de calor indicada por sua condutividade trmica ou, de forma inversa, sua resistncia trmica. A tabela 2 relaciona algumas dessas propriedades, entre as quais est a densidade, que quanto maior, maior ser a resistncia mecnica compresso e maior resistncia trmica.

Isolante Densidade (Kg / m 3 ) Condutibilidade tr mica (Kcal / mh C) Resistncia passagem de gua Resistncia difuso de vapor, em relao ao ar parado Segurana ao fogo Resistncia compresso(Kgf / m 2 ) Custo

Cortia 100- 150 0,032

Fibra de Vidro 20- 80 0,030

Poliestureno expandido 10- 30 0,030

Poliuretano expandido 40 0,020

Regular

Nenhu ma Boa

Boa

20

1,5

70

100

Pobre 5.000

Boa

Pobre

Pobre 3.000

Nenhu ma 2.000 Relativamente alto

Relativamente Baixo alto

Alto

Fonte : Neves Filho (1994)

A cortia e a fibra de vidro constam apenas como referncia histrica, visto que a aplicao destes isolantes est praticamente abandonada na refrigerao. A tecnologia moderna oferece uma ampla escolha de materiais isolantes, o mais conhecido dos quais para isolamento em obras de alvenaria, o poliuretano. Sua condutividade trmica est entre as mais baixas, enquanto sua resistncia compresso elevada, mesmo com um peso especfico reduzido. Sua impermeabilidade tima e a resistncia propagao de chama boa, alm de ser inodor e inaltervel. Levando em conta essas caractersticas do poliuretano expandido, foi feita a escolha desse material para o revestimento da cmara fria. A tabela 3 apresenta espessuras de poliuretano expandido com densidade de 25 30 Kg/m3 aconselhado para isolamento de cmaras frigorficas.
Temperatura da Cmara (o ) Espessura do poliuretano expandido ( m m ) 8 a 20 3 a8 60 80

-5 a 3 - 15 a - 5 - 20 a - 15 - 30 a - 20 - 40 a - 30

100 - 120 150 180 200 240

Atualmente existem tecnologias avanadas nessa rea, h empresas especializadas neste segmento, tal com a DANICA TECNOLOGIAS EM SISTEMAS TERMOISOLANTES, que constri cmaras frigorficas com painis termo isolantes pr fabricados, leves de fcil e rpida montagem. O painel Frigoloc (figura 2), com ncleo isolante em, material poliuretano ( PUR) ou poliisocianurato (PIR) retardante a chamas , com massa especifica aparente de 37 a 42 kg/m3, face metlica em ao galvalume pr pintado na cor branca de ao inox ou alumnio, sistema de juno com 'loc' , garantindo perfeita unio dos painis, a largura padro do e de 1149mm e comprimento conforme o projeto, levando- se em conta os limites de trasporte. A tabela 4 mostra as caractersticas fisicas do painel de PUR/PIR. Tabela 4 - caractersticas fisicas do painel de PUR/PIR.

Figura 3 Painel de PUR/PIR

O calculo da espessura do isolamento se pola equao L1=ki*T/(Q/S) Adota-se valore Q/S de acordo com a qualidade do isolamento.No quadro abaixo, valores a serem adotados:
Classificao Valores de Q/S do isolamento (Kcal/m2h) Excelente 8 Bom 10 Aceitvel 12 Regular 15 Mau >15

O valor adotado para isolamentos excelentes, 8 Kcal/m2h. O valor do coeficientes de condutibilidade termica k utilizado de 0,030 Kcal./h.m.C, para poliuretano. A temperatura externa 35C e a interna de -2C, sendo assim possvel se obter o valor da espessura do isolamento. L= 0,020*(35-(-2))/8 = 0,0925m =92,5mm

Entre o valor calculado (92,5 mm) e o tabelado (100 -120 mm), o valor adotado para esse projeto de 100mm de espessura. Considerando o comprimento padro do painel de poliuretano, 1149 mm, e area de 342 m2 camara, sero utilizados 297,65013m de painel Frigoloc com espessura de 100mm, para temperatura de -5 a 3 C. 6 CARGA TRMICA Os clculos da carga trmica do sistema se d por um somatrio de fatores, cada qual calculado individualmente.

Por penetrao (Qfo):

Qfo= qfo*A*t qfo: fluxo de calor pela superfcie ( kcal/m2) A: area total da superficie externa (m2) t: tempo de ciclo

Devido as pessoas ( Qo):

Qo=qo*n*t n= n de ocupantes do ambiente qo= calor liberado por pessoas/por hora t= tempo de permanencia

Devido a iluminao

Ql=ql*t*0,86 ql=potencia das lampadas t= tempo de uso

Devido aos equipamentos:

Qe=(q1*t1+q2*t2...qn*tn)*0,86 - para motor eletrico: Qm=636Pm*t/

Devido ao ar exterior:

Qia=V**h v=volume de ar ( m3/h) *h=tabelado em funo de temperatura e umidade do ar externo e interno.

Devido ao produto

Qp1=G[c (ti-To)+r+c'*(To-Tf)] G= peso do produto em transito por unidade de tempo ti= tempo inicial do produto

To= temperatura de congelamento do produto Tf= temperatura final do produto r= calor latente de congelamento c= calor especfico antes do congelamento c'= calor especfico depois do congelamento A carga trmica total do ambiente ser o somatorio de todas as parcelas calculadas. Qtotal = QFO+Qo+Qi+Qe+Qia+Qp1 O embasamento terico servio de base para elaborao de uma tabela dinmica, formulada no programa Excel- microsoft, que facilito est etapa dos clculos, gerando todos os valores acima citados. CALCULO T'RMICO DA CAMERA - EXCEL

7 CICLO DE REFRIGERAO O ciclo frigorfico ou de compresso a vapor o principio termodinmico utilizado na grande maioria dos sistemas de climatizao. Trata-se de um ciclo termodinmico que possui dois reservatrios, um de baixa temperatura e outro de alta, e necessita de trabalho para obter a transferncia de calor entre os mesmos. O circuito de refrigerao composto dos componentes bsicos e do fluido de refrigerante ou veculo condutor de calor.Os componentes bsicos de um circuito de refrigerao por compresso de vapor so os seguintes: Compressor, condensador, dispositivo de expanso e evaporador. O circuito ilustrado na figura 4 exibe o ciclo de refrigerao pra temperatura externa de 35 e interna de -2, o objetivo especificar cada processo ocorrido durante a passagem do fluido refrigerante por cada trecho do circuito.

Cada trecho compreende um componente bsico exibindo o processo ocorrido no mesmo.Os trechos so os seguintes:

Trecho 1 a 2 (Wc) Processo de compresso: Este processo executado pelo compressor, o qual succiona o fluido refrigerante no estado de vapor a baixa temperatura e baixa presso, comprime-o e descarrega-o para o condensador a alta presso e alta temperatura causando uma consequente circulao do flido refrigerante. Durante este processo adicionado calor ao fluido refrigerante devido ao trabalho de compresso.

Trecho 2 a 3 (Qc) Processo de condensao: Este processo executado no condensador, o qual recebe o fluido refrigerante a alta presso e alta temperatura no estado de vapor. Devido temperatura do fluido refrigerante estar mais alta que a do meio externo, o fluxo de calor se dar do condensador para o meio externo (o ar ambiente, por exemplo). Sabemos que todo o fluido no estado de vapor que cede calor se condensa, nesse princpio que est baseada a funo do condensador.

Trecho 3 a 4 Processo de expanso: Este processo se baseia na relao de proporcionalidade, de forma direta, entre a presso e a temperatura. Como o resfriamento proporcionado por um sistema de refrigerao consiste no calor

demandado pela evaporao do fluido refrigerante a uma baixa temperatura, cabe ao dispositivo de expanso promover a reduo de presso do flido refrigerante lquido ao nvel de temperatura proporcional ao desejado para o sistema. A expanso se processa da seguinte forma:

O flido refrigerante entra no dispositivo de expanso no estado lquido a alta presso e alta temperatura. No interior do dispositivo ele encontra um ponto de dimetro reduzido, causando uma restrio, isto faz com que a massa de flido refrigerante seja reduzida. Em seguida esta massa de refrigerante, em quantidade reduzida, encontra um trecho de dimetro ampliado em relao ao do interior do dispositivo. As molculas de refrigerante, ao atingirem o trecho de dimetro ampliado, afastam-se reduzindo o atrito entre elas diminuindo a presso e consequentemente a temperatura. A presso reduzida ao nvel proporcional temperatura de evaporao desejada. Trecho 4 a 1 (Qo) Processo de evaporao: Este processo executado no evaporador, o qual recebe do dispositivo de expanso o flido refrigerante a baixa presso e baixa temperatura no estado lquido e promove a absoro de calor pelo

mesmo e sua consequente evaporao. A quantidade de calor a ser absorvida est ligada a dois fatores: A diferena de temperatura existente entre o flido refrigerante e o corpo ou meio a ser refrigerado, a quantidade de massa de flido refrigerante a ser evaporada. Esses dois fatores influenciaro de forma direta na capacidade frigorfica do sistema, fundamental que o evaporador tenha capacidade de evaporao do flido refrigerante em sua totalidade, a fim de evitar danos ao compressor. 8 PARAMETROS NA ESCOLHA DE REFRIGERENTES. Alguns parmetros so importantes na escolha do refrigerante para o ciclo de refrigerao, com: Trabalho de compresso, que a variao de entalpia no processo 1-2; Taxa de rejeio do calor (RC), que o calor trasferido do refrigerante no processo 2-3; Efeito do refrigerante(E), que a capacidade que cada 1kg de refrigerante absorve ao passar pelo evaporador (processo 4-1); Coeficiente de performance(COP), razo entre o efeito de refrigerao e o trabalho de compresso; Vazo de refrigerante (m), capacidade de refrigerante pelo efeito de refrigerao; Vazo volumtrica (V), produto entre a vazo massica e o volume especfico; Capacidade de refrigrao (c), produto entre a vazo o de refrigerante e o efeito de refrigerante; Potencia do compressor (P), o produto do trabalho de compresso pela vazo de refrigerante. Esse valores foram calculados pelo programa Coolpack , resultando em telas elucidativas das propriedades de cada refrigerante escolhido: R134 a, R22, Amonia e Agua. Na tabela 5, valores do efeito de refrigerao (Qe), trabalho de compreo (W), calor rejeitado no condensador, COP e relao de presso , gerados pelo programa apartir das temperatura externa e interna do sistema.. Na tabela 6 os valores gerados a partir do valor da caraga total do sistema, gerando valores de vazo volumtrica e mssica e potncia do compressor. Nas tabelas 7,8,9 e 10 esto representandos valores de temperatura, presso, volume, entalpia e entropia de cada refrigerante em cada ponto do ciclo. As propriedades fisico-quimica do refrigerante importante para analisar o comportamento do fluido refrigerante em diferentes temperaturas e presses.

Taebela 5 Propriedade do sistema: COOLPACK

R134 a Qe [kJ/kg] Qc [kW] W [kJ/kg] COP [-] Pressure ratio [-] 159,118 184,172 25,053 6,35 3,258

H20 2381,396 2794,726 413,331 5,76 10,871

Amonia 1132,532 1310,387 177,855 6,37 3,39

R22 171,553 198,787 27,234 6,3 2,908

Tabela 6 Propriedade do sistema: Dados gerados a partir da carga termica.

R134 a Qe [kJ/kg] Qc [kW] m [kg/s] V [m^3/h] W [kW] 20,012 23,163 0,12576793 34,3438 3,151

H20 20,012 23,483 0,00840248 7443,8009 3,473

Amonia 20,012 23,157 0,01767172 20,2248 3,143

R22 20,012 23,189 0,11665188 21,6523 3,177

Tabela 7 Propriedades fisco- qumicas do refrigerante R22

R22

T [C]

P [bar] 4,659 13,548 13,548 13,548 4,659 4,659

v [m^3/kg] 0,05156 0,019831 0,019831 N/A N/A 0,051557

h [kJ/kg] 408,204 435,438 435,438 236,651 236,651 408,204

s [kJ/(kg K) 1,7679 1,7679 1,7679 N/A N/A 1,7679

1 2 3 4 5 6

2,999 57,585 57,585 30 N/A 3

Tabela 8 Propriedades fisco- qumicas do refrigerante R134 a

R134 a

T [C]

P [bar] 2,722 8,868 8,868 8,868 2,722 2,722

v [m^3/kg] 0,075854 0,024248 0,024248 N/A N/A 0,07585

h [kJ/kg] 400,581 425,634 425,634 241,463 241,463 400,581

s [kJ/(kg K) 1,7397 1,7397 1,7397 N/A N/A 1,7397

1 2 3 4 5 6

3 43,674 43,674 30 N/A 3

Tabela 9 Propriedades fisco- qumicas do refrigerante Amonia


amonia T [C] 1 2 3 4 5 3 91,274 91,274 30 -2 P [bar] 3,982 13,504 13,504 13,504 0,31 v [m^3/kg] 0,31791 0,122942 0,122942 N/A N/A h [kJ/kg] 1471,57 1649,424 1649,424 339,037 339,037 s [kJ/(kg K) 5,6894 5,6894 5,6894 N/A N/A

Tabela 10 Propriedades fisco- qumicas do refrigerante gua

H2O

T [C]

P [bar] 0,005 0,056 0,056 0,056 0,005 0,005

v [m^3/kg] 246,084892 40,496562 40,496562 N/A N/A 246,104964

h [kJ/kg] 2506,612 2919,942 2919,942 125,216 125,216 2506,612

s [kJ/(kg K) 9,2529 9,2529 9,2529 N/A N/A 9,2529

1 2 3 4 5 6

3 220,827 220,827 30 -2 3

9 REFRIGERENTES O R-22 empregado principalmente em condicionamento de ar residencial e comercial, mas tambm amplamente usado em fbricas de produtos alimentcios congelados, armazenagem de gneros alimentcios congelados e em outras aplicaes de mdia e baixas temperaturas. O refrigerante R-22 um HCFC que deve ser substitudo. A gua tem diversas propriedades desejveis de um refrigerante, mas ela limitada pela temperatura a um mnimo de 0oC, pois abaixo disto ela congela. O R-134a no inflamvel e no explosivo, HFC que tem potencial zero de destruio da camada de oznio e um baixo efeito estufa. A Amnia um dos primeiros refrigerantes usado no campo industrial, em cervejarias, possui alta eficincia do ciclo. Ele tem um baixo volume especfico, um calor latente de vaporizao relativamente alto e baixo custo. A amnia mostrou mais eficincia, pouca vazo (custo baixo), maior adequao ao sistema. Por esses fatores, pra esse projeto foi escolhido o refrigerante amonia

CONCLUO O planejamento de uma camara consiste no estudo de inumeros fatores fisicos, quimicos, estruturais. E uma etapa industrial que requer muito planejamneor, visto que comportara produtos que requerem temperatura controladas, alguns com atmosfera controlada. importante conhecer os preceitos basicos do funcionamento do ciclo de refrigerao que far parte da camara para controle do processo, para que alteraes sejam feitas com coerencia. O fluido refrigernte que dar funcionamento ao sestema de refrigerao , dece ser escolhido sob a avaliao do seu comportamento termodinamico e fisico- quimico, para melhor funcionamento do sistema .O material da camara dever escolhido a partir do conheciimento e da finalidade do produto a ser resfriado. Cada produto requer um estudo particular, tanto para o material da camara, quanto para a estrutura fisica da camara. Questes ambientais e financeiras devem ser levadas em considerao em cada etapa do planejamento.

REFERENCIAS

Neves Filho, Lincoln de Camargo; CONSERVAO E RECUPERAO DE ENERGIA EM SISTEMAS FRIGORFICOS, Setembro de 1997. Silva,A. Cmaras Frigorficas - aplicao, tipos, clculo da carga trmica e boas prticas de utilizao visando a racionalizao da energia eltrica Danica, Tacnologia em sistemas termoisolantes. ENERGIA EM SISTEMAS FRIGORFICOS, Setembro de 1997. Castro, JA. PROJETO E CONSTRUO DE CMARAS FRIGORFICAS ABNT NBR 9050/2004 Regulamento Tcnico para planejamento, programao, elaborao e avaliao de projetos fsicos de estabelecimentos assistenciais de sade. Almeida, AL. PROJETO: CMARA FRIA PARA ESTOCAGEM DE BANANAS. Faculdade de Urbelandia.

You might also like