You are on page 1of 3

COMIDAS TÍPICAS DA REGIÃO SUL DO BRASIL Culinária do Estado do Paraná.

A culinária do povo do Paraná tem grande influência dos diversos imigrantes que chegaram e que habitam na região. Dos povos indígenas que lá vivem foi introduzido o consumo do pinhão nas suas refeições e também o da erva-mate. E também foi através da cultura indígena que foi acrescentado frutas e raízes na culinária paranaense. Um dos principais pratos típicos dessa é o barreado, que é consumido em vária cidades do Paraná. O barreado é preparado com carne, toucinho de porco e vários temperos, o nome do prato surgiu a partir da expressão "barrear a panela" evitando que saia o vapor e assim cozinhe mais rápido. O barreado teve influências de Portugal e fartura e alegria, é o seu significado. Os paranaenses também consomem muitos peixes, carne de carneiro e porco no rolete. O carneiro é preparado cozido em um buraco no chão onde é colocado a lenha e a panela com os ingredientes. Depois ele é tampado com folhas de bananeira para poder assar. O prato pode ser consumido com arroz, pirão e também com outros tipos de acompanhamentos.

Falando na culinária riograndense não podemos deixar de falar no famoso chimarrão. Dentre os pratos principais do Rio Grande do Sul estão: a polenta. a linguiça. Veja outros pratos de típicos de Santa Catarina: Comidas típicas do Rio Grande do Sul Os pratos principais do povo do Rio Grande do Sul tiveram influência dos alemães e italianos. Com a chegada dos alemães outros igredientes foram sendo introduzidos e entre eles está "a carne de porco na cerveja" e também "carne de marreco" e também por eles foram introduzidos tortas. . índios e espanhóis. Como os peixes são bastante consumidos. pães e vinhos. bolos. o camarão. temos como os mais apreciados e consumidos. salames. Ele é feito com ervas e é um dos maiores símbolos do Rio Grande do Sul. as carnes defumadas. que é preparado com charque.Culinária do Estado de Santa Catarina O Estado de santa Catarina Possui uma região litorânea bem extensa e por isso possui muitos pratos típicos baseados no consumo de paixe e outros frutos do mar. as ostras e outros mariscos. Um outro prato muito conhecido dos gaúchos é o arroz de carreteiro. a lagosta. Mais sem dúvida o prato mais conhecido é o churrasco gaúcho. pães e outros mais. Os seus pratos também tiveram influência da colonização dos portugueses que consumiam esses alimentos e os preparavam em forma de ensopados e caldos. que tem detalhes próprios da cultura gaúcha. A culinária gaúcha teve influências de portugueses. e seu consumo teve início com as grandes carreatas realizadas pelos gaúchos adentrando nos pampas com o intúito de desbravar partes do Rio Grande do Sul ainda não conhecidas e sem habitantes. o galeto. que é consumido pelo povo gaúcho diariamente. sopas de batata.

Fonte de pesquisa http://coisaspraver.html#.UkA7DH8caHU .br/2012/10/comidas-tipicas-da-regiao-sul-do-brasil.blogspot.com.