ESCOLA BÁSICA ELIAS GARCIA FICHA DE TRABALHO Nº 1 – Probabilidades

Matemática - 9º Ano

Data: ___ /___ /13

Nome:________________________________________

Turma: ___

Nº__

1. Analisa cada uma das seguintes situações e responde às questões colocadas. Classifica as situações seguintes em deterministas ou aleatórias: 1.1. De uma caixa com 20 bolas brancas e duas bolas pretas, retiram-se, sem olhar, duas bolas. De que cor são? 1.2. Se aquecer água acima dos 100º, o que acontece? 1.3. Se deitar uma moeda num copo de água o que acontece? 1.4. Se tirar duas cartas, à sorte, de um baralho de 52 cartas que foram previamente baralhadas, o que me pode sair? 1.5. Qual é a área de um círculo de raio igual a 10 cm? 1.6. O que me pode acontecer se jogar no Euro milhões? 2. Considera a seguinte experiência: “ lançar o rapa e verificar a face que fica voltada para cima”. 2.1. Identifica, nesta experiência, o conjunto de resultados ou espaço de resultados. 2.2. Classifica cada um dos seguintes acontecimentos: 2.2.1. A: “sair a letra R” 2.2.2. B: “sair uma vogal” 2.2.3. C: “sair a letra R ou a Letra P” 2.2.4. D: “Não sair a letra A” 3. Um baralho com 52 cartas indistinguíveis ao tato é composto por 4 naipes: 13 copas (naipe de cor vermelha); 13 ouros (naipe de cor vermelha); 13 paus (naipe de cor preta) e 13 espadas (naipe de cor preta) Sabemos ainda que, dentro de cada naipe, as cartas estão numeradas de 2 a 10, existindo um às, um rei, uma dama e um valete para cada naipe. Uma carta é retirada ao acaso, registando-se o naipe e o seu valor. Para esta experiência aleatória, define: 3.1. 3.2. 3.3. 3.4. Um acontecimento composto. Um acontecimento elementar. Um acontecimento certo. Um acontecimento impossível.

4. Considera a experiência referida na questão 3. 4.1. Qual é o número de elementos do espaço de resultados ? 4.2. Preenche os espaços em branco com as palavras : “certo”, “impossível”, “pouco provável”, “muito provável”, “elementar” ou “composto”. Cada espaço fica com uma palavra diferente, escolhe a mais adequada.

6. B: de um número maior do que 8.3.6.6.2. menos provável que 7.1. não elementares.1. 6. Realiza-se uma experiência que consiste na extração de uma bola da caixa. Observa a roleta da figura.8.2.9. E: de um número primo. “Sair um múltiplo de 4” 5. C: de um número negativo. Identifica todos os resultados possíveis ( espaço de resultados ou espaço amostral ).2. “Sair um divisor de 18” 5.5.5.2. Sair uma letra T é ___________________________sair uma letra M. G: de um número menor que 7. Considera a experiência que consiste em rodar o ponteiro uma vez e verificar o número obtido.3.2. mais provável que . Sair uma letra é um acontecimento certo. “Sair um número par” 5.• • • • • • “Sair carta vermelha” é um acontecimento ____________________________________ “Sair carta vermelha ou preta” é um acontecimento ____________________________ “Sair às de espadas” é um acontecimento _____________________________________ “Sair um rei” é um acontecimento __________________________________________ “Não sair uma dama” é um acontecimento ____________________________________ “Sair uma carta azul” é um acontecimento ____________________________________ 5.1.7.1. Sair uma letra E é___________________________sair uma letra M. 6. 7.7. Sair uma letra A é ___________________________sair uma letra M.4. Sair uma letra M é um acontecimento possível.2. um cartão da caixa. “Sair o número 71” 5. Classifica cada um dos seguintes acontecimentos. 7. 6. possíveis mas não certos. Completa com as seguintes expressões: • Tão provável como. Numa caixa estão 10 bolas numeradas de zero a nove. Numa caixa colocam-se os seguintes cartões.2.1. F: de um número par e primo.2. 5. “Sair o número 7” 5. 6. 7. composto mas não certo. “Sair um número negativo” 5. anota-se o número e volta-se a colocar a bola na caixa ( extração com reposição).2.2. 6. retira-se ao acaso. “Sair um número primo” 5. 6.4. composto e certo.2.3._____________ 7. “Sair um número racional” 5. 6.3. 7. de igual forma e textura: Em cada uma das situações que se seguem. 7._________________ . Classifica os acontecimentos anteriores em elementares. Assinala com Verdadeiro (V) ou falso (F): 7.1.1. certos. Identifica os acontecimentos associados à extração: 6.2. impossíveis. utilizando os termos elementar. D: do número 12.2.1. impossível. A: de um número par.1.2.2. 6. “Sair um quadrado perfeito” 6.

3.1. Completa a tabela de dupla entrada. anotar o número que saiu em cada uma e. Lançam-se dois dados. 10. + Roda A 1 2 3 1 Roda B 2 3 4 9. 8. B e C da alínea anterior. Reinicie o computador e. de cores diferentes e com as faces numeradas de 1 a 6. Não é possív el apresentar a imagem.________________ 8. calcular a soma dos números saídos. O computador pode não ter memória suficiente para abrir a imagem ou a imagem pode ter sido danificada. B: os números saídos nos dois dados são iguais. Completa o seguinte quadro.2. Considera as duas rodas da sorte ao lado e a experiência aleatória de rodar as duas rodas. 8. abra o ficheiro nov amente. Considera a experiência de lançar dois dados. Se o x v ermelho continuar a aparecer.3. Completa a seguinte tabela com todos os casos possíveis da experiência. 9. Escreve duas somas igualmente prováveis. 8. poderá ter de eliminar a imagem e inseri-la nov amente. 10.3.2. Classifica os acontecimentos A. 9. Escreve um acontecimento certo.3. e registar as faces voltadas para cima. Escreve um acontecimento impossível.4. 9.3. Quantos são os casos possíveis? 9. 8.1.2.1 a . C: os números saídos são ímpares e iguais. em seguida.1.5. 1 1 2 3 4 5 6 2 3 4 5 6 9.2.2. e regista-se a soma das faces voltadas para cima._______ 7. 9.2. Sair uma letra C é um acontecimento impossível.1.4.3.7. de cores diferentes um com as faces numeradas de 1 a 6 e o outro com as faces numeradas de . em seguida. Quantos são os casos possíveis? .3. A: os números saídos em ambos os dados são pares. Sair uma letra F é um acontecimento pouco provável mas não é impossível.4. Escreve o conjunto dos casos favoráveis à ocorrência dos seguintes acontecimentos: 9. + -1 -2 -3 -4 -5 -6 1 2 3 4 5 6 10. Quais as somas mais prováveis? 8.6 .

decidiram atirá-la ao ar duas vezes e registar. Registou-se o valor saído no dado e a face da moeda 11. Relativamente à sequência de cores obtidas. indica: 12. O André. Combinaram que: • Se registassem “face europeia” em ambos os lançamentos. O número de elementos do espaço amostral. Imagina que vais extrair aleatoriamente 2 berlindes de um saco com 3 berlindes. O espaço amostral. Como tinham apenas uma moeda.3. Se a extração for feita sem reposição dos berlindes no saco.1. Foi lançado um dado equilibrado.1. Num saco estão 3 bolas (uma branca. que espaço de resultados se associa a esta experiência? 13. Qual o número de elementos do espaço de resultados? 12. Qual o espaço de resultados associado a esta experiência? 11. Se a extração for feita repondo os berlindes no saco. Terá cada uma dos rapazes a mesma probabilidade de vir a entregar a prenda à Maria? Mostra como obtivestes a tua resposta Bom Trabalho! . seria o Bruno a entregar a prenda. com as faces numeradas de 1 a 6 e simultaneamente uma moeda de 1 euro. em que. As bolas são retiradas sucessivamente e colocadas em fila fora do saco.1. B: a soma ser um número menor que 4. em cada lançamento.3.2. seria o Carlos a entregar a prenda. A: a soma ser um número negativo. 13. • E registassem “face europeia” num lançamento e “face nacional” no outro.1. 12. uma verde e uma azul). • Se registassem “face nacional” em ambos os lançamentos. seria o André a entregar a prenda. 11. o Bruno e o Carlos vão oferecer uma prenda à Maria e resolveram tirar à sorte quem vai entregá-la. 13.2. Escreve o conjunto dos casos favoráveis à ocorrência dos seguintes acontecimentos: 10. 1 é vermelho e os outros são azuis. que espaço de resultados se associa à experiência? 14.2.10.2. Na figura podes ver as duas faces dessa moeda. a face que ficava voltada para cima. 10.3.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful