You are on page 1of 5

2013 (Primeiro) (X Exame Unificado - Caderno Tipo I - Branca Gabarito Definitivo 28/05/13)

Direito do Trabalho

70 Questo: O empregado afastado por incapacidade laborativa, recebendo auxlio-doena previdencirio por trinta dias, tem garantido legalmente o direito a) estabilidade provisria por, no mnimo, doze meses aps a cessao do auxliodoena acidentrio. de exigir de seu empregador os depsitos do Fundo de Garantia do Tempo de Servio correspondentes ao perodo em que ficou afastado. de exigir de seu empregador o pagamento de complementao do benefcio previdencirio para manter o valor do salrio que recebia antes do afastamento previdencirio. de gozar frias de trinta dias aps perodo de 12 (doze) meses de vigncia do contrato de trabalho.

b)

c)

d)

71 Questo: Fernanda contratada pela empresa Master, a ttulo temporrio, com base na Lei n. 6.019/74, pelo prazo certo de 3 meses. Quando do trmino deste perodo e ciente de que o empregador no pretende renovar o contrato, ela informa que se encontra grvida de 6 semanas. A respeito do caso proposto, de acordo com o entendimento do TST, assinale a afirmativa correta. a) Fernanda pode ter o contrato extinto porque o pacto foi feito a termo, de modo que no seu implemento a ruptura se impe. Fernanda no poder ser dispensada, pois, em razo da gravidez, possui garantia no emprego, mesmo sendo o contrato a termo. Fernanda poder ser desligada porque a natureza jurdica da ruptura no ser resilio unilateral, mas caducidade do contrato.

b)

c)

d)

Fernanda no pode ter o contrato rompido, pois em razo da gravidez tem garantia no emprego durante 12 meses.

72 Questo: Uma empresa contrata plano de sade para os seus empregados, sem custo para os mesmos, com direito de internao em quarto particular. Posteriormente, estando em dificuldade financeira, resolve alterar as condies do plano para uso de enfermaria coletiva, em substituio ao quarto particular. Aps a alterao, um empregado contratado, passa mal e exige da empresa sua internao em quarto particular. Diante dessa situao, assinale a afirmativa correta. a) O empregado est correto, pois no pode haver alterao contratual que traga malefcio ao trabalhador, como foi o caso. O empregado est errado, pois sua contratao j ocorreu na vigncia das novas condies, retirando o direito ao quarto particular. O empregado est correto, pois as vantagens atribudas classe trabalhadora no podem retroceder, sob pena de perda da conquista social. O empregado teria direito ao quarto particular se comprovasse que a doena teve origem antes de ser contratado e antes da alterao das condies do plano de sade.

b)

c)

d)

73 Questo: Adriana submete-se a um ato educativo supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa preparao para o trabalho produtivo daqueles que estejam frequentando o ensino regular em instituies de educao superior, educao profissional, ensino mdio, da educao especial e dos anos finais do ensino fundamental. Logo, pode-se dizer que Adriana uma a) b) c) d) estagiria. aprendiz. cooperativada. empregada.

74 Questo: Os direitos constitucionais relacionados a seguir j foram regulamentados por Lei, exceo de um. Assinale-o. a) b) c) d) Aviso prvio proporcional ao tempo de servio. Participao nos lucros ou resultados. Adicional por atividade penosa. Licena-paternidade.

75 Questo: Em determinada reclamao trabalhista o juiz, luz das provas produzidas, considera que a natureza jurdica da extino contratual foi culpa recproca (de ambas as partes). Para a hiptese, as alternativas a seguir apresentam direitos deferidos ao trabalhador, exceo de uma. Assinale-a. a) b) c) d) Metade do aviso prvio. Metade do 13 salrio proporcional. Seguro desemprego. Indenizao de 20% sobre o FGTS.

Direito Processual do Trabalho


76 Questo: A requerimento do credor e aps no localizar bens da pessoa jurdica exempregadora, o juiz desconsiderou a personalidade jurdica numa reclamao trabalhista, incluiu um dos scios no polo passivo e o citou para pagamento. Este scio, ento, depositou a quantia exequenda, mas pretende questionar o valor da execuo. Assinale a alternativa que indica a maneira pela qual ele materializar seu inconformismo.

a) b) c) d)

Ao Rescisria. Embargos de Terceiro. Impugnao de Credor. Embargos Execuo.

77 Questo: Uma reclamao trabalhista ajuizada em So Paulo (TRT da 2 Regio) e, na audincia designada, a reclamada apresenta resposta escrita sob a forma de contestao e exceo de incompetncia relativa em razo do lugar, pois o autor sempre trabalhara em Minas Gerais, que na sua tica deve ser o local onde tramitar o feito. Aps conferida vista ao exceto, na forma do Art. 800, da CLT, e confirmada a prestao dos servios na outra localidade, o juiz acolhe a exceo e determina a remessa dos autos capital mineira (MG - TRT da 3 Regio). Dessa deciso, de acordo com o entendimento do TST, e independentemente do seu mrito, a) cabe de imediato recurso de agravo de instrumento para o TRT de So Paulo, por tratar-se de deciso interlocutria. nada h a fazer, pois das decises interlocutrias, na Justia do Trabalho, no possvel recurso imediato. compete parte deixar consignado o seu protesto e renovar o inconformismo no recurso ordinrio que for interposto aps a sentena que ser proferida em Minas Gerais. cabe de imediato a interposio de recurso ordinrio para o TRT de So Paulo.

b)

c)

d)

78 Questo: Jos ajuizou reclamao trabalhista contra a empresa Libertao Ltda., valendo-se do procedimento sumarssimo. Contudo, Jos no liquidou os pedidos. De acordo com a CLT, o juiz deve

a) b) c) d)

conceder prazo de 10 dias para que Jos sane o vcio. enviar os autos ao calculista da Vara, que liquidar o pedido. arquivar a reclamao trabalhista e condenar o autor em custas. prosseguir na reclamao e enfrentar o assunto caso provocado pela r.

79 Questo: Sobre o manejo do recurso adesivo na Justia do Trabalho, assinale a afirmativa correta. a) cabvel e a matria nele veiculada no precisa estar relacionada ao recurso principal. incabvel na Justia do Trabalho porque no h previso dele na CLT. cabvel, pressupondo sucumbncia recproca e, caso interposto pela empresa, ela fica isenta de preparo. cabvel, mas a matria nele veiculada precisa estar relacionada ao recurso principal.

b) c)

d)

80 Questo: Em reclamao trabalhista movida contra um municpio, este no comparece audincia inaugural. Diante dessa hiptese, assinale a afirmativa correta. a) b) c) d) No se cogita de revelia porque o direito indisponvel. Aplica-se a revelia contra o ente pblico. No h revelia, mas se aplica a confisso. O juiz deve designar audincia de instruo, haja vista tratar-se de ente pblico.

You might also like