You are on page 1of 10

First Peopleware COPYRIGHT 2012

Coaching Corporativo: uma metodologia orientada para a mudana Por Leandro Alves da Silva 1) Introduo
A origem histrica do termo coaching apresenta-se entre os sculos XV e XVI, mais precisamente na cidade hngara de Kocs: local de parada obrigatria entre as cidades de Viena e Pest. Naquela poca, havia uma carruagem que dispunha de um sistema de suspenso, que chamava a ateno pela comodidade e conforto em relao s carruagens tradicionais. Ela era chamada por kocsi szekr: carruagem de Kocs. Assim, o termo kocsi - pronunciado cochi - passou para o alemo como kutsche, para o italiano como cocchio e para o espanhol como coche. O uso dessa origem mostra-se ainda atual, devido ao coaching possibilitar o transporte das pessoas de um ponto a (situao atual) para um ponto b (situao desejada); cujo o papel o de facilitar o alcance daquilo que se deseja, no tomando para si a responsabilidade das decises escolhidas. A filosofia do coaching baseia-se na aplicao dos postulados maiuticos de Scrates; na qual, acredita-se na capacidade/potencial que as pessoas possuem para procurar e encontrar as respostas por si prprias. Traz consigo a dialtica como mtodo para adquirir o conhecimento; nesse, por meio do dilogo, h dois momentos: Ironia e Maiutica. No primeiro, Scrates conseguia que o seu interlocutor reconhecesse a sua ignorncia e, a partir desta, ficasse preparado para adquirir o conhecimento. No segundo, h a evoluo progressiva quanto exatido das definies elaboradas. O Coaching recebeu o atual formato durante os anos 90 nos EUA, inicialmente no campo desportivo e logo aps no mundo corporativo. Ele despertou interesse das profisses que admitem o desenvolvimento pessoal e de todos aqueles que querem atingir objetivos. Nele h os papis: Coach e Coachee. O primeiro acompanha e faz as perguntas e intervenes que auxiliam o segundo, a encontrar as melhores respostas direcionadas aos objetivos que pretende conquistar.

First Peopleware COPYRIGHT 2012

2) O que e como funciona o coaching?


O coaching uma metodologia de aprendizagem, centrada na situao presente e orientanda para a mudana. Ela possui ferramentas de trabalho que permitem a melhoria do desempenho na direo do objetivo escolhido pelo coachee. Segue abaixo um esquema que auxilia a compreenso do funcionamento do coaching. Logo aps, so apresentados conceitos-chave e etapas metodolgicas.

Objetivos
Linguagem

Coachee

Coach

Propsitos
Aprendizagem Mudana

Valores

Crenas
1 Esquema - Como funciona o coaching?

So os conceitos-chave do coaching: 1 Linguagem preciso obter uma linguagem que faa sentido entre Coach e Coachee. Por meio dela abre-se a possibilidade do dilogo para que perguntas, comentrios e respostas ocorram com a inteno de despertar no Coachee, novos entendimentos sobre construes positivas da realidade; esses capazes de amplificar as realizaes e conquistas desejadas.

First Peopleware COPYRIGHT 2012

2 Aprendizagem O objetivo o desenvolvimento humano do Coachee; nesse, so considerados os desenvolvimentos: psicolgico, cognitivo e sociocultural. Por meio de processos de aprendizagem - esses fundamentados em uma linguagem que facilita a interao e o dilogo - abre-se a possibilidade para que: competncias, habilidades, conhecimentos, comportamentos, valores e crenas sejam amplificados, modificados ou, at mesmo, adquiridos.

3 Mudana O Coachee convidado a experimentar mudanas, revisitas e ressignifies junto aos papis que desempenha: consigo, com o outro e em sociedade. No h coaching se no houver a disposio e a vontade de vivenciar a mudana.

So as etapas metodolgicas do coaching: 1 Foco Durante as sesses iniciais - em mdia um total de 10 delas - o Coach busca entender junto ao Coachee, quais so os objetivos a serem atingidos. Logo aps, ocorre o ajuste do foco naquilo que possvel realizar com os recursos (i.e. habilidades, competncias, comportamentos, valores e crenas) que o Coachee possui no momento presente. Com a definio do foco traado um plano de ao.

2 Ao Na ao h a trajetria da aprendizagem e do desenvolvimento humano do Coachee. So aplicadas ferramentas especficas para estimular a vontade de superar cada dificuldade que se apresenta.

First Peopleware COPYRIGHT 2012

3 Resultados Ao longo das sesses so avaliados os resultados em relao ao: objetivo, foco e plano de aes; acordados entre Coach e Coachee. Avalia-se tambm: a aprendizagem, o desenvolvimento humano do Coachee, os benefcios do Coaching e a atuao e competncia do Coach.

4 Melhoria contnua Com a constante obteno dos resultados h a possibilidade de que o Coachee preserve a vontade por sua melhoria contnua. Neste momento, espera-se que o papel do Coach no seja mais necessrio. Considera-se que o Coachee esteja em autocoaching. Este caracterizado por trs momentos: - Pela prontido do Coachee em tomar para si, os trs conceitos-chave e as quatro etapas metodolgicas do coaching. - Pela percepo do Coachee em relao ao equilbrio entre as escolhas feitas na direo do objetivo desejado.

Escolhas

Ganho

Perda

Prazer

Dor

Prazer

Dor

2 Esquema - Equilbrio entre as escolhas

First Peopleware COPYRIGHT 2012

Todas as escolhas demandam ganhos e perdas; essas podem desencadear prazer e dor. A sabedoria aqui pretendida est na compreenso de que o equilbrio proposto passa - necessariamente - pela prosperidade e benefcio mtuo: consigo, com o outro e com o meio em que convivemos. necessrio querer bem a si para querer bem ao outro. Por fim, o autocoaching tambm caracterizado pelo querer - do Coachee - em construir uma realidade positiva; esta baseada em crenas, valores, propsitos e objetivos proveitosos (1 Esquema) a si e queles convivem com ele.

3) O que no e como no funciona o coaching?


O coaching no se equivale s atividades de: - Aconselhamento; - Mentor de vida ou de carreira; - Psiquiatria, psicanlise e psicoterapia; - Diagnstico ou tratamento mdico; - Ordem jurdica e - Ordem espiritual.

O esquema abaixo mostra o no funcionamento do coaching.

- Facilidade para perder o foco; - Dificuldade em compartilhar uma linguagem;

Coachee

Coach

- Dificuldade em manter a vontade para mudana;


- Corrompe valores e crenas.

Heri

3 Esquema - Como no funciona o coaching?


5

First Peopleware COPYRIGHT 2012

Quando o Coachee no encontra vias/possibilidades para construir uma realidade positiva, abrem-se oportunidades para que ele assuma os papis de: vtima, vilo e heri. Estes possuem como pano de fundo a acomodao/o conformismo por estar em zona de conforto. O cenrio acima descrito exposto ao Coachee por meio dos postulados maiuticos ora vistos. Ele convidado a verbalizar, tomar contato e lidar com aquilo que o impede de alcanar o objetivo desejado. Ferramentas so apropriadamente escolhidas pelo Coach, para que o Coachee refaa caminhos cognitivos e comportamentais, que at certo momento, limitavam e sabotavam as investidas na direo da pessoa que lhe mais importante/preciosa: ele mesmo. Ele percebe que ao criar uma realidade que suporta e lhe positiva, so promovidas as interaes: consigo, com o outro e com o meio em que convive; as quais impedem que os papis - aqui indesejados - reapaream. No h coaching quando o Coachee faz a escolha por permanecer em sua zona de conforto com os respectivos papis. Neste momento no h a necessidade/a vontade de mudana, h as ausncias das interaes ora mencionadas.

4) Coaching Corporativo
Convivemos com a constante necessidade de adaptaes s mudanas no ambiente corporativo. Pontualmente, h duas delas que merecem nossa ateno: - Mudana de valores presentes nas relaes pessoais e - Mudana na cultura corporativa.

Com um olhar para primeira mudana, segue uma tabela para auxiliar na compreenso de alguns valores e comportamentos, presentes nas relaes pessoais.

First Peopleware COPYRIGHT 2012

Geraes Tradicional (antes de 1945)

Valores Lealdade Tradio Segurana financeira

Comportamentos Lealdade a determinado costume Mantm tradies familiares Poupar primeiro e depois gastar Respeita o direcionamento familiar Adapta-se com maior facilidade aos ambientes que convive

Baby Boomers (1945 - 1960)

Carreira

Flexibilidade X (1960 - 1985) Mobilidade

O ir e vir tornam-se mais cotidianos

Y (1985 - 2000)

Interao Carreira

Feedback constante Viver primeiro e trabalhar depois No conhece o mundo sem a tecnologia;

Tecnologia Z (2000 - at hoje)

Estar online normal; Responde a diversas mdias simultaneamente. Ao no participar da

Significado

construo do significado: abandona

1 Tabela - Valores e Comportamentos: relaes pessoais O que pode acontecer quando valores e comportamentos diferentes so confrontados, durante as relaes pessoais? A possvel resposta o conflito. Para que ele no ocorra, duas aes so sugeridas: compartilh-los e compatibiliz-los. Isto com a inteno de promover espaos para que as relaes ocorram. Abre-se aqui uma oportunidade para que os ambientes corporativos desenvolvam/amplifiquem as

caractersticas: personificao e humanizao.

First Peopleware COPYRIGHT 2012

Quando olhamos para mudana na cultura corporativa, vemos de pronto, as amplificaes necessrias aos ambientes de trabalho, presenciais e virtuais. As Tecnologias da Informao e Comunicao (TICs) tm colaborado para que essas amplificaes ocorram. Por meio delas so caracterizados os incrementos: s prticas e aos resultados profissionais. Distncias so diminudas e as atividades laborais so difundidas e construdas, independentemente de fatores espaciais ou temporais. Fazendo uso dos preceitos vistos at o momento, o Coaching Corporativo apresenta-se como uma metodologia que tem por objetivos: o reconhecimento, a anlise e a operacionalizao de mudanas como as descritas anteriormente. Suas etapas metodolgicas contemplam todos os nveis hierrquicos presentes no ambiente corporativo. Por agora, so considerados os liderados e gestores lderes. Segue abaixo um esquema que auxilia a compreenso do funcionamento.

Objetivos

Corpo diretivo

Gestor lder

Corporao

Linguagem

Liderado

Aprendizagem
Mudana

Propsitos

Valores

Crenas
4 Esquema - Funcionamento do Coaching Corporativo Ao liderado So disponibilizadas escolhas (2 Esquema) para que o liderado construa e mantenha vnculos e interaes: consigo, com os colegas e com o lder no ambiente corporativo. Por meio dessas, abrem-se oportunidades para: ampliar a capacidade de aprendizado individual e em equipe, diminuir a incidncia de conflitos e possibilitar o compartilhamento e compatibilizao de crenas e valores.

First Peopleware COPYRIGHT 2012

Ao gestor lder No primeiro momento o gestor lder acolhido e reconhecido junto aos papis que desempenha no ambiente corporativo. Neste, so disponibilizadas oportunidades para que ocorram os desenvolvimentos: pessoal, acadmico e profissional. Em seguida, ficam acessveis a ele, oportunidades para identificar e operacionalizar mudanas nas relaes: consigo, com os liderados, com o corpo executivo e com a corporao. No segundo momento, o Coaching Corporativo visa o desenvolvimento e a constante melhora, no desempenho das habilidades e competncias do gestor lder. So exemplos de habilidades: mediao, comunicao, resoluo de problemas/conflitos, ouvir ativamente, questionar, apoiar, desafiar, encorajar, gerar empatia, gerar solues, reconhecer pontos fortes, alinhar/compatibilizar/compartilhar os objetivos da organizao junto aos liderados, focar em solues e ser exemplo/modelo de excelncia. So exemplos de competncias: planejamento, co-criao de futuros, perspectiva hologrfica, liderana por meio da hierarquia, interdependncia e construes de significados. Por fim, h a disponibilizao de oportunidades para obtenes: de resultados, de mudanas de cultura e de comportamento.

6) Consideraes finais
Este artigo procurou apresentar os conceitos que fundamentam o coaching e o Coaching Corporativo. O coaching apresenta atrativos aos desenvolvimentos: humano, acadmico e profissional; esses, to necessrios ao momento atual que presenciamos no mbito corporativo. Problemticas nas relaes pessoais, nas mudanas de cultura corporativa e aproximao do corpo executivo junto aos partcipes da organizao, so alguns exemplos que compem um cenrio complexo, porm exequvel, quando visualizado por meio da humildade e perseverana.

First Peopleware COPYRIGHT 2012

O Coaching Corporativo visa mudanas, porm, no as persegue como cura abrupta de vcios; pelo contrrio, promove momentos de acolhimento e aprendizado, junto aos desenvolvimentos ora mencionados para que elas ocorram.

Sobre o autor: Leandro Alves da Silva; (11) 98987-0984; leandro@stpeopleware.com.br Matemtico pela UMESP, Mestre em Engenharia da Computao pelo IPT/SP e Doutor em Educao pela FEUSP. Personal&Professional Coach - Sociedade Brasileira de Coaching e Executive e Master Coach - Behavioral Coaching Institute. Autor do livro Tecnologias da informao e comunicao - uma releitura de papis para o professor universitrio. Possui 14 anos de experincia no Ensino Superior, onde leciona e desenvolve atividades de gesto em cursos de graduao e ps-graduao; Possui tambm 14 anos de experincia em empresas, onde realiza atividades e projetos em: Recursos Humanos, Coaching, Tecnologia da Informao e Telecomunicaes. .

10

You might also like