You are on page 1of 4

A Revoluo Cientfica e o Iluminismo

Na histria da cincia encontram-se muitas teorias que diferem na intensidade com que influenciaram o pensamento humano. Algumas representaram profundas modificaes na forma humana de pensar e experimentar a natureza. Chamamos de Revoluo Cientfica o perodo que se inicia a partir do sculo XVII, quando alguns pensadores, como Galileu Galilei, divulgaram suas descobertas cientificas e, com seus estudos, contriburam para separar a cincia da filosofia e dar primeira um tratamento emprico.

J no campo poltico, na Europa do sculo XVIII, predominavam as monarquias absolutistas e apenas a Inglaterra era regida por uma monarquia constitucional. Apesar da grande difuso das idias iluministas, inclusive nos projetos polticos de alguns governos (despotismo esclarecido), esse sculo foi marcado por grandes contrastes sociais que culminariam, na Frana, com a Revoluo de 1789.

A cincia moderna O mtodo cientfico Desde o sculo XVI, novas descobertas vinham modificando significativamente o campo da cincia. Algumas teorias, at ento aceitas (como a teoria geocntrica), comearam a ser questionadas e abandonadas. O sculo XVII foi marcado pelo aparecimento do mtodo cientfico moderno, com o qual condenava-se a tradio e todas as formas de conhecimento no racionais. O filosofo francs Ren Descartes foi um dos precursores desse novo movimento cientfico, que considera a razo a nica via segura para a construo do conhecimento do mundo.

O avano cientfico - Estudos produzidos entre os sculos XVI e XVII ajudaram a institucionalizar essa nova forma de conhecimento. Durante esse perodo foram realizados importantes avanos cientficos em vrios campos. Os trabalhos de Coprnico, Galileu e Kepler revolucionaram a astronomia; os de Descartes a matemtica e os de Newton, a fsica.

O aparecimento de instrumentos tcnicos como o telescpio e o microscpio contriburam para novas descobertas e o desenvolvimento das cincias. Graas a esse movimento, foram lanadas as bases do mtodo cientfico moderno. A partir dos estudos de Descartes, o empirismo (doutrina segundo a qual todo conhecimento provm unicamente da

experimentao), e a sistematizao passaram a ser considerados os pilares da cincia moderna.

A Ilustrao O Iluminismo ou Ilustrao - Foi um movimento que reuniu um grupo de pensadores do sculo XVIII, que comearam a se mobilizar em torno da defesa de idias que pautavam a renovao de prticas e instituies vigentes na Europa. Refletindo sobre questes filosficas que pensavam a condio humana, o movimento iluminista defendeu a liberdade do indivduo, o racionalismo, o progresso do homem, o fim do Antigo Regime e o anticlericalismo. Desse modo, os pensadores ilustrados denunciaram a injustia social, a doutrinao religiosa, o estado absolutista e todos os artifcios e vcios de uma sociedade corrompida que no reconhecia o "direito natural" do homem felicidade. Destacam-se ainda como valores morais do Iluminismo a tolerncia, o humanismo, a nfase no livrearbtrio do homem e a valorizao da natureza.

Quadro geral - O Iluminismo foi um movimento poltico, cultural e filosfico fortemente marcado pela postura crtica e o racionalismo, que defendia a razo nico caminho para trazer "luz" e conhecimento sociedade moderna. Alguns de seus idealizadores, como Rousseau, pleiteavam a propagao do conhecimento e da educao a todas as camadas sociais como o meio ideal para construir uma sociedade melhor.

Nessa empreitada, o desenvolvimento da cincia deveria garantir o desvelamento dos mistrios do mundo. O Iluminismo considerado tambm uma viso burguesa da realidade, uma vez que, dentre suas obras destacam-se muitos escritos sobre poltica e discusses sobre a existncia de uma forma ideal de governo. Dentre suas principais reivindicaes, encontra-se o fim do absolutismo na Frana assim como tinha ocorrido na Inglaterra. Essa corrente de pensadores ficou conhecida como iluministas e o sculo XVIII, como o "Sculo das Luzes".

Locke (1632-1704) e a Revoluo Gloriosa - John Locke, que pode ser considerado um precursor da Ilustrao no sculo XVII, foi um pensador ingls que escreveu seu principal livro (Tratado do Governo Civil) logo aps a Revoluo Gloriosa na Inglaterra de 1688, legitimando-a. Segundo Locke, todo povo tinha o direito de escolher seu governante, sendo consequentemente a revoluo legtima em casos de mau governo, e as principais funes do Estado deveriam ser a defesa da propriedade privada e das liberdades individuais. Foi esse liberalismo poltico que mais influenciou os iluministas franceses.

Voltaire (1694-1778) - Escreveu as Cartas Inglesas, obra que no pode ser chamada de um estudo terico, mas um panfleto contra o absolutismo francs. Em seus escritos apresentam-se sua postura profundamente anticlerical, antiabsolutista e sua admirao pela monarquia liberal inglesa.

Montesquieu (1689-1755) - Para esse filsofo, cada povo tem o governo que lhe cabe, escreveu isso em sua obra O Esprito das Leis. Dizia que o absolutismo na Frana no condizia com o anseio do povo francs, que queria um regime constitucional. Sua grande contribuio encontra na defesa da diviso de poderes como recurso para evitar o autoritarismo. Defendia, baseando-se em Locke, o Estado em trs esferas: Executivo, Legislativo e Judicirio, de modo que cada poder limitaria o outro para que assim no houvesse tirania de um desses poderes.

Rousseau (1712-1778) - Diferente dos outros filsofos, no h consenso de que se trata de um pensador iluminista, muitos o situam na corrente do Romantismo. Diferente dos outros pensadores da Ilustrao, defendia a democracia total com sufrgio universal. Dizia que a propriedade era a origem de toda a desigualdade e sofrimento dos homens. Em seu livro O Contrato Social, Voltaire afirma que dever dos governantes estabelecer um contrato com seus sditos que garanta a justia e o bom governo. Para ele, foi a propriedade que acabou com o estado de natureza humana no qual reinaria a paz e a solidariedade. Afirmava que as artes e as cincias tinham contribudo para o progresso da humanidade, mas tambm a tinham corrompido. Foi defensor da natureza virgem e admirador do homem selvagem.

O Enciclopedismo - Entre 1751 e 1780, foi publicada na Frana a Enciclopdia das Cincias, das Artes e dos Ofcios. O objetivo era reunir e difundir todo o saber humano, baseando-se em princpios racionalistas. Um filsofo, Denis Diderot, e um matemtico, Jean D'Alembert, dirigiram a edio. Colaboraram filsofos como Voltaire, Montesquieu e Rousseau. A atitude crtica do contedo da obra gerou o Enciclopedismo (conjunto de idias racionais, crticas e progressistas que derivaram da Enciclopdia).

Fisiocratas -

So

tericos

da

economia

que

questionam

mercantilismo,

defendendo a no interferncia do Estado na economia (laissez-faire, laissez-passer). Para esses pensadores, sobretudo franceses, s gerava valor aquilo que era produzido na agropecuria. Defenderam que a economia deveria ser regida por leis naturais.

Adam Smith e os liberais - Adam Smith foi um pensador iluminista e tambm considerado o "pai" fundador do liberalismo econmico. Assim como os fisiocratas, Smith era crtico do mercantilismo e favorvel no-interveno estatal na economia nacional. Para Smith, toda riqueza provinha do trabalho e no dos metais preciosos ou da agricultura. Defendia a auto-regulao da economia pela lei da oferta e da demanda.

La Fontaine (1621-1695) - Publicou uma compilao de fbulas em 1668, com o ttulo de Fbulas Escolhidas Feitas em Verso. Protagonizadas por animais, as fbulas de La Fontaine denunciam o egosmo, a hipocrisia e a malcia do ser humano.

You might also like