You are on page 1of 3

Estado de alegria Alegria - ''quem quer rir, tem que fazer rir" A origem do nome Conhecido tambm como

estado de cu, ou mundo dos deuses. O termo cu (ten, em japons) a traduo do snscrito deva, um reino no qual habitam seres celestiais. O mesmo termo tambm traduzido como divindade, que originalmente significa brilhar, no sentido de uma luz radiante. No um lugar No Budismo, o cu no considerado como um lugar para onde a pessoa vai aps a morte, mas um estado de vida que podemos experimentar de momento a momento. Os termos cu e divindade se referem a funes de uma fora universal. No h nada de errado em desejar o prazer, o bem-estar, boas condies de sade e financeira etc. Em geral, o que motiva um poltico corrupto, um bandido e um trabalhador honesto so melhores condies financeiras, conforto, bem-estar. Os meios como vamos conquistar e mant-los que faz a diferena. E essa diferena sutil, to stil que, sem perceber, podemos comprometer ou modificar uma existncia inteira s para conseguir um minuto de xtase. A exemplo daqueles que comentem crimes, uma situao de gravidez no planejada, adultrio etc.

Diferentes tipos de alegria Diferentes tipos de alegria acompanham a satisfao de diferentes desejos. H, por exemplo, o desejo puramente intelectual que transcende o mundo do desejo; h o desejo de beleza, e o desejo espiritual de atingir um sublime estado de vida. Nitiren Daishonin afirma: Estar contente Alegria. (Cf. END, vol. I, pg. 57.) Alegria x estado de Buda Felicidade relativa Alegria. E felicidade absoluta estado de Buda. Explicando O estado de alegria se concentra em fatores externos. E esses fatores externos no nos acompanham na hora da morte. Por isso, sofremos com a velhice, a doena e a morte. J a alegria do estado de Buda transcende a morte. O Budismo ensina que possvel a qualquer pessoa viver nesta condio. Por isso, por meio da prtica budista vencemos os quatro sofrimentos. O Budismo transcende a Alegria porque capaz de nos conduzir ao estado de Buda. Quando a barca comea a virar Como o foco est voltado ao externo, os Alegres passam a ignorar a sua vida interior. E focam unicamente em questes materiais e externas. Eles desviam seus olhos dos sofrimentos universais de nascimento, velhice, doena e morte, os quais constituem os problemas fundamentais da existncia humana. Enquanto a casa pega fogo, estamos brincando dentro dela ignorando o fato de que tambm seremos queimados.

Mesmo estando submersos nesse mar de sofrimentos, os seres humanos se divertem, inconscientes, ignorantes, sem espanto nem medo. No sentem repugnncia nem tentam escapar disso. Nessa casa em chamas, que equivale ao mundo trplice, eles correm do leste para o oeste, e embora encontrem grandes sofrimentos, no se afligem com isso. Desejos Mundanos conduzem iluminao Quando elevamos os nossos desejos, o foco permanece em nossa vida interior. Quanto maior o desejo, maior a iluminao. Todos os desejos so vlidos (entenda mais lendo a matria sobre Benefcio, BS 2.034). O importante o valor que criamos a partir dos desejos. desejar o Kossen-rufu com a mesma naturalidade e empenho com que se deseja um bom emprego, uma boa sade etc. No se deve desejar o Kossen-rufu como forma de barganha para realizar desejos pessoais. A ambio como trampolim O Budismo Nitiren ensina que se deve usar a ambio como um trampolim para estabelecer o caminho indestrutvel para a felicidade. Nossos desejos de tirar as melhores notas na faculdade e levar uma vida tranquila so tambm desejos mundanos. O ardente desejo de salvar o Japo e de realizar a paz mundial so tambm desejos mundanos, uma grande ambio. Se tivermos como base a prtica da f, no haver problema em acalentar tais desejos mundanos. Ao contrrio, quanto maior for o desejo, maior ser a sabedoria do Buda. Esse o verdadeiro esprito do budismo. (Nova Revoluo Humana, vol. 6, pg. 225.)

You might also like