You are on page 1of 6

199

A IDENTIDADE CULTURAL NA PS-MODERNIDADE


Jos Geraldo Batista* (UNEC)

Isabel Allende tem sido muito lida pelo pblico latino-americano e estadunidense; porm esta leitura tem ficado no campo do lazer. No se encontra com facilidade teorizaes e anlises de seus livros. Esta carncia, assim percebida, traz um sentimento incmodo a partir do momento que se comea a pesquisar e ler parte de sua obra. Isto se d porque nota-se que, ao escrever as histrias de seus ttulos, Isabel Allende parece querer se auto-afirmar como cidad. Neste contexto a questo da identidade fica evidente; e aqui j comea a comunicao com os escritos de Stuart Hall. De posse de algum conhecimento da vida da escritora, fica clara a presena de episdios inteiros da experincia pessoal da autora em seus enredos. Claro que um escritor escreve a partir de sua experincia, mesmo que esta seja sobre um objeto desconhecido, pois o que desconhecido s o porque existe um conhecimento prvio do qual o diferente ainda no faz parte. No caso de Isabel Allende, marca autobiogrfica mesmo. Estas marcas so, j, o prenncio de uma mudana no mundo de Allende, e conseqentemente uma crise de identidade por parte da escritora, e no contexto hodierno,
A assim chamada crise de identidade vista como parte de um processo mais amplo de mudana, que est deslocando as estruturas e processos centrais das sociedades modernas e abalando os quadros de referncia que davam aos indivduos uma ancoragem estvel no mundo social. (HALL, 2002, p.07).

Ao mesmo tempo em que a escritora Isabel age, fica clara a posio crtica da cidad Isabel Allende. Algum poderia dizer que isto obvio, pois se trata da mesma pessoa. Porm, se relacionarmos alguma obra da escritora com sua vida particular, ficar muito claro que apenas est transcrevendo o que por ela foi vivenciado. Mudam-se os nomes, os lugares; simboliza c, metaforiza acol; mas sempre h um ponto de referncia autobiogrfica e de memria: marcas da identidade. Tudo isso vem aguar o interesse em pesquisar sobre o assunto, j que parece que a escritora tenta exteriorizar as suas discusses interiores. E para o desenvolvimento desse processo, ela lana mo da memria e tenta construir uma identidade que passa ser seu lugar de enunciao. Acredita-se que estes sejam motivos suficientes para justificarem este enfoque abordado at aqui. Apontar e conhecer o processo de construo de identidade de Isabel Allende atravs de sua escrita; seja ela fico ou autobiogrfica; algo desafiador; pois, tendo A identidade cultural na Ps-modernidade de Stuart Hall como referencial terico, vamos tambm perceber o tema estrangeiridade em Meu pas inventado. Este item se faz presente de forma muito acentuada em todos trabalhos da escritora. Seus personagens sempre tm o hbito de romper fronteiras e vivenciar a condio de estrangeiros. Percebe-se ainda o direcionamento tomado pela crtica ao patriarcalismo e a presena de dados que podem exemplificar os fatos correlacionados
Discursos e Identidade Cultural

200

identidade que podem demonstrar a forte presena da autobiografia no discurso de Isabel Allende. Esta assertiva tem respaldo no trecho a seguir:
He sido forastera durante casi toda mi vida, condicin que acepto porque no me queda alternativa. Varias veces me he visto forzada a partir, rompiendo ataduras y dejando todo atrs, para comenzar de nuevo en otra parte; he sido peregrina por ms caminos de los que puedo recordar. De tanto despedirme se me secaron las races y deb generar otras que, a falta de un lugar geogrfico donde afincarse, lo han hecho en la memoria; pero cuidado!, la memoria es un laberinto donde acechan minotauros (ALLENDE, 2004, P.13).

Em Meu pas inventado, por ser uma obra de memrias, Isabel Allende, expe sua dupla nacionalidade. Dupla, aqui, talvez seja um termo inadequado, j que na verdade a escritora nasceu em Lima capital do Peru mas de nacionalidade chilena, pois nascera na embaixada do respectivo pas. Retornou ao Chile, viajou o mundo todo, morando em vrias localidades do planeta, j que era filha de diplomata. Alguns anos aps seu retorno ao Chile, foi exilada, e atualmente vive nos Estados Unidos pas que adotou como uma de suas ptrias. Portanto, aborda a inveno de uma comunidade imaginada (ANDERSON, citado por HALL, 2002, p.51) em Meu pas inventado. Por apresentar a caracterstica de incerteza definitiva de nacionalidade, a autora nos revela um comportamento de estrangeiridade. Ao mesmo tempo em que se sente ausente de sua ptria, tambm se sente prxima, pois estar nos Estados Unidos estar em casa, visto que l, conquistou o direito de cidad. Dentro desta problemtica, apresenta ranos de um sentimento de estrangeira, j que proslito (guer em hebreu), quer dizer aquele que veio habitar convosco ou residente e envolve a idia de convertido (KRISTEVA, 1994, p.73). Pois Allende, como suas personagens, rompeu muitas fronteiras e se perdeu no mbito da identidade. Ser que foi convertida outra nacionalidade? Bem, na verdade, uma identidade que seja pura um equvoco nos dias atuais, pois,
A identidade plenamente unificada, completa, segura e coerente uma fantasia. Ao invs disso, medida em que os sistemas de significao e representao cultural se multiplicam, somos confrontados por uma multiplicidade desconcertante e cambiante de identidades possveis, com cada uma das quais poderamos nos identificar ao menos temporariamente (HALL, 2002, p.13).

Outro ponto que deve ser abordado, na obra de Isabel Allende, o patriarcalismo. O Chile, por ser de tradio patriarcal, desenvolveu uma cultura social de maior enfoque nos direitos e liberdade do homem. E Allende discute e questiona esta peculiaridade chilena. Talvez Isabel Allende no queira discutir do ponto de vista feminista, mas criticar o machismo exacerbado da sociedade chilena. Atentemos para o trecho seguinte:
Lilith constrangida a fazer tudo por si mesma, a sobreviver em oposio ao macho e lei do Pai, como reagiu aps o primeiro desafio aos celestes? Como reagiu em relao ao homem depois
Discursos e Identidade Cultural

201

da desobedincia autoridade masculina? Uma resposta poderia ser a realizao de uma total competio com o homem ou uma elaborao interna do tema da relao. Podemos encontrar um exemplo no mito das Amazonas. Elas, de certa maneira especfica, constituem a experincia arcaica daquilo que hoje chamado, de modo bastante imprprio, feminismo. (SICUTERI, 1990, p.92)

O que Sicuteri chama de modo bastante imprprio coincide com a postura de Isabel Allende. Questionar os valores machistas de uma sociedade no quer dizer que se assume uma posio feminista. Allende deixa transparecer que no quer ser inimiga do homem, mas v nele um companheiro, porm com direitos e deveres iguais. Claro est, que confirmar a presena de autobiografia em Paula e Meu pas inventado algo redundante. Pois, tratam-se de duas obras confessadamente memorialsticas. Mas a forma com que revelada a histria de vida de Isabel Allende muito curiosa, pois o tom de depoimento nos chama a ateno. Tendo em vista parecer que a escritora necessita de desabafar, de fazer uma seo de anlise cujo analista o leitor, evidencia-se, neste diapaso, a crise de identidade vivida por ela. Para alcanar os objetivos desta escrita, Allende lana mo da memria, e justamente no campo da memria que se deve procurar recursos que possam dar subsdios tentativa de analisar o discurso de Isabel Allende. Para dar suporte na discusso sobre as vrias nacionalidades de Isabel Allende, como j foi dito anteriormente, deve-se ter como referencial terico a obra A identidade cultural na ps-modernidade de autoria do crtico Stuart Hall. Deste, deve-se usar seu conceito de pertencimento, suas concepes de identidade, e a partir da idia de comunidade imaginada tentar revelar as possveis intenes de Allende ao construir seu pas inventado; imaginado. Como Isabel Allende aborda de forma constante a questo de gnero e identidades sexuais, deve-se ainda continuar bebendo na mesma fonte de Hall porque, nesse ponto, percebe-se uma coincidncia entre os dois autores. Segundo Hall, a respeito do descentramento do sujeito sociolgico, em se tratando de feminismo, aquilo que comeou como um movimento dirigido contestao da posio social das mulheres expandiu-se para incluir a formao das identidades sexuais e de gnero (HALL, 2002, p.45-46). Aqui se pode dizer que se localiza o ponto de encontro da discusso entre Allende e Hall, pois a escritora discute a questo de gnero sem considerar o homem como adversrio. Inventar um pas, uma nao, uma tradio, um tempo mtico e imaginar uma comunidade so processos que muitas vezes substituem a real histria que poderia manchar a ndole de um povo, e, portanto deve ser esquecida. Como observou Ernest Renan, esses comeos violentos que se colocam nas origens das naes modernas tm, primeiro, que ser esquecidos, antes que se comece a forjar a lealdade com uma identidade nacional mais unificada, mais homognea (citado por HALL, 2002, p.60). Isabel Allende ao ativar a memria e externar a sua histria, que tambm a do seu pas, faz exatamente o contrrio: talvez queira fazer com que sua nao no se esquea do passado para no cometer os mesmos erros de outrora.
Discursos e Identidade Cultural

202

Para reforar essa teoria deve-se usar tambm, de Nietzsche, Segunda considerao intempestiva, trabalho que aborda a necessidade de se esquecer o passado. Ao discutir a questo da situao de estrangeira, no caso da escritora, e estrangeiros, no caso de suas personagens, faz-se necessrio consultarmos, como referencial terico o livro Estrangeiros para ns mesmos, de Julia Kristeva. Esta obra um ponto de apoio para a discusso da estrangeiridade na Ps-modernidade. Fazendo uso do termo estatuto de dupla nacionalidade (KRISTEVA, 1994, p. 204), refora-se esta argumentao ao abordar a situao de estrangeira, sempre vivida por Isabel Allende e suas Personagens. Isabel Allende deixa transparecer em seu discurso a afirmativa de ser cidad do mundo, e no de pertencer a uma nao definitiva; apropria-se do outro para inventar o seu pas. Vive um processo de desenraizamento. Ento, dialoga com os escritos de Tzvetan Todorov. A obra de Todorov em questo O homem desenraizado, este texto ajuda a discutir a questo a respeito de pertencer a vrias culturas ao mesmo tempo. Ao abordar o feminismo, ou seja, a temtica dos questionamentos da mulher em relao ao homem presentes na escrita de Isabel Allende, como muitos destes tpicos se localizam no campo do psicolgico e mitolgico, deve-se buscar socorro no livro lilith a lua negra de Roberto Sicuteri. Este livro tem como linha de trabalho Carl Gustav Jung (1875-1961), cujo trabalho tem como trilha a busca de explicaes s manifestaes psquicas humanas nos fenmenos mitolgicos. Estas manifestaes arquetpicas ajudam muito a desvendar certos pontos das discusses de Allende. Para esclarecer as partes de mais teor nostlgico, luto, perda e melancolia, nos textos de Isabel, alm do texto de Hall, os textos de Sigmund Freud e Luto e melancolia de Julia Kristeva ajudam muito a compreender o discurso de Allende no contexto ps-moderno.

Quanto ao aspecto especfico da memria, Allende dele faz uso sem restries. E ao discutir esse tema em sua obra, bem como as marcas de autobiografia, suas anlises nos remetem s obras: O pacto autobiogrfico de Philippe Lejeune e O espao literrio de Maurice Blanchot, ambas imprescindveis para entendermos o contexto ps-moderno de identidade. Todas as temticas abordadas, at aqui, esto muito bem discutidas e fundamentadas em A identidade cultural na Ps-modernidade, os outros autores que foram citados vm, com propriedade, auxiliar e dar respaldo abordagem feita na escrita de Isabel Allende. REFERNCIAS BIBLIOGRAFIA ALLENDE, Isabel. Eva Luna trad. Lusa Ibaez Rio de Janeiro: Record, 1987. ______. Eva Luna. 35 ed. Buenos Aires: Editorial Sudamericana. 1999. ____. Mi pas inventado. Buenos Aires: Debolsillo, 2004.

Discursos e Identidade Cultural

203

____. Paula. New York: Rayo, 2002. ____. Paula. Trad. Irene Moutinho. 5 ed. Rio de Janeiro: ED. Record, 1996. ____. Meu pas inventado. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. BARTHES, Roland. Crtica e verdade. Trad. Geraldo Gerson de Souza. So Paulo: Perspectiva, 1982. ______. Roland Barthes por Roland Barthes. Trad. de Leyla Perrone Moiss. So Paulo: Cultrix 1977.VOL.1 BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas. Magia e tcnica, arte e poltica: ensaios sobre literatura e histria da cultura. Trad. de Srgio Paulo Rouanet. 7 ed. So Paulo: Brasiliense. 1994. BLANCHOT, Maurice. O espao literrio. Trad. de lvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco, 1987. BORGES, Jorge Luis. Discusso o escritor argentino e a tradio In: Obras Completas. So Paulo, Globo, 1999. p. 288-296. CALVINO, Italo. As cidades Invisveis Trad. Diogo Mainardi So Paulo: Companhia das Letras, 1990a. ______. Seis propostas para o novo milnio: lies americanas Trad. Ivo Barroso So Paulo: Companhia das Letras, 1990b. CANDIDO, Antonio. Literatura e subdesenvolvimento. In: A educao pela noite & outros ensaios. 2 ed. So Paulo: tica, 1989. p. 140-162 DELEUZE, Gilles, GUATTARI, Felix. Mil plats: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: 34, 1995. FREUD, Sigmund. Delrios e sonhos na Gradiva de Jensen. In: ___. Obras psicolgicas completas de Sigmund Freud. V. IX. Rio de Janeiro: Imago, 1976. ______. Lembranas da infncia e lembranas encobridoras. In: ___. Obras psicolgicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1987. _______________. Luto e melancolia. In: ___. Obras psicolgicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1974. ______. O estranho. In: Obras psicolgicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1976. ______. O mal-estar da civilizao. In: ___. Obras psicolgicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1974.

Discursos e Identidade Cultural

204

FURTADO. Fernando Fbio Fiorese. Murilo na cidade: os horizontes portteis do mito. Blumenau: Edifurb, 2003. HALL, Stuart. A identidade cultural na ps-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 7 ed. Rio de Janeiro. DP&A, 2002. KRISTEVA, Julia. Estrangeiros para ns mesmos. Trad. de Maria Carlota Carvalho Gomes. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. ______. Sol negro: depresso e melancolia. Trad. Carlota Gomes. 2 ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1989. LAGES, Susana Kampff. Walter Benjamin: traduo e melancolia. So Paulo: DSP,2002. LEJEUNE, Philippe. Le pacte autobiografhique. Paris: Seuil, 1975. NIETZSCHE, Friedrich. Segunda considerao intempestiva da utilidade e desvantagem da histria para a vida. Trad. Marco Antnio Casanova. Rio de Janeiro: Relume Dumar, 2003. (Conexes; 20). PEREIRA, Maria Luiza Scher. Modos de viajar, modos de narrar. Modos de ler, modos de escrever. In: CHAVES, Rita & MACEDO, Tnia (Org). Literaturas em movimento; hibridismo cultural e exerccio crtico. So Paulo: Arte & Cincia, 2003. p. 163-175 PIGLIA, Ricardo. Memoria y tradicin. In: REVISTA do 20. Congresso da Abralic. Belo Horizonte: UFMG, s.d. ______. Una propuesta para el nuevo milenio. In: CADERNO DE CULTURA. Buenos Aires: Margens, 2001. RAMA, Angel. A cidade das letras. Trad. Emir Sader. So Paulo: Brasiliense, 1985. SANTIAGO, Silviano. Democratizao no Brasil 1979-1981 (Cultura versus Arte). In: ANTERO, R. e outros (Org). Declnio da arte, ascenso da cultura. Florianpolis: Abralic-Letras contemporneas, 1998. SICUTERI, Roberto. Lilith a lua negra. Trad. Norma Telles e J. Adolpho S. Gordo. 5 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1985. TODOROV, Tzvetan. O homem desenraizado. Trad. de Christina Cabo. Rio de Janeiro: Record, 1999. *** Jos Geraldo Batista professor no Centro Universitrio de Caratinga UNEC. Especialista em estudos literrios pela UFJF, atualmente mestrando em Teoria da Literatura pela mesma instituio. e-mail: e-mail: jgbmestre@bol.com.br

Discursos e Identidade Cultural

You might also like