You are on page 1of 5

TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES

SOBRE O CURSO Redes de computadores so fundamentais para as corporaes garantirem agilidade na troca de informaes e arquivos. Portanto, o tecnlogo de Rede de Computadores uma pea indispensvel nessa engrenagem. No curso de Tecnologia em Redes de Computadores da FIAP, o aluno aprende a dimensionar o uso de equipamentos multiusurios; a configurar acesso e disponibilidade para internet e intranet, roteadores e provedores; a trabalhar com sistemas de gerenciamento de redes, tcnicas de segurana, sistemas operacionais e simulao de ambiente de cloud computing, com foco no alto desempenho. Com os conhecimentos sobre hardware, softwares e modos de funcionamento, esse profissional tambm responsvel por otimizar o trabalho dos computadores, adequando a estrutura fsica ao seu potencial de produo. O curso de Tecnologia em Redes de Computadores da FIAP simula o ambiente de uma empresa, com computadores, roteadores, switches e demais equipamentos, dando a vivncia necessria para o mercado de trabalho. O profissional formado no curso de Redes da FIAP estar apto a: Oferecer servios de administrao do sistema operacional de rede e protocolos de comunicao. Construir e configurar computadores em rede com os sistemas operacionais Linux e/ou Windows. Criar e gerenciar a infraestrutura de redes, associada s modernas tecnologias de telecomunicaes, incluindo wireless e VoIP. Instalar e configurar os componentes e perifricos de computadores e roteadores. Planejar e configurar um esquema de endereamento IP. Identificar e solucionar problemas de redes TCP/IP, LAN switching, VLANs, Frame-relay, ISDN, Appletalk, Novell, EIGRP, OSPF e BGP. Implementar e configurar firewalls de filtragem de pacotes, NAT, proxies e VPNs. Alm dos conhecimentos em tecnologia, o aluno tambm desenvolver habilidades como relacionamento interpessoal, negociao, apresentao de resultados e gesto de conflitos, essenciais para se destacar no mercado de trabalho. As aulas so ministradas por mestres e doutores formados em respeitadas instituies, que aliam o conhecimento acadmico vasta experincia de mercado por atuarem em empresas de diferentes portes e setores. Desta forma, ensinam aos alunos aquilo que aplicam diariamente nas empresas, aproximando teoria e prtica. O curso est dividido em trs perfis de formao e, na concluso de cada um deles, o aluno receber uma certificao de qualificao profissional naquela rea especfica:

Instalao e Configurao de Redes de Pequeno / Mdio Portes: Fornece a base terica necessria e os fundamentos de informtica para o profissional de redes. Permite instalar, projetar, configurar redes locais e apresenta conceitos bsicos de segurana, roteamento e switching. Ao concluir esta etapa do curso, o aluno recebe o Certificado de Qualificao Profissional em Instalao e Configurao de Redes d e Computadores. Projeto e Configurao de Redes de Grande Porte: Trata de acesso remoto, switching e roteamento para redes remotas. Analisa tcnicas para identificao e soluo de problemas de redes.

Ao concluir esta etapa do curso, o aluno recebe o Certificado de Qualificao Profissional em Roteamento e Switching.
Segurana Aborda as melhores prticas voltadas para infraestrutura de redes e questes especficas relacionadas aos principais sistemas operacionais utilizados em redes de computadores, tais como ITIL e CoBIT.

Ao concluir esta etapa do curso, o aluno recebe o Certificado de Qualificao Profissional em Segurana de Rede de Computadores.

QUALIFICAO OBTIDA
Ao final do curso, concludas as exigncias de cada disciplina e todos os crditos, o formando obter o ttulo de Tecnlogo em Redes de Computadores.

CARREIRA E MERCADO DE TRABALHO


O aluno da FIAP j sai da faculdade com um currculo diferenciado e apto para ocupar as melhores vagas disponveis no mercado. Veja algumas notcias publicadas recentemente na imprensa especializada sobre as excelentes perspectivas de carreira para os profissionais com a melhor formao em TI: A rea de TI cresce 10% ao ano, em mdia, e a previso que chegue aos 12% em 2015, ante a uma expectativa de avano do Produto Interno Bruto (PIB) nacional de 4,5% em 2011. (Veja, 13/05/2011). O Brasil deve chegar ao final de 2011 com um dficit de 92 mil profissionais de TI e esse nmero chegar a 750 mil em 2020. (IT Careers, 05/05/2011). As empresas de tecnologia tm a perspectiva de contratar 34 mil profissionais de tecnologia em 2011. (Portal Exame, 11/04/2011). 70,2% dessas contrataes ocorrero na regio sudeste, 18,5% no centro-oeste, 8,98% na regio sul, 2,18% no nordeste e 0,12% na regio norte do pas. (Info, 08/04/2011).

O chamado apago de profissionais de TI envolve os seguintes cargos: analistas / projetistas / desenvolvedores / programadores / implementadores / coordenadores / gerentes / diretores / consultores e estagirios. (Portal Exame 11/04/2011). H um problema de defasagem entre a formao dos profissionais e a tecnologia que se exige no mercado. (Jornal da Globo, 28/10/2010). A m formao e a ausncia de vocao esto na base da escassez de mo de obra. (Veja, 13/05/2011). Escassez de profissionais qualificados gera melhores talentos. (Info, 04/04/2011). grande concorrncia pelos

GRADE DE DISCIPLINAS
1 ano Arquitetura de Redes e Roteamento Sistema Operacional Windows Switching Arquitetura de Computadores e Telecom Gesto e Projeto de Redes Cabeamento Estruturado 2 ano Redes Convergentes Segurana Aplicada Sistema Operacional Linux Protocolos de Wan Governana e Gesto de TI Gerenciamento e Monitoramento de Redes Tendncias em Redes de Computadores Obs.: o contedo programtico de propriedade da FIAP e est protegido pelo artigo 7, 3, da Lei 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais).

DIRETORIA ACADMICA
Wagner Sanchez Diretor acadmico da Faculdade FIAP. Mestre em Sistemas de Informao (PUCCampinas). Especialista em Engenharia de Software. Psicopedagogo. Especialista em Educao (PUC/SP). Atua h mais de dez anos como consultor nas reas de Tecnologia e Gesto. Coautor do livro Administrao de Organizaes Complexas (Qualitymark Editora). Autor de diversos artigos publicados na mdia especializada nas reas de Educao, Gesto e TI. Lder Empresarial no setor Educao e Cultura por dois anos consecutivos (2007/2008), atribudo pelo Frum de Lderes Empresariais e Conselheiro da Associao Comercial Distrital Lapa, ocupando a Coordenao do Projeto Jovens Empreendedores.

COORDENAO
Leandro Rubim de Freitas coordenador dos cursos tecnolgicos e professor das disciplinas de Persistncia em Java, EJB3, SOA, Programao Orientada a Aspectos (AOP), Orientao a Objetos, Tecnologia OO, UML, SOA e Arquitetura de TI nos cursos de graduao e ps-graduao da FIAP. Doutorando em Informtica na Sade (Unifesp). Mestre e Bacharel em Cincia da Computao. Possui larga experincia em Anlise e Desenvolvimento de Sistemas em empresas de grande porte, tais como Banco Ita, BankBoston, Mercedes Benz, General Motors, IBM e EDS. Autor de diversos artigos publicados nas reas de Computao Inteligente e Text Mining.

INFORMAES GERAIS
Durao: 2 anos Curso Matutino Dias de aula: 2 a 6 feira, das 7h45 s 12h EAD: 5 horas de atividades extraclasse Local: Campus Aclimao - Unidade II (Av. Lins de Vasconcelos, 1.222) Curso Noturno Dias de aula: 2 a 6 feira, das 19h s 23h15 EAD: 5 horas de atividades extraclasse Local: Campus Aclimao - Unidade I (Av. Lins de Vasconcelos, 1.264)

CALENDRIO VESTIBULAR 2014


Inscries at 05/12/2013 Prova 07/12/2013 das 10h s 13h As inscries devero ser feitas via internet: www.fiap.com.br

You might also like