You are on page 1of 14

Charges virtuais e redes sociais na internet: acesso e mobilidade

Marcelo Rodrigo da Silva1 (UEPB) Flvio Aurlio Tenrio de Asevdo2 (UEPB)


Resumo: O presente artigo tem como objetivo principal desenvolver uma observao analtica sobre o carter de independncia conferido s Charges Virtuais (CVs) pela internet, em especial por sites de relacionamento e divulgao pessoal a exemplo do Twitter e do Youtube. Ser estudado como na rede mundial de computadores, as CVs tm expandida sua mobilidade e liberdade de acesso ao pblico. Atravs dos hiperlinks, as CVs podem ser visualizadas diretamente em sites como estes ou atravs dos links neles divulgados, que remetem aos sites de origem das charges. Dessa forma, mais que um espao de escrita de si e divulgao de acontecimentos da vida pessoal cotidiana dos usurios, as redes sociais funcionam como ambiente de promoo, divulgao e partilha de produtos miditicos como as CVs. Palavras-chave: Charges Virtuais, Redes Sociais, Mobilidade. Abstract: The present article has as main objective to develop an analytical observation on the character of independence granted to Virtual Charges (CVs) by the internet, in particular by social networking sites and personal disclosure like Twitter and Youtube. Will be studied how the global network of computers, the VCs have expanded their mobility and freedom of access to the public. Through hyperlinks, the CVs can be viewed directly on sites like these or via the links in them disclosed, that referring to the sites of origin of the charges. Thus, more than a space of self writing and dissemination of personal life events of everyday users, social networks work like environment to promote, distribution and dissemination of media products such as CVs. keywords: Virtual Charges, Social Networking, Mobility.

Introduo
O desenvolvimento da telemtica, o desenvolvimento de tecnologias de informao e o surgimento da internet trouxeram consequncias irreversveis para o sistema e as relaes de contato e comunicao do homem em sociedade. Atravs da internet, so ressignificados os processos de emisso, transmisso, circulao e recepo de mensagens entre um ponto emissor (ou emissores) e um

Universidade Federal de Pernambuco - Ncleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologias na Educao

-1-

ponto receptor (ou receptores). O transcorrer evolutivo dos processos de comunicao at a contemporaneidade sintetizado por Wilson Dizard (2000) em grandes trs transformaes, todas elas relacionadas ao aparato tcnico e tecnolgico desenvolvido pelo homem:
A primeira aconteceu no sculo XIX, com a introduo das impressoras a vapor e do papel de jornal barato. O resultado foi a primeira mdia de massa verdadeira os jornais baratos e as editoras de livros e revistas em grande escala. A segunda transformao ocorreu com a introduo da transmisso por ondas eletromagnticas o rdio em 1920 e a televiso em 1939. A terceira transformao na mdia de massa que estamos presenciando agora envolve uma transio para a produo, armazenagem e distribuio de informao e entretenimento estruturados em computadores. (DIZARD, 2000. p. 53 e 54).

A sociedade em rede e a possibilidade de interconexo de usurios ao mesmo tempo em diversos pontos do planeta levaram Santaella (2007) a denominar a contemporaneidade como a Era da Mobilidade, com base nos preceitos de Zigmunt Bauman. A autora visualiza o processo designado pela metfora da liquidez na esfera das linguagens e em todas demais, como uma incapacidade de manter as formas.
Linguagens antes consideradas do tempo verbo, som, vdeo espacializam-se nas cartografias lquidas e invisveis do ciberespao, assim como as linguagens tidas como espaciais imagens, diagramas, fotos fluidificam-se nas enxurradas e circunvolues dos fluxos. J no h lugar, nenhum ponto de gravidade de antemo garantido para qualquer linguagem, pois todas entram na dana das instabilidades. Texto, imagem e som j no so o que costumavam ser. Deslizam-se uns para os outros, sobrepem-se, complementam-se, confraternizam-se, unem-se, separamse, entrecruzam-se.Tornaram-se leves, perambulantes. (SANTAELLA, 2007. p. 24).

Bauman (2001) utiliza a metfora da liquidez para caracterizar o perfil contemporneo da sociedade que no consegue manter as formas. Para o autor, as relaes sociais e concepes do homem como ator social esto em constante mutao e reformulao. Por isso a associao mobilidade dos lquidos.

Universidade Federal de Pernambuco - Ncleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologias na Educao

-2-

Os lquidos se movem facilmente. Eles fluem, escorregam, esvaem-se, respingam, transbordam, vazam, inundam, borrifam, pingam, so filtrados, destilados; diferentemente dos slidos, no so facilmente contidos contornam certos obstculos, dissolvem outros e invadem ou inundam seu caminho. (BAUMAN, 2001. p. 8).

justamente a simbologia da liquidez que representa a mobilidade no espao virtual. No s o homem encontrou um novo espao para atuar socialmente e desenvolver novas formas de relacionamento, como tambm criou tcnicas e tecnologias correspondentes a este novo espao. A criao humana tambm convergiu para o ambiente virtual e encontrou espao para suas produes. Exemplo disso so as charges, produtos miditicos que ganham vida e liberdade na virtualidade. Dispondo do aparato da informtica, o chargista amplia suas possibilidades e cria variaes na estrutura das charges no ambiente virtual. Os recursos tecnolgicos tornam-se, assim, mais que suportes, para integrarem o universo constitutivo de cada criao e comporem a expresso esttica e artstica das charges virtuais.
impossvel desvincular cibercultura de inteligncia coletiva e da catalisao dessas inteligncias pela internet. Por trs de cada computador, h um ser humano buscando uma nova forma de aprender, produzir, se expressar, ensinar, aproveitar e prosperar. E humanos tambm so sonhos, sentimentos e contradies, no apenas razo, crebro e mquina. J disseram que, em cada um de ns, h multides. Tambm j disseram que somos smbolos ou signos. Hoje, podemos dizer que somos links. Links que se conectam com outros links. (DIMANTAS, 2010. p. 48).

A Charge e o Virtual
O suporte virtual concede charge um carter de imaterialidade, visto que ao legitimar sua existncia no ambiente ciberntico, configura-a como uma produo que se presentifica por meio dos instrumentos tecnolgicos, mas que por si prprio no se materializa e permanece em um suporte flutuante: a rede, conforme trata Dyens (2003):

Universidade Federal de Pernambuco - Ncleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologias na Educao

-3-

[...] Seu suporte no nem o papel nem a interface, nem o livro, nem a tela, mas a navegao. A obra est acabada, mas a experincia que se faz dela no est. Uma obra de rede, assim como um manuscrito pode ser relida indefinidamente de maneiras sempre diferentes. Um manuscrito em obra de rede so arquiteturas mveis, lquidas, mltiplas; tanto o manuscrito como a obra so acontecimentos incertos e evanescentes. (DYENS, 2003. p. 266).

No suporte virtual, as mutaes mais marcantes na estrutura lingustica das charges foram a animao das imagens e a adio do som, o alterou seu estatuto de carter icnico. Os recursos tecnolgicos disponibilizados pela telemtica reconfiguraram a produo artstica e concedem ao chargista novas ferramentas e tcnicas de expresso da arte, tornando-se, eles prprios, elementos constituintes das charges virtuais. Os meios de produo e as relaes de produo artstica so interiores prpria arte, configurando suas formas a partir de dentro. Por isso so determinantes dos procedimentos de que se vale o processo criador e das formas artsticas que elas possibilitam. Souza (2008) destaca que, pela maior liberdade de manipulao, devido ao meio fsico, os avanos tecnolgicos permitiram a diversidade de arranjos no processamento textual.
A charge ganhou um nmero maior de quadros, condio essa que permite aos leitores um tempo maior para digerir a crtica, pois, se compararmos a CV [Charge Virtual] com a charge impressa, verificamos que a crtica presente na segunda exibida de forma condensada em um ou dois quadros, fato que exige do leitor uma compreenso aguada da crtica por ela ofertada. (SOUZA, 2008. p. 40).

A atmosfera discursiva das charges no suporte impresso que era derivada da combinao entre texto e imagem, passa a congregar recursos antes distantes e inutilizados em sua cadeia de relaes semiticas, construindo um novo ambiente de significao. O suporte virtual amplificou o potencial multissemitico a partir da introduo de elementos como o som e a imagem animada. Com relao utilizao do texto, nas charges virtuais animadas, o recurso do texto verbal toma mais vulto e se corporifica de forma mais indispensvel para a transmisso do sentido da mensagem. Ou seja, a decodificao da mensagem pelo

Universidade Federal de Pernambuco - Ncleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologias na Educao

-4-

receptor passa a se processar de maneira mais dependente do elemento lingustico, seja na constituio do cenrio, nas legendas ou na prpria fala das personagens. Santaella (2007) chama a linguagem resultante da juno entre todos esses elementos de hipermdia.
A imagem no apenas aparece em todas as formas e regimes de visualidade possveis grfica, fotogrfica, videogrfica e sinttica como tambm se faz acompanhar por textos, sons, rudos, constituindo uma linguagem inaugural, a linguagem hipermdia. (SANTAELLA, 2007. p. 385).

Contudo, Ainda so encontradas no meio virtual charges que se mantm com a mesma estrutura lingustica do modelo desenvolvido sobre o suporte impresso, mas os recursos que lhes so adicionados ampliam significativamente seu potencial de referencialidade e representatividade. A transmutao para o meio virtual fez com que as charges que antes apresentavam uma linguagem visual-verbal passassem a assumir uma linguagem verbo-visual-sonora. Essa linguagem audiovisual viabilizada pelas condies oferecidas pelo ambiente ciberntico. As tecnologias de informtica permitiram a confluncia de elementos antes captados separadamente: o texto, o som e a imagem, como explica Wilson Dizard (2000):
Os sinais digitais necessrios para telecomputadores e outras mquinas de alta tecnologia so mais flexveis. Baseados em dgitos binrios, esses sinais no fazem qualquer distino entre transmisses de vdeo, com ou dados. Podem lidar com todos eles num nico fluxo, originando, armazenando, editando, transmitindo ou recebendo mensagens em velocidades de computador cada vez maiores. (DIZARD, 2000. p. 66 e 67).

Arlindo Machado explica que a linguagem audiovisual est diretamente relacionada proposta de cada autor. Cada produtor de uma pea videogrfica imprime em sua produo elementos que so influentes sobre a linguagem apresentada. A juno dos elementos textuais, sonoros e imagticos so estudados por Souza (2008), ancorada nos estudos de Dionsio. Ela aplica s Charges Virtuais o conceito de Multimodalidade (vrios sistemas de signos). Segundo a autora, os

Universidade Federal de Pernambuco - Ncleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologias na Educao

-5-

diversos modos de representao que compem a CV [Charge Virtual] so fundamentais para a sua construo e para o seu sentido. A perda de um de seus modos (udio, movimento etc) afeta diretamente na compreenso de sua crtica, em seu efeito de humor (SOUZA, 2008. p. 41).
Os mecanismos multimodais propiciam ao leitor a observncia do humor [...]. Vale lembrar que, alm dos recursos de udio, as movimentaes do vida s personagens. Elas esboam, atravs de suas expresses faciais, indignao, ironia, raiva, paixo, sarcasmo; enfim, suas expresses e seus gestos so fatores imprescindveis para a construo humorstica das charges. (SOUZA, 2008. p. 49).

Os links e as redes
Paulatinamente, as charges vm adquirindo espao e passaram a ser divulgadas at no meio televisivo. Em vrios programas de TV so apresentados exemplos de peas virtuais, valendo-se de seu carter crtico e cmico, como na emissora Globo com os programas Jornal Nacional, Globo Esporte e, de forma mais intensa o Big Brother Brasil que, inclusive, criou um quadro exclusivo para a apresentao do gnero, com a produo particular do cartunista Maurcio Ricardo. Na internet esse processo ainda mais rpido e as charges virtuais so difundidas e propagadas atravs de um clique e difundidas pelos usurios interligados pela linkania (DIMANTAS, 2010. p. 114). As Charges Virtuais so, na internet, uma sequncia de bits que levam consigo uma sequncia eletrnica capaz de exibir seu contedo em qualquer ponto da terra, desde que tenha sido acessada. As produes dos chargistas libertam-se do suporte impresso e ganham vida no espao virtual. Movem-se no espao e no tempo atravs da interao entre os usurios e seus roteiros de navegao. A liberdade de acesso possibilitado pela internet como um espao pblico e os mecanismos tecnolgicos que esto disposio do usurio para se deslocar pela rede so articulados pelos chamados hiperlinks ou, simplesmente, links. So recursos da internet que permitem que o usurio da rede se remeta a outro

Universidade Federal de Pernambuco - Ncleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologias na Educao

-6-

ambiente partindo do ponto onde ele estava com apenas um clique, construindo o roteiro que deseja de forma autnoma e com a liberdade de ir e vir no instante que achar conveniente. Dimantas (2010) ressalta que foi atravs do Manifesto Cluetrain, em 1999, que surgiram um novo enfoque para uma das funes da internet que se configuram como as mais promissoras: as conversaes on-line. O inter-relacionamento dos usurios de todo o mundo em busca de contedo relevante tornou-se, segundo o autor, inerente sociedade em rede, que pressupe a interatividade.
A comunicao se d de muitos para muitos. Os mercados so conversaes, e essas conversaes ocorrem por meio de uma linguagem naturalmente aberta, honesta, direta, engraada e, s vezes, at chocante. [...] verdadeiramente uma conversao humana, isto , so pessoas em rede conversando naturalmente. (DIMANTAS, 2010. p. 53).

Foi o crescimento da necessidade de interao humana na rede que propiciou o surgimento de ambientes especficos para essa finalidade, as redes sociais. Nesses ambientes, todos que esto interconectados atuam como participantes hiperlinkados nas palavras de Dimantas (2010). A academia, as empresas, o Estado e o terceiro setor entram nessa equao, mas no como protagonistas nem como detentores do conhecimento e da inovao, mas sim como participantes desse ambiente hiperlinkado. O que vale a reputao (DIMANTAS, 2010. p. 95).
As redes sociais pressupem uma viso da comunidade invisvel para quem est fora. muito sutil esse relacionamento. Exige confiana, compromisso e reputao. As redes sociais so massas e maltas. So aglomerados de links que se linkam por interessas comuns. Comunidade isso. Convivemos em rede com diversas massas e diversas maltas, pois os interesses das pessoas so mltiplos. Misturamos, sem o menos pudor, nossos desejos com as coisas, o sentido com o social, o coletivo com as narrativas. (DIMANTAS, 2010. p. 36).

Acompanhando o crescimento das redes sociais, surgiram sites como o Youtube e do Twitter, dedicados supresso da necessidade das pessoas de interagirem com outras, de serem vistas e verem as aes sociais das quais so

Universidade Federal de Pernambuco - Ncleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologias na Educao

-7-

protagonistas. Nas palavras de Dimantas (2010), na internet, as pessoas tm a possibilidade de interagir com as comunidades e, assim, protagonizar sua prpria existncia, buscando e construindo nas comunidades informacionais os interesses comuns (DIMANTAS, 2010. p. 51).

O Youtube e o Twitter
O Youtube um site basicamente criado para a postagem de vdeos e a postagem de comentrios e opinies sobre eles. Qualquer pessoa pode se cadastrar gratuitamente no site e postar seus vdeos, que podem ter sido produzidos atravs de cmeras filmadoras profissionais, amadoras e celulares ou que podem ser simples sequncias de fotografias ou animaes grficas. A audincia ou a popularidade dos vdeos postados medida atravs do nmero de visualizaes registradas pelo site. O objetivo principal ser visto e causar nos usurios conectados algum tipo de reao e, consequentemente, o reconhecimento pela produo. Isso gera status para o autor perante a rede social do qual faz parte, como diz de forma simples e direta Dimantas (2010): Falando srio: preciso entender que o importante numa sociedade em rede ser apontado pelos outros. [...] Reputao na veia (DIMANTAS, 2010. p. 39). So comuns os casos em que a reputao do autor do vdeo postado na realidade virtual extrapola o ambiente da internet e traz reflexos diretos na realidade material, quando, por exemplo, casos curiosos se tornam tema de reportagens televisivas, radiofnicas de peridicos ou mesmo de outros sites de notcia da internet. De forma semelhante acontece com o Twitter, lanado em 2006 e que estudado por alguns autores como uma ferramenta de comunicao que tem amplo potencial a ser explorado no campo do marketing pessoal e empresarial. O Twitter definido por Vieira (2009) como

Universidade Federal de Pernambuco - Ncleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologias na Educao

-8-

Um servio de comunicao rpida (no confundir com Messenger ou Skype) com um limite de 140 caracteres para cada informao que voc envia (tweet), portanto, no pense em longas conversas e relatos atravs do Twitter, pois esse no o propsito da ferramenta. (VIEIRA, 2009. p. 43)

No Twitter, os usurios podem postar mensagens de at 140 caracteres por vez. Nessa rede de relacionamento, tambm conceituada por Vieira (2009) como um Micro-blogging1, os usurios podem criar sua prpria rede de relacionamento seguindo ou sendo seguido por outros usurios. Vieira (2009) ainda destaca que o Twitter um blog ligado ao celular (SMS), onde voc escreve mensagens como no celular, mas envia via internet como em um blog atingindo no s uma pessoa, mas milhares (VIEIRA, 2009. p. 65).
Um dos motivos para o entusiasmo com o Twitter foi a ideia de combinar as atualizaes feitas na web com informaes mveis. Assim, o Twitter torna possvel que os usurios de celulares mandem mensagens e seus aparelhos, e, em alguns lugares, recebam-nas tambm. (COMM, 2009. p. 26)

Acesso e Mobilidade
As redes sociais trouxeram mais mobilidade s informaes na internet, na medida em que o usurio no precisa vasculhar as informaes que lhe interessam nos sites da internet. So os prprios usurios que divulgam entre si atravs de links as informaes que so de interesse comum entre a comunidade virtual da qual faz parte. O Twitter tambm traz a vantagem do retorno imediato e esse pode ser um tremendo benefcio para os indivduos (COMM, 2009. p. 28). o que pode ser verificado com as Charges Virtuais. A possibilidade de divulgao e livre trnsito das produes dos chargistas pela malha da internet efetivada por sites como o Youtube e o Twitter. As pessoas que visitam o site originrio de publicao das charges ou mesmo o
Uma forma de publicao de blog que permite que os usurios faam atualizaes breves de texto (geralmente com menos de 200 caracteres) e public-los para que sejam vistos publicamente, ou apenas por um grupo restrito escolhido pelo usurio. Estes textos podem ser enviados por uma diversidade de meios, tais como SMS, Messenger, Skype, e-mail, mp3 ou pela Web. (VIEIRA, 2009. p. 43).
1

Universidade Federal de Pernambuco - Ncleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologias na Educao

-9-

prprio criador, no caso analisado o chargista Maurcio Ricardo, como ser observado no exemplo que se seguir copiam o endereo da pgina, que composto por letras, nmeros e sinais, e o adicionam no texto que escrevem. Automaticamente o cdigo da sequncia reconhecido e a frase torna-se uma ligao (link) com o site original do endereo, o site Charges.com.br, por exemplo, ativado quando o cursor o sobrepe.
Figura 1: Perfil do chargista Maurcio Ricardo no Twitter

Fonte: Twitter www.twitter.com

Com o Youtube, a divulgao das Charges Virtuais feita de forma mais variada. Os usurios do site apropriam-se das produes dos chargistas, e as adaptam ao formato corrente das postagens, o vdeo. Dessa forma, a mesma Charge Virtual disponibilizada em formatos diferentes (com extenso de vdeo e de aplicativo do programa de informtica para animao grfica Flash) e em sites diferentes, o que significa que os usurios podero criar e divulgar os links tanto do site de origem das produes (no caso o Charges.com.br) como do site que fez a apropriao e adaptao da produo para outra extenso, o Youtube.

Universidade Federal de Pernambuco - Ncleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologias na Educao

- 10 -

Figura 1: Vdeo reproduz Charge Virtual no Youtube

Fonte: Youtube www.youtube.com

inegvel o potencial de difuso encarnado pelas redes sociais. Indo alm funcionalidade de dilogo e exposio dos acontecimentos do cotidiano da vida dos usurios, ou seja, da escrita de si, essas redes configuram-se com ferramentas de difuso do conhecimento e ampliao da acessibilidade e mobilidade de produes miditicas como as Charges Virtuais. As redes permitem s pessoas compartilhar informaes de forma dinmica, processos de ensino-aprendizagem pontuais e autogeridos, que em escala assumem uma natureza abrangente (DIMANTAS, 2010. p. 115).
O maior efeito social da tecnologia, em longo prazo, vai alm da eficincia quantitativa de fazer as coisas de maneira mais rpida e barata. O maior potencial de transformao da rede est em conectar pessoas: a chance de produzir coisas novas juntos, um potencial de cooperao em escalas que anteriormente no eram possveis. (DIMANTAS, 2010. p. 46).

No Twitter, a divulgao e partilha das Charges Virtuais pode se processar de vrias formas. Partindo de um primeiro usurio, que adiciona o link em sua postagem, a mesma informao pode ser retweetada (ter o mesmo teor repetido

Universidade Federal de Pernambuco - Ncleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologias na Educao

- 11 -

por outro usurio) ou ainda respondida, sendo mais uma vez divulgada para listar entre as informaes mais recentes e atualizadas do Twitter. A visualizao dessas mensagens aumentam significativamente a quantidade de acessos das charges divulgadas, uma vez que no mais o usurio que vai buscar as informaes, mas a informao que passa a vir at o usurio.
Um dos aspectos que causa mais prazer no Twitter no atualizar amigos e familiares sobre os detalhes de seu cotidiano. Isso divertido, mas nesse caso o funcionamento ter apenas mo nica. O Twitter uma ferramenta de comunicao que funciona nas duas direes e isso muito importante. Isso significa que voc pode fazer perguntas e solicitar ajuda para problemas bastante especficos, obtendo o conselho especializado de que precisa. (COMM, 2009. p. 30)

Contudo, conforme ressalta Dimantas (2010), para que as informaes divulgadas por um usurio sejam acessadas e absorvidas pelos demais integrantes de uma rede social, preciso que ele tenha crdito e confiabilidade, ou seja, tenha uma reputao considervel para convencer os membros de sua rede de que o que est postando est realmente relacionado aos interesses da comunidade virtual.
Um dos aspectos essenciais para a consolidao de projetos coletivos, os quais necessitam do engajamento de muitos em aes especficas, a confiana, que est diretamente relacionada reputao das pessoas online, no caso da rede, e a capacidade de se relacionar com os outros e manter um nvel de conversao produtiva, na qual seja possvel perceber quem ou o que faz parte de um universo de referncia. (DIMANTAS, 2010. p. 127).

Sendo assim, a circulao do conhecimento e as trocas de informaes entre os seus membros das redes sociais so influenciadas pelo perfil de cada usurio. O exemplo do perfil do chargista Maurcio Ricardo e de suas postagens, mostra como a confiabilidade por ele ser conheicdo nacionalmente, assim como seu trabalho um fator que influencia no acesso aos contedos difundidos pelos usurios. A mobilidade e o fluxo das informaes na internet so possibilitados pela captao e transmisso atravs dos hiperlinks, que proporcionam a autonomia de

Universidade Federal de Pernambuco - Ncleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologias na Educao

- 12 -

cada usurio em se apropriar de determinado conhecimento e difund-lo na rede mundial, nos ambientes das comunidades e redes sociais das quais faz parte e pelos roteiros que desenvolve em sua navegao. O Youtube e o Twitter so apenas alguns dos exemplos de sistemas de redes que possibilitam aos usurios difundir amplamente as informaes que consideram interessantes ou relevantes. Podem ser citados tambm o Orkut, o FaceBook, e-mails, Messenger e as vrias novas formas de interao interpessoal que surgem a cada dia no ambiente virtual.
Linkar, linkar e linkar. Essa a mxima deste novo mundo. Linkar por generosidade, pois entendemos que gentileza gera gentileza. Linkar porque temos interesses comuns com pessoas de verdade. Pessoas que pensam, amam, brincam, namoram, tm filhos. Esses filhos continuaro linkando suas vidas com outras vidas, numa transferncia de genes e memes. Linkar tem seus objetivos: recuperar a voz perdida, buscar nas entrelinhas digitais uma vontade de composio de uns com os outros, uma humanidade mais humana. A linkania a revoluo colaborativa. (DIMANTAS, 2010. P. 127 e 128).

Torna-se claro, dessa forma, como as Charges Virtuais tm expandida sua mobilidade e liberdade de acesso ao pblico atravs dos hiperlinks divulgados pelos usurios da internet em redes de relacionamento como o Youtube e o Twitter. Mais que um espao de escrita de si e divulgao de acontecimentos da vida pessoal cotidiana dos usurios, as redes sociais funcionam como ambiente de promoo, divulgao e partilha de produtos miditicos como Charges Virtuais.

Referncias Bibliogrficas
BAUMAN, Zigmunt. Modernidade lquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. COMM, Joel. O Poder do Twitter: estratgias para dominar seu mercado e atingir seus objetivos com um tweet por vez. 1. ed. So Paulo: Editora Gente, 2009. 267 p. DIMANTAS, Hernani. Linkania: uma teoria de redes. 1. ed. So Paulo: Editora Senac So Paulo, 2010. 136 p.

Universidade Federal de Pernambuco - Ncleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologias na Educao

- 13 -

DIZARD, Wilson. A nova mdia: a comunicao de massa na era da informao. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000. DYENS, Olivier. A arte da rede. In: DOMINGUES, Diana (org.). Arte e vida no sculo XXI: tecnologia, cincia e criatividade. So Paulo: Editora UNESP, 2003. SANTAELLA, Lucia. Linguagens lquidas na era da mobilidade. So Paulo: Paulus, 2007. ______. Navegar no ciberespao: o perfil cognitivo do leitor imerso. So Paulo: Paulus, 2007. SOUZA, Helga V. A. A charge virtual e a construo de identidades. Recife: Ed. Universitria da UFPE, 2008. VIEIRA, Anderson. Twitter: Influenciando Pessoas & Conquistando o Mercado! 1. ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2009. 197 p. Portais: www.youtube.com www.twitter.com

Marcelo Rodrigo da SILVA, Mestrando Universidade Estadual da Paraba (UEPB) Departamento de Letras e Artes E-mail: marcelocitrico@gmail.com Flvio Aurlio T. ASEVDO, Mestrando Universidade Estadual da Paraba (UEPB) Departamento de Letras e Artes E-mail: flavioasevedo@gmail.com
2

Universidade Federal de Pernambuco - Ncleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologias na Educao

- 14 -

You might also like