You are on page 1of 3

A Redao no ENEM A prova de redao exigir de voc a produo de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social,

cientfica, cultural ou poltica. Os aspectos a serem avaliados esto relacionados s competncias que voc deve ter desenvolvido durante os anos de escolaridade. Nessa redao, voc dever defender uma tese, uma opinio a respeito do tema proposto, apoiada em argumentos consistentes estruturados de forma coerente e coesa, de modo a formar uma unidade textual. Seu texto dever ser redigido de acordo com a norma padro da Lngua Portuguesa e, finalmente, apresentar uma proposta de interveno social que respeite os direitos humanos. redao ser atribuda nota 0 (zero) quando apresentar uma das caractersticas a seguir: 1) 2) 3) 4) 5) 6) fuga total ao tema; no obedincia estrutura dissertativo-argumentativa; texto com at 7 (sete) linhas; improprios, desenhos ou outras formas propositais de anulao; desrespeito aos direitos humanos (desconsiderao da Competncia ; folha de redao em branco, mesmo que tenha sido escrita no rascunho.

Competncia a serem avaliadas: Competncia 1: Demonstrar domnio da norma padro da lngua escrita. Alguns conselhos: importante lembrarmos de que todos ns possumos uma maior proficincia na linguagem oral, uma vez que nos comunicamos mais frequentemente atravs da linguagem oral, por isso, em muitos casos costuma-se imprimir linguagem escrita marcas dessa oralidade, portanto fique atento para que seu texto no apresente tais marcas. Alm da ausncia das marcas de oralidade seu texto deve ser escrito de acordo com a norma padro da lngua portuguesa, isso significa dizer que voc deve escrever de acordo com as regras estabelecidas pela gramatica normativa. Alguns desvios nesta competncia so considerados mais graves e, por isso, ao comet-los sua nota pode apresentar uma variao maior. Os erros mais comuns referem-se preciso vocabular, concordncia verbal e nominal, translineao, regncia verbal e nominal, alm de erros ortogrficos. Releia seu texto com cuidado, se necessrio marque os verbos e reavalie a concordncia empregada. Procure escrever com clareza, transmitir as ideias e o pensamento um dos objetivos do seu texto. Dessa forma voc poder convencer o leitor do ponto de vista apresentado, ter clareza , portanto, fundamental. Uma pontuao incorreta atrapalhar a compreenso do texto, principalmente quando h vrgulas mal colocadas. Algumas regras simples como no colocar vrgula entre o sujeito e o verbo ou entre o verbo e o objeto, podem evitar alguns erros graves.

Competncia 2: Compreender a proposta de redao e aplicar conceitos das vrias reas de conhecimento, para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

preciso que voc elabore um texto que apresente, claramente, uma tese a ser defendida e os argumentos que justifiquem a posio assumida por voc em relao temtica levantada pela proposta de redao, mantendo-se nos limites do tema. Nesse aspecto, um tema constitui a essncia das ideias sobre as quais a tese se organiza. Em mbito mais abrangente, o assunto recebe uma delimitao atravs do tema. Ou seja, um assunto pode ser abordado por diferentes temas. Seguem algumas recomendaes para essa elaborao: a) leia com ateno a proposta da redao e os textos motivadores, para compreender bem o que est sendo solicitado;

b) c) d) e) f) g) h) i) j) k)

evite ficar preso s ideias desenvolvidas nos textos motivadores, porque foram apresentados apenas para despertar uma reflexo sobre o tema e no para limitar sua criatividade; no copie trechos dos textos motivadores. Lembre-se de que eles foram apresentados apenas para despertar seus conhecimentos sobre o tema; reflita sobre o tema proposto para decidir como abord-lo, qual ser seu ponto de vista e quais os argumentos que vai utilizar para defend-lo; rena todas as ideias que lhe ocorrerem sobre o tema, procurando organiz-las em uma estrutura coerente para us-las no desenvolvimento do seu texto; desenvolva o tema de forma consistente, de modo que o leitor possa acompanhar o seu raciocnio facilmente, o que significa que a progresso textual fluente e articulada com o projeto do texto; lembre-se de que cada pargrafo deve desenvolver um tpico frasal; examine, com ateno, a introduo e a concluso para ver se h coerncia entre o incio e o fim; utilize informaes de vrias reas do conhecimento, demonstrando que voc est atualizado em relao ao que acontece no mundo; evite recorrer a reflexes previsveis, que demonstram pouca originalidade no desenvolvimento do tema proposto; mantenha-se dentro dos limites do tema proposto, tomando cuidado para no se afastar do seu foco. Esse um dos principais problemas identificados nas redaes. Nesse caso, duas situaes podem ocorrer: fuga total ao tema ou fuga parcial ao tema.

Competncia 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informaes, fatos, opinies e argumentos em defesa de um ponto de vista. Essa Competncia trata da inteligibilidade do seu texto, ou seja, de sua coerncia, da possibilidade de ele ser entendido pelo leitor, correspondendo ao seu conhecimento do mundo. Est, pois, ligada compreenso, possibilidade de interpretao. O leitor processa esse texto, e levado a refletir a respeito das ideias nele apresentadas. A inteligibilidade da sua redao depende, portanto, dos seguintes fatores: a) b) c) relao lgica entre as partes do texto, criando unidade de sentido; preciso vocabular; progresso temtica adequada ao desenvolvimento do tema, revelando que a redao foi planejada e que as ideias desenvolvidas so pouco a pouco apresentadas, em uma ordem lgica; e adequao entre o contedo do texto e o mundo real.

Competncia 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingusticos necessrios para a construo da argumentao. Os aspectos a serem avaliados nesta Competncia dizem respeito estruturao lgica e formal entre as partes do texto. Como todo texto o resultado de um encadeamento de ideias, na hora de elaborar a sua redao necessrio que voc tenha sempre presente que seu texto ser o resultado da combinao de um conjunto de ideias associadas em torno de uma ideia a ser defendida: a tese. Cada pargrafo ser composto de um ou mais perodos tambm articulados; cada ideia nova precisa estabelecer relao com as anteriores. Assim, na produo da sua redao, voc deve utilizar inmeros recursos lingusticos que garantam as relaes de continuidade essenciais elaborao de um texto coeso. Alguns conselhos: Procure utilizar as seguintes estratgias de coeso para se referir a elementos que j apareceram anteriormente no texto: a) substituio de termos ou expresses por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, advrbios que indicam localizao, artigos; b) substituio de termos ou expresses por sinnimos, antnimos, hipnimos, hipernimos, expresses resumitivas ou expresses metafricas; c) substituio de substantivos, verbos, perodos ou fragmentos do texto por conectivos ou expresses que resumam e retomem o que j foi dito;

d) elipse ou omisso de elementos que j tenham sido citados anteriormente ou sejam facilmente identificveis. Competncia 5: Elaborar proposta de interveno para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. Sua redao, alm de apresentar sua tese sobre o tema, apoiado em argumentos consistentes, precisar oferecer uma proposta de interveno na vida social. Essa proposta, ou seja, a soluo para o problema, deve contemplar cada ponto abordado na argumentao. Assim, a proposta deve manter um vnculo direto com a tese desenvolvida no texto e manter coerncia com os argumentos utilizados, j que expressa a sua viso, como autor, das possveis solues para a questo discutida. A proposta de interveno precisa ser detalhada de modo a permitir ao leitor o julgamento sobre sua exequibilidade; a sua proposta deve refletir seus conhecimentos de mundo, e sua coerncia ser um dos aspectos decisivos no processo de avaliao. Alm disso, necessrio que ela respeite os direitos humanos, ou seja, no rompa com valores como cidadania, liberdade, solidariedade e diversidade cultural. Procure evitar propostas vagas, gerais; busque propostas mais concretas, especficas, consistentes com o desenvolvimento de suas ideias. Antes de elaborar sua proposta, procure responder s seguintes perguntas: a) b) O que possvel fazer? A proposta que pretendo fazer vivel?

O seu texto ser avaliado, portanto, com base na combinao dos seguintes critrios: a) presena de proposta x ausncia de proposta; b) proposta explcita x proposta implcita; e c) proposta com detalhamento dos meios para sua realizao x proposta sem o detalhamento dos meios para sua realizao.

You might also like