You are on page 1of 2

Escola Maria Marques de Assis Aluno: ________________________________________________________ Atividade de Geografia

1. Observe a imagem. a) Como chamada a atividade econmica retratada na imagem?

b) A foto mostra uma atividade econmica praticada de forma extensiva ou intensiva? Justifique sua resposta.

2. Sobre a paisagem rural e as atividades econmicas desenvolvidas no campo, marque V nas alternativas verdadeiras e F nas falsas. a) Na paisagem rural, os elementos visveis da natureza no esto modificados pela ao humana, ou seja, a interveno humana praticamente nula. ( ) b) Pecuria o nome dado criao de aves, sunos, bovinos, caprinos e outras espcies de animais para fins econmicos ou de subsistncia. ( ) c) O extrativismo a nica atividade econmica praticada no espao rural que no provoca transformaes na paisagem. ( ) d) A paisagem rural resultado da transformao da paisagem natural pelo ser humano. Seu objetivo obter alimentos e matrias-primas para a fabricao dos mais diversos produtos. ( ) e) O extrativismo mineral s possvel com o uso de modernas tecnologias. ( ) 3. Observe a imagem. a) O que a imagem retrata? b) De que maneira o desmatamento intensifica esse processo? c) Por que a eroso do solo pode comprometer a produo de alimentos?

5. Para renovar a pastagem de sua propriedade, um pecuarista utiliza a tcnica da queimada. Passado pouco tempo, surge uma nova pastagem, com uma aparncia melhor do que a existente anteriormente, o que o leva a acreditar que a queimada beneficia o solo e, consequentemente, as plantaes. Para ele, essa tcnica, alm de barata, mantm a fertilidade do solo. Com base na leitura do enunciado e em seus conhecimentos, marque V nas alternativas verdadeiras e F nas falsas. a) O pecuarista est certo, j que a queimada fornece um acrscimo de nutrientes ao solo e, por isso, sempre deve ser adotada quando se pretende renovar a pastagem. ( ) b) O pecuarista est certo em constatar que houve uma melhora na aparncia da pastagem, j que houve acrscimo de nutrientes no solo, mas est errado em acreditar que a queimada uma forma de manter a sua fertilidade, j que, ao longo do tempo, essa prtica provoca a degradao. ( ) c) O pecuarista est errado, porque a queimada, em nenhum momento, provoca um acrscimo de nutrientes no solo. ( ) d) O pecuarista est errado em adotar a tcnica, j que existem outras que renovam a pastagem de forma menos agressiva. ( ) e) O pecuarista est correto, j que a queimada a melhor forma de renovar a pastagem, alm de contribuir para a manuteno da fertilidade do solo. ( )

6. Como aplicado o agrotxico? [...] H quem diga, como no futebol, que a melhor defesa o ataque. Assim, existem experincias para aumentar a resistncia das plantas, em vez de combater diretamente as pragas e doenas. Os pesquisadores tm duas maneiras de fazer isso: a primeira cruzar sucessivamente indivduos da espcie de planta at conseguir um que seja mais resistente; a outra fruto da engenharia gentica, isto , com tcnicas de ltima gerao, os pesquisadores conseguem introduzir algum gene na planta, tornando-a resistente a uma praga ou doena especfica. Ao se reproduzir, a planta geneticamente modificada gera descendentes tambm resistentes. Essa, porm, uma soluo nova que, em alguns casos, necessita de mais pesquisas cientficas para saber se os vegetais alterados em laboratrio causam algum mal ao ecossistema ou s pessoas que se alimentarem deles. Pode ser que o desenvolvimento dessas novas alternativas em especial a engenharia gentica determine, dentro de algumas dcadas, o fim do uso dos agrotxicos. Atualmente, o mais importante combinar as diferentes tcnicas para evitar a poluio do solo e da gua e controlar a praga ou doena. Ainda muito cedo para dar essa batalha por encerrada. At porque a natureza sempre guarda surpresas para o homem sempre que ele pensa que, finalmente, a dominou.Fonte: Mundo Mirim Embrapa. Disponvel em: <www.cnps.embrapa.br/search/mirims/mirim02/praga.htm> Acesso em: 7 abr. 2011. Com base no texto e em seus conhecimentos, responda: a) Para que servem os agrotxicos? Que problemas o seu uso excessivo ou inadequado pode ocasionar?

b) Explique as duas maneiras mencionadas no texto de tornar as plantas resistentes s pragas e doenas sem o uso de agrotxicos.

c) Por que, em alguns casos, a engenharia gentica necessita de mais pesquisas cientficas? 7. A irrigao uma tcnica amplamente utilizada no Brasil e no mundo e, quando feita de modo adequado, garante elevada produtividade agrcola, mesmo em reas que apresentam dficit hdrico. Com base em seus conhecimentos, faa o que se pede. a) Explique, com suas palavras, o que irrigao.

b) Cite trs impactos ambientais que podem ocorrer quando a irrigao praticada de forma inadequada.

8. Escreva U nos itens que apresentam caractersticas da paisagem urbana e R naqueles que apresentam caractersticas da paisagem rural. a) A poluio sonora, visual e atmosfrica bem menor. ( ) b) Predominam os elementos culturais (ou humanos). ( ) c) Nela se produz grande parte dos alimentos consumidos no espao urbano. ( ) d) Fornece mquinas, adubos e fertilizantes para a produo agropecuria. ( ) e) Desenvolvem-se atividades dos setores secundrio e tercirio. ( )

You might also like