You are on page 1of 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CINCIAS DA SADE

CORPO E CULTURA

Marcelo Ferreira de Lima Jnior Marcos Jnior

Rio de Janeiro, 2013.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CINCIAS DA SADE ESCOLA DE EDUCAO FSICA E DESPORTOS

CORPO E CULTURA

Marcelo Ferreira de Lima Jnior Marcos Jnior

Rio de Janeiro, 2013

Corpo e Cultura.

Na rea da Educao Fsica fala-se muito sobre o corpo, como ele , como o seu comportamento em determinadas situaes e como ele funciona. A partir da, pode se observar e estabelecer certas caractersticas desse corpo, se bonito, feio, forte, fraco, gordo, magro, saudvel ou no, etc. Nessa rea, a da educao fsica, o corpo em si o objeto de estudo e trabalho onde atravs das suas caractersticas e seu comportamento, pode se compreender e conhecer como o corpo realmente e como pode vir a ser utilizado.

Essas caractersticas, que so atribudas ao corpo ao longo dos anos, veio sofrendo modificaes, devido padres e formas de pensar e de ser que passaram a se tornar uma grande influncia em grupos, povos e sociedades de uma maneira geral. Hoje, alis no s hoje mas no decorrer do tempo, o que determinou os aspectos de forma, beleza e at mesmo a prpria funcionalidade do corpo, ou seja, a forma de se expressar por ele, foi a cultura, que especfica e varivel em cada meio ou espao de uma sociedade.

Em cada sociedade, o corpo de alguma forma, a prpria expresso de sua cultura onde o indivduo pode assimilar e agregar valores, costumes e tradies scias aprendendo assim no s valores histricos e intelectuais, mais tambm uma srie de valores culturais que fazem parte de seu corpo como um instrumento de um conjunto de suas expresses. Cada gesto, a forma de andar, de se expressar, de agir, tudo especfico de um determinado espao social, de uma cultura.

O gosto por praticar esportes, os cuidados estticos, a questo da higiene no corpo, as brincadeiras enfim, tudo uma influncia da cultura, como comportamentos corporais que caracterizam um determinado povo. Apesar de haver semelhanas fsicas e biolgicas entre povos distantes ou no, separados ou vivendo relativamente unidos, fcil de se notar a diferena entre eles por suas posturas e seus movimentos corporais, que revelam e evidenciam seus determinados valores e princpios culturais.

O homem, desde sua origem teve uma forte relao com o meio ao qual ele vive, com elementos e aspectos ligados natureza e com o aprimoramento de tcnicas e avanos tecnolgicos ele meio que foi se afastando aos poucos dessa relao com a natureza, e encontrou na cultura uma forma de estar ligado a ela. A cultura passou a ser a melhor

forma que a natureza humana encontrou de se expressar, de existir e de estar no mundo. A cultura passou a ser, nada mais, do que a expresso da prpria natureza humana.

Com a utilizao de muitos meios como marcas, gravuras, imagens feitas no corpo para expressar sentimentos, emoes, ideais, religiosidade, com at mesmo modificaes extremas em partes do corpo com o intuito de demonstrar sua maneira de viver e de se expressar. E o elemento mais comum, caracterstico de muitos povos das mais diversas formas diferentes, a dana. Ela uma das formas mais primitivas e ao mesmo tempo moderna de interao entre corpo e cultura.

You might also like