You are on page 1of 5

Pgina 1 de 5

Biblioteca do curso online Matemtica Financeira com Francisco Cavalcante Livros recomendados Sites recomendados Resumo dos mdulos Material de apoio aos estudos Resumo dos Mdulos

Matemtica Financeira com Excel e HP 12C Elaborado por Francisco Cavalcante e Afonso Tobias

Mdulo 1 - Conceitos Bsicos 1. Valor do dinheiro no tempo o custo pelo qual R$ 1,00 hoje vale mais do que R$ 1,00 daqui a um ano. 2. Capital Inicial ou Valor Presente em uma transao financeira referenciado, geralmente, na escala horizontal do tempo, na data inicial. 3. Juros representam a remunerao pela utilizao de capitais de terceiros ou por prazos concedidos. 4. Taxa de Juros o valor do juro em determinado tempo, expresso como porcentagem do capital inicial. 5. O perodo de uma transao o tempo de aplicao de cada modalidade financeira, podendo ser unitrio ou fracionrio. 6. Montante ou Valor Futuro o valor obtido no final da transao, somando-se ao capital inicial os juros incorridos no perodo de aplicao. 7. Montante igual ao capital inicial mais juros (M = C + J). 8. Juros igual ao capital vezes a taxa de juros (J= C * i). 9. Taxa de juros igual a diviso do montante pelo capital inicial subtrado por um.

10. Capitalizao o ato de incluir os juros incorridos durante um perodo no capital inicial, resultando em um montante "capitalizado" (acrescido de juros). 11. Existem dois tipos de capitalizao: - Capitalizao simples - Capitalizao composta 11. Em um regime de capitalizao simples os juros so sempre iguais e incidem somente sobre o capital inicial, durante todo o perodo. O montante cresce de maneira linear. 12. No regime de capitalizao composta, o capital remunerado a cada perodo, e os juros incidem sobre o capital inicial acrescido dos juros acumulados at a referida data. Sendo assim, o montante, ao final da data 1 (n=1), por exemplo, o capital inicial da data 2 (n=2) e sobre ele incidiro juros novamente. O montante cresce de maneira exponencial.

Mdulo 2 - Juros Simples

15/1/2013

Pgina 2 de 5

1. Os juros simples tm seu fundamento no regime de capitalizao simples, no qual o crescimento do capital se d de maneira linear. 2. A frmula dos juros simples : J=C.i.n 3. Quando usamos como base o ano civil, com 365 dias (ou 366) e meses com nmeros variveis de dias, os juros calculados so os juros exatos. 4. Quando usamos como base o ano comercial de 360 dias e meses com 30 dias, os juros obtidos so chamados de juros comercias. 5. Denomina-se valor atual o valor presente de uma operao, um ttulo, uma transao financeira, uma dvida, ou ainda o preo vista de certo produto. 6. Valor nominal o valor final da operao, que se tirados os juros incorridos ou embutidos, torna-se igual ao valor presente. 7. Mtodo Hamburgus o mtodo utilizado na cobrana dos juros de cheques especiais. Neste mtodo os juros so calculados sobre os saldos devedores. 8. O mtodo do saldo mdio geralmente usado como um dos critrios para conceder renovao de cheque especial, novos emprstimos e vantagens preferenciais a clientes. A frmula do saldo mdio :

Mdulo 3 - Desconto Simples 1. A didtica do desconto pode ser facilmente entendida como sendo o inverso dos juros. Isso porque, se os juros incidem sobre o Valor Presente de um capital, o desconto incide sobre o Valor Nominal desse capital. Enquanto os juros somam ao Valor Presente um valor porcentual (denominado taxa de juros), transformando-o em um Valor Nominal (futuro) no final da operao, o desconto faz o caminho inverso. Ele incide sobre o Valor Nominal, decrescendo deste um valor porcentual (denominado taxa de desconto), transformando-o em um Valor Presente na data da operao. 2. O desconto pode ser usado para o clculo do Valor "Descontado" (e da o nome) de um ttulo que precisa ser resgatado antes do vencimento. O desconto, nesse caso, seria simplesmente a diferena entre o Valor Nominal que seria resgatado no vencimento e o Valor Presente conseguido pelo ttulo liquidado antecipadamente. 3. Se quisermos calcular o Valor de Venda de um ttulo hoje (isto , seu Valor Presente), devemos subtrair do Valor de resgate desse ttulo (que seu Valor Nominal) o valor referente ao desconto. 4. Os descontos efetuados com base em fundamentos de juros simples (capitalizao simples), so denominados Desconto Simples. 5. Existem duas metodologias para o clculo dos descontos: o Desconto Racional Simples ou "Por Dentro", e o Desconto Comercial Simples ou "Por Fora". 6. O desconto racional pode ser entendido como a diferena entre o Valor Nominal (N) de um ttulo ou transao e o seu Valor Presente, atual ou inicial. A taxa utilizada no uma taxa de desconto e sim a prpria taxa de juros. Esse tipo de desconto raramente tem sido utilizado pelo mercado brasileiro. Entretanto, ele consiste numa importante fonte de comparao com o Desconto Comercial. Dito isso, temos o desconto racional como:

15/1/2013

Pgina 3 de 5

7. Desconto Comercial ou Por fora a modalidade de desconto freqentemente usada no mercado. No Desconto Comercial h uma taxa antecipada, denominada taxa de desconto, que incide sobre o Valor Nominal de um ttulo ou transao, trazendo-o ao Valor Presente na data antecipada. Esse mtodo diferese do Desconto Racional pois, nesse ltimo, utilizvamos a prpria taxa de juros para calcular o Valor Presente. Nesse caso, o Valor Presente o "montante" procurado pela incidncia de uma taxa de desconto, por tantos perodos quanto forem especificados, sobre um Valor Base, nesse caso, o Valor Nominal. Trata-se, literalmente, da operao inversa da capitalizao do Capital Inicial ensinada nos mdulos anteriores. Essa uma operao de descapitalizao. 8. Frmula do desconto comercial

9 - As operaes de desconto de um conjunto de ttulos so idnticas s operaes de desconto de um ttulo s. No caso de um conjunto de duplicatas (chamado border) a serem descontadas, o seu valor lquido recebido pela antecipao do resgate simplesmente a soma dos valores lquidos de todas as duplicatas que compem o border.

Mdulo 4 - Juros Compostos 1. Os Juros Compostos tm seu fundamento no regime de capitalizao composta. Trata-se de toda transao na qual os juros incidem sempre sobre o capital inicial e os juros acumulados at a referida data so diferentes em todos os perodos. 2. A frmula do Montante s valida para operaes com taxas de juros constantes durante todo o perodo de aplicao e pagamento nico. a mais importante frmula para a matemtica financeira, j que dela que se derivam as frmulas de Valor Presente, Valor Futuro, Taxa de Juros e Prazo. 3. A frmula de Valor Presente deduzida da Frmula do Montante.

4. A frmula da taxa de juros de uma operao financeira tambm deduzida da frmula do Montante, isolando o "i" da frmula inicial.

5. A frmula do prazo, tambm proveniente da frmula do Montante, nos permite calcular o prazo de aplicao entre dois valores, para determinada taxa.

15/1/2013

Pgina 4 de 5

6. Quanto s taxas equivalentes, aprendemos que duas taxas so consideradas equivalentes quando, aplicadas a um mesmo capital, por um perodo equivalente de tempo, produzirem o mesmo montante. Como os montantes so iguais, podemos simplesmente igualar as frmulas de clculo do montante, como a seguir:

7. Aprendemos tambm que se tivermos vrias taxas diferentes em uma mesma aplicao financeira, temos que ajustar a frmula do Montante e agreg-la a essas taxas. 8. Quanto aos emprstimos de Hot Money, pode-se calcular as taxas acumuladas para esse tipo de emprstimo no final de determinado perodo com a ajuda da frmula das taxas acumuladas.

9. Vimos que a Taxa Over nada mais do que a taxa ao ms por dia til. Muito utilizada como expresso de taxa de juros no mercado financeiro, convencionada para ser a taxa diria til multiplicada por 30 (mesmo sabendo que um ms s pode ter 23 dias teis).

10. As taxas nominais so as taxas aparentes de juros em uma transao, e a taxa efetiva a taxa que realmente onera o tomador e remunera o aplicador. 11. Vimos que, quando o perodo da taxa no coincide com o perodo da capitalizao, o primeiro passo a ser tomado transformar essa taxa para o perodo correspondente pelo regime de juros simples. 12. Os conceitos de valor atual ou presente e valor nominal, futuro ou final, so os mesmos que os vistos em juros simples, s que o clculo diferenciado pelo regime de capitalizao composta.

Mdulo 5 - Desconto Composto 1. O Desconto Composto pode ser entendido da mesma forma que o Desconto Simples. Entretanto, a taxa de desconto composta, e o processo o inverso da capitalizao com taxa de juros compostos. 2. A metodologia de clculo a principal diferena entre os dois mtodos de desconto acima citados.

15/1/2013

Pgina 5 de 5

3. No clculo por fora utiliza-se a taxa de desconto para o clculo do desconto comercial. Nessa metodologia a taxa de desconto incide sobre o valor final. Reveja a frmula:

4. Analisando atentamente as duas frmulas anteriores podemos dizer que o clculo por fora semelhante ao clculo da margem bruta por meio da relao lucro bruto e preo de custo, enquanto que o clculo por dentro semelhante ao clculo da margem bruta pela relao de lucro bruto e preo de venda. 5. Vimos que as taxas de Juros cobradas pelos bancos so calculadas com base em uma taxa de juros efetiva objetivada. 6. Confira abaixo as frmulas para a converso das taxas equivalentes.

[] Voltar

Fechar janela [x]

15/1/2013

You might also like