You are on page 1of 8

ORGANIZAO DO TRABALHO

AULA 07 Tecnologia da informao no ambiente de trabalho.

1. INTRODUO O esboo de nova era de inteligncia em rede est sendo marcado por diversas tendncias relativas s tecnologias da informao. Essa nova era caracteriza-se por crescente utilizao dos computadores nas organizaes; pela convergncia entre a mdia, computadores e redes de telecomunicaes; automao do processo de trabalho; maior agregao de valor proporcionado pelas tecnologias da informao; acelerao da competio global e difuso e adoo de padres tecnolgicos globais. A base da transformao organizacional e da vantagem competitiva, neste cenrio, ser a informao traduzida em conhecimento, Campos Filho (1994). A informao passa a ser um recurso estratgico para as organizaes. Ela pode gerar as condies necessrias ao alcance dos objetivos, o cumprimento da misso corporativa e subsidiar elementos bsicos para melhoria da competitividade. Neste sentido, a competncia tecnolgica influencia as estratgias da organizao estruturando uma relao de natureza dinmica ao agregar valor s diversas prticas organizacionais. Assiste-se, ento, aplicao das tecnologias da informao em toda a cadeia de negcios, desde a concepo de um produto e/ou servio at a sua comercializao e distribuio. 1.1 Identificao por radiofrequncia (RFID) A identificao por radio frequncia, mais conhecida por RFID, sigla americana que significa Radio Frequency Identification, uma tecnologia que utiliza uma comunicao por radio frequncia, ou seja, sem fio, esta tecnologia usada para transmisso de dados de um equipamento mvel para um coletor. A RFID um hardware que possui uma antena, este hardware por sua vez responde remotamente ao um estimulo de um leitor que geralmente est ligado a um computador. um sistema que possui dois componentes: a etiqueta e o leitor. Em alguns livros podemos

encontrar as palavras tags e transponders, que neste caso tem o mesmo significado da palavra etiqueta usada neste trabalho. Conforme Santini (2008, p.20 ), RFID - Radio Frequency Identification: Conceitos, aplicabilidades e impactos, resume o assunto da seguinte forma: ... um sistema que transmite dados de um objeto qualquer, atravs de um meio no guiado, usando ondas de rdio.
A RFID uma tecnologia que permite que todo o banco de dados de um item de estoque viaje com ele. A base desta tecnologia um chip, que rene as informaes. Enquanto a maioria dos chips encapsulada em uma etiqueta plstica para proteo contra intempries, um recente

desenvolvimento permite que o chip ou o circuito seja intercalado entre duas camadas de uma etiqueta de papel.

(MOURA, 2008, p.72)

1.2 Histrico As razes que sustentam a identificao por radiofrequncia iniciam com a inveno do rdio pelo Guglielmo Marconi em 1897, a RFID tem os mesmos princpios de funcionamento do rdio, usa as ondas de rdio, forma de energia eletromagntica. Os trs componentes bsicos para o funcionamento da identificao por radiofrequncia a etiqueta (transponder), o receptor e a antena, mostrados na figura 02, cada componente bsico da RFID determina sua variao de potncia, criando assim uma infinidade de possveis aplicaes onde a tecnologia pode ser usada, solucionando os vrios problemas existentes na empresa.

Esquemtica do sistema bsico de RFID

Devido a grande necessidade do Exrcito e da Marinha em identificar os alvos tanto no ar, no solo e no mar, foi necessrio um esforo dos laboratrios de pesquisas navais do EUA (NRL) para criar uma maneira de resolver este problema. Foi ento que surgiu o Sistema de identificao de Amigo-ou-Inimigo (IFF Identification Friend-orFoe) que possibilitava a identificao das unidades amigas. Mas tarde na histria, em 1950, esta tecnologia serviu de base para os sistemas de controle de trafego areo no mundo. Nesta poca a identificao por radiofrequncia era usada somente pelo Exrcito, Laboratrios de pesquisas e grandes empresas comerciais, isto devido ao seu grande valor de custo e tambm pelo formato dos componentes, que eram enormes. Com a constante evoluo das etiquetas de RFID, sua aplicao cada vez mais evidente. Faz com que as agencias de pedgios regionais no nordeste dos EUA unissem foras com a E-ZPass Interagency Group (IAG), e assim conseguiram junta desenvolver uma etiqueta RFID regional, onde o veiculo etiquetado no teria, mas que parar nos pedgios, reduzindo drasticamente a mo de obra e facilitaram o fluxo de veculos. A evoluo da RFID fez com que ocorressem novas aplicaes, nesta mesma poca surgiram os cartes inteligentes, que alm de fornecer informaes sobre o usurio, ajudavam no controle de acesso. Os Cartes inteligentes ganharam novas aceitaes, os fabricantes de automveis aproveitaram este sistema de controle de acesso em suas produes, comearam a embutir a RFID nas suas chaves de que controlam a ignio dos veculos, reduzindo assim o numero de roubos. Neste mesmo ano ocorre a principal evoluo para este trabalho, pois com a evoluo da etiqueta passiva para Ultra Alta Frequncia (UHF), que antes era em baixa frequncia (BF) ou em alta frequncia (AF), que tinha limitaes de alcance e de velocidade nas transmisses de dados. A nova etiqueta UHF torna-se uma forte candidata a novos usos nas aplicaes das cadeias de abastecimento, incluindo o rastreamento de paletes e caixas, controle de inventrios e gerenciamento de armazns e da logstica.

1.3 Os componentes dos sistemas RFID

Etiqueta um transpondedor, que pode ser colocado em uma pessoa, animal, equipamento, embalagem ou produto, dentre outros. um objeto pequeno que contm um chip e antena, a antena recebe e transmite sinais de rdio enviados por uma base transmissora. Existem as etiquetas passivas, que somente respondem ao sinal enviado, as etiquetas semi-passivas e tambm as ativas, que possuem a capacidade de enviar o seu prprio sinal. Seu custo mais alto do que as etiquetas passivas.

Etiqueta

Leitor

o interrogador, um dispositivo que coleta e processa os dados da etiqueta. Alguns leitores tem a funo de gravao informaes na etiqueta. Outra funo do leitor a interface com o computador central.

Leitor

Antena o condutor por onde ocorre a comunicao de dados entre a etiqueta e o leitor. A antena o fator significativo na determinao da rea de cobertura, alcance e acuracia da comunicao.

Antena

1.3.1 A aplicao da tecnologia de identificao por radiofrequncia.

Podemos enumerar varias aplicaes da tecnologia de identificao por radiofrequncia, essas aplicaes apresentam vrios benefcios, mas para este trabalho ser destacado a segurana e autenticao e tambm a eficincia dos processos. A segurana e autenticao um dos primeiros usos da RFID, a capacidade de identificar varias vezes um objeto, pessoa ou animal exclusivamente. muito usado em vigilncia eletrnica, pois tem a capacidade de acionar um alarme ou mesmo ativar uma cmara fotogrfica quando a etiqueta movimentada dentro do alcance dos leitores. Existe mais aplicao para este beneficio, como o controle de acesso, onde uma pessoa poder acessar determinada rea com um carto de acesso, onde este possui uma etiqueta de RFID embutida, o acesso ser permitido conforme a programao do carto e esta programao podero ser alteradas facilmente sem necessidade de substituio do carto. A eficincia dos processos a capacidade de monitorar em tempo real das varias etapas de um processo, figura abaixo, fornecendo dados para proporcionar ganhos de

eficincia dos processos nas operaes de negcios. O rastreamento e acompanhamento de produtos uma das aplicaes que ajudam a melhorar a eficincia dos processos e a reduzir os custos indiretos. A vantagem da etiqueta de RFID no rastreamento de produtos est volta para a reduo de custos em relao a volume de trabalho e das operaes manuais. Os benefcios do RFID no rastreamento so a localizao exata dos seus produtos no estoque, a entradas e sadas registradas automaticamente, o controle com aviso e alerta do tempo de validade dos seus produtos, o avisos quando existe necessidade de compra de novos produtos e o controle da qualidade das matrias primas fornecidas. De acordo com Slack (2009, p. 229) RFID pode ajudar as operaes a economizar valores significativos de dinheiro em produtos perdidos, roubados ou estragados ao ajudar os fabricantes, distribuidores e varejistas a localizar exatamente aquele produto na rede de suprimentos..

Rastreamento e acompanhamento de produtos

1.4 - INTRODUO AO CONTROLE DE ESTOQUE O objetivo bsico do controle de estoques evitar a falta de material sem que esta resulte em estoque excessivo s reais necessidades da empresa. O controle procura manter os nveis estabelecidos em equilbrio com as necessidades de consumo ou das vendas e os custos da decorrentes. De forma semelhante, os nveis dos estoques esto sujeitos velocidade da demanda. Se a constncia da procura sobre o material for maior que o tempo de ressuprimento, ou estas providncias no forem tomadas em tempo oportuno, a fim de evitar a interrupo do fluxo de reabastecimento, teremos a situao de ruptura ou de esvaziamento do seu estoque, com prejuzos visveis para a produo, manuteno, vendas etc.

Exemplo para controle de estoque

REFERENCIA BIBLIOGRFICAS

BHUPTANI, Manish e MORADPOUR, Shahram; RFID: Implementando o Sistema de Identificao por Radiofrequncia; traduo TOPORCOV, Edgar; reviso tcnica BANZATO, Eduardo So Paulo: IMAN, 2005. MOURA, Reinaldo A. Movimentao de materiais na intralogstica So Paulo: IMAM, 2008.

SANTINI, Arthur Gambin; RFID: Conceitos, Aplicabilidades e Impactos. 1 ed. Rio de Janeiro: Cincia Moderna, 2008.

SLACK, Nigel, et. al. Administrao da produo; reviso tcnica CORRA, Henrique e GIANESI, Irineu So Paulo: Atlas, 1996.

SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart e JOHNSTON, Robert. Administrao da produo; traduo CORRA, Henrique. 3ed. So Paulo: Atlas, 2009.

You might also like