You are on page 1of 11

CURSO MESTRADO E DOUTORADO EM CIÊNCIAS FORENSES

A Universidad Autónoma Del Sur - UNASUR em parceria com a MASTER Assessoria Educacional e Valor Educacional - Assessoria Educacional lança o CURSO de Mestrado e Doutorado em Ciências Forenses, na intenção de suprir a inexistência de tais cursos no Departamento de Alto Paraná bem como na tríplice fronteira. O Curso visa a atender à demanda por profissionais especializados nas áreas de atuação em Ciências Forenses. As Ciências Forenses assumem cada vez mais relevância no âmbito científico-forense, uma vez que a complexidade da sociedade moderna exige que as resoluções dos conflitos se resolvam por medidas sociais justas e precisas. Nesse sentido, o Mestrado em Ciências Forenses vem a responder a demanda por profissionais forenses que atuam nas várias instâncias dos sistemas de justiça, deverá dar suporte científico instrumental para que os mesmos possam produzir e avaliar com rigor e segurança a prova científica. As questões ligadas à obtenção da prova tornaram-se complexas não mais permitindo que se confira à área das Ciências Forenses uma abordagem meramente acessória e afastada do seu contexto multidisciplinar. Os objetivos do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências Forenses são: a) Formar docentes-pesquisadores para o ensino superior na área de Ciências Forenses; b) Formar pesquisadores habilitados na construção, interpretação e avaliação das provas científicas no âmbito forense, produzindo conhecimentos e capacidades adequadas à resolução eficaz de questões no campo das Ciências Forenses, sensibilizando-os para uma atitude de trabalho interdisciplinar; c) Desenvolver competências e habilidades para o trabalho em equipe; d) Aplicar as Ciências Forenses ao interesse do Direito, subordinando às normas do Processo, no Direito Civil, no Direito do Trabalho, no Direito Penal e Penal Militar; e) Compreender o conceito de criminalística e sua evolução instrumentalizando o pós-graduando para a utilização competente dos exames periciais no contexto do Direito; f) Conhecer e instrumentalizar para a avaliação da prova com base na criminalística, medicina legal, biomedicina forense e psicologia jurídica;

bem como nos demais países do MERCOSUL. (verificar decretos de recomendação e cooperação entre os países do MERCOSUL. os cursos visam preferencialmente o público fronteiriço atendendo a nova legislação do MERCOSUL. por professores brasileiros/paraguaios de alta qualificação e reconhecimento no MERCOSUL. *as aulas presenciais acontecem concentradas nos meses de janeiro e julho. maiores informações e inscrições. *os cursos são semipresenciais: os créditos são obtidos em aulas presenciais e também à distância. i) Conhecer as diferentes tendências conceituais das escolas de criminologia. no site da Máster Educacional). apresentamos a proposta completa dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Artes Visuais da UNASUR / MASTER. portanto. visando o respeito à dignidade humana. h) Analisar os fenômenos jurídicos criminais nos contextos da sociologia. sem atrapalhar as atividades profissionais dos alunos. junto à fronteira com o Brasil (Foz do Iguaçu). *embora a UNASUR esteja localizada no Paraguai. *Para dúvidas. acessar o site: www. A seguir.mastereducacional. acessando o link: legalidade dos cursos. promovendo a integração cultural de nossos países: as aulas serão ministradas em português e espanhol.com ou a coordenador do curso. Mauro Cherobim . Dr. da psicologia jurídica e da criminologia. reduzindo os desgastes físicos e os custos com os deslocamentos.g) Subordinar-se aos princípios da ética aplicada ao exercício profissional. COORDENADOR: Prof. para efeitos do mercado de trabalho em docência universitária. *os diplomas de Mestrado e Doutorado obtidos na UNASUR terão validade irrestrita no Brasil. para que vocês possam se situar em relação à especialidade e ao campo de estudos em artes que desejam abraçar.

Importância do estudo da Criminologia. Enfoques teóricos sobre a efetividade do controle social das condutas humanas. Teorias do Crime. 1. Aspectos legais da aplicação da análise do DNA à resolução de casos forenses. Perícias: investigação biológica da filiação. Intervenção em crianças. Identificação genética individual. A avaliação psicológica das vítimas de violência. Estudo sobre a socialização do condenado sob o enfoque da criminologia. O valor probatório e o princípio da prova legal. tipos de polimorfismos do DNA mais usados.Metodologias de Avaliação e Intervenção em Vítimas 3. Organização da prova pericial ao nível da Europa e de outros continentes. O controle social do delito como objeto da criminologia. meios de prova e de obtenção da prova. A face oculta do crime. Estratégias específicas de intervenção psicológica em vítimas de violência. A prova pericial do âmbito da Genética e Biologia Forense. 1. O fenômeno das migrações internas e a criminalidade. Análise do DNA. Atualidade e perspectivas futuras na área da Genética e Biologia Forense. Prova pericial. A condição de vítima e a auto vitimação do agressor. Criminalidade urbana e rural: semelhanças e diferenças. criminalística biológica. O diagnóstico dos quadros psicopatológicos racionais de intervenção sobre vítimas de violência. Elaboração das conclusões do relatório pericial em casos de difícil resolução. Perícias e exames. Avaliação médicolegal. A intervenção psicológica e as limitações das técnicas catárticas.Área de Concentração Descrição Linhas de Pesquisa Possíveis temas de pesquisa Prova. Determinação da realização da perícia e da designação do objeto.Ciências Laboratoriais Forenses . conceito e evolução histórica. Criminologia e Metodologia em Investigação em Ciências Forenses Estuda os Métodos em Investigação em Ciências Forenses e a Criminologia. Comportamento Criminoso e abordagem científica ampla. Evolução e tendências do controle social penal. Grandes Catástrofes: Métodos tradicionais de identificação. O sistema: perícia contraditória e perícia oficial. O paradigma de doença mental.Questões Jurídico Forenses no Domínio da Prova 2. avaliação neuropsicológica. Inovações tecnológicas nos métodos. Questões de perícia e de diagnóstico. Conceitos gerais sobre vitimação. técnicas e procedimentos. As cifras da criminalidade. O princípio da prova livre.

policia e ambiente de atuação policial e discricionariedade.Sociologia da Violência e da Criminalidade Análise das formulações teóricas que explicam o conflito e a violência. Mediação de gestão de conflitos sociais de segurança pública e privada. Os diversos tipos de criminalidade e as diversas reações penais dos fenômenos do crime. Desafios para construção de uma sociedade marcada por princípios democráticos e de respeito aos direitos humanos. A natureza da função de punir. Policiais e ordem pública democrática. Prevenção da Violência e Promoção da Segurança Investiga a violência na sociedade contemporânea: violência e exclusão social. Poder de Policia.Área de Concentração Descrição Linhas de Pesquisa Possíveis temas de pesquisa 2. 2. Gestão Integrada de Segurança Pública e Privada e Direitos Humanos. o uso adequado da força nas ações cotidianas. Valorização da imagem institucional e do trabalho policial. visões da segurança pública. Conceito de Civilização e Cultura. modelos policiais comparados. 1. . Políticas Públicas de execução penal e direitos humanos. A civilização como transformação do comportamento humano. credibilidade pública das polícias. estudo da teoria da força. Crime e delinqüência. Fatores sociais e culturais como explicação do crime.Gestão da Segurança Pública e Privada A natureza da função policial. Polícia e Estado. a polícia como uma organização de serviços. organizações policiais nos países que compõem o MERCOSUL. O pensamento militar no Brasil e sua influência sobre o modelo de polícia e prática policial.

O planejamento de ensino. Renan Sampedro Conceitos fundamentais de estatística. Estatística descritiva. a importância e o significado da pesquisa. Atitudes epistemológicas e operacionalização em Ciências Forenses. testes não paramétricos e delineamentos experimentais. Silvana Souza e Ana Paula Sanches A formação do professor universitário e o seu compromisso social. análise de variância. a teoria básica da probabilidade. estudos filosóficos. a pesquisa básica e a pesquisa aplicada. o método histórico. II Núcleo Comum: Disciplinas obrigatórias comuns a todos os cursos de Pós-graduação Stricto Sensu da UNASUR MASTER MESTRADOS I DOUTORADOS ii (OB) Dra. . Metodologia da Pesquisa I. correlação e regressão linear. O universo epistemológico a partir dos séculos XIX e XX: conseqüências ontológicas e metodológicas no processo de construção do conhecimento em Ciências Forenses. Mauro Cherobim Metodologia do Ensino Superior I.Estrutura Curricular .I Disciplinas Ementas Aspectos relacionados com a iniciação à pesquisa. a distribuição normal e binomial. o problema. Dr. II (OB) Profª Drª A epistemologia como superação da teoria clássica do conhecimento. II (OB) Prof. As novas tecnologias em sala de aula e o ensino à distância: adequação profissional do docente universitário neste contexto. A qualidade da exploração dos dados e a análise dos resultados de experimentos científicos. os delineamentos da pesquisa experimental e outros procedimentos de pesquisa. Dr. as estratégias de ensino-aprendizagem e a avaliação na universidade. Epistemologia I. Estatística I. a revisão de literatura. O papel da universidade no século XXI. II (OB) Prof. surveis e estudos de caso.

-abordagem pericial do local. A Criminalística e as outras ciências. Traumatologia Forense. Estimativa da idade através de parâmetros odontológicos. Laudo de Local de crime – descrição do geral para o detalhe. dos instrumentos e das amostras-Cadeia de Custódia. Melani Campo de atuação da Odontologia Legal. classificações e tipos de interesse pericial. análise e conclusão e como inseri-los no laudo. Local de crime-definição e classificação. Identificação craniofacial. Criminalística Moderna – micro vestígios. Levantamento ou Processamento do local do crime-planimetria e altimetria. Augusto Alvino de Sá e Prof. Maurício Lazzarini Evolução conceitual e histórica da Criminalística. Levantamento ou Processamento de local de crime.Estrutura curricular Disciplinas Ementas Criminologia e Criminalística (OB) Núcleo Específico: Disciplinas obrigatórias Para Mestrado em Ciências Forenses Prof. Anexação. Aspectos periciais da responsabilidade profissional. Instrumentos de crimes de armas – conceitos e diferenças. Impressões – conceitos e principais tipos. . Importância do isolamento e da preservação do local. Principais documentos periciais – laudo. Exame de marcas de mordida. Estrutura básica de um laudo pericial. Juntada de relatórios de análise de exames de laboratório. Técnicas periciais em acidentes de massa. combinação de medidas nos planos horizontal e vertical. parecer. assinalamento e legenda. Corpo de delito-conceito. Odontologia Legal I (OB) Prof. relatório de análise. desenho bi e tridimensional. Descrição de cadáveres e do exame perinecroscópico. auto exame. Dr. Exame dos arcos dentários. Dr. classificação e principais tipos encontrados tipos encontrados em local de crime. Laudos de reconstituições e complementares-conceitos e diferenças entre eles. Rodolfo H. Exame de Corpo de delito-vestígio e indícios-conceito. Manchas: conceito. Técnicas periciais em vítimas de carbonização. Esp. constatação. sistema de referências de medidas. Diferenças entre informação.

políticas públicas e modelos de Welfare. . Sociologia Jurídica e História: as crises contemporâneas do Direito. Maurício Lazzarini Núcleo Específico: Disciplinas obrigatórias Para Mestrado em Ciências Forenses (OB) Conceito de Estado e suas funções. Abordagem Weberiana. nos seus diversos níveis. Abordagem Marxista do Direito. Reforma do Estado e Democracia: a questão da democracia e da ingovernabilidade. Aspectos principais de modelos de gestão de qualidade e a sua aplicação na administração das políticas e no planejamento para prevenção e do controle do crime. Contexto histórico da Sociologia Jurídica. controle democrático interno e externo das Instituições de Segurança Pública.Estrutura curricular Disciplinas Ementas Gestão da Segurança Pública e Privada I Prof. como regulador das atividades econômicas e sociais. Dr. Globalização e novas configurações políticas. o poder de polícia. Quadros teóricos referenciais da sociologia e Sociologia do Direito Natural. história das Instituições de Segurança Pública. Dr. Teorias do Estado. gestão integrada e interatividade em Segurança Pública. Estado. Estado Democrático e Estado autoritário. Esp. o poder da polícia e o poder discricionário do policial. Mauro Cherobim Sociologia e Sociologia Jurídica. Formas e meios de atuação do aparato do Estado. formulação. avaliação e acompanhamento de Políticas Públicas de Segurança. Conceito de Segurança Pública e diferentes paradigmas de Segurança Pública. implementação. O Direito como objeto da Sociologia. Augusto Alvino de Sá Prof. Teorias do Estado do Bem Estar. Sociologia Jurídica I (OB) Prof. Abordagem de Émile Durkheim.

O exame necroscópico. O traumatismo crânio-encefálico e suas repercussões. O conceito e a classificação de tóxicos e venenos. Os ferimentos produzidos por armas de fogo. de Paiva As origens e os objetivos da Medicina Legal. Luiz Airton S. Os relatórios das perícias médicolegais. O conceito de perícias e peritos. Dr. O conceito e os principais tipos de asfixia.Estrutura curricular Disciplinas Ementas Núcleo Específico: Disciplinas obrigatórias Para Mestrado em Ciências Forenses Medicina Legal I (OB) Prof. A causa. a maneira e os mecanismos da morte. Os transtornos de identidade. Os principais documentos médico-legais. As formas especiais de vitimação da criança e do adolescente. O crime de lesões corporais. Os crimes sexuais. A perícia médico-legal. As modalidades de infortúnio no trabalho. Os fundamentos da Antropologia Física. O conceito de trauma. Os princípios de balística forense. . Os princípios de identificação humana. Os crimes relacionados ao ciclo gravídico-puerperal. O exame antropológico-forense e a identificação médico-legal. O conceito de morte e a sua realidade. O risco profissional e o acidente de trabalho. Os principais tipos de energia e seus ferimentos. A completa perícia de crimes sexuais.

Dr. Vieira Medicina Legal II (OB) Prof. Os crimes sexuais. Os relatórios das perícias médico-legais. A importância da inclusão de um Parecer Profissional nos Processos Judiciais. Traumatologia Forense. Setores de atuação da Psicologia Jurídica. Psicologia Jurídica (OB) Prof. Aspectos periciais da responsabilidade profissional. Os principais tipos de energia e seus ferimentos. Exame criminológico. a maneira e os mecanismos da morte. Melani Bioética e Direito (OB) Profª Drª Tereza R. A completa perícia de crimes sexuais. Dr. Dr. Técnicas periciais em vitimas de carbonização. A Psicologia Jurídica e outras áreas do saber. Os transtornos de identidade. As modalidades de infortúnio no trabalho. O conceito de trauma. Os fundamentos da Antropologia Física. Luiz Airton S. Os crimes relacionados ao ciclo gravídicopuerperal. Exame dos arcos dentários. O exame necroscópico. O conceito de morte e a sua realidade. bem como a valorização do ser integral. O traumatismo crânio-encefálico e suas repercussões. Questões epistemológicas do conhecimento produzido pela Psicologia Jurídica. A Psicologia Jurídica como especialidade da ciência psicológica. Campo de atuação da Odontologia Legal. o interesse pelos temas emergentes e também persistentes. A perícia médico-legal.Estrutura curricular Disciplinas Doutorado Ementas História da Psicologia Jurídica. Técnicas periciais em acidentes de massa. As origens e os objetivos da Medicina Legal. Paulo Cicarelo Odontologia Legal II (OB) Núcleo Específico: Disciplinas obrigatórias Para Doutorado em Ciências Forenses Prof. Avaliação Psicológica no contexto judicial e institucional. O conceito de perícias e peritos. A causa. Perícias e suas questões. Exame de marcas de mordida. Conceituação de Psicologia Jurídica. Assuntos e áreas de interseção do Direito e Psicologia. Rodolfo H. Identificação crânio-facial. Confluências entre Psicologia e Direito. Alteração da Lei de Execução Penal e avaliação psicológica. do respeito à dignidade da pessoa humana. As formas especiais de vitimação da criança e do adolescente. O crime de lesões corporais. Os principais documentos médico-legais. Perícias no âmbito criminal e penitenciário. O exame antropológico-forense e a identificação e a identificação médico-legal. O risco profissional e o acidente de trabalho. Bioética diz respeito a cada cidadão responsável interessado em definir os rumos do mundo em vivemos. Os princípios de identificação humana. Os princípios de balística forense. Estimativa da idade através de parâmetros odontológicos. O conceito e a classificação de tóxicos e venenos. de Paiva . A importância da ética e da Bioética no exercício profissional e da cidadania. O conceito e os principais tipos de asfixia. Os ferimentos produzidos por armas de fogo.

gestão integrada e interatividade em Segurança Pública. avaliação e acompanhamento de Políticas Públicas de Segurança. Medicina Legal e Biomedicina Forense Prof. Formas e meios de atuação do aparato do Estado. Dr. Dr. Luiz Airton S. Direito Penal e Processo Penal Prof. Maurício Lazzarini 3. Reforma do Estado e Democracia: a questão da democracia e da inagovernabilidade. formulação. controle democrático interno e externo das Instituições de Segurança Pública. André Medeiros do Paço Obrigatório dois estudos por aluno. Teorias do Estado. Aspectos principais de modelos de gestão de qualidade e a sua aplicação na administração das políticas e no planejamento para prevenção e do controle do crime. Estado Democrático e Estado autoritário. o poder de polícia. Criminologia e Criminalística Prof. nos seus diversos níveis. Maurício Lazzarini (OB) 1. implementação. O resultado deste estudo deverá obrigatoriamente resultar na publicação de um artigo científico.Estrutura curricular Disciplinas Ementas Conceito de Estado e suas funções. Estado. políticas públicas e modelos de Welfare. Esp. . Dr. Núcleo Específico: Disciplinas obrigatórias Para Doutorado em Ciências Forenses Gestão da Segurança Pública e Privada II Prof. Augusto Alvino de Sá e Prof. Dr. história das Instituições de Segurança Pública. Globalização e novas configurações políticas. Conceito de Segurança Pública e diferentes paradigmas de Segurança Pública. sendo optativo quanto à linha de pesquisa. como regulador das atividades econômicas e sociais. Teorias do Estado do Bem Estar. Paiva ESTUDOS DIRIGIDOS (OB) 45 HORAS CADA (ob) mínimo 02 Doutorado 2. Esp. Augusto Alvino de Sá Prof. o poder da polícia e o poder discricionário do policial.

215 Créditos 16 15 01 06 06 01 36 81  Disciplinas com 45 h = 20h presenciais e 25 on-line .mastereducacional.com Foz do Iguaçu – PR / + 55 45 3528 6886 / Ciudad Del Este – Py +55 4053 9488 Direción: Tte.Disciplinas com 60 horas = 40 horas presenciais e 20h on line – Disciplinas com 90h = 60 horas presenciais e 30 horas on-line Master Assessoria Educacional S/A www. Manoel Cabello c/ Avda.Disciplinas Núcleo Comum a todos os cursos da UNASUR-MASTER Núcleo Específico SUFICIÊNCIA PROFICIÊNCIA SEMINÁRIOS ESTUDOS INDIVIDUALIZADOS OBRIGATÓRIOS I e II QUALIFICAÇÃO ELABORAÇÃO DA DISSERTAÇÃO / Tese TOTAL MESTRADO 04 (OB) 05 (OB) 01 (OB) 03 (OB) (OB) (OB) - Horas 240 225 15 90 15 420 1005 Créditos 16 15 01 06 01 28 67 Doutorado 04 (OB) 05 (OB) 01 (OB) 03 (OB) 02 (OB) (OB) (OB) Horas 240 225 15 90 90 15 540 1. Alejo Garcia – Ciudad Del Este-Py .