You are on page 1of 4

As Cadeias Numéricas * Ivan Newton Lima Guimarães O Mestre Pitágoras, patrono de nossa Instituição Teosófica, já dizia que tudo

que existe é r egido pelo número. Muitos anos se passaram e hoje além da ciência clássica, os fractais podem descrever muito do reino vegetal, algo do reino animal e algo do reino hum ano, como o crescimento de um feto, mostrando que a concepção original do Mestre tem grande profundidade. Sempre é interessante estudar as concepções antigas como os átomos de Leucipo e Demócrito. Os quatro elementos primordiais Fogo, Terra, Ar e Água, e veremos que são muito atu ais. O estudo das cadeias numéricas é importante pois nos orienta em decisões, é uma base par a o auto-conhecimento e nos torna mais aptos a apreciar a vida espiritual. Todos os números podem ser reduzidos as dez cadeias que iremos estudar pelas operações de soma e redução teosóficas. Podemos ver como as cadeias numéricas estão presentes na nossa vida e em nossas deci sões, que muitas vezes tomamos sem sabedoria: quantos filhos vou ter? Quantos dias vou ficar lá? Quantos anos faz? Que dia fulano faz anos? Qual o nº da casa? Etc... A Cadeia Unitária No ocultismo é reprentada pelo ponto separado por um círculo. Geometricamente é repres entada pelo ponto. Podemos entender como a origem de tudo. A Vida Una que sempre falamos. A sua importância é gerar todas as outras: 1+1+1+1+...= n. Nesse aspecto é muito teosófi ca. A Cadeia Dual No ocultismo é representada por um círculo cortado pelo diâmetro. Geometricamente é repr esentada por dois pontos, que por sua vez determinam uma reta. Essa cadeia esta ligada com o aparente antagonismo ou os pares contrários. O Positivo e o negativo O bem e o mal Masculino e Feminino A Sístole e A Diástole Aspiração e Expiração Devemos observar que as coisas duplas nunca se excluem, pois na realidade elas são pares contrários. Assim temos: 2 mãos - uma destra e a outra sinistra, na psicologia uma está ligada com a razão e a outra com a emoção. Devemos observar os políticos nos seus discursos e seus gestos, se eles estão equilibrados ou não. Juntas as mãos exercem o trabalho e muitas vezes sust entam o ser. 2 pés - um é destro e outro canhoto. Juntos suportam o ser. 2 dedos da benção papal. Um representa o poder espiritual e o outro o poder temporal . 2 olhos - um vê as coisas espirituais e o outro as mundanas. Juntos dão a profundida de. O bom e o mau ladrão estão relacionados com isso. 2 ouvidos - um ouve as coisas espirituais o outro as coisas mundanas. Juntos dão a

Uma idéia que sempre aparece é do anjo bom e do anjo mau assoprando nas orelhas do ser. As 3 dimensões. A Cadeia Trina A representação ocultista é o triângulo. O ternário sempre es tá estável e parece indicar um ponto de apoio.Horús . Consegue-se ver no quatro os tijolos. mas no momento ainda somos inap tos a dizer sua diferença.Shiva. Assim o quaternário po r excelência é o conjunto dos quatro elementos: Fogo. Khrisnamurti entre eles. Os órgãos internos duplos também devem ter sua explicação. citaremos apenas algumas. A tríplice divisão do corpo: Cabeça -Tronco e Membros. Geometricamente temos três pontos que representam um plano.direção do som. A tríade superior: Atmã . As idéias ou são arquetípicas ou mundanas. que por sua ve z apresentam um antagonismo por exemplo a Mãe Terra.Manas. a primeira figura pode ser a esfera ou a pirâmide de base triangular. os quinários abaixo irão mostrar porq ue esta consideração . Água e Terra. Nostradamus começa as fa mosas centúrias falando de estudos secretos e de um tripé. O) membros (4 patas dos animais) estações climáticas fases da Lua pontos cardeais evangelhos castas ou os 4 homens de Platão elementos fundamentais A Cadeia Quintenária Representado no ocultismo pela estrela de cinco pontas. Filho e Espírito Santo. Geometricamente um ponto e um plano dá origem a toda a geometria espacia l.Isis. As 3 partes do átomo: próton. Entre os poucos estão os teóso fos. As 3 perguntas da Esfinge: Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? A Cadeia Quaternária Representada no ocultismo pela cruz celta. Observar que o triângulo é a primeira figura geométrica. Simboliza a matéria. Os 3 Raios Abstratos. AB. Queremos salientar que poucos vêem a complementaridade. B. Rajas e Satva. A Trindade Egípcia: Osiris . um fundamento. tipos de sangue (A. Atendo-se a geometria plana é o quadrado. Geometricamente represen tamos pelo pentágono. Os estudiosos consideram-no um número religioso. líquido e gasoso.Buddhi . Alguns quaternários importantes: 4 4 4 4 4 4 4 4 4 elementos químicos fundamentais (H. O e N). A tríplice manifestação do Logos. Ar. Os 3 estados da matéria: sólido. Já temos uma quantidade de trincas importantes. C. A Trindade Hindu: Brahma -Vishnú . O cinco esta muito ligado ao quatro. As 3 gunas: Tamas. Representa-se também pela cruz ou pelo quadrado. as partes de um todo. sendo que o quatro ofere . A Santíssima Trindade: Pai. elétron e neutron.

O sete se repete muitas vezes na Natureza.ce algo mais permanente e o cinco algo mais provisório. Segundo Pitágoras é o número Sagrado. Alguns Quinários importantes: 5 5 5 5 5 5 5 continentes dedos sentidos sólidos de Platão reinos Panchicritas práticas e 5 restrições da Yoga e do Budismo. Um símbolo pertencente a identificação Te osófica. ao contrário da suática sinistrogira símb lo nazista. Geometrica mente é o heptágono. Significa a chispa primordial. Chamada também de martelo de Thor. Vemos que aqui podemos entender um pensamento que diz que a Natureza dá preferência por certas cadeias em detrimento de outras. a estrela de seis pontas. É considerado o número da iniciação pela prova. A Cadeia Óctupla Representa-se pelo asterístico ou por dois quadrados sobrepostos ou ainda o símbolo . Alguns senários importantes: 6 ordens de anjos 6 patas de alguns insetos como a barata 6 é perfeito na matemática. A Cadeia Sextenária A representação ocultista é o símbolo de Salomão. Coisas importantes se apresentam na f orma sétupla. O cinco parece indicar lim ites. Geometricament e é o hexágono que pode ser visto no miolo do signo de Salomão. Daí ser mais provisório. Também é representado pelo triângulo junto com o quadrado. divisível pela soma dos divisores e o lado é o raio do hexágon o A Cadeia Setenária A representação ocultista é a suástica dextrogira . contornos. Por excelência é um número mágico. Alguns setenários importantes: Os 7 Cabiros Os 7 Raios As 7 notas As 7 cores As 7 Iniciações As 7 Belas Artes Os 7 Planetas Sagrados O 7 no Apocalipse Os 7 dias da Criação (7 dias da semana) Os 7 planos Os 7 giros As 7 raças Os 7 pecados capitais Os 7 sacramentos A divisão da Vida em períodos de 7 anos Podemos perceber que alguns elementos são Metafísicos mas outros são Físicos. Nas cadeias estudadas é considerada a mais densa de matéria.

Número dos iniciados e dos profetas. Significa o equilíbrio de formas. Alguns novenários importantes: A prova dos nove Os 9 meses de gestação As 9 musas Os 9 obstáculos no Yoga A Cadeia Decenária Representa-se no ocultismo por um círculo. mas mais árduo. * Ivan Newton Lima Guimarães. que já é quase um círculo. 40 dia s de Moisés no Sinai e Cristo no deserto 49 que se reduz a 40 de Buda na árvore Bo e 60 que se reduz a 6 marcação das hora e partes do ângulo Apresentamos uma representação das cadeias numéricas. 40 dias de maná. A carta número um do Tarot é uma carta que contém as cadeias numéricas principais e lhe dá o devido destaque. 33 graus da maçonaria. 12 meses. 05. Significa a perfeição de idéias. 12 horas do dia e da noite. 12 signos. Alguns decenários importantes: 10 Mandamentos 10 degraus Talmúdicos 10 Sefirots 10 a nota máxima O sistema decimal Citamos: 11 número do adepto. Alguns octu plos importantes: 8 8 8 8 A Partes da Yoga bençãos castigos tentáculos do polvo e as patas de alguns insetos como o aracnídeo Nobre Senda Óctupla A Cadeia Novenária Representa-se por um triângulo sobre uma estrela de seis pontas. Membro da Loja Teosófia São Paulo. Pimandro e as 12 vi nganças da Matéria. Geometricamente é o octógono. 22 Arcanos do Taro e 22 Letras Hebra icas. Parece indicar uma direção. 33 idade de Cristo. um caminho. 12 Apóstolos.98 . Parece sugerir provas. Geometricamente é octógono. testes. Geometricamente é o decágono.do Infinito. Na senda é o fin al. 33 vértebras.06.