You are on page 1of 10

Plotagem em Layout no AutoCAD (Paper Space) O modo layout nos da uma visão mais próxima de como ficará o desenho

no papel, além disso, podemos trabalhar com o nosso desenho em apenas uma escala no model e depois de terminar o desenho podemos escolher a escala que quisermos no modo layout sem modificar o desenho no model. Para entrar no modo layout devemos clicar nos botões Layout1 ou Layout2. Os nomes Layout1 e Layout2 são pré-configurados pelo AutoCAD e podem ser renomeados de acordo com as nossas necessidades. A figura abaixo mostra a localização dos botões de acesso ao modo layout.

Quando clicamos em um dos botões de Layout o AutoCAD muda de uma tela preta para uma tela branca com a aparência de um papel, esta é a interface do modo layout. Se tivermos algun desenho feito no model, este desenho irá aparecer no modo layout assim que entrarmos no mesmo. A figura abaixo mostra a interface do modo layout com a Viewport padrão do AutoCAD.

essas viewports podem mostrar desenhos diferentes ou até o mesmo desenho em escalas diferentes. Esta viewport não nos interessa agora então podemos apagá-la e deixar para criar todas as viewports juntas quando tivermos nosso modo layout configurado. Quando entramos no modo layout. Nós iremos selecionar a impressora DWG to PDF . Na janela que abriu podemos gerenciar as configurações do layout. o desenho existente no model aparece atrevés de uma viewport padrão. Em um layout podem existir diversas viewports. onde iremos configurar o tamanho da folha e impressora que iremos utilizar.A flecha vermelha esta indicando uma viewport.00mm) deixando todas as opções de acordo com a figura abaixo:   . criar uma nova configuração ou modificar uma configuração existente clicando no botão modify. Para configurar o modo layout vamos seguir os seguintes passos:  Primeiramente vamos clicar com o botão direito sobre o botão layout1 e selecionar page setup manager para configurar nossa janela de layout. como podemos ver na figura acima. Clicando em modify surge uma nova janela identica a janela de plotagem do model space. esta janela pode ser configurada com qualquer tamanho definido pelo usuário e pode apresentar os desenhos elaborados no model.pc3 e a folha ISO A0 (841.00 x 1189. mas o que é uma viewport? Podemos definir uma viewport como sendo uma janela que encontra-se diretamente ligada com o model. Para este tutorial usaremos um projeto hidrosanitário feito no model e iremos plotá-lo em uma impressora virtual (PDF) através do modo layout.

Clicar no botão properties ao lado do local que escolhemos a impressora. devemos modificar as margens do papel. . Retirar Margens : Para que o AutoCAD não corte alguns centímetros dos cantos do papel quando plotarmos o desenho.Entrar na configuração de impressão (onde configuramos a impressora e o papel antes). Para desativar as margens do papel que iremos utilizar nós devemos fazer o seguinte: 1°.OBS: Devemos deixar a seção Plot area sempre na opção Layout e a seção Plot scale com os valores 1:1 quando estivermos trabalhando com layout. 2°. Estas margens correspondem às linhas tracejadas que aparecem no modo layout. fora da linha tracejada nada é impresso. portanto se quisermos que nossa prancha saia totalmente impressa devemos desativar essas margens.

Ir até a aba devices and document settings e selecionar Modify Standard Paper Sizes (printable area) 4°.3°. Então agora crie uma prancha no tamanho A0 e use o comando WBlock para para transformá-la em bloco. Agora podemos notar qua não há mais nenhuma linha tracejada no paper space. Depois de inserida a prancha o layout ficará como na figura abaixo:  .Selecionar o papel ISO A0 (841.00mm) e clicar em modify. é hora de adicionar os desenhos. Depois de criada a prancha vamos inserí-la no layout colocando a ponta inferior esquerda da prancha na extremidade inferior esquerda do papel. Primeiramente vamos inserir uma prancha que irá ficar fora de todas as viewports.Na janela que surgir mude todos os valores para "0". depois em concluir e depois de ok até voltar ao paper space. Para usar o bloco da prancha A0 em outros arquivos basta digitar i + enter. o que significa que nada ficará de fora da plotagem. clicar em browser e selecionar o bloco da prancha A0. Para inserir a prancha recomendamos a criação de um bloco através do comando WBlock.00 x 1189. clique em avançar. A escolha do WBlock se justifica pelo fato de que com este comando podemos abrir o bloco da prancha A0 em qualquer arquivo de desenho no AutoCAD. 5°.  Agora que já temos nosso paper space configurado. pois é mais fácil trabalhar com uma entidade única na hora de mover e ajustar a prancha na sua posição correta.

 O próximo passo é a criação das viewports e inserção dos desenhos na escala correta. Depois de criado o layer podemos inserir a viewport. onde poderemos escolher a quantidade de viewports que iremos utilizar. escolher a opção viewports e depois new viewport. Neste tutorial iremos criar uma viewport de cada vez através do comando mview. como mostra a figura abaixo:  Ao selecionar o comando New Viewports irá surgir uma nova janela como a da figura abaixo. para isto podemos usar o comando mview e criar um retângulo correspondente ao tamanho da viewport. Antes de criarmos as viewports precisamos criar um layer específico para a viewport. . podemos criá-las todas de uma vez ou criar uma de cada vez. ou ir até a aba view.

tudo o que esta desenhado no model irá aparecer dentro dela. fazendo isso note que se pode dar zoom dentro da viewport e que surgem algumas opções no canto inferior direito do AutoCAD. estes desenhos estão na escala incorreta então precisamos arrumar sua escala e posicioná-los corretamente dentro da viewport. como se estivessemos criando um retângulo. Para criar a viewport através do comando mview é muito fácil. Primeiro digitamos mview seguido da tecla enter e depois criamos um retângulo com o tamanho desejado para a viewport.  . Note que quando criarmos a viewport. Para posicionar o nosso desenho corretamente dentro da viewport devemos dar um duplo clique dentro da viewport. A figura abaixo mostra com uma seta vermelha o local onde iremos alterar a escala do nosso desenho dentro da viewport.

não havendo uma escala útil para nós. Note que ao clicar sobre o campo indicado surgem diversas escalas pré-definidas como podemos ver na figura abaixo. Nós iremos utilizar estas escalas para modificar a escala do nosso desenho. . teremos que criar uma.

A figura abaixo mostra as janelas abertas no procedimento de criação de uma nova escala. nós consideramos 1 metro no nosso desenho. na escala 1:100. Para o nosso tutorial iremos criar uma nova escala clicando no botão add. quando criamos uma linha com o valor de 1 no AutoCAD. editar escalas existentes ou apagar alguma escala. Podemos notar que juntamente com a lista de escalas existe a opção Custom. ou seja. O desenho do tutorial. No nosso exemplo queremos obter uma escala 1:50. mas iremos aprender o porque dessa escala ser utilizada e como ela foi criada. para isso vamos fazer a seguinte relação: . nesta janela iremos configurar nossa nova escala e dar a ela um nome. apartir desta janela podemos criar novas escalas. neste campo nós iremos definir o tamanho da escala. como nós desejamos uma escala de 1:50 que é o dobro .  Podemos notar que na janela Add Scale existe um campo chamado Scale properties. Iremos clicar em custom para criar nossa escala customizada. Ao clicar em custom surge uma nova janela com a lista de todas as escalas existentes no AutoCAD. Ao clicar em add surge uma nova janela chamadaAdd Scale. foi criada uma escala 20:1 que se adapta as nossa necessidades. 1 metro equivale a 1 cm ou 10 mm no papel .que serve para customizar escalas de acordo com a nossa necessidade.Em nosso desenho 1 unidade de desenho equivale a 1 metro. foi elaborado tratando 1 unidade de desenho como 1 metro. Na figura acima.

da escala 1:100. No nosso exemplo existem 3 viewports e as 3 estarão configuradas para a escala 1:50.  O próximo passo é preencher a janela Add Scale. Para fazer isso devemos clicar no layer control ir até o layer viewport e clicar na lâmpada que aparece no lado esquerdo. Depois de feitos todos os passos que descrevemos aqui o layout ficará de acordo com a figura a seguir:    Para fazer a plotagem é só proceder da mesma forma que é feito no model com a única diferença de que não podemos alterar o tamanho do papel. Depois que todos os desenhos ja foram inseridos e as escalas definidas devemos desligar o layer da viewport para que a linha que representa suas extremidades não fique visível na impressão. a seção plot area que deve ficar . para fazer isso devemos clicar sobre a linha da viewport e selecionar a escala 20:1. fazendo isso a lâmpada irá se apagar e quando clicarmos no desenho novamente as linhas da viewport irão sumir. no primeiro campo iremos digitar 20:1 que será o nome da escala. 1 metro irá corresponder a 2 cm ou 20 mm no papel. Depois de configurada a escala é só aplicar a escala a viewport. no campo Paper Units iremos digitar 20 e no campo Drawing units iremos digitar 1. Através dessa relação definimos que na escala 1:50 1 Drawing units = 20 Paper units.

O restante pode ser alterado normalmente.em layout e na seção plot scale deve ficar o valor 1 nos dois campos. .