You are on page 1of 5

Transmissão analógica e digital

a) Transmissão analógica
Na transmissão analógica, os sinais elétricos variam continuamente entre todos os valores possíveis, permitidos pelo meio físico de transmissão.

• •

VANTAGENS: precisa de uma pequena largura de banda para transmitir o sinal; DESVANTAGENS: quando necessita repetidor, o repetidor amplifica também o ruído.

Vale lembrar que QUALQUER SINAL que trafegue sobre um meio wireless é, obrigatoriamente, analógico [LAN 2002].
Noções de Telecomunicações 1

38p. Noções de Telecomunicações 2 . comutação. pois ele é digital e pode ser totalmente recuperado. são mais facilmente realizadas pelos sistemas digitais (computadores e centrais de programa armazenado – CPAs. próprias de um sistema de comunicação. Os sinais analógicos são de difícil encriptação. que estão totalmente estruturados em comunicação digital. dados e imagem num mesmo tronco de comunicação.3 Referências [LAN 2002] LANGTON. Em www. e correspondem à informação que se deseja transmitir. Os sistemas de comunicação nacionais e internacionais são cada vez mais baseados em troncos de fibra ótica. A comunicação ótica (projetada para ser a tecnologia do futuro). envia-se uma série de sinais. All About Modulation. precisa de uma grande largura de banda para executar a transmissão. VANTAGENS: • • • • • • • • Quando necessita repetidor.b) Transmissão digital Na transmissão digital. DESVANTAGENS: como o sinal é digital (onda quadrada). acesso em março de 2004. há uma regeneração do sinal. 1. é projetada para comunicação digital. Consegue-se transmitir muito mais informação em sinais digitais As funções de roteamento. já que tudo é representado por bits. Charan. Part I.complextoreal. Os avanços da microeletrônica estão permitindo circuitos digitais a preços cada vez mais baixos.com. armazenamento e controle. Circuitos analógicos são muito caros e pouco próprios para integração e produção em larga escala Em comunicação digital pode-se integrar facilmente voz. etc). roteadores. que tem apenas dois valores ou uma gama discreta de valores. eliminando completamente o ruído até aquele ponto da transmissão.

Modulação e Codificação São processos efetivados no transmissor. Por que Modular? Transmissão eficiente: Reduzir problemas de Hardware. Para alocação de freqüências: Para multiplexagem em freqüência: Noções de Telecomunicações 3 . Modulação – Tratamento dado ao sinal que se quer transmitir para melhor adequá-lo ao canal desejado ou disponível. visando uma transmissão eficiente e confiável. Para reduzir efeitos de interferência e ruído.

modulação PSK. (b) em freqüência: FM 2) Pulsos Modulação de pulsos (a) amplitude (PAM).: sinal de TV. Ex. FSK ou ASK Os diversos tipos de modulação podem ser utilizados em combinação. (b) duração (PWM) Classificação da Modulação de acordo com o Sinal Modulador 1) 2) Sinal modulador analógico ou contínuo Sinal modulador pulsado. Noções de Telecomunicações 4 .Classificação da Modulação de acordo com a Portadora 1) CW –Continuous wave Modulação cw (a) em amplitude: AM.

Tecnologias de Modulação AM Informação Analógica FM PM Portadora Analógica ASK FSK Informação Digital PSK QAM PAM Informação Analógica PWM PPM Portadora Digital PCM Informação Digital DPCM ADPCM Noções de Telecomunicações 5 .