You are on page 1of 12

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS ESCOLA NORMAL SUPERIOR CURSO DE PEDAGOGIA - PARFOR

PROJETO AJUDE A COMBATER O LIXO

HUMAITÁ-AM 2012

HUMAITÁ-AM 2012 .ª Suzana Araújo.ACADÊMICA Petronilha Fernandes do Nascimento PROJETO AJUDE A COMBATER O LIXO Trabalho elaborado como requisito de nota parcial na disciplina Educação e Saúde Ministrada pela Prof.

Atendendo 54 alunos entre Educação Infantil e 1º ao 5° ano do Ensino Fundamental. levando assim os alunos a procurarem o mato para fazerem suas necessidades. Sensibilizar educandos e educadores quantos aos cuidados com o lixo e quanto tempo leva para a sua decomposição. dispensa cozinha e banheiros excelentes. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Relacionar as consequências ocasionadas pela falta de cuidado com o lixo. reforçando a importância dos cuidados com o lixo e fortalecendo a prática dos mesmos no cotidiano. Ensinar a forma adequada da coleta seletiva do lixo. vem causando problemas com lixos deixados durante os festejos. tem.PROJETO AJUDE A COMBATER O LIXO TEMA: Preservação da comunidade e Saúde coletiva. PERÍODO DE EXECUÇÃO: 2 (dois) meses a partir do mês de agosto. secretaria. A escola encontra-se em uma situação de total descaso pelo poder público gerando a desmotivação do corpo docente e comunitário. mas nem sempre é usado pelos alunos por falta de água. e também não dá recursos para que a funcione de forma correta como os banheiros. e explicar a função de cada um. Alunos e corpo docente. As problemáticas apresentadas pela escola refletem a falta de um local apropriado para a coleta adequada do lixo. CONTEXTO: O projeto será executado na Escola Municipal Rural Nossa Senhora do Rosário na comunidade Floresta. OBJETIVOS GERAIS: Promover a preservação e a conscientização de consumo de materiais descartáveis. mas há um desinteresse por parte do poder público que não dá manutenção na mesma como deveria. . NECESSIDADES: A escola apresenta uma boa estrutura física com duas salas de aula. PÚBLICO ALVO: Comunidade. que na época da seca fica muito difícil. A escola não tem lugar adequado para colocar o seu lixo e por ficar em uma área muito próxima da igreja.

escrever e tão somente com o intuito da formação profissional. a Escola precisa se comprometer com a cidadania.Mostrar a importância da participação dos pais na conscientização da temática. formando seres humanos plenos e pensantes. corpo docente da escola e voluntários). obtendo um resultado favorável para a problemática apresentada pela escola. faz-se necessário investigar o porquê essa temática continua sendo uma deficiência no Brasil inteiro. Maneira corretas de coletar o lixo. onde o professor é o mediador entre aluno e conhecimento. RECURSOS. incentivando a prática da coleta seletiva diária dentro do contexto escolar. sendo que as atividade serão executadas por quinzena. Não foi possível a colaboração das secretarias do município como a secretária do meio ambiente e secretaria de educação. JUSTIFICATIVA: Não se pode mais pensar a Educação com a simples visão reducionista de ensinar a ler. responsáveis. doenças que podem ser causadas pelo lixo. Conscientizar os funcionários da escola que os lixeiros serão de utilidade exclusiva para a conscientização e aprendizado sobre a temática dentro do contexto escolar. CONTEÚDOS: O lixo. Mais do que isso. onde todos reclamam. pois na época da seca se torna ainda pior. PARCERIAS E TEMPO: O projeto pretende contar com parcerias e recursos patrocinados pela Comunidade (pais. para que o educando saiba os seus direitos e deveres diante da sociedade. mas nada é feito para mudar este cenário. o lixo reciclável. e outros interessados. O tempo estimado do Projeto será de 2 (dois) meses. Por esses e outros motivos é necessário à construção de lixeiros para proporcionar aos alunos um espaço adequado para desenvolver e aplicar o projeto de ação junto com parecerias de comunitários. Diante dessa falta de respeito com o meio ambiente dentro do contexto escolar. . Propor a construção de lixeiros. como diminuir o lixo doméstico. o lixo orgânico. tais motivos é a distância e o difícil acesso até a comunidade. levando de 24 a 30 horas de viagem e somos obrigados a retornar a cidade somente no mês de Dezembro.

músicas. a desenvoltura e o cuidado com os materiais utilizados na realização do projeto. Desenvolver atividades plásticas visuais. Planificação das ações do projeto por tempo e avaliação ATIVIDADE Reunião com o objetivo de expor o projeto aos pais e corpo docente da escola Atividades como: exibindo lúdicas fotos e TEMPO AVALIAÇÃO Observarei se o projeto obteve uma boa aceitação comunidade. Executar atividades prática que o aluno possa diferenciar os tipos de lixos. Executar com os alunos e funcionários a coleta seletiva antes e depois das atividades e principalmente a importância da utilização adequada dos lixeiros Aplicar atividades lúdicas como: teatro de fantoches. pinturas. Avaliar após a das pela 45 minutos 30 minutos referente à realização cada sala reportagens. ensinando como devemos reaproveitar estes materiais. para que em seguida todos esses agentes participem na execução do mesmo. Utilizar o lixeiro ensinando a prática da coleta seletiva correta. jogos educativos envolvendo a temática do projeto. Dentro do critério de avaliação será estabelecido a observação. a criatividade. atividades o grau de aprendizagem dos . vídeos animados e confecção de objetos com lixos recicláveis. onde os alunos terão que expor através de desenhos seus conhecimentos sobre o tema.METODOLOGIAS: Promover cursos de conscientização sobre a temática para docentes. separando-o em locais adequados. a participação. AVALIAÇÃO: Os critérios de avaliação serão de acordo com a evolução dos alunos referentes às atividades desenvolvidas dentro do contexto escolar. pais e responsáveis. constando o desenvolvimento. o interesse.

através de ilustrações. Observar Executar coleta pela prática de 50 minutos referente a cada sala. porém a escola não possui nenhum projeto voltado para a problemática encontrado na mesma. Que os alunos se conscientize. Obter um resultado positivo referente ao público alvo quantos aos cuidados com o lixo. Os professores abordam a temática dentro da sala de aula.educados. Avaliar os alunos Realizar educativas brincadeiras bonecos 30 minutos referente a cada sala. RESULTADOS E PERSPECTIVA: Espera-se obter um resultado favorável diante das problemáticas abordadas no projeto contando com a participação da comunidade. com o objetivo de combater o lixo dentro do contexto escolar. orientando os educando a maneira correta da coleta seletiva. Por estes motivos é certa que este projeto será desenvolvido com sucesso. verificando o potencial adquirido. através de perguntas. comunitária. alunos e professores onde os mesmos terão que transmitir os . manipulação durante a a correta coleta comunidade. aprendizagem ao assunto RELAÇÃO PEDAGÓGICA: Os conteúdos relacionados no projeto estão coerentes com a grade curricular da escola. O enceramento do projeto deverá ser executado com uma ação local envolvendo os pais. de seu próprio lixo produzido e dos danos que podem causar ao meio ambiente e sua própria saúde. corpo docente e discente da escola no envolvimento das atividades do projeto. verificando a referente abordado. com construídos com sucatas.

teatro. por intermédio de atividades lúdicas. . dança. exposições ou ficando a critério da gestão escolher a atividade mais adequada.conhecimentos adquiridos.

que iriam ficar próximo á escola e a igreja devido ser jogado muito lixo na época de festejos. A segunda etapa foi desenvolvida com os educandos. e todos cumpriram com seu compromisso. e o restante todos são mulheres percebe-se que desta forma não foi possível à colaboração da comunidade para construção dos lixeiros. Mas foi garantido e se comprometeram que todos iriam fazer lixeiros em suas casas quem ainda não tinha. dentro da sala de aula. pedindo o total apoio para que sejam desenvolvidas as atividades com a ajuda de todos. com o objetivo de expor detalhadamente como iria funcionar o projeto e explicar sua importância para a comunidade. na Comunidade Floresta. informando como este pode prejudicar a saúde de todos. expondo fotos e reportagens que mostram os problemas causados pelo lixo quando não cuidado pela população. Após a discussão e apresentação da temática foram distribuídas . A primeira etapa iniciou-se com uma reunião com os pais da Escola Municipal Rural Nossa Senhora do Rosário.RELATÓRIO DAS ETAPAS DESENVOLVIDAS DO PROJETO AJUDE A COMBATER O LIXO O presente projeto foi desenvolvido em 4 etapas. levando a escassez de água peixes e até mesmo o ambiente em seu redor. Como mostra as fotos acima há apenas um homem.

pois estes são pásticos. dificilmente usamos os sacos de lixos. Usamos apenas os cestos de lixo da escola. As fotos acima mostram alguns alunos. mais todos fizeram seus lixeiros quem ainda não o tinha. devido às casas dos moradores serem muito distante. caixas onde colocamos as latas como mostra a foto abaixo e sacos de fibra. que foi a parte prática. fazendo a coleta seletiva com os alunos e alguns funcionários. .atividades para medir o aprendizado da turma em relação ao tema. Foi aberto também espaço para que eles falassem sobre a natureza e como podemos cuidar para que estes problemas não venham acontecer futuramente. E deram muita importância a toda as indicações feitas em relação ao lixo. A terceira etapa foi a mais importante. para não deixar lixo produzido pela escola espalhado na comunidade. então preferimos deixá-lo de usar. somente na área em que pertence a escola. por que mostrou o resultado de todo o trabalho desenvolvido anteriormente. na coleta feita ao redor da escola. Fazemos esta coleta todo final de semana após a aula. um professor e um transportador.

personagens amigos do meio ambiente construídos com E.A.Percebe-se nas fotos que não há nenhum plástico. A quarta e última etapa foi realizada com brincadeiras educativas com bonecos construídos com sucatas. . Nesta brincadeira foram envolvidos alguns pais que apresentaram teatros para os seus filhos.V. e lá queima. estes a merendeira leva para casa. Ainda somos obrigados a queimar o lixo nas comunidades pois não temos onde colocar e nem para onde mandar. pois se deixar junto com os outros acaba não queimando e vai se espalhando para outros lugares. As vezes se torna até difícil a forma de coleta seletiva sem ter um destino certo deste lixo.

esta está sendo preservada pelos educandos para que não jogue plástico. Essas foram as palavras de alguns pais emocionados. mas há uma lixeira próxima para quem comprar algo depositar ali mesmo o lixo ou resíduo. isso foi discutido na reunião de pais e explicado para estes. Abaixo há a foto de uma fonte que fica enfrente da escola. As fotos abaixo mostra um vendedor ambulante que fica todos os domingos na comunidade após as celebrações. há alguns metros dali.As crianças ficaram surpresos com a criatividade de seus pais e muitos deles nem imaginavam como aquilo era gratificante pra escola e pro seu filho. papel ou qualquer outra coisa que possa prejudicar a sua nascente. sua total importância na comunidade escolar. . E os comércios da região também adotaram este método de vender e recolher seu próprio lixo. deixando de ser um ignorante individualista e se tornando uma pessoa melhor que colabora com a sociedade. Percebendo assim.

Temos também a foto do lugar para onde vai todo lixo produzido durante os festejos. . e não tendo outra forma de coleta este ainda é o destino do lixo nas comunidades do interior de Humaitá. Infelizmente não tem lugares adequados onde possa colocar e nem tem como queimar. pois são materiais diferentes de ser reaproveitados e reciclados.