You are on page 1of 12

SÓCRATES

E O PENSAMENTO FILOSÓFICO GREGO

PERÍODO ANTIGO (SÉCULO XX a.C.):
MITOLOGIA, RELIGIÃO E O REI DIVINO.

No século XX a.C. no mar Mediterrâneo não havia divisão entre ocidente e oriente.

Entre 2000 e 1900 a.C. os invasores mínios (provenientes do Sul da Rússia atual) colonizaram a região da futura Grécia.

Em 1450 a.C. o rei divino (ánax) representa o poder religioso, político, militar, administrativo e econômico.

http://www.filosofia.ezdir.com.br

Geraldo Natanael

1

C. http://www. Existe um rompimento radical com o típico agrupamento de casas (cidade grega antiga).IDADE MÉDIA (SÉCULO XII a.br Geraldo Natanael 2 . mas centralizadas ao redor da praça pública (ágora). As casas não são mais construídas ao redor dos palácios.com. A invasão do império micênico pelos dóricos faz com que haja o rompimento do mundo grego com o oriente. onde também são edificados os templos religiosos que são abertos à população.filosofia.ezdir. No século VII a. o rei divino desaparece e é instaurado um período de desordem. Um estado aristocrático substitui a realeza micênica. imergindo-o em uma economia puramente agrícola e abolindo o regime de reinado.): A LAICIZAÇÃO DO PENSAMENTO POLÍTICO E CRIAÇÃO DAS CIDADES. constituindo-se a cidade (polis).C.

com. Com nascimento da cidade e o uso da ágora.AS CONDIÇÕES PARA O NASCIMENTO DA FILOSOFIA (SÉCULO VIII a.C.br Geraldo Natanael 3 .): A CONSTITUIÇÃO DO PENSAMENTO RACIONAL.filosofia. Duas grandes correntes se contrapõem no mundo grego: a aristocrática e a democrática. Aos basileis foram atribuídas as funções da redação dessas regras que foram chamadas de leis. foi necessário o estabelecimento de regras gerais e do direito dos cidadãos. A retomada do comércio com o Oriente cria uma burguesia de artesãos e comerciantes.ezdir. http://www. Difusão dos novos ideais ocorreu com a escrita que foi tomada dos fenícios e difundida entre a população. O DESVELAR DOS MISTÉRIOS E O SURGIMENTO DA DEMOCRACIA.

coloca a cidade de Atenas e o regime democrático em evidência no mundo grego. por isso foram chamados de físicos (physis). quando existe um declínio do pensamento mítico e o começo do pensamento racional. A vitória dos Atenienses sobre os persas (Guerras Médicas) em 478 a.C.com.C. Com Péricles Atenas se torna a capital intelectual do mundo grego e graças ao seu espírito democrático o exército conquistou grandes vitórias sobre seus adversários.br Geraldo Natanael 4 . Atenas passa a ser o centro do mundo grego. Surgem os primeiros filósofos que observavam a natureza.filosofia. http://www.ATENAS. é chamada a “Hélade da Hélade”.C. Nascimento da filosofia ocorre no início do século VI a.): A RAZÃO NO LUGAR DO MITO .O NASCIMENTO DA FILOSOFIA (SÉCULO VI a.ezdir.

eloqüência e gramática) foram realizados por professores. O império ateniense cresce com as vitórias sobre outros povos até que em 413 -412 a. surgiu a necessidade da arte de bem falar. (469-399 a. linguagem. com o desgaste sofrido pela guerra com Esparta e Siracusa.com.C. Os ensinamentos (da retórica. Filho do escultor Sofronisco .br Geraldo Natanael 5 . A VIDA DE SÓCRATES. ou como eram chamados. geralmente estrangeiros.filosofia.C. sofistas que fundaram escolas particulares voltadas para quem pudesse pagar.ezdir. http://www.Com a consolidação da democracia e da ágora onde ocorriam as assembléias do povo.um cidadão conceituado.) 70 anos .Atenas. os aristocratas declaram guerra contra os democratas.

Durante a sua vida os poetas cômicos Aristófanes. apesar de sua família ter poucos recursos.br Geraldo Natanael 6 . artistas. Amípsias e Êupolis escreveram sobre Sócrates.com. Seguiu durante algum tempo. Teve uma educação tradicional dos atenienses ricos. intelectuais e principalmente com os sofistas. discípulo de Anaxágoras que foi fundador da escola filosófica de Atenas e defendia que o princípio de todas as coisas estava nos elementos ou “sementes” que combinados formavam todas as coisas. a profissão paterna e estudou com filósofos como Arquelau. Sócrates descobriu a chave que abriu a porta da razão e por isso é chamado de criador da filosofia ocidental. Casou-se com Xantipa que tinha fama de ser impulsiva e descontrolada. Teve três filhos e quando morreu ainda tinha um filho de “colo”.Fenareta era sua mãe que era parteira. Na sua juventude teve contato com músicos. http://www.filosofia.ezdir. Sócrates não deixou nada escrito e as maiorias das suas idéias foram escritas principalmente por Platão. e outras por Xenofonte e por Ésquines.

diante dos soldados. ex-pitagóricos.  Euclides. Quando tinha 37 anos lutou na batalha de Potidéia (432 a.  Fedon e Menedomo.) quando os atenienses foram derrotados pelos tebanos e salvou a vida de Xenofonte. de Esfeto. Cármides.filosofia. da élio-erétrica.br Geraldo Natanael 7 . da megárica.  Militares e historiadores. Sócrates teve muitos discípulos que se transformaram em:  Políticos como Alcebíades.) onde salvou a vida de Alcibíades. imóvel em seus pensamentos.  Aristipo. da cirenaica.  Filósofos fundadores de escolas socráticas:  Platão.Todas as obras que restaram mostram um Sócrates com idade superior a 45 anos. Lutou na batalha de Délio aos 45 anos (424 a. Sócrates permaneceu. Crítias. durante 24 horas.  Símias e Cebes. da Academia.com. fundador da escola cínica. Alguns discípulos foram responsáveis por grandes desastres como Alcebíades e Cármides. o discípulo mais fiel.  Esquines.ezdir.C. como Xenofonte.C. http://www. o pior dos Trinta Tiranos.  Antístenes.

A metodologia de ensino de Sócrates se baseava no diálogo e principalmente no questionar.).filosofia. Coloca a filosofia como o caminho de purificação da alma e do conhecimento de si mesmo. ou seja.br Geraldo Natanael 8 . inteligência.com. A declaração de que “Sócrates era o mais sábio dos homens” realizado pelo oráculo de Delfos a seu amigo Querefonte fez com que ele se tornasse famoso quando respondeu que a sua sabedoria resultava do fato de que nada sabia: “Só sei que nada sei”. Sócrates foi elogiado pelo general Laquetes pela bravura e resistência física. partindo da própria consciência da ignorância e tornando-o apto ao conhecimento de si mesmo através do estabelecimento da autoconfiança. Segundo Sócrates. que significa autodomínio ou liberdade interior.Na batalha de Antípolis aos 48 anos (421 a.ezdir. Sócrates defende uma “lei interior” ou eukráteia. realizava perguntas que http://www.C. este último segue o ditame do oráculo de Delfos (Conhece-te a ti mesmo). buscava um sentido no reencontro consigo mesmo. a alma pessoal (psique) que era imortal e devemos torná-la justa. Sócrates [primeiro psicanalista]. Deus estava presente em nós através do daimon interior que significava inspiração.

O filósofo [psicanalista] tinha como procedimento à dialética (diálogo). a dignidade moral. A origem da palavra é “eupratein que significa ao mesmo tempo ‘agir bem’ e ‘estar bem’”. Sócrates ensinava que a ânsia dos prazeres fazia com que o homem escolhesse o mal ao invés do bem. O eudemonismo foi outro conceito introduzido por Sócrates que significa felicidade.ezdir.br Geraldo Natanael 9 . A maiêutica (arte da parteira) era o método socrático que consistia “dar a luz” às idéias. ou a busca da felicidade através do exercício da virtude.com. a sabedoria e justiça só poderiam ser conquistadas através do trabalho. poder. Era contra o ponto de vista aristocrático que menosprezava o trabalho. etc. elaborasse suas próprias idéias. expulsando as idéias turvas e fazendo com que o analisante interlocutor. Sócrates defendia que a virtude (areté). que propiciava uma espécie de catarse. ele gosta do princípio de Aristipo “domino. desejo e gozo. Sócrates repudiava os bens exteriores (riqueza. http://www.) e valorizava o domínio do prazer.despertava no discípulo a reflexão e o obrigava a buscar os conhecimentos verdadeiros. Apesar de Sócrates não ser hedonista.filosofia. não sou dominado”.

só faziam retóricas e por isso era a escória da sociedade. a de “conhecer o bem”. http://www. não a doxa (opinião) dos Sofistas. menosprezando os preconceitos sociais da democracia ateniense e buscando demonstrar a igualdade de direitos. morais ou políticas e este era o segredo na arte da disputa. Entretanto Sócrates afirmava que os sofistas cobravam para ensinar. O sofista é um professor ambulante.br Geraldo Natanael 10 . Sócrates identifica que a virtude aretê é a episteme (ciência). estrangeiros e escravos. pois todos “em alma” eram semelhantes.Sócrates afirmava que a democracia de Atenas recusava o direito de cidadania a maioria da população que era constituída por mulheres. A influência negativa de Sócrates fazia que este parecesse um corruptor. Sócrates é ligado aos destinos de sua cidade.com. Segundo os sofistas “O homem é a medida de todas as coisas” afirma Protágoras de Abdera. SÓCRATES OS SOFISTAS E OS PRINCÍPIOS. Inicialmente Sócrates era considerado um sofista por ser da mesma época deles. Sócrates se contrapunha a estas idéias e afirmava que o sujeito humano tem uma única realidade.filosofia. pois constantemente levantava questões a todos que estavam ao seu redor. evitava o engajamento nas coisas religiosas.ezdir.

filosofia. Em 404 a.. como estabelecia a lei. busca a verdade dialética.O sofista “sabe tudo”. – quando a tempestade impediu que fossem recolhidos no mar. Sócrates diz nada saber. Sócrates estimula uma reação popular contra os crimes desta tirania e do assassinato e tentativa de seqüestro dos bens de Leon de Salamina. Sócrates discordou de Anaxágoras (naturalista) que dizia que “não devia procurar nos objetos o conhecimento sensível”. orador e político influente por ser principal amigo de Trasíbulo. Aos 65 anos. curtidor de peles. e um orador de pouca http://www. que está no interior de cada um. Aos 63 anos Sócrates conquistou alguns inimigos e um desagrado popular quando defendeu os generais das Arginusas em 406 a.com.br Geraldo Natanael 11 . mas era nos conceitos que estava o conhecimento. faz retórica. os corpos dos que pereceram no combate.C. sem crítica. A CONDENAÇÃO E A MORTE DE SÓCRATES.C. e transmite um saber pronto. Ánito que era um rico mercador.ezdir. juntamente com o poeta Meleto. e foi considerado como antidemocrata. com o apoio de Esparta. Uma insurreição comandada por Trasíbulo toma o poder e decreta uma anistia geral. os aristocratas voltam ao poder em Atenas através da tirania dos Trinta. dirigida por Crítias.

Sócrates propôs o sustento no Pritaneu como herói ou benemérito da cidade. foram sementes plantadas no exemplo e pensamento de Sócrates e na vida exemplar e na divindade de Jesus.br Geraldo Natanael 12 . os juízes optaram pela morte de Sócrates que foi condenado a beber veneno (cicuta) pela Assembléia de Atenas. Sócrates considerava a morte como uma libertação da prisão do corpo que era um obstáculo para o conhecimento da verdade. pois havia sido condenado por uma margem de apenas sessenta votos.ezdir. Sócrates convenceu seu amigo Critón. a ética. que sua morte era necessária para fortalecer a democracia e as leis de Atenas. a visão do mundo. a razão. a nossa existência (visão de si). a moral.. Ele conseguiu o que queria morrendo aos 70 anos.importância Lição (ou Lícon). ou seja. o bem. http://www.com.C. Assim ocorreu “o grande salto da humanidade”: a sustentação da democracia. o retirar a divindade das coisas do mundo. acusa Sócrates de corromper a juventude (influenciar com idéias erradas) e de ser culpado de impiedade. desconhecer os deuses pátrios e introduzir deuses demoníacos (era a “daimon” -psique ou alma pessoal).filosofia. com 501 membros julgou e condenou Sócrates. o tribunal dos heliastas. que foi convidado a fixar sua pena. No ano de 399 a. Entre a morte e as recompensas. a explicação para a criação.