You are on page 1of 5

Regulamento

Arbitragem Nacional de Badminton


Dispe sobre os objetivos de regulamentar, padronizar e desenvolver a arbitragem do Badminton em todo o territrio nacional, alm de deliberar sobre todos os assuntos referentes ao cumprimento das REGRAS OFICIAIS e dos Regulamentos que regem a prtica do Badminton.

A Confederao Brasileira de Badminton por meio de sua Diretoria Tcnica apresenta o regulamento a ser seguido na Arbitragem Nacional de Badminton, no que se segue:

Art. 1 - A CBBd a nica entidade autorizada em todo o territrio nacional a realizar cursos de Formao de rbitros Nacionais, sendo que outras prticas no sero consideradas legais ou os rbitros formados ganharo status de rbitros Estaduais. Art. 2 - Tipos de rbitros e suas funes 1 - rbitros Gerais (Referee) Responsvel por toda a competio. No Brasil esto autorizados a serem rbitros gerais de um evento nacional organizado pela CBBd, somente os rbitros que tambm integram o quadro da Confederao Pan Americana de Badminton. 2 - rbitro Principal Responsvel por uma partida, sua quadra e seus arredores. Hoje pode exercer essa funo, o rbitro nacional que foi aprovado em um Curso Nacional de Formao de rbitros promovido pela CBBd aps convocao feita pelos responsveis da competio. 3 - rbitro de Servio Responsvel pelo servio em uma partida e auxilia o rbitro principal. No Brasil, esta pessoa tem a mesma graduao do rbitro Principal e tambm deve ser aprovado em um CNFA e ser convocado pela CBBd para participar de um evento. 4 Juzes de Linha Responsvel pela linha que foi designado a fazer suas marcaes. O juiz de linha pode ser nacional caso tenha participado dos cursos organizados pela CBBd, ou Internacional, caso seja aprovado nos cursos promovidos pela Confederao Pan Americana de Badminton e/ou Federao Mundial de Badminton (BWF). Art. 3 - Nvel de Arbitragem No Brasil a arbitragem est dividida em dois nveis, sendo Estadual ou Nacional. I Estadual So os rbitros formados em seu estado, atravs de cursos ministrados pela Federao Estadual. Esses rbitros podero atuar apenas em seu estado ou em competies estaduais em outras localidades quando convidados; II Nacional So os rbitros formados atravs dos CNFA promovidos pela CBBd. Aps obter a nota necessria nas provas tericas e prticas, o rbitro aprovado recebe a denominao de rbitro Nacional com a diviso abaixo: a) Acreditado o rbitro nacional aprovado no CNFA organizado pela CBBd

b) Certificado o rbitro nacional aprovado no CNFA organizado pela CBBd e que j tenha participado de pelo menos 3 (trs) competies nacionais ou internacionais organizadas pela CBBd e neste total de competies tenha atuado em pelo menos 50 jogos. Art. 4 - Cursos de Formao de rbitros organizados pela CBBd: A CBBd tem a constante preocupao de estar formando rbitros de Badminton. Esses cursos so divididos em: I - rbitros Principal e de Servio Curso com uma carga horria de 40 horas incluindo parte terica e parte prtica. Neste curso so apresentadas: a) Leis do Badminton b) Vocabulrio c) Recomendaes aos Oficiais Tcnicos d) Parte Prtica II - Juiz de Linha Curso especfico para o profissional que vai atuar como Juiz de Linha em uma partida. Neste cursos so apresentadas as regras bsicas da modalidade e as funes a serem desempenhadas pelo juiz de linha. a) Leis do Badminton b) Vocabulrio c) Postura e sinais III O profissional que fez curso de rbitro Principal e de Servio da CBBd s poder desempenhar a funo de Juiz de Linha nos torneios nacionais e internacionais organizados pela CBBd caso o mesmo tambm seja aprovado no Curso de Formao de Juzes de Linha. IV O profissional que fez curso de Juiz de Linha somente poder desempenhar a funo de rbitro Principal ou de Servio, aps o mesmo ser aprovado no Curso Nacional de Formao de rbitros (CNFA). V Juzes de Linha formados em cursos nacionais, no so considerados Juzes de Linha Internacional. Para tal, o mesmo deve fazer um curso de Juiz de Linha organizado pela Pan Am ou BWF. VI rbitro Nacional Principal ou de Servio no considerado Juiz de Linha Internacional. Para tal, o mesmo deve fazer um curso de Juiz de Linha organizado pela Pan Am ou BWF.

Art. 5 - Critrios para participar dos CNFA A CBBd organiza regularmente Cursos Nacionais de Formao de rbitros (CNFA) de Badminton. Os cursos so ministrados medida que so feitas solicitaes pelas Federaes Estaduais durante o Encontro Nacional de Badminton (ENABAD). 1 Pblico Alvo Homens e Mulheres com idade entre 18 e 60 anos que tenham o mnimo conhecimento da modalidade Badminton com o curso de arbitragem estadual. 2 Formao Escolar Ensino Mdio completo ou no ltimo ano ou superior. Art. 6 - Quadro Nacional de rbitros de Badminton O rbitro aps ser aprovado num CNFA, ele considerado um rbitro nacional, porm, ele ainda no integra o Quadro Nacional de Arbitragem. Isso acontece nas seguintes ocasies:

I Quando o rbitro nacional convocado para arbitrar em uma competio nacional de Badminton, seja adulto ou jovens. A partir deste momento, o rbitro acreditado passa tambm a integrar o Quadro Nacional de Arbitragem da CBBd. Art. 7 - Critrios de Convocao: Os critrios para a convocao dos rbitros nacionais para competies no Brasil so: I Localidade rbitros Nacionais da cidade ou estado onde est sendo realizado o evento tem prioridade devido reduo de custos para a CBBd; II rbitros Nacionais de estados mais prximos ao local onde est sendo realizado o evento tambm tem mais prioridade sobre os demais devido reduo de custos para a CBBd; III Demais rbitros nacionais interessados e com disponibilidade a participarem do evento, sendo dado prioridade queles que os custos ficaro menores para a CBBd; IV Apesar da CBBd se responsabilizar pelas despesas do rbitro convocado, o mesmo tem algumas obrigaes que so: a) Uniforme: O rbitro deve estar devidamente uniformizado com cala preta, sapato ou tnis preto e meias pretas. Os rbitros tambm recebem as camisas de arbitragem fornecidas pela CBBd. As mesmas ficam de posse dos rbitros que levam para as competies quando convocados. b) Kit rbitro: Todo rbitro deve ter seu prprio kit rbitro que composto por: 2 canetas, moeda, relgio, cronmetro, carto amarelo e vermelho. c) Aparncia e Pontualidade: Os rbitros tem a obrigao de estarem com boa aparncia e barbeados (no caso dos homens). As mulheres devem evitar roupas que chamem a ateno e evitar decotes. Para todos, a pontualidade obrigatria, sendo que no sero tolerados atrasos principalmente no transporte do hotel para o ginsio e do ginsio para o hotel. V Para os torneios internacionais organizados pela CBBd, os critrios de convocao so: a) Somente rbitros nacionais certificados sero convocados b) Ser levada em considerao a prioridade para os rbitros certificados que moram na cidade ou estados mais prximos do local do evento a fim de reduzir custos para a CBBd. Ainda havendo vagas, outros rbitros sero chamados. c) O rbitro nacional certificado para ser convocado pela CBBd para atuar em uma competio internacional organizada pela entidade, deve ter o mnimo conhecimento das lnguas ingls e espanhol. Pargrafo nico: Os rbitros que no atuarem em competies estaduais e nacionais durante o perodo de um ano (12 meses) estaro descredenciados. Art. 8 - Remunerao da arbitragem A CBBd paga todas as despesas dos rbitros como passagem area, hospedagem e alimentao. Despesas extras ficam por conta de cada um dos rbitros nacionais. Alm do pagamento das despesas, os rbitros nacionais recebem uma diria pelo trabalho. Pargrafo nico O pagamento dos rbitros nacionais feito atravs de depsito na conta corrente ou poupana do rbitro nacional. Art. 9 - rbitros Pan Americanos A arbitragem Pan Americana de inteira responsabilidade da Confederao Pan Americana de Badminton, no podendo a CBBd exercer qualquer influncia sobre o assunto.

1 - Na Confederao Pan Americana os rbitros so divididos em dois nveis: I rbitro Pan Americano Acreditado so os rbitros dos pases que so aprovados no primeiro curso realizado pela Pan Am. Aps avaliao feita em sua maioria nos Campeonatos Pan Americanos Jnior, caso aprovado, o rbitro passa a ser considerado um rbitro Pan Americano Acreditado. Os critrios de avaliao so de responsabilidade da Pan Am. a) A CBBd no possui qualquer influncia sobre a convocao dos rbitros nacionais que so Pan Americanos Acreditados para a participao em competies internacionais. Isso de inteira responsabilidade da Pan Am. II rbitro Pan Americano Certificado Aps um perodo como rbitro Pan Americano Acreditado e constantes avaliaes feitas pelos responsveis na arbitragem Pan Americana, o rbitro pode ser promovido a rbitro Pan Americano Certificado. Os critrios de avaliao so de responsabilidade da Pan Am. a) A Certificao dos rbitros Pan Americanos de total responsabilidade da Confederao Pan Americana de Badminton ficando a CBBd proibida da participao na indicao da promoo. III - A CBBd no possui qualquer influncia sobre a convocao dos rbitros nacionais que so Pan Americanos Acreditados ou Certificados para a participao em competies internacionais. Isso de inteira responsabilidade da Pan Am. IV A remunerao de rbitros em torneios organizados pela Confederao Pan Americana de Badminton de inteira responsabilidade da Pan Am, ficando a CBBd isenta de qualquer responsabilidade sobre o pagamento destes honorrios.

Art. 10 - Critrios para a indicao de rbitros brasileiros para a Pan Am Os rbitros brasileiros so indicados para realizarem Cursos de Arbitragem Pan Americana quando esta entidade solicita ao pas.

Pargrafo nico A escolha feita atravs de anlise e observao junto aos rbitros que atuam nos torneios nacionais organizados pela CBBd e alguns critrios so levados em considerao: I - Pontualidade nos eventos nacionais, imparcialidade, postura, conduo de uma partida e aparncia pessoal. II Conhecimentos de lngua estrangeira (ingls e espanhol) III Aprovao pela Diretoria Tcnica e Presidncia, conforme as vagas destinadas pela PAN Am ao Brasil e oramento da CBBd para enviar os rbitros ao pas onde est sendo realizada a competio.

Art. 11 - rbitros BWF A indicao para que um rbitro tenha a oportunidade de se tornar rbitro BWF de responsabilidade da Confederao Pan Americana de Badminton em acordo com as Confederaes dos pases. I Os critrios de avaliao so de inteira responsabilidade da BWF. II A convocao de rbitros brasileiros para torneios organizados pela BWF de inteira responsabilidade da entidade, sendo que a CBBd no possui qualquer influncia sobre a indicao de nomes.

III A remunerao de rbitros em torneios organizados pela Federao Mundial de Badminton de inteira responsabilidade da BWF ficando a CBBd isenta de qualquer responsabilidade sobre o pagamento destes honorrios. Art. 12 - Convocao de rbitros e Juzes de Linha para os Jogos Olmpicos RIO 2016: A convocao de rbitros e Juzes de Linha para os Jogos Olmpicos RIO 2016 de inteira responsabilidade da Federao Mundial de Badminton (BWF) e a CBBd no tem qualquer influncia sobre este assunto. Esses critrios ainda no foram divulgados pela entidade. DAS DISPOSIES FINAIS Art. 13 Este regulamento entra em vigor no primeiro dia do ms de janeiro do ano de dois mil e quatorze. Art. 14 - Os casos omissos deste Regulamento sero dirimidos pela Diretoria Tcnica em deliberao por maioria simples e posterior sano da presidncia. Art. 15. Ficam revogadas as disposies eventualmente esparsas.

Emisso: Braslia (DF), 23 de Setembro de 2.013

Hilton Fernando Santos Coordenao de Torneios, Arbitragem e Ranking

Jos Roberto Santini Campos Diretor Tcnico

Francisco Ferraz de Carvalho Presidente

You might also like