You are on page 1of 34

Fisiopatologia do Diabetes

Universidade Federal Fluminense Graduao de Enfermagem Disciplina de Fisiologia Monitora: Catia Fonseca Professora: Izabela Mocaiber

O que Diabetes???
O diabetes um grupo de doenas metablicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicaes, disfunes e insuficincia de vrios rgos, especialmente olhos, rins, nervos, crebro, corao e vasos sanguneos. Pode resultar de defeitos de secreo e/ou ao da insulina envolvendo processos patognicos especficos, por exemplo, destruio das clulas beta do pncreas (produtoras de insulina), resistncia ao da insulina, distrbios da secreo da insulina, entre outros. (BRASIL, 2006)

Epidemiologia do Diabetes
O diabetes comum e de incidncia crescente. Estima-se que, em 1995, atingia 4,0% da populao adulta mundial e que, em 2025, alcanar a cifra de 5,4%. A maior parte desse aumento se dar em pases em desenvolvimento.
No Brasil, no final da dcada de 1980, estimou-se que o diabetes ocorria em cerca de 8% da populao, de 30 a 69 anos de idade, residente em reas metropolitanas brasileiras. Hoje estimase 11% da populao igual ou superior a 40 anos,o que representa cerca de 5 milhes e meio de portadores (IBGE 2005).

Epidemiologia do Diabetes
A expectativa de vida reduzida em mdia em 15 anos para o diabetes tipo 1 e em 5 a 7 anos na do tipo 2; os adultos com diabetes tm risco 2 a 4 vezes maior de doena cardiovascular e acidente vascular cerebral; a causa mais comum de amputaes de membros inferiores no traumtica, cegueira irreversvel e doena renal crnica terminal. Em mulheres, responsvel por maior nmero de partos prematuros e mortalidade materna.

Epidemiologia do Diabetes
No Brasil, o diabetes junto com a hipertenso arterial, responsvel pela primeira causa de mortalidade e de hospitalizaes, de amputaes de membros inferiores e representa ainda 62,1% dos diagnsticos primrios em pacientes com insuficincia renal crnica submetidos dilise. (BRASIL, 2006)

Fisiologia do Pncreas
Clulas alfa: glucagon Clulas beta: insulina

Regulao da glicemia no Sangue

Insulina e Receptores de Membrana

Ao da Insulina

Efeitos da Insulina no Metabolismo (Ps-Prandial)

Relao entre Insulina e Glucagon

Relao entre Insulina e Glucagon

Ao do Glucagon

Ao do Glucagon (jejum)

Classificao da Diabetes

Classificao da Diabetes
Diabetes tipo 1 Autoimune Idioptica Diabetes tipo 2 Resistncia a Insulina; Disfuno das clulas . Diabetes Gestacional Qualquer grau de intolerncia glicose registrada na gravidez. Outros tipos especficos de Diabetes ex: tipo MODY (Maturity-onset-diabetes in the young).

Diabetes Tipo 1
AUTOIMUNE: FORMA RPIDA: crianas e adolescentes FORMA LENTA: adultos (LADADiabetes latente autoimune do adulto)
IDIOPTICA Sem autoanticorpos detectveis

Diabetes Tipo 1
Caractersticas:
Afeta 5-10% dos diabticos; Ausncia de produo de insulina e aumento do Glucagon; Quadro clnico inicial _ polidipsia, poliria, polifagia, perda de peso; Complicao mais frequente coma cetoacidtico; Insulinoterapia.

Diabetes Tipo 1 - Autoimune

Diabetes Tipo 1

Diabetes Tipo 1 - Sintomas

Diabetes

Diabetes - Complicaes

Diabetes - Complicaes

Diabetes Tipo 2
A maioria dos casos apresenta excesso de peso ou deposio central de gordura. Em geral, mostram evidncias de resistncia ao da insulina e o defeito na secreo de insulina manifesta-se pela incapacidade de compensar essa resistncia. Em alguns indivduos, no entanto, a ao da insulina normal, e o defeito secretor mais intenso. (BRASIL, 2006)

Diabetes Tipo 2
Afeta 90 a 95% dos diabticos (com mais de 45 anos); Niveis sricos de insulina, normais, baixos ou elevados; Aumento dos nveis sricos de glucagon; Manifesta-se nos adultos (45 anos); Doena de carter familiar transmisso polignica; Quadro clnico inicial- Podem apresentar hiperglicemia sem sintomatologia; Complicao mais frequente coma hiperosmolar; No necessitam inicialmente de insulinoterapia (podem transitar de um estado ao outro); Associada obesidade (fator ambiental).

Diabetes Tipo 2

Diabetes Gestacional
a hiperglicemia diagnosticada na gravidez, de intensidade variada, geralmente se resolvendo no perodo ps-parto, mas retornando anos depois em grande parte dos casos. (BRASIL, 2006)

Diabetes Gestacional
Prevalncia de 4% Aumento da resistncia Insulina no final do 2 trimestre e durante todo o 3 devido presena de hormnios anti-insulnicos (cortisol, prolactina, Progesterona) que diminuem o n de receptores e afetam os mecanismos intracelulares. Aumento da secreo de insulina; Esgotamento das clulas b.

Complicaes - Cetoacidose

Manifestaes Sistmicas

Hipoglicemia
Hipoglicemia a diminuio dos nveis glicmicos com ou sem sintomas para valores abaixo de 60 a 70 mg/dL. Geralmente essa queda leva a sintomas neuroglicopnicos (fome, tontura, fraqueza, dor de cabea, confuso, coma, convulso) e as manifestaes de liberao do sistema simptico (sudorese, taquicardia, apreenso, tremor). Pode ocorrer em pacientes que utilizam sulfonilurias, repaglinida, nateglinida ou insulina.

Valores - Referncia de Glicemia


JEJUM QUALQUER HORA

REFERNCIAS:
Brasil. Ministrio da Sade. Diabetes Mellitus. Braslia : Ministrio da Sade, 2006. SILVERTHORN, Dee Unglaub. Fisiologia humana: uma abordagem integrada. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. GROSSI, S. A. A. O manejo da cetoacidose em pacientes com Diabetes Mellitus: subsdios para a prtica clnica de enfermagem. Disponvel em www.ee.usp.br/reeusp/ Acessado em jun. 2013

You might also like