You are on page 1of 16

EDIOESPECIAL

CRIANAS NDIGO
Seita da Nova Era invade o movimento esprita
EDITORIAL
Em junho de 1975, o Centro Esprita Cairbar Schutel, sob a direo de Jos Herculano Pires, lanou o jornal Mensagem, para denunciar a adulterao do livro O Evangelho segundo o Espiritismo, por um grupo da Federao Esprita do Estado de So Paulo. Quase sem apoio de outras liderana do movimento, Herculano enfrentou uma luta intensa para fazer retirar das livrarias a traduo modificada do texto de Kardec. Passados mais de 30 anos, o movimento esprita brasileiro enfrenta srias crises de identidade, dando cada vez mais espao ao misticismo comercial, descomprometido e anti-cientfico que toma conta do mercado editorial. Afastados dos critrios de cientificidade, bom senso e desinteresse, que Kardec propunha para a busca da verdade, muitos espritas embarcam em novidades atraentes, mas vazias de contedo moral e estranhas aos princpios de Kardec. No tomamos aqui o espiritismo como sistema fechado e dogmtico que est longe de ser a proposta de Kardec mas reivindicamos um mnimo de critrio cientfico, de esprito crtico e de seriedade! Esta edio mostra que a idia das crianas ndigo, que instituies e lideranas do movimento esprita esto divulgando, no passa de um modismo comercial. Vincula-se a uma seita norte-americana, que, para dizer o mnimo, vende sesses de energizao para mudar o DNA das pessoas! Ser possvel que no resta mais nenhum respeito ao bom senso? Fica demonstrado o quanto o movimento esprita est distanciado do esprito de Kardec, o pesquisador srio, criterioso, que se debruou sobre a alma humana, para sondar-lhe a natureza, com tica impecvel e cientificidade at hoje no desmentida. H mais de 30 anos, Herculano denunciava os desvios do movimento eprita. Agora, do outro lado, com certeza, est vendo que as coisas pioraram muito. Esperemos que as novas geraes tratem melhor o tesouro que recebemos, para que o espiritismo possa dar sua slida contribuio cultural ao mundo contemporneo e no se deixe contaminar pela leviandade do mercado, que est apenas interessado em vender.

J. H E R C U L A N O P I R E S

Defendemos a doutrina ou nos acomodamos na falsa tolerncia


Na luta contra os conceitos absurdos dos falsos profetas que teimam em deturpar a Doutrina dos Espritos, Jos Herculano Pires estabeleceu uma linha de conduta firme e esclarecida que marcou toda sua vida. Um trecho bastante atual da obra O Verbo e a Carne revela a clareza de sua viso:

Infelizmente a maioria das criaturas no gosta de reconhecer os seus limites. A vaidade e a ambio levam muita gente a dar passos mais largos do que as pernas permitem. o que hoje vemos, de maneira assustadora, em nosso meio esprita. Os casos de fascinao multiplicam-se ao nosso redor. Pessoas que podiam ser teis se transformam em focos de confuso e perturbao, entravando a marcha do Espiritismo com a sustentao de teorias absurdas que levam a doutrina ao ridculo. Em nosso pas esses casos se tornam mais graves por causa da falta geral de cultura. As pessoas incultas e ingnuas se deixam levar muito facilmente ao fanatismo, ante o brilho fictcio de pessoas inteligentes e cultas, mas dominadas por fascinaes perigosas. A mania de cientificismo vem produzindo grandes estragos em nosso movimento esprita. Qualquer possuidor de diplomas de curso superior se julga capacitado a transformar-se em cientista do dia para a noite. E logo consegue uma turma de adeptos vaidosos, prontos a seguir o iluminado que lhes empresta um pouco do seu falso bri-

lho. O desejo de elevar-se acima dos outros, conhecendo mais e sabendo mais, praticamente incontrolvel na maioria das pessoas. O resultado o que vemos. H mais joio do que trigo em nossa seara esprita. A luta contra essa situao das mais rduas. Mas, rdua ou no, tem de ser enfrentada pelos que vem as coisas de maneira mais clara. Temos de ferir suscetibilidades, magoar os amores prprios de amigos e companheiros, levantar no prprio meio esprita inimigos gratuitos, provocar revides apaixonados. Mas, de duas, uma: ficamos com a verdade ou ficamos com o erro, defendemos a doutrina ou nos acomodamos na falsa tolerncia, clamando por uma paz de pantanal, que nada mais do que covardia e traio verdade. A esto, diante de nossos olhos, as fascinaes da vaidade nos empantanando os caminhos da evoluo natural e necessria da doutrina. Ou lutamos contra elas ou incentivamos a sua propagao e proliferao.

Paulo Henrique de Figueiredo

Toda a verdade sobre as crianas ndigo


Obscuros conceitos de uma seita norte-americana invadem inmeros centros espritas de todo o pas.
Reunies da seita

esde 2006, pesquisadores espritas, como Rita Foelker, Dora Incontri, Helosa Pires, e a Revista Universo Esprita vm alertando para as inmeras contradies entre a Doutrina Esprita e o best-seller Crianas ndigo, publicado nos Estados Unidos em 1999, e no Brasil em 2005. Algumas das caractersticas das crianas ndigo so alarmantes: Nascem, sentem-se e agem com realeza. (...) Conseguem inverter as situaes, manipulando ao invs de serem manipulados, especialmente seus pais. (...) No se relacionam bem com pessoa alguma que no seja igual a elas. (...) Alguns tm propenso ao vcio, especialmente drogas durante a adolescncia. Citada em Crianas ndigo como a primeira a supostamente reconhecer a aura azul dessas crianas, diz a vidente Nancy Ann Tappe: Todas as crianas que mataram colegas de escola ou os prprios pais, com as quais pude ter contato, eram ndigos. Eles tinham uma viso clara de sua misso, mas algo entrou em seu caminho e elas quiseram se livrar do que imaginavam ser o obstculo. Trata-se de um novo conceito de sobrevivncia. Todos ns possuamos esse tipo de pensamento macabro quando crianas, mas tnhamos medo de coloc-lo em prtica. J os ndigos no tm esse tipo de medo. Esse o novo conceito de sobrevivncia das crianas ndigo? Matar os pais e colegas de escola? O que isso tem a ver com o Espiritismo?

A pedra angular a fraternidade


Os Espritos da Codificao realmente anunciaram uma nova gerao, mas nos seguintes termos: Cabendo a eles fundar a era do progresso moral, a nova gerao se distingue por uma precoce inteligncia e razo, juntas ao sentimento inato do bem e das crenas espiritualistas, constituindo um sinal indiscutvel de um adiantamento anterior, explicaram em A Gnese. Os Espritos esto falando de progresso moral e de uma gerao com o sentimento inato do bem. Isso pressupe a habilidade de resolver conflitos, pacincia, solidariedade e tolerncia. Segundo o Espiritismo, a fraternidade ser a pedra angular da nova ordem social. J as crianas ndigo descritas so revoltadas, agressivas e prepotentes. A chegada de uma nova gerao anunciada na Doutrina Esprita nada tem a ver com o conceito de Crianas ndigo pertencente seita estrangeira criada por Lee Carroll. As suspeitas levantadas sobre essa obra nos motivaram a investigar mais profundamente seus autores, a origem, as finalidades de sua publicao, e quem est divulgando seus conceitos no pas em que surgiu, os Estados Unidos. O que encontramos grave e preciso esclarecer os fatos.

O Grupo Iluminao Kryon


Um dos autores de Crianas ndigo Lee Carroll, formado em Economia pela Universidade da Carolina do Norte. Durante 30 anos trabalhou em sua empresa de engenharia de som, em Del Mar, San Diego, onde vive at hoje. O ano em que tudo comeou foi1989, quando um sensitivo disse ter visto ao lado de Lee Carroll uma entidade extraterrestre que se identificou pelo nome Kryon. Intrigado, Lee comeou a canalizar (esse o nome que ele d para as psicografias) textos da entidade extraterrestre Kryon num grupo esotrico de sua cidade. A co-autora do livro Crianas ndigo a cantora Jan Tober, ex-mulher de Lee Carroll. Ela o ajudou a criar uma seita prpria, o Grupo Iluminao Kryon, em 1991. Durante 10 anos, as mensagens renderam a publicao de 12 livros, As edies, traduzidas para 23 lnguas, venderam mais de um milho de exemplares. Os encontros do Grupo Iluminao Kryon, onde possvel consultar-se pessoalmente com Kryon por meio de Lee Carroll, renem platias pagantes de 3 mil pessoas. Elas lotam carssimos sales e teatros da Europa e Estados Unidos. L tambm so vendidos livros, filmes, souvenires e bijuterias. As mensagens do extraterrestre Kryon na internet recebem cerca de 20 mil visitas por dia.

Ainda h muito mais. De acordo com Kryon, Deus no existe. Ele prope o pantesmo, ou seja, segundo ele, todos os seres do Universo so parte de um todo e as individualidades so apenas iluses. Esse pensamento pantesta se ope claramente aos ensinamentos do Espiritismo. Basta ler a o seguinte dilogo em O Livro dos Espritos: Que pensar da opinio segundo a qual todos os corpos da Natureza, todos os seres, todos os globos do Universo, seriam partes da Divindade e constituiriam, pelo seu conjunto, a prpria Divindade; ou seja, que pensar da doutrina pantesta?, perguntou Allan Kardec. E os Espritos responderam: No podendo ser Deus, o homem quer pelo menos ser uma parte de Deus..

Quem so as crianas ndigo


A doutrina do Grupo Iluminao Kryon vai ainda mais longe. Damos aqui apenas um resumo das palavras de Krion: Os seres humanos que vivem na Terra eram anjos muito evoludos que assinaram um contrato para vivenciar uma experincia humana no planeta Terra, motivo pelo qual seramos honrados e celebrados em todo o Universo. De acordo com o extraterrestre, a humanidade atingiu a Convergncia Harmnica necessria. Essa experincia a de vivermos com um nvel vibracional rebaixado para a terceira dimenso, sem as memrias ou lembranas de nossa origem divina. O que seria Convergncia Harmnica? Nos livros psicografados por Lee Carroll, informaes pseudocientficas como essa esto por todo o texto, sem explicao alguma. Segundo Kryon, desde 1987 estariam nascendo crianas com o DNA alterado, que seriam as to comentadas crianas ndigo. H tambm referncias s crianas cristal. Todavia, de acordo com a Doutrina Esprita a moral um atributo do Esprito e no do corpo. Nenhuma alterao do DNA transformaria moralmente indivduo algum. E quais as conseqncias dessa suposta mutao das crianas? Segundo o extraterrestre Kryon, elas se tornaro uma nova raa que ir habitar uma galxia que est sendo criada a 12 bilhes de anos-luz da Terra. A astrofsica est bastante avanada e podemos afirmar que a idia da criao tardia de uma galxia no tem embasamento cientfico algum.

Uma tese pantesta


Quem esse ser que se diz extraterrestre e que revelou as crianas ndigo? O site oficial da seita d sua verso: Kryon o mais evoludo ser de luz a que a Terra jamais teve acesso. Proveniente do Sol Central, com a funo primordialmente tcnica ligada ao servio eletromagntico. Foi enviado por um grupo de Mestres Extrafsicos, chamado A Irmandade. Veio dessa vez para reordenar a rede magntica planetria, visando uma srie de mudanas magnticas no eixo da Terra, que se encerrar no ano de 2012. Em O Livro dos Espritos, Jesus foi o ser mais puro que j apareceu na Terra.

veis da Natureza, denuncia um Esprito atrasado e, portanto, pouco merecedor de confiana, em O Livro dos Mdiuns.

A fragmentao de um meteoro
Lee Carrol e Jan Tobler Os mentores da idia Mais uma vez, Kardec quem alerta: Toda heresia cientfica notria, todo princpio que choque o bom-senso, aponta a fraude, desde que o Esprito se d por ser um Esprito esclarecido, em O Livro dos Mdiuns. Outra questo intrigante proposta por um seguidor da seita sobre o fim do mundo: Algum planeta ir se chocar com a Terra? Ir haver extino da raa humana?. E Kryon respondeu: Depende do que os Humanos fizerem. J revelamos que, antes de comear a canalizar, em 1989, o primeiro trabalho conjunto de Kryon e Lee Carroll foi fragmentar um meteoro (Myrva) que vinha, realmente, em rota de coliso com a Terra. Era um dos instrumentos das catstrofes previstas para o fim do sculo. O Espiritismo afirma com clareza que o mundo no ser destrudo fisicamente: No racional se suponha que Deus destrua o mundo precisamente quando ele entre no caminho do progresso moral, pela prtica dos ensinos evanglicos, em A Gnese. Alm dos milhares de dlares arrecadados pela venda de produtos, nos encontros da seita, h outra fonte de renda: os tratamentos patenteados por Peggy Phoenix Dubro, parceira de Lee Carroll. Segundo as idias da seita, as pessoas que nasceram antes de 1987 no so ndigo, mas para ganhar o direito de habitar a nova galxia poderiam ter seu DNA alterado por meio do tratamento proposto por Peggy Dubro.Eles criaram uma empresa, A Energy Extension Incorporation (Empresa de Ampliao Energtica) que detm os direitos da Universal Calibration Lattice (Malha de Calibrao Universal), e tambm da EMF Balancing Technique (Tcnica de Equilbrio). So tratamentos pagos aplicados nas sedes espalhadas pelo mundo (inclusive no Brasil). Acreditamos que as informaes listadas so suficientes para dar uma idia do que est por trs da obra Crianas ndigo. Quem ainda desejar conferir os volumosos livros e mensagens canalizadas por Lee Carrol e tudo mais sobre a seita Grupo Iluminao Kryon basta digitar Kryon nos sites de busca da internet.

Idias estranhas
As mensagens publicadas no site da seita criada por Lee Carroll falam do novo acontecimento programado, segundo ele, para 2012: Celebremos o fim do teste! As estrelas so nossas. Agora chegado o momento de uma parte da famlia ir para casa, precisamente em 2012. E ele, Kryon, estar l quando chegarmos. Sobre questes como essa, disse Kardec: Os bons Espritos nunca determinam datas. A previso de qualquer acontecimento para uma poca determinada indcio de mistificao, em O Livro dos Mdiuns. Nos encontros do grupo, Kryon responde indagaes do pblico que paga para ser atendido. Um adepto perguntou: Querido Kryon, na Califrnia voc nos falou que segurar plulas na mo pode curar. Isso eliminar os efeitos colaterais? seguro ficar segurando Prozac?. A resposta foi: Seu corpo sabe que substncia vocs esto segurando. Portanto, possvel impregnar as propriedades da inteno de usar a substncia em suas clulas. Assim no h o efeito colateral de uma droga, por exemplo. Apenas pensem... um frasco de aspirina ou anticidos durar anos!. Kardec alertou: Jamais os bons Espritos aconselham seno o que seja perfeitamente racional. Qualquer recomendao que se afaste da linha reta do bom-senso, ou das leis imut-

A maquiagem na edio brasileira


As obras de Lee Carroll adotam o pantesmo, doutrina negada pelo Espiritismo. Mas na edio brasileira os trechos pantestas foram alterados
Lee Carroll, que com Jan Tober escreveu Crianas ndigo, publicou outros 11 livros. Dez deles so psicografados, com a autoria creditada ao extraterrestre Kryon.Esses volumosos livros trazem muitos conceitos conflitantes com a Doutrina Esprita. J no primeiro, Os Tempos Finais, publicado em 1990, Kryon descreve seu ensinamento pantesta: Todos ns estamos vinculados. Eu assino Kryon, mas perteno totalidade. Voc uma parte de Deus. Todos somos coletivos em esprito, mesmo enquanto vocs esto encarnados na Terra. Allan Kardec explicou essa doutrina em O Cu e o Inferno: O pantesmo propriamente dito considera o principio universal de vida e de inteligncia como constituindo a Divindade. Todos os seres, todos os corpos da Natureza compem a Divindade (...). Esse sistema no satisfaz nem a razo nem a aspirao humanas. Constatamos, porm, um fato intrigante: todos os livros de Lee Carroll trazerem afirmaes pantestas, mas na edio brasileira no h uma s frase. Assim, consultamos a edio original em ingls, The Indigo Children, de 1999. Estava l, no depoimento da psicloga Doreen Virtue, a seguinte frase, que traduzimos: Todas as crianas de Deus so iguais, porque todos so um s ser. A mesma frase na edio brasileira, na pgina 153, foi alterada para: Todas as crianas de Deus so iguais, pois somos todos iguais. Encontramos outra alterao na pgina anterior, na qual lemos a seguinte frase: No existem indivduos, apenas uma iluso de que somos diferentes. Mas a traduo da vers original mais extensa: No existem indivduos separados, apenas a iluso de que os outros esto separados de ns mesmos. Esta reproduz o pantesmo do extraterrestre Kryon, mentor de Lee Carrol. A constatao desse fato nos levou a folhear o livro para conferir o restante da traduo. No depoimento da reverenda Laurie Joy, na pgina 164 do livro brasileiro, lemos a seguinte frase: Kathryn Elizabeth, fala sempre de seu anjo da guarda. Depois vai brincar com as outras crianas. Mas a traduo da obra original diferente: Kathryn Elizabeth fala sempre de seu anjo da guarda. Depois sorri, d a mo ao anjo, e os dois vo cavar tneis na areia. H uma meno em Crianas ndigo sobre os livros psicografados do extraterreste Kryon por Lee Carroll. Mas na traduo brasileira h uma alterao que modifica o sentido, e faz parecer que Kryon um mdium, e que nada tem a ver com Lee Carroll. Veja: I sent him all the Kryon books by Lee Carroll (Verso original, p. 147). Enviei todos os livros de Kryon por Lee Carroll... (Traduo correta). Enviei todos os do mdium Kryon e Lee Carroll... (Trecho alterado da edio brasileira, p. 162). Peggy Dubro uma integrante da seita Grupo Iluminao Kryon, onde atua como mdium. Os seres que dirigem o grupo teriam transmitido a ela o tratamento magntico para alterar o DNA, denominada EMF Balancing Technique. Na verso brasileira, o fato foi alterado: She also channeled the Phoenix Factor information, which contained the EMF Balancing Technique.... (Verso original, p. 226) Ela tambm recebeu mediunicamente a informao Phoenix Factor, que inclui a EMF Balancing Technique.... (Traduo correta). Desenvolveu, igualmente, a informao Phoenix Factor, que inclui a EMF Balancing Technique.... (Trecho alterado da edio brasileira, p. 243) Na descrio do comportamento do rapaz Mark, ele demonstra o comportamento esquizofrnico de no distinguir o certo do errado. Na verso brasileira do livro Mark se torna apenas irresponsvel. ... could never see the consequences of his intended actions. He literally just did not get it. After the fact, his face would always be so blank, as if he couldnt believe he hadnt realized that what he was doing would get him into trouble (Verso original, p. 145). ... O problema que no entendia as conseqncias de seus atos. Ele literalmente no compreendia. Depois do ocorrido, ficava com o rosto sem expresso, como se no acreditasse que tivesse feito algo que lhe trouxesse problemas... (Traduo correta). ... O problema que no entendia as conseqncias de seus atos. Cometia erros, mas no percebia que teria que pagar por eles... (Trecho alterado da edio brasileira, p. 161). Paulo Henrique Figueiredo

Franklin Santana Santos

A viso cientfica sobre as crianas ndigo


No existe nenhuma investigao cientfica a respeito de uma possvel mudana de DNA nas novas geraes
O termo ndigo provm de uma sensitiva chamada Nancy Ann Tappe que, sem nenhum critrio de cientificidade, baseou-se nica e exclusivamente na sua habilidade em classificar as personalidades das pessoas segundo a cor das suas auras. De acordo com ela, essas crianas apresentariam uma aura azul com predominncia da tonalidade ndigo. Essas crianas apresentariam algumas alteraes, seja no seu DNA ou mesmo na sua estrutura cerebral. Consultando o PubMed que um servio oferecido pela Biblioteca Nacional de Medicina do Congresso dos EUA e que inclui mais de 16 milhes de citaes do MEDLINE e outros jornais de cincias da vida, no existe uma nica referncia, estudo ou pesquisa envolvendo essas crianas. Segundo informaes, descritas na literatura New Age, as crianas ndigo nasceriam com parte do seu DNA mais ativado que a maioria das pessoas. Essa ativao extra lhes permitiria acessar informaes de uma dimenso espiritual superior, dando-lhes como conseqncia habilidades especiais. Essa informao necessita de demonstrao cientfica e no existe qualquer teoria de como, onde e de que forma ocorreria essa ativao, nem de que maneira essa ativao de algo material poderia acessar algo espiritual. Embora alguns dos autores sobre a literatura ndigo tenham formao e mesmo ps-graduao em psicologia, o termo criana ndigo no reconhecido no campo da psicologia, nem na biologia ou da pediatria. Os poucos cientistas que fizeram uma anlise superficial da questo advertem na verdade que crianas educadas como ndigo tendero a adotar comportamentos sociopticos, tais como um senso de superioridade, alienao e uma identidade paranormal bizarra. Outra alegada habilidade dessas crianas seria a de possurem uma estrutura cerebral diferente no que se refere ao uso dos hemisfrios esquerdo e direito, com um predomnio do lado direito. Em desacordo inclusive com as alegadas habilidades, sendo uma delas a capacidade de abstrao precoce, funo esta coordenada pelo hemisfrio esquerdo. Mais uma vez no existe qualquer estudo evidenciando isso. Muitas dessas crianas classificadas como ndigo na verdade se enquadram dentro de uma condio, Desordem Hiperativa do Dficit de Ateno, bastante estudada pela medicina, inclusive com vrios estudos publicados em revistas especializadas. Muitas das habilidades atribudas s crianas ndigo resultam de uma melhor alimentao, o que permite um desenvolvimento orgnico mais completo, alm disso as crianas do mundo moderno esto sujeitas a uma grande, variada e precoce exposio a diversos estmulos intelectuais tais como computador, televiso, rdio, revistas etc. Concluindo, entendemos que as afirmaes no que se concerne s caractersticas biolgicas das crianas ndigo carecem completamente de investigao cientfica e devem ser tomadas como infundadas ou pseudo-cientficas.

Reunies da seita

A viso cientfica sobre as crianas ndigo

A tendncia eugenista

Alm do carter pseudo-cientfico das teorias de mutao gentica das crianas ndigo, h ainda outra conotao ideolgica perigosa: trata-se de uma teoria eugenista, de mutantes com superioridade gentica. Se Nancy Ann Tappe se refere a um novo conceito de sobrevivncia dessas crianas, que matam quem se est em seu caminho, ento temos a uma filosofia nazista de sobrevivncia da lei do mais forte, com plena justificativa moral Vejam-se algumas prolas pseudo-ceintficas retiradas do livro Educando crianas ndigo, de Egidio Vecchio Editora Butterfly: Na dcada de 1970 vieram ao mundo seres humanos muito especiais, portadores de uma mudana potencial em seu DNA. () O DNA do ndigo diferenciado e composto de substncias qumicas que esto sendo identificadas e tambm de substncias no-qumicas que completam 12 hlices, alm daquelas j conhecidas da cincia. Se hoje pudssemos penetrar o DNA de um ndigo, descobriramos uma energia alm daquela que fisiolgica, que infor-

ma o crebro, gerando a possibilidade de uma conscientizao que no depende dos elementos qumicos conhecidos por ns, mas que realmente existem. O ndigo constitui, pois, um novo tipo de criana que vem ao mundo com um DNA diferente, com predisposies cromossmicas para manifestar comportamento diferente e superior a tudo o que conhecemos como prprio do ser humano. O nico fator que freqentemente impede o desenvolvimento do ndigo na sua plenitude alem da desinformao generalizada so os resduos genticos dos pais, que se misturam, ainda, com as caractersticas do novo cdigo, prprio de uma nova evoluo em andamento. Quanto maior for a influncia gentica, maiores sero os obstculos que as crianas tero para desenvolver seu DNA capacitado. Isto requer a interveno de um profissional que oriente o ndigo, sua famlia e seus professores. Dora Incontri

OS LIVROS SOBRE NDIGOS EM PORTUGUS


Crianas ndigo de Lee Carrol e Jan Tober, Butterfly Auto-Ajuda, 2005. Educando Crianas ndigo de Egidio Vecchio, Butterfly Auto-Ajuda, 2006 Crianas ndigo, uma gerao de ponte com outras dimenses de Tereza Guerra, Editora Madras, 2006.

Nacy An Tappe

Dora Incontri

As crianas ndigo e o movimento esprita


Como explicar a adeso de lideranas e instituies espritas a uma tese to absurda?
A entrada livre do movimento ndigo dentro do movimento esprita brasileiro revela apenas o que os espritas conscientes j sabem (e estes infelizmente so em muito pequeno nmero): nosso movimento anda longe da trilha proposta por Kardec. Entenda-se que no tomamos aqui essa trilha como um conjunto de dogmas fixos, como um sistema fechado de pensamento. O espiritismo como queria Kardec deve estar inserido no mundo, na cultura de seu tempo, deve dialogar com outras correntes de pensamento, deve continuar seu caminho de cincia e de pesquisa. Mas para isto preciso um mtodo. A principal contribuio de Kardec foi a criao de um mtodo de abordagem da realidade, que inclui a observao cientfica, a reflexo filosfica e a revelao espiritual. Esses trs caminhos convergem na busca da verdade e um elemento controla o outro. No se pode aceitar cegamente o que vem pela revelao medinica preciso pass-la pelo crivo da razo e pela anlise do mtodo cientfico. Alis, somos ns, encarnados, que fazemos a cincia, e no os Espritos, que vm apenas nos intuir, nos ajudar, sobretudo no plano moral. Uma cincia que supostamente nos viesse pronta do Alm j deveria ser motivo de desconfiana e prpria de Espritos pseudo-sbios. No caso de Lee Carrol, Jan Tober e o Esprito de Kryon (que a traduo brasileira mudou para mdium Kryon, quando se trata de um Esprito que se afirma extra-terrestre e o Esprito mais prximo de Deus!), defrontamo-nos com uma grande mistificao, com fins comerciais, sem nenhuma racionalidade, sem nenhum critrio cientfico... e os espritas embarcaram gostosamente na idia. Por qu? Alguns certamente o fizeram de boa-f, outros com claros interesses financeiros, porque se trata de um tema vendvel, na linha de auto-ajuda descompromissada, aquela que agrada ao leitor, por trazer receitinhas prontas de como tratar um filho ndigo e muitos podem se iludir no orgulho de ter um filho de aura azul, predestinado a mudar o mundo, um mutante gentico! Os que aceitaram a idia de boa-f no so menos desculpveis, principalmente em se tratando de lideranas, formadoras de opinio, que publicam livros, fazem palestras, porque deveriam ter a responsabilidade tica e intelectual de falar apenas sobre aquilo que pesquisaram em profundidade e manifestarem uma opinio abalizada sobre o assunto. Aos que fazem publicaes com fins comerciais, no temos o que dizer. Kardec advertia que contra interesses no h fatos que prevaleam. preciso esclarecer bem o que criticamos na questo de fins comerciais, pois temos tambm uma editora e podemos ser mal interpretados. bvio que o setor editorial esprita precisa ser profissional, movimentar dinheiro, contratar pessoas, trabalhar na base do profissionalismo e no do amadorismo. Isto tambm vale para uma escola, uma universidade, um empreendimento qualquer que leve o nome de esprita. Ou seja, temos pleno direito tico de vender um livro esprita (porque seno no podemos publicar outros), de cobrar um curso ou um congresso, para cobrir os custos e, inclusive, para reinvestirmos na prpria divulgao do espiritismo. O que criticamos, que prprio da mentalidade capitalista, quando passamos o lucro na frente do ideal. Ou seja, quando tramos os princpios da doutrina esprita, publicamos qualquer coisa, para ganhar dinheiro, fazemos qualquer negcio, para obter dividendos e buscamos com isso enriquecimento pessoal.

isso o que o capitalismo preconiza: lucro acima de tudo e princpios ticos totalmente descartveis e secundrios. A qualidade de um produto, as responsabilidades social, ideolgica, moral ficam subordinadas ao desejo de venda fcil. As editoras espritas que trabalham seriamente, com cultura e livros de contedo, sabem o quanto preciso se sacrificar para manter bem alto o ideal!

A falta do esprito crtico


O outro aspecto comprometedor que afasta o movimento esprita do rumo de Kardec a ausncia de criticidade, debates e exame livre das questes. Quando surgem s vezes alguns crticos, cometem o deslize que discutir pessoas, ao invs de discutir idias. Mas a grande maioria, acostumada cultura do brasileiro cordial, acrescida pelo esteretipo de esprita caridoso, no est habituada a nenhum exerccio de crtica construtiva. Considera-se que crtica falta de caridade. Ora, Kardec, nos 12 volumes da Revista Esprita, estabelecia um debate eloqente, ardido e, muitas vezes, usando aquele fino esprito francs de ironia, para colocar-se ante adversrios e para esclarecer questes polmicas. No que transformasse as pginas da Revista em arena de combate, mas no deixava de exercitar o saudvel esprito da anlise crtica, inclusive como instrumento de construo do conhecimento esprita.

Todos os grandes pensadores agiram assim. Basta lembrar Scrates, com sua fina ironia, debatendo com os sofistas; basta rememorar Descartes, com seu mtodo racionalista, desmontando a teologia jesutica. Toda a histria do pensamento humano constitui-se no debate de idias. Quando a discusso implicitamente proibida, cria-se o autoritarismo disfarado, a idolatria por lderes, que passam a pontificar sem nenhum questionamento, dominando as conscincias, e no h progresso e nem liberdade de pensamento. isso o que se v no meio esprita atualmente. Qualquer pessoa pode publicar, falar, pontificar o que for, e ningum rebate uma vrgula, ningum faz uma objeo. Por isso, multiplicamse os absurdos e estamos imersos numa avalanche de frivolidades. Enquanto no aprendermos a debater sem melindres, a discutir idias sem paixes pessoais, a criticar construtivamente e a exercitar o livre-exame (que j Lutero propunha h 500 anos), no teremos um movimento esprita esclarecido e progressista, que no engula mistificaes to grosseiras como essa das crianas ndigo. Obviamente que s possvel criticar construtivamente a partir de um conhecimento aprofundado das questes. Para isso, preciso estudar Kardec e procurar sempre ampliar o horizonte cultural.

10

Helosa Pires

Um exrcito salvador?
O ser humano adora o mgico; no tempo Seres azuis, privilegiados, escolhidos, podero mudar o planeta? Onde esto eles?
crianas azuis. Ah! Finalmente seramos salvos de ns mesmos; no pelo sangue de Jesus, nem pelos espritos de luz que nos protegem, estimulando-nos ao desenvolvimento espiritual... No, apenas um grupo de espritos vestidos de azul (minha sorte ento mudou), que comeariam auxiliando os pais na grande transformao do mundo de provas e expiaes para mundo feliz. Polticos corruptos, profissionais incompetentes, egosmo e orgulho, seriam varridos da Terra simplesmente com o trabalho de um punhado de crianas e adolescentes especiais. Onde est esse exrcito de seres luminosos e azulados? Entre os monges tibetanos, alguns to necessitados? Escondidos no Amazonas? Esperando com seus olhinhos espertos e suas flechas embebidas na essncia do amor, o momento de atingir os habitantes ainda necessitados moralmente desse planeta da cor do cu? E o que aconteceria ento? Todos se transformariam em anjos e toda a Terra seria um palco maravilhoso no qual permaneceramos abraados, mergulhados em nosso sonho cor do mar. Os pssaros comeariam a cantar , os animais irracionais ficariam com os olhos marejados pela emoo e at as serpentes, antes venenosas, ficariam dceis, amorosas. Se foi pela ao de Eva que perdemos o paraso, agora as crianas ndigos o devolvero; sentemos e esperemos que o milagre em breve vir. Como diria Raul Seixas, sentados, com a boca cheia de dentes esperando a mudana chegar...

e no espao criou histrias, mitos e as qualidades e defeitos do indivduo da Terra aparecem em mensagens fabulosas. Jung explica que temos em nosso psiquismo vrios arqutipos, entre os quais o sombra e o heri surgem at nas fbulas. No compreendemos que somos responsveis pela extino da sombra pelo heri, nossa luz interior, acesa por nossa capacidade de amar. O endeusamento dos mdiuns no tempo e no espao e sobretudo nas casas espritas, fruto desse desejo de milagre, da interveno espetacular do mundo espiritual para resolver nossos problemas. Uma varinha mgica transformaria nosso sofrido planeta em um mundo de paz. A guerra e o sofrimento desapareceriam, no devido ao nosso amadurecimento e trabalho, mas por processos misteriosos. Livros que apresentam anjos, viagens libertadoras at caminhos especiais, super heris, vendem mais do que qualquer outro no mundo todo. Nessa linha surgiu um livro: Crianas ndigo, trazendo seres especiais, com o corpo energtico azul, prontos a acabar com os problemas do nosso planeta que, mesmo azul, no conseguiu resolv-los. Alguns dizem que os fumantes ficam com o perisprito azul, o que mostra que a cor no to favorvel quanto imagina o casal que criou a teoria absurda das crianas ndigo. O interessante que os espritas, os ltimas convidados da parbola do Festim de Npcias, ficaram apaixonados pelas

11

12

Mas os definitivamente rebeldes, aqueles que se negarem a tingirem o seu perisprito de azul, o que acontecer com eles? Ah! Existe em outro livro, que alguns espritas adoram, que apresenta o Grande Planeta Chupo, que, com um aspirador, os transportar para um mundo atrasado. Perdero o paraso que espera o azulado , no conseguindo a libertao trazida pelo exercito ndigo. Enquanto isso ns, os bons, mas ainda no azuis, permanecemos sentados, no fazendo nada porque os meninos vieram para mudar; que eles faam tudo. Mas onde esto? Sa a procur-los. No os encontrei nos lares economicamente fartos, nas manses maravilhosas de Braslia ou de outro Estado. Tambm no estavam nos lares da classe mdia, menos ainda nas consideradas escolas boas de todo o Brasil. Ser que estariam na periferia? Nas favelas? Onde estariam escondidos os nossos jovens azuis, responsveis pela transformao milagrosa da Terra? No os encontrei. Crianas mais desenvolvidas intelectualmente do que as geraes anteriores sim, mas necessitadas moralmente, deprimidas, angustiadas, rotuladas de hiperativas e outros nomes especiais, precisando urgente da verdadeira educao, que convencionamos chamar de esprita, que vem j desde os druidas, antes de Jesus. Necessitam do despertar de conscincia do Mestre de Nazar, do amai o prximo como a si mesmo. Vi crianas e jovens desesperanados, olhos vermelhos, cambaleantes, dopados por drogas vrias, morrendo como se fossem pssaros frgeis. Encontrei olhos vazios de amor, frios, cruis, empunhando armas, tentando conseguir a ferro e fogo o amor que lhes falta e que julgam estar nas roupas

caras ou nos tnis importados. Enxerguei um exrcito de meninas grvidas, incompetentes para lidar com as prprias emoes e incapazes de educar os filhos que carregam no ventre. Ouvi filhos gritando com os pais e assustada percebi que os responsveis pela educao desses reencarnantes no sabiam o que fazer. Encontrei nos noticirios filhos matando seus pais ou avs. Mas onde estavam os ndigo? Teria o Planeta Chupo ficado confuso e conduzido o grupo especial para planetas primitivos? Ser que o comandante ndigo teria pensado que a Terra no teria mais jeito? Onde esto nossos ndigos? Continuei minha procura e encontrei crianas e jovens normais, muito inteligentes, porque vieram trabalhando as suas possibilidades de pensar atravs dos sculos, mas com necessidades morais, exigindo amor e trabalho dos pais. Senti a importncia da apresentao adequada do trabalho de Jesus para o despertar da fora interior; das explicaes dos livros bsicos de Kardec sobre o Orai e Vigiai do Cristo. Sorri feliz, lembrando que o futuro ser de luzes, no por milagre, nem pela presena de grupos azuis ou amarelos ou vermelhos, mas pela educao exercida atravs do esclarecimento da Doutrina Esprita, na conscientizao de que todos somos especiais, criados da mesma forma por Deus, necessitando do esforo prprio e da educao que dilata a capacidade de amar, a humildade e extingue o orgulho e o egosmo...

Rita Foelker

Crianas ndigo seriam mais evoludas espiritualmente?


A viso esprita e a teoria cientfica das inteligncias mltiplas tem tudo a ver. Mas a idia das crianas ndigo e cristal no fazem sentido.
Quando escrevi pela primeira vez sobre os ndigos, em fevereiro de 2006 para o site da Fundao Esprita Andr Luiz *, meu objetivo era levantar alguns pontos de reflexo entre os espritas, porque observava um nmero crescente de questes relacionadas ao tema nos grupos onde comparecia para dar palestras e seminrios. Muitos pais me procuravam para falar de suas crianas e solucionar dvidas. Na tentativa de me informar melhor sobre o assunto, j que no prudente falar de coisas sobre as quais pouco ou nada se sabe, busquei informaes e notei, nos materiais pesquisados, diversas e graves incongruncias em relao aos conceitos espritas que me acompanham h mais de vinte anos, incongruncias que tornavam a tese das crianas ndigo, no mnimo, incompatvel com os princpios do Espiritismo. Apesar disso, temos visto o interesse entre os espritas aumentar, havendo pouco ou nenhum critrio doutrinrio nas afirmaes que se ouvem em palestras promovidas por entidades espritas e que se lem nos artigos e publicaes espritas referentes aos ndigos e, tambm, s chamadas crianas cristal. Instituies idneas que patrocinam tais eventos e publicaes, e que associam seus nomes divulgao da tese dos ndigos e cristais, talvez ignorem certos fatos relevantes. At onde nos dado saber, Nancy Ann Tappe foi a primeira pessoa a identificar e a escrever sobre as crianas ndigo, denominao que, segundo ela mesma, refere-se cor de sua aura, indicativa de qualidades espirituais bastante diferenciadas das outras crianas. Tais qualidades seriam devidas sua misso de colaborar com a presente fase da evoluo de nosso planeta e, por esta razo, estariam reencarnando na Terra a partir da dcada de 70. As primeiras comunicaes (ou canalizaes) a respeito da misso dos ndigos nos chegaram a princpio por um nico mdium, Lee Carroll, nas comunicaes de um nico esprito, Kryon. No houve o que Herculano Pires chamou de uma invaso organizada dos Espritos elevados, mas o trabalho isolado de um indivduo que ganhou adeptos e publicidade, o que explica a multiplicidade de grupos compartilhando atualmente as mesmas idias. Somente isto j vai de encontro ao princpio da universalidade dos ensinos dos espritos, critrio que Kardec recomendou para se avaliar a veracidade do contedo de uma mensagem. Algum, entretanto, poderia argumentar que no importa muito quem descobriu o fato das crianas ndigo e cristal, quem primeiro trouxe baila tais idias, se encontrarmos formas de justificar tal crena dentro de critrios racionais e lgicos do Espiritismo. Contudo tal justificao, com o rigor que ela exigiria, no existe. E as caractersticas e o comportamento observados nessas crianas, descritos inclusive na obra dos prprios Carroll e Tober, os co-autores de Indigo Children, esto muito longe de testemunhar algum progresso espiritual excepcional.

13

O ponto de vista das inteligncias mltiplas Diferente da tese dos ndigos e cristais, a teoria das inteligncias mltiplas possui credibilidade cientfica e conta com mais de vinte anos de pesquisas srias. Na dcada de 80, Howard Gardner, psiclogo de Harvard, comeou a questionar as formas de avaliar a inteligncia como uma capacidade inata, geral e nica, dirigida manipulao de conceitos lgico-matemticos e lingsticos. Ao acompanhar o desempenho profissional de diversas pessoas, o psiclogo se surpreendeu ao verificar que muitos daqueles que alcanaram sucesso e viviam satisfatoriamente, haviam sido alunos fracos ou medocres, enquanto aqueles que haviam sido estudantes aplicados e tirado boas notas nem sempre obtinham semelhante xito. Questionando o tipo de avaliao feita nas escolas, ele verificou que elas no incluam capacidades que eram essenciais para a realizao e a felicidade humanas. Graas ao desenvolvimento das tecnologias de investigao do crebro, Gardner provou que as demais faculdades, desprezadas pela escola, tambm so produto de processos mentais e passveis de se desenvolverem. Concebeu a partir da uma ampliao no espectro das inteligncias para abarcar habilidades musicais, cinestsicas, interpessoais, intrapessoais, lgicomatemticas, lingstico-verbais, espaciais**, considerando cada uma delas uma capacidade em si mesma de resolver problemas e desenvolver produtos significativos numa comunidade ou ambiente cultural. O que me chamou a ateno, no primeiro seminrio sobre inteligncias mltiplas de que participei, foi a coerncia destas idias com os postulados da Filosofia Esprita. Por exemplo, foi constatado que todos os seres humanos possuem todos estes tipos de inteligncia, o que concorda perfeitamente com a concepo esprita da Lei de Igualdade. O que cada ser possui, de fato, so diferentes graus de desenvolvimento para cada uma das inteligncias. (Quer dizer que alguns tm maior progresso nas habilidades musicais, enquanto outros so proficientes em matemtica, ou em desenho.)

A Doutrina Esprita tambm nos diz que todos possumos os germes de todas as faculdades, que apenas aguardam para desabrochar em ns, o que ocorre num processo que obedece Lei de Evoluo. Voltando anlise do comportamento dos ndigos, notamos que eles possuem desenvolvimentos bastante desiguais dentro do quadro das inteligncias mltiplas. Suas caractersticas agressivas, a dificuldade de convivncia e de compreenso do outro, as suas reaes violentas e gestos francamente cruis, mostram que pouco evoluram no aspecto interpessoal, embora possam apresentar desempenho surpreendente em outros setores. Os impulsos autodestrutivos com a drogadico, revelam baixa auto-estima, relacionada a uma inteligncia intrapessoal ainda pouco desenvolvida. O argumento ganha fora quando nos lembramos de que toda a doutrina do Cristo, modelo mximo de evoluo moral para o nosso planeta, era voltada ao cultivo de habilidades intrapessoais e interpessoais: aprender a amar a si mesmo, amar o prximo, perdoar, ser humilde e compreensivo, oferecer ao ofensor a outra face. O desequilbrio emocional em muitas dessas crianas mostra o quanto elas ainda tm de caminhar para atingir um alto grau de evoluo como Espritos alis, tanto quanto cada um de ns. Seria preciso desconhecer tais implicaes da teoria das inteligncias mltiplas, do Cristianismo e do prprio Espiritismo, para aceitar que crianas chamadas ndigo so espiritualmente superiores a qualquer outra.
* Refere-se ao texto Crianas ndigo: uma simples opinio, que pode ser acessado em http://www.feal.com. br/colunistas.php?col_id=20 ** A classificao alterou-se daquela poca at hoje, at mesmo pela contribuio de outros pesquisadores. Mas a concepo original de Gardner ainda persiste.

14

Dora Incontri Alessandro Cesar Bigheto

A Pedagogia Esprita e as crianas ndigo


Devendo fundar a era do progresso moral, a nova gerao distinguese por uma inteligncia e uma razo geralmente precoces, aliadas ao sentimento inato do bem e das crenas espiritualistas, o que constitui o sinal indubitvel de um certo grau de adiantamento anterior. Allan Kardec
Cabe Associao Brasileira de Pedagogia Esprita se manifestar oficialmente a respeito do tema crianas ndigo, j que se trata de um assunto eminentemente pedaggico. lamentvel que dentro da tradio pedaggica esprita que temos no Brasil, desde Eurpedes Barsanulfo, passando por Anlia Franco, Ney Lobo, Herculano Pires e hoje, alcanando foros de movimento nacional, com cidadania acadmica, aparea em nosso meio um modismo pedagogicamente perigoso como esse das crianas ndigo. Algumas questes so muito graves do ponto de vista pedaggico: em primeiro lugar, a concepo elitista, eugenista, de classificar os seres humanos, que fere o princpio da igualdade entre todos. Filhos geneticamente modificados seriam superiores (fisicamente) aos pais e em toda a literatura ndigo, a interferncia educacional da famlia parece um estorvo na vida das realezas ndigo! Segundo ponto que nos parece particularmente problemtico justamente a recomendao de uma certa renncia funo educativa dos pais e responsveis, j que as crianas ndigo j vm prontas. Alis, na teoria original, so anjos extra-terrestres! Ora, sabemos que todos os Espritos que reencarnam na terra, mesmos o mais evoludos (que no o caso desse modelo apresentado por Lee Carrol e Jan Tober e, mais particularmente por Nancy Ann Tappe, de crianas que matam, que roubam e com tendncias viciosas), precisam de um processo educativo. claro, que a educao deve ser amorosa, respeitosa da personalidade reencarnante mas isso vale para toda e qualquer criana, alis, para todo e qualquer ser humano. No livro Educando Crianas ndigo, entre outras heresias pedaggicas, que fariam Comenius e Pestalozzi perderem as estribeiras, o autor Egidio Vecchio diz que a criana ndigo: Necessita da parceria de pais e professores que se adaptem sua condio atpica, em lugar de, como acontece freqentemente, pretender adapt-la a uma educao voltada aos que no possuem os mesmos recursos de que os ndigo dispem. Ou seja, elas so to diferentes, que todos precisam se adaptar a elas e s elas merecem ou devem ter uma educao nova e diferente. Desde o sculo de Comenius, os grandes educadores vm lutando para promover uma reforma completa no modo de educar, que atinja a todos os seres humanos indistintamente e no alguns privilegiados, que supostamente sejam melhores que os outros. J se imaginou o tamanho da vaidade, da prepotncia e do orgulho que esse absurdo educacional vai provocar nessas mentes que esto chegando? Dizer a uma criana que preciso aceitar que um ser diferente dos outros cria de imediato um abismo nas relaes humanas e um soberano desprezo pelo resto da humanidade. A proposta pode criar monstrinhos que se julguem acima do bem e do mal e que no tenham a mnima noo de convivncia igualitria com o prximo. E pensar que estamos desenvolvendo seriamente uma proposta baseada em Comenius, Rousseau, Pestalozzi, Kardec, com inspirao nos grandes educadores espritas brasileiros, e dentro do prprio movimento, ignorando ostensivamente o esforo de se firmar uma Pedagogia Esprita consistente e atual, escapa-se por esse delrio pedaggico que, se aplicado, tender a deformar as personalidades do futuro!

15

Diretrizes da Pedagogia Esprita:


Todas as crianas so iguais e todas so deferentes, cada qual trazendo sua bagagem milenar. No podem ser classificadas em categorias. Cada criana nica. As crianas que esto chegando podem ser mais adiantadas que as geraes passadas, mas isso faz parte do processo natural de evoluo do ser humano. Esse adiantamento pode ser setorial: em alguns campos especficos, mas no se tratam de espritos puros, que j realizaram suas potencialidades. Espritos inteligentes podem ter graves desajustes emocionais, que precisam ser cuidados. Todos os seres humanos precisam de educao. Educao com liberdade, amor, respeito, atividade. Mas ningum pode se desenvolver na terra sem um processo pedaggico. Existe a urgncia de uma nova educao, que atenda aos anseios dos espritos que esto voltando, mais sedentos de aprendizagem, mais questionadores. A Educao tradicional no serve mais no sculo XXI. Mas esta revoluo pedaggica para todos. Toda teoria pedaggica tem de ter respaldo cientfico, coerncia filosfica e parmetros altamente morais. Lidar com a mente infantil grave responsabilidade. Intuies, revelaes e orientaes do mundo espiritual para a prtica pedaggica devem ser sempre analisadas com muito critrio e esprito crtico e os vivos da terra que tm a responsabilidade de constituir novas propostas pedaggicas. A Pedagogia Esprita coloca nfase no aspecto moral da educao, pois trata-se do maior dficit da humanidade. Precisamos desenvolver as potencialidades divinas do ser humano (de todos os seres humanos). A Pedagogia Esprita necessariamente inclusiva, dirigindo-se a todas as pessoas, de todas as idades, de todas as condies, porque enxerga sempre em todas as criaturas a alma imortal, herdeira da divindade.

Associao Brasileira de Pedagogia Esprita www.pedagogiaespirita.org.br pedagogiaesprita@uol.com.br 11- 4032 8515


Jornalista responsvel por esta publicao: Dora Alice Colombo - MTb17.477

You might also like