You are on page 1of 7

Vestibular1 – A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.

br

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS GEOGRAFIA VI
01) Observe a paisagem da cidade do Rio de Janeiro para responder à questão.

Assinale a alternativa que identifica características morfoclimáticas da paisagem apresentada. Domínio Morfoclimático a) do cerrado b) do cerrado c) mares de morros d) mares de morros e) das pradarias Importante Ação Humana na Paisagem Retificação do litoral para evitar a erosão das águas do ar nos espaços construídos Formação de aterro para destino do lixo urbano Desmatamento para a ampliação da área urbanizada Aprofundamento dos rios para eliminar problema de enchentes na área urbana Reflorestamento para evitar o aparecimento de "ilhas de calor"

Alternativa C

A paisagem revela o morro do Pão de Açúcar (RJ), área de falhamento geológico bastante desgastado pela erosão devido à idade geológica antiga (Mares de Morros arredondados). Nota-se ainda que a paisagem foi fortemente modificada pelo homem (ação antrópica) devido ao processo de urbanização, muito intenso nessas últimas décadas.

02) O mapa representa dois graves problemas ambientais no Brasil. Identifiqueos seqüencialmente:

Poluição pela emissão de CFC's e desmatamento. sobretudo na Amazônia (área I). os grandes proprietários desestimulam a permanência de agricultores com o mito da falta de água.vestibular1. pois os sertanejos. já se adaptaram à seca desenvolvendo técnicas próprias.Vestibular1 – A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www. que não lhe permite utilizá-lo mesmo às margens dos açudes. e) verdadeiro. Inversão térmica e desmatamento. não se sustentando mais o mito da seca. além da contaminação do solo e do cerrado (área II) devido à expansão da fronteira agricola com mecanização da lavoura da soja. açudes. b) falso. enquanto que a maioria da população. Inversão térmica e contaminação do solo e da água pela mineração. Poluição pela emissão de CFC's e contaminação do solo por agrotóxicos. barragens e represas armazenam muita água sem contudo melhorar a vida de milhões de sertanejos. com os assentamentos no Sertão. Alternativa A O mapa indica dois problemas ambientais muito sérios. pois. pobre e . com a queimada e desmatamento. cuja ocorrência vem se intensificando. atualmente. pois. c) exagerado. pois.com. Os interesses dos grandes proprietários e dos políticos da região são prontamente atendidos.br a) b) c) d) e) Desmatamento e contaminação do solo e da água por agrotóxicos. 03) "No Nordeste. Alternativa E Efetivamente os grandes projetos e obras realizadas durante os últimos anos no Nordeste não foram suficientes para sanar o problema maior que é a falta de água devido a escassez de chuvas. ao longo dos séculos de convivência." Sobre o texto pode-se afirmar que é a) falso. as obras realizadas atendem somente aos interesses dos grandes proprietários. a rede de açudes e projetos de irrigação cobre todo o semi-árido. de modo geral. pois o problema do sertanejo está na pequena fertilidade do solo. d) ultrapassado.

a) b) c) d) e) Os números I. sobretudo com relação à soja e ao algodão que estão em processo de expansão pela região. terciário e primário. abrindo inclusive a fronteira ecológica dos cerrados para a agricultura seria impossível sem os melhoramentos genéticos. 04) "A rápida expansão da área cultivada deste produto. p." Becker & Egler . 05) Considere o gráfico para responder à questão. Adas. c) a cana-de-açucar.Brasil. os setores primário. terciário. primário e secundário. 1998 p. secundário e primário. Panorama Geográfico do Brasil.495. secundário. deixando claro a falta de vontade política para uma solução definitiva. respectivamente. b) a soja.195. e) o fumo. terciário e secundário.com.br desassistida. d) o café. terciário. BRASIL: DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA POR SETORES DE PRODUÇÃO ( em %) Fonte: M. secundário. uma nova potência regional na economia-mundo. Alternativa E .Vestibular1 – A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www. não tem acesso aos mesmos benefícios. primário e terciário. a mecanização e a implantação de larga escala de pontos de beneficiamento.vestibular1. Alternativa B O centro-oeste (cerrado) tem experimentado um enorme desenvolvimento agrícola nos últimos anos ao ficar constatada a qualidade do solo da região além da possibilidade de mecanização da lavoura. O produto a que se refere o trecho acima é a) a laranja. II e III identificam.

Vestibular1 – A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www. a população das áreas metropolitanas apresentou um crescimento de 45%.vestibular1. a população rural voltou a migrar para as metrópoles. sobretudo SP e RJ. sobretudo em Belém e no Rio de Janeiro.7% enquanto que as regiões metropolitanas cresceram 45%. etc.br O gráfico evidencia os setores que vem se destacando na atividade econômica brasileira ou seja. entre os anos 70 e 80. uma vez que o êxodo rural perdeu a força em virtude das crises e da violência urbana. acompanhando o que ocorreu com as Metrópoles Nacionais SP e RJ. Tal fato decorre da incapacidade dessas áreas em abrigar enormes contingentes populacionais pois não foram preparadas para isso e cresceram desordenadamente. superando inclusive o crescimento da população do país. o processo de metropolização a) está estagnado. Está havendo uma tendência ao crescimento das pequenas e médias cidades em detrimento das grandes. primário (II) atividade da agropecuária e secundário (III) indústria e construção. sobretudo devido ao menor crescimento das metrópoles de São Paulo e Rio de Janeiro. e) atingiu o nível dos países mais industrializados e. o Brasil cresceu 27. 06) No Brasil. Alternativa B Nas décadas de 70 e 80 houve enorme crescimento das áreas metropolitanas. com o esgotamento das fronteiras agrícolas. Atualmente. 07) Observe o climograma para responder à questão A análise do climograma permite afirmar que ele é representativo de uma paisagem . tendo como um dos fatores de crescimento o aumento do emprego na indústria. c) acelerou-se . não deve mais crescer nas próximas décadas. trânsito. d) continua no mesmo ritmo. portanto. no mesmo período. b) teve sua intensidade reduzida. ou seja. atendimento médico. porque. o terciário (I) comércio e serviços. provocando graves problemas como falta de moradia. Na atualidade verifica-se uma desaceleração no ritmo de crescimento das áreas metropolitanas.com. escolas.

equatorial. 1999). .vestibular1. respectivamente. Região Administrativa: O critério da regionalização é principalmente de ordem natural.com. aos mapas: Alternativa D Trata-se de duas visões com critérios que se completam onde verificamos no primeiro mapa a divisão tradicional com as cinco grandes regiões Norte. subtropical. Sudeste. recoberta por vegetação de cactáceas. mediterrânea.Vestibular1 – A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www. Nordeste. As chuvas abundantes são responsáveis por uma enorme rede hidrográfica formada por rios permanentes (perenes). Região Geoeconômica: O critério da regionalização é basicamente socioeconomico e não considera os limites estaduais. temperada. (VESENTINI. Esses textos referem-se. com pequena amplitude térmica. 1998) II. Cada complexo regional tem características importantes em comum que ultrapassam as divisões político-administrativas dos estados. Alternativa E O climograma evidencia grande quantidade de chuva ao longo do ano. 09) A grande concentração industrial da China está na sua parte leste. recoberta por vegetação florestal do tipo perene e latifoliada. com vegetação de bosques que perdem as folhas no inverno. com vegetação rasteira do tipo pradaria. Nordeste e Centro Sul. 08) Considere os textos: I. (IBGE. onde se desenvolve uma vegetação florestal heterogênea (biodiversidade) e com folhas longas e abundantes (latifoliada). enquanto que no 2o mapa a divisão é Amazônia. considerando ainda aspectos socioeconômicos. sobretudo no verão (2o semestre) e temperaturas elevadas ao longo do ano. que respeita os limites estaduais.br a) b) c) d) e) tropical. recoberta por vegetação arbustiva-herbácea do tipo cerrado. Esta divisão. Tais condições ocorrem em áreas tropicais do globo. corresponde à divisão oficial do território brasileiro (IBGE) e é utilizada para fins estatísticos e didáticos. com clima equatorial. Centro-Oeste e Sul.

Implantação de indústrias coletivas. onde a presença do Estado Chinês é quase inexistente. tais como mão de obra barata (US$ 25 por mês e 12 horas de trabalho diário). permitindo uma melhor distribuição industrial na porção leste.vestibular1. além de tecnologia e experiência de gestão empresarial. Área de grande concentração metalúrigica e eletrônica. . A industrialização é forte na região com o desenvolvimento de tecnologia (eletrônica) e também novas formas de gestão empresarial. por pertencer ao Reino Unido.br a) b) c) d) e) Assinale a alternativa que identifica a informação representada em I Área de investimento estrangeiro maciço. b) as soluções estatais para conservação do solo têm garantido aos agricultores alta produtividade. tem abertura para o comércio mundial. Área de Hong Kong e que.Vestibular1 – A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www. e) as empresas agrícolas apresentam.com. com produção para exportação. tratores e máquinas agrícolas (indústria) além de mercado consumidor. Concentração de mão-de-obra barata devido à falência do sistema comunista. d) atualmente em muitas áreas ocorre uma subordinação do campo à cidade. 10) Sobre a agricultura mundial podemos afirmar que a) ainda hoje temos o comando da economia dos países exercido pelo meio rural. tais como: financiamento (banco) adubo/fertilizante. c) a agricultura itinerante permite um aproveitamento racional do solo. atualmente. um domínio absoluto do solo rural na América Latina. Alternativa D A subordinação do campo aos interesses da cidade ocorre na medida em que verificamos a necessidade e a dependência da atividade agrícola de produtos ou serviços obtidos junto a área urbana. Alternativa A A região delimitada é caracterizada pela presença de empresas privadas cujo objetivo é o de explorar as vantagens competitivas oferecidas pelo governo chinês.

c) da CEI. Sene & Moreira. entre outros. Deve-se lembrar que no gráfico participam países como Austrália. II.M. Indonésia. b) da Bacia do Pacífico. Vietnam e China). (Organização Mundial do Comércio) I. . Tailândia.86. 1998. c) I e IV.br 11) A questão está relacionada ao gráfico e às informações abaixo. em especial os tigres asiáticos antigos (Hong Kong. América do Norte e Japão) no comércio mundial e ao mesmo tempo a pequena participação dos países pobres. Nesta última década.Vestibular1 – A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www. estão corretas somente a) I e II. Os produtos agrícolas representam mais da metade das mercadorias comercializadas no mundo. PARTICIPAÇÃO DOS CONJUNTOS REGIONAIS NO COMÉRCIO MUNDIAL (em valores) (1995) Fonte: O. p. Alternativa B O Japão exerce enorme influência (hegemonia) sobre a região do Pacífico.com.vestibular1.C. e) II e IV. Brasil. os chamados novos países industriais deixaram de participar do comércio mundial. Alternativa C O gráfico deixa bem clara a enorme participação dos países ricos (Europa Ocidental. Dentre essas informações. Geografia. d) II e III. A participação dos países subdesenvolvidos é pequena no comércio mundial. Cingapura. e) da OTAN. III. 12) "Japoneses investem cada vez mais nos seus vizinhos para criar mercados para suas próprias exportações". O Japão é claramente hegemônico em sua região e essa posição fica bem evidente no conjunto de países a) da Ásia Meridional. IV. Taiwan e Coréia do Sul) e os novos (Malásia. Argentina. d) do NAFTA. O funcionamento do comércio mundial é fortemente comandado pelos países mais ricos do mundo. b) I e III. Tal influência se dá pelos vultosos investimentos cujo objetivo é o de produzir/exportar. Filipinas.