You are on page 1of 20

-PBLICO-

N-2833

REV. A

06 / 2013

Formulrios e Listas para Projetos de Instrumentao


Padronizao
Esta Norma substitui e cancela a sua reviso anterior. Cabe CONTEC - Subcomisso Autora, a orientao quanto interpretao do texto desta Norma. A Unidade da PETROBRAS usuria desta Norma a responsvel pela adoo e aplicao das suas sees, subsees e enumeraes.

CONTEC
Comisso de Normalizao Tcnica

Requisito Tcnico: Prescrio estabelecida como a mais adequada e que deve ser utilizada estritamente em conformidade com esta Norma. Uma eventual resoluo de no segui-la (no-conformidade com esta Norma) deve ter fundamentos tcnico-gerenciais e deve ser aprovada e registrada pela Unidade da PETROBRAS usuria desta Norma. caracterizada por verbos de carter impositivo. Prtica Recomendada: Prescrio que pode ser utilizada nas condies previstas por esta Norma, mas que admite (e adverte sobre) a possibilidade de alternativa (no escrita nesta Norma) mais adequada aplicao especfica. A alternativa adotada deve ser aprovada e registrada pela Unidade da PETROBRAS usuria desta Norma. caracterizada por verbos de carter no-impositivo. indicada pela expresso: [Prtica Recomendada]. Cpias dos registros das no-conformidades com esta Norma, que possam contribuir para o seu aprimoramento, devem ser enviadas para a CONTEC - Subcomisso Autora. As propostas para reviso desta Norma devem ser enviadas CONTEC Subcomisso Autora, indicando a sua identificao alfanumrica e reviso, a seo, subseo e enumerao a ser revisada, a proposta de redao e a justificativa tcnico-econmica. As propostas so apreciadas durante os trabalhos para alterao desta Norma. A presente Norma titularidade exclusiva da PETRLEO BRASILEIRO S.A. - PETROBRAS, de uso interno na PETROBRAS, e qualquer reproduo para utilizao ou divulgao externa, sem a prvia e expressa autorizao da titular, importa em ato ilcito nos termos da legislao pertinente, atravs da qual sero imputadas as responsabilidades cabveis. A circulao externa ser regulada mediante clusula prpria de Sigilo e Confidencialidade, nos termos do direito intelectual e propriedade industrial.

SC - 10
Instrumentao e Automao Industrial

Apresentao
As Normas Tcnicas PETROBRAS so elaboradas por Grupos de Trabalho - GT (formados por Tcnicos Colaboradores especialistas da Companhia e de suas Subsidirias), so comentadas pelas Unidades da Companhia e por suas Subsidirias, so aprovadas pelas Subcomisses Autoras - SC (formadas por tcnicos de uma mesma especialidade, representando as Unidades da Companhia e as Subsidirias) e homologadas pelo Ncleo Executivo (formado pelos representantes das Unidades da Companhia e das Subsidirias). Uma Norma Tcnica PETROBRAS est sujeita a reviso em qualquer tempo pela sua Subcomisso Autora e deve ser reanalisada a cada 5 anos para ser revalidada, revisada ou cancelada. As Normas Tcnicas PETROBRAS so elaboradas em conformidade com a Norma Tcnica PETROBRAS N-1. Para informaes completas sobre as Normas Tcnicas PETROBRAS, ver Catlogo de Normas Tcnicas PETROBRAS. . PROPRIEDADE DA PETROBRAS 19 pginas, ndice de Revises e GT

-PBLICO-

N-2833
Prefcio

REV. A

06 / 2013

Esta Norma PETROBRAS a fuso de outras normas, unidas com o intuito de facilitar a busca e o acesso a formulrios e listas utilizadas em projetos de instrumentao.

1 Escopo
1.1 Esta Norma padroniza formulrios e listas utilizados nos projetos de instrumentao da PETROBRAS. No pretende esgotar todas as variaes e necessidades dos diversos rgos da PETROBRAS, mas antes disciplinar o contedo e a apresentao dos formulrios e listas.

1.2 Esta Norma se aplica a procedimentos iniciados a partir da data de sua edio.

1.3 Esta Norma contm somente Requisitos Tcnicos.

2 Referncias Normativas
Os documentos relacionados a seguir so indispensveis aplicao deste documento. Para referncias datadas, aplicam-se somente as edies citadas. Para referncias no datadas, aplicam-se as edies mais recentes dos referidos documentos. PETROBRAS N-76 - Materiais de Tubulao para Instalaes de Refino e Transporte;

PETROBRAS N-381 - Execuo de Desenhos e Outros Documentos Tcnicos em Geral; PETROBRAS N-1913 - Preparao de Requisio de Material; PETROBRAS N-1931 - Material de Tubulao para Instrumentao; ABNT NBR 10068 - Folha de Desenho - Leiaute e Dimenses.

3 Condies Gerais
3.1 No Anexo A desta Norma so apresentados os modelos e suas respectivas instrues para preenchimento.

3.2 Os formulrios e listas padronizados devem ser obtidos dos arquivos editveis e reproduzidos para sua utilizao rotineira.

3.3 Para preencher o cabealho e o rodap dos formulrios e listas padronizados, obedecer PETROBRAS N-381.

3.4 O preenchimento dos formulrios e listas deve atender as condies gerais, as condies especficas e as instrues listadas junto a cada figura respectiva.

3.5 Todos os campos de qualquer formulrio devem estar preenchidos; quando o campo no for utilizado, escrever um trao.

-PBLICO-

N-2833

REV. A

06 / 2013

3.6 Sempre que um formulrio padronizado em papel for substitudo por um equivalente em meio eletrnico, a forma s deve ser alterada por aceitao formal da PETROBRAS. O contedo deve, obrigatoriamente, ser o mesmo do formulrio que foi substitudo.

4 Condies Especficas
4.1 Capa - Figuras A.1 e A.2 Os formulrios representados nas Figuras A.1 e A.2 devem ser usados para compor os demais documentos.

4.2 Lista de Cabos - Figuras A.3 e A.4 A lista de cabos deve ser sempre precedida de folha capa, conforme Figura A.1 desta Norma ou Figura A.1 da PETROBRAS N-381, conforme o formato da lista.

4.3 Lista de Instrumentos - Figura A.5

4.3.1 A lista de instrumentos deve ser sempre precedida de folha capa, conforme a Figura A.1 desta Norma.

4.3.2 As abreviaturas para o campo locao devem ser de acordo com a Tabela 1.

Tabela 1 - Abreviaturas Utilizadas no Campo de Locao


Abrev. BC BL IHM L PC PES PL UC Descrio Bastidor Central Bastidor Local Interface com o Operador SDCD ou SCADA Local Painel Central Programmable Electronic System Painel Local Unidade de Controle do SDCD ou CLP ou SCADA

4.4 Detalhes de Instalao - Figuras A.6 a A.8

4.4.1 Os detalhes de instalao devem ser sempre precedidos de folha capa, conforme a Figura A.1 desta Norma.

4.4.2 A folha ndice pode ser dispensada caso o documento tenha at 15 folhas.

4.4.3 O sumrio de material da Figura A.8 componente obrigatrio do documento.

4.4.4 As abreviaturas utilizadas devem ser, conforme Tabelas 2 e 3.

-PBLICO-

N-2833

REV. A

06 / 2013

Tabela 2 - Abreviaturas Utilizadas nos Detalhes de Instalao ao Processo


Abrev. AC AI AL AEC AEP AER CC CCT DE DN EMAC EMAP EMAR EMEC EMEP EMER ES Descrio Ao-Carbono Ao Inox Ao Liga Ambas Extremidades Chanfradas Ambas Extremidades Planas Ambas Extremidades Roscadas Com Costura Conexo a Compresso para Tubo (Tubing) Dimetro Externo Dimetro Nominal Extremidade Maior Chanfrada Extremidade Maior Plana Extremidade Maior Roscada Extremidade Menor Chanfrada Extremidade Menor Plana Extremidade Menor Roscada Encaixe para Solda Abrev. ESP NRE PAM PAE PC PL RO S/C UEP UER UEC VAG VGA VGL VES VDF Descrio Espessura de Parede Niple de Reduo Parafuso de Mquina Parafuso Estojo Ponta Chanfrada Ponta Lisa Roscado Sem Costura Uma das Extremidades Plana Uma das Extremidades Roscada Uma das Extremidades Chanfrada Vlvula Agulha Vlvula Gaveta Vlvula Globo Vlvula Esfera Vlvula Diafragma

Tabela 3 - Abreviaturas Utilizadas nos Detalhes de Instalao Eltrica


Abrev. EU EUF EUM SV SH SVH Descrio Unio macho/fmea a prova de exploso Unio fmea/fmea a prova de exploso Unio macho/macho a prova de exploso Selo vertical Selo horizontal Selo vertical/horizontal Abrev. SVD SHD ERE EF EFF EFM Descrio Selo vertical com dreno Selo horizontal com dreno Bucha de reduo a prova de exploso Eletroduto flexvel macho/fmea a prova de exploso Eletroduto flexvel fmea/fmea a prova de exploso Eletroduto flexvel macho/macho a prova de exploso

4.5 Requisio de Material (RM) - Geral - Figuras A.9 a A.12

4.5.1 A RM deve ser sempre precedida de folha capa, conforme a Figura A.1 da PETROBRAS N-381.

4.5.2 A PETROBRAS N-1913 deve ser utilizada na preparao das RMs.

4.6 Requisio de Material - Cabos - Figuras A.13 a A.42 A RM de cabos deve ser sempre precedida de folha capa conforme a Figura A.1 da PETROBRAS N-381.

-PBLICO-

N-2833
5 ndice do Anexo A

REV. A

06 / 2013

a) documentos gerais: Figura A.1 - capa para documento, no formato A3; Figura A.2 - ndice para documento, no formato A3; b) lista de cabos para instrumentao: Figura A.3 - lista de cabos para instrumentao, no formato A3; Figura A.4 - lista simplificada de cabos para instrumentao, no formato A4; c) lista de instrumentos: Figura A.5 - lista de instrumentos, no formato A3; d) detalhes de instalao: Figura A.6 - detalhe de instalao ao processo, no formato A3; Figura A.7 - detalhe de instalao pneumtico e eltrico, no formato A3; Figura A.8 - sumrio para detalhe de instalao, no formato A3; e) requisio de material - geral: Figura A.9 - objeto da requisio, no formato A4; Figura A.10 - documentos tcnicos exigidos, no formato A4; Figura A.11 - destinatrio dos documentos, no formato A4; Figura A.12 - condies gerais, no formato A4; f) Figura A.13 - requisio de material - cabo eltrico de instrumentao, no formato A4; g) Figura A.14 - requisio de material - cabo tico de instrumentao, no formato A4.

-PBLICO-

N-2833

REV. A

06 / 2013

Anexo A - Figuras e Tabelas

Figura A.1 - Formulrio - Capa para Documento, no Formato A3

Tabela A.1 - Instrues de Preenchimento dos Campos da Figura A.1


Campo 1 2 3 4 5 6 Descrio Indicar a reviso da folha correspondente. Indicar a reviso do documento. Descrever a reviso efetuada. Reservado para indicao de desenhos de referncia. Indicar as abreviaturas utilizadas, de acordo com o 4.4.4. Notas gerais.

-PBLICO-

N-2833

REV. A

06 / 2013

Figura A.2 - Formulrio - ndice para Documento, no Formato A3

Tabela A.2 - Instrues de Preenchimento dos Campos da Figura A.2


Campo 1 Descrio Listar os tags dos instrumentos em ordem alfabtica.

-PBLICO-

N-2833

REV. A

06 / 2013

Figura A.3 - Formulrio - Lista de Cabos para Instrumentao no, Formato A3

Tabela A.3 - Instrues de Preenchimento dos Campos da Figura A.3


Campo 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 Descrio Indicar o tag do instrumento. Indicar a identificao do terminal no instrumento. Indicar a identificao do cabo, conforme o critrio do projeto. Indicar a identificao do fio (cor) no cabo. Indicar o comprimento do cabo levantado no projeto. Indicar o comprimento do cabo realmente instalado (conforme construdo). Indicar a identificao da bobina de onde deve ser retirado este cabo. Indicar a identificao da caixa de juno. Indicar a identificao da rgua dentro da caixa de juno. Indicar a identificao dos terminais dentro da caixa de juno. Indicar a identificao do multicabo. Indicar a identificao do par (nmero) e do fio (cor) do multicabo. Indicar a identificao da bobina de onde deve ser retirado este multicabo. Indicar o nmero da seo do painel ou armrio. Indicar o nmero da rgua de bornes no painel ou armrio. Indicar o nmero do terminal no painel ou armrio. Indicar os documentos onde pode ser encontrado o encaminhamento do multicabo da caixa de juno ao painel ou armrio de destino. Notas relativas linha. Notas gerais.

-PBLICO-

N-2833

REV. A

06 / 2013

Figura A.4 - Formulrio - Lista de Cabos para Instrumentao Simplificada, no Formato A4 Tabela A.4 - Instrues de Preenchimento dos Campos da Figura A.4
Campo 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Descrio Indicar a identificao do cabo, conforme o critrio do projeto. Indicar o ponto de origem do cabo. Indicar o ponto de destino do cabo. Indicar o comprimento do cabo levantado no projeto. Indicar o comprimento do cabo realmente instalado (conforme construdo). Indicar a identificao da bobina de onde deve ser retirado este cabo. Indicar os documentos onde pode ser encontrado o encaminhamento do cabo desde a origem at o destino. Notas relativas linha. Indicar a identificao da bobina constante desta folha. Indicar o comprimento total de cabos da bobina citada no campo 9, constantes desta folha. Notas gerais.

-PBLICO-

N-2833

REV. A

06 / 2013

Figura A.5 - Formulrio - Lista de Instrumentos, no Formato A3

Tabela A.5 - Instrues de Preenchimento dos Campos da Figura A.5


Campo 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 Descrio Indicar a identificao (tag) do instrumento. Indicar a locao do instrumento, de acordo com as abreviaturas em 4.3.2. Indicar o servio, o nmero da linha ou do equipamento. No caso de vlvula de controle e placa de orifcio, o nmero da linha deve ser indicado. Indicar o nmero do fluxograma onde o instrumento est localizado. Indicar o nmero da folha de dados de engenharia do instrumento. Indicar o nmero da RM e/ou nota caracterizando o fornecimento do instrumento (unidades pacotes ou instrumentos existentes). Indicar cdigo do Diagrama Lgico. Indicar o nmero da planta de tubulao ou isomtrico, onde aparece a tomada do instrumento. Indicar o nmero do detalhe de instalao do processo. Indicar o nmero do detalhe de instalao pneumtico e/ou eltrico. Indicar o nmero do diagrama de malha. Indicar o nmero da planta de instrumentao pneumtica. Indicar o nmero da planta de instrumentao eltrica. Indicar o nmero do desenho certificado do instrumento fornecido pelo fabricante. Indicar o nome e modelo do fabricante do instrumento. Indicar o nmero das notas relativas ao instrumento desta linha. Indicar as notas gerais.

10

-PBLICO-

N-2833

REV. A

06 / 2013

Figura A.6 - Formulrio - Detalhe de Instalao ao Processo, no Formato A3 Tabela A.6 - Instrues de Preenchimento dos Campos da Figura A.6
Campo 1 2 Descrio Listar os instrumentos, preenchendo em ordem alfabtica. Indicar o nmero da planta de instrumentao onde o instrumento est locado. Indicar o nmero do desenho de locao da tomada do instrumento na seguinte ordem de preferncia: A - Isomtrico; B - Planta de tubulao; C - Desenho do vaso ou equipamento. Indicar a padronizao de materiais de tubulao (PETROBRAS N-76) da linha ou equipamento onde o instrumento est instalado. Indicar o nmero correspondente ao material da figura do campo 13. Indicar o cdigo do material. Descrever sucintamente as caractersticas principais do material. Indicar as dimenses principais do material. Indicar a quantidade do material, para um detalhe. Indicar a quantidade de material total da folha. Indicar a padronizao de materiais de instrumentao (PETROBRAS N-1931). Notas gerais. Espao para o desenho do detalhe de instalao.

4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

11

-PBLICO-

N-2833

REV. A

06 / 2013

Figura A.7 - Formulrio - Detalhe de Instalao Pneumtico e Eltrico, no Formato A3

Tabela A.7 - Instrues de Preenchimento dos Campos da Figura A.7


Campo 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Descrio Listar os instrumentos, preenchendo em ordem alfabtica. Indicar o nmero da planta de instrumentao onde o instrumento est locado. Indicar o nmero correspondente ao material da figura do campo 10. Indicar o cdigo do material. Descrever sucintamente as caractersticas principais do material. Indicar as dimenses principais do material. Indicar a quantidade do material para um detalhe. Indicar a quantidade de material total da folha. Notas gerais. Espao para o desenho do detalhe de instalao.

12

-PBLICO-

N-2833

REV. A

06 / 2013

Figura A.8 - Formulrio - Sumrio para Detalhe de Instalao, no Formato A3

Tabela A.8 - Instrues de Preenchimento dos Campos da Figura A.8


Campo 1 2 3 4 5 6 7 8 Descrio Indicar o cdigo do material, quando aplicvel. Descrever de forma completa o material, permitindo a transcrio para a RM e permitir a compra. Indicar as dimenses do material. Indicar o nmero das folhas onde o material aparece. Indicar a quantidade total do material na folha. Indicar o subtotal, se houver o mesmo cdigo em outras folhas. Indicar a quantidade total do cdigo na ltima folha onde o cdigo aparea. Notas gerais.

13

-PBLICO-

N-2833

REV. A

06 / 2013

Figura A.9 - Requisio de Material (Tpico)


14

-PBLICO-

N-2833

REV. A

06 / 2013

Figura A.10 - Requisio de Material (Tpico)


15

-PBLICO-

N-2833

REV. A

06 / 2013

Figura A.11 - Requisio de Material (Tpico)

16

REQUISIO DE MATERIAL
TTULO:

N FOLHA

REV.

de

CONDIES GERAIS
1 - O FORNECIMENTO DEVE ESTAR DE ACORDO COM AS CONDIES GERAIS DE FORNECIMENTO DE MATERIAL PETROBRAS. 2 - TODOS OS DOCUMENTOS ENVIADOS PELO FORNECEDOR DEVEM TER A SEGUINTE IDENTIFICAO: a) PETRLEO BRASILEIRO S.A. - PETROBRAS b) No RM, No PCM, No AFM. 3 - OS DOCUMENTOS DEVEM ESTAR DE ACORDO COM AS DIMENSES NORMALIZADAS PELA NORMA ABNT NBR 10068, ESCRITOS, PREFERENCIALMENTE, EM PORTUGUS, SENDO ACEITVEIS EM INGLS, E APRESENTADOS, QUANDO NECESSRIO, COM DOBRAS PARA CONVERSO AO TAMANHO A-4. 4 - CADA INSTRUMENTO DEVE SER IDENTIFICADO COM UMA PLAQUETA METLICA, CONTENDO, NO MNIMO, No DA RM, No DE SRIE E No DE IDENTIFICAO. A PLAQUETA DEVE SER DE MATERIAL RESISTENTE AO TEMPO E CORROSO E ESTAR FIXADA AO EQUIPAMENTO. 5 - ESTA RM E SEUS ANEXOS NO DESOBRIGA O FORNECEDOR COMPONENTES S CONDIES OPERACIONAIS ESPECIFICADAS. A COMPATIBILIZAR OS EQUIPAMENTOS, MATERIAIS E

6 - AS PROPOSTAS DEVEM ESTAR OBRIGATORIAMENTE DE ACORDO COM O DEFINIDO NESTA REQUISIO, QUAISQUER DIVERGNCIAS E/OU ALTERNATIVAS DEVEM SER EXPLICITAMENTE MOSTRADAS NAS PROPOSTAS OU DOCUMENTOS DO FORNECEDOR. A AUSNCIA DESTAS IMPLICAR NA PLENA ACEITAO POR PARTE DO FORNECEDOR DAS ESPECIFICAES E CONDIES CONSTITUINTES DESTA REQUISIO. 7 - O MATERIAL CADA ITEM. DEVE SER COTADO PARA FORNECIMENTO DISCRIMINANDO-SE OS PREOS UNITRIOS E TOTAIS DE

8 - AS PARCELAS CORRESPONDENTES A FRETE E EMBALAGEM, BEM COMO PELA PETROBRAS, DEVEM SER APRESENTADOS SEPARADAMENTE NA PROPOSTA.

OS

IMPOSTOS

INCIDENTES

SEREM

PAGOS

-PBLICO-

N-2833

REV. A

06 / 2013

Figura A.13 - Cabo Eltrico de Instrumentao


18

-PBLICO-

N-2833

REV. A

06 / 2013

Figura A.14 - Cabo tico para Instrumentao

19

-PBLICO-

N-2833

REV. A

06 / 2013

NDICE DE REVISES

REV. A
Partes Atingidas 2 4.2.1 4.2.2 4.6.1 5 Tabelas 1 e A.5 Figuras A.1 at A.8 Figuras A.10 at A.14 Revisada Renumerada Criada Renumerada Revisada Revisadas Revisadas Revisadas Descrio da Alterao

IR 1/1

You might also like