4.

Se o acesso não for permitido, o IIS tenta usar outro método de autenticação. Se nenhum método for selecionado, o IIS retorna uma mensagem de erro “HTTP 403 Acesso negado” ao navegador do cliente.

Na Figura 13.23, temos uma representação desta seqüência para o acesso anônimo.

Figura 13.23 Acesso anônimo no IIS.
Considere as observações a seguir:
◆ ◆

Se a autenticação anônima for ativada, o IIS tentará sempre a autenticação usando-a primeiro, mesmo se outros métodos de autenticação forem ativados. Em alguns casos, o navegador solicitará ao usuário um nome de usuário e uma senha.

Você pode alterar a conta usada para a autenticação anônima no Snap-in do IIS, no nível de serviço do servidor Web ou para diretórios virtuais ou arquivos individuais, conforme veremos logo a seguir.

A conta anônima deve ter o direito de usuário (right) de efetuar logon localmente. Se a conta não tiver a permissão “Efetuar logon localmente”, o IIS não poderá atender qualquer solicitação anônima. AO instalarmos o IIS, automaticamente, a permissão “Efetuar logon localmente” é concedida à conta IUSR_NOME_DO_COMPUTADOR.

Agora vamos aprender a configurar a conta para acesso anônimo, utilizada pelo IIS.

Como definir a conta para acesso anônimo no IIS.
Para definir qual conta será utilizada para o acesso anônimo siga os seguintes passos: 1. Faça o logon como Administrador ou com uma conta com permissão de administrador.

IMPORTANTE: Não esqueça que a conta para acesso anônimo precisa da Right de fazer o logon localmente.

www.juliobattisti.com.br

746

2. 3.

Abra o console Gerenciador dos Serviços de informações da Internet (IIS): Iniciar -> Ferramentas administrativas -> Gerenciador dos Serviços de informações da Internet (IIS). Dê um clique duplo no nome do computador. No nosso exemplo o nome é srv-win2003. Clique no sinal de + ao lado da opção Sites da Web, para exibir as opções disponíveis.

Neste momento podemos configurar o acesso anônimo para todos os sites e aplicativos contidos no Servidor ou para cada site/aplicativo individualmente. Inclusive podemos configurar diferentes contas para ser utilizadas para o acesso anônimo em diferentes áreas do site. No nosso exemplo, iremos configurar uma única conta para acesso anônimo para todo o site padrão. O procedimento é o mesmo quer seja para o site como um todo, para uma aplicação Web do site ou para uma pasta dentro da aplicação Web. 4. 5. 6. Clique com o botão direito do mouse sobre a opção Site da Web padrão. No menu de opções que surge dê um clique em Propriedades. Será exibida a janela de propriedades do site padrão. Dê um clique na guia Segurança de diretório. Serão exibidas as opções indicadas na Figura 13.24.

Figura 13.24 As opções da guia Segurança de diretório.
7. A primeira opção desta guia é Autenticação e Controle de acesso. Dê um clique no botão Editar..., ao lado desta opção. Surge a janela Métodos de autenticação, indicada na Figura 13.25.

747

www.juliobattisti.com.br

Figura 13.25 As opções para métodos de autenticação.
A primeira opção desta janela é Ativar acesso anônimo. Para que o acesso anônimo seja permitido, esta opção deve estar marcada. 8. Para definir a conta que será utilizada para o acesso anônimo, dê um clique no botão Procurar...

9 Será exibida a janela para selecionar usuário, já descrita em capítulos anteriores. Você utiliza esta janela para localizar a conta de usuário que será utilizada para o acesso anônimo. Se você souber o nome da conta pode digita-lo diretamente na janela Selecionar usuário, no formato NomeDoComputador\NomeDaconta ou NomeDoDomínio\NomeDaConta. Se você não souber o nome da conta, utilize o botão Avançado para exibir uma lista com as contas disponíveis. Selecione a conta desejada e clique em OK. 10. Após ter configurado as informações para a conta de acesso anônimo, dê um clique em OK. 11. Você estará de volta à janela de métodos de autenticação, dê um clique em OK para fechá-la. 12. Você estará de volta à janela Propriedades do site da Web padrão, dê um clique em OK para fechá-la. 13. Você estará de volta ao console de gerenciamento do IIS. Feche-o.

SUS – Software Update Services
Introdução ao SUS
O SUS – Software Update Services é um serviço utilizado para automatizar o processo de download e instalação das correções do Windows, a partir do site Windows Update. No Windows Server 2003, em Português, este serviço é

www.juliobattisti.com.br

748